Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Qual a melhor escolha no mercado liberalizado (Luz e Gás)

paizinho

Recommended Posts

É necessário ter em consideração que a promoção da EDP não abrange os clientes com tarifa bi-horário, desta orma para quem tenha esta opção e gás natural, a GoldEnergy poderá ser a melhor opção...

A promoção, CASA 10 (ou CASA TOTAL 10), da EDP é por enquanto para tarifa simples mas abrange consumidores de eletricidade ou de eletricidade e gás. Seja como for, considero que 10% de desconto sobre a potência e sobre os consumos, é necessário também que o pagamento seja efetuado por débito direto, é de aproveitar!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• marcolopes

348

• JRJordao

254

• Gangster

116

• TiagoFel

91

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Simulador atualizado: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PhbpG35wn4aF4XA-FQHKgowr3iCvEprp/edit (fazer download do Excel) A Galp apresentada é o plano Casa & Estrada (6% desconto na fatur

Análise feita a partir do simulador Excel. Para até 140kWh em 3.45, até 200kWh em 4.60, até 210kWh em 5.75, até 170kWh em 6.90, até 240kWh em 10.45, a tarifa regulada é a mais económica, dev

Se tivermos agora alguma promessa de manutenção de preço em tarifários fixos 0,08€/kWh, pode valer a pena aderir já (este mês). Caso venha a ser "treta", as portas da Luzboa e companhia, bem como do r

Posted Images

A promoção, CASA 10 (ou CASA TOTAL 10), da EDP é por enquanto para tarifa simples mas abrange consumidores de eletricidade ou de eletricidade e gás. Seja como for, considero que 10% de desconto sobre a potência e sobre os consumos, é necessário também que o pagamento seja efetuado por débito direto, é de aproveitar!...

A quem nunca tenha investigado a hipótese de mudar para bi-horária, aconselho que o faça. Para quem tiver hábitos de consumo compatíveis, o uso dessa tarifa é mais vantajoso que 10% de desconto na tarifa simples.

Por alguma razão as "grandes promoções" tendem a deixar essa tarifa de fora ou a conceder menor benefício a quem a usa. A margem de lucro para os fornecedores é bem mais reduzida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É para qualquer um.

Eu gostava era de realçar uma coisa. Fico muito agradado porque nas energias não se aplica muitas vezes a fidelização, ao contrário das telecomunicações que normalmente aplicam um período completamente irrealista de 24 meses. (6 ainda compreendia, mais do que isso acho um abuso)

E findo o período de fidelização, quando a "oferta" da instalação/ativação já está mais do que paga, o subscritor é "convidado" a aderir a novo período de fidelização... Para pagar o quê? Trata-se, simplesmente, de gerar receita certa!...

Na eletricidade, até ver, isso não acontece. O processo de mudança até é bastante célere e caso o cliente não esteja satisfeito nos primeiros 14 dias tem "direito de livre resolução".

Neste sector, cada qual deve optar pelo tarifário que melhor se ajuste aos seus consumos diários.

Esta campanha dos 10% (https://energia.edp.pt/particulares/energia/gaseeletricidade/casa-total-10-2015.aspx), para quem tarifa simples, para a eletricidade (ou eletricidade e gás) parece-me ser atualmente a melhor do mercado. Único senão, a adesão é feita online o que não está à disposição de todos!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Tive ontem a ver no site da ERSE os valores e a goldenergy 20+20 que é luz e gás, representa no meu caso uma poupança anual de 25€ base s/iva relativamente ao plano base da galp on com DB e FE na lusitaniagás e o Penta da ENAT. como agora a gold já tem balcões em várias sítios, julgo que seja uma boa opção. No meu caso, vou testar, fazer a mudança e esperar que as situações reportadas no passado de taxações anómalas sejam mesmo algo do passado.

Já que estamos a falar de poupança e um pouco offtopic, alguém sabe se a EDP distribuição cobra ou se fico a pagar mais mensalmente já que a potencia contratada é a mesma 3,4Kva, algo pela mudança/alteração do disjuntor principal para um mais potente seja colocando outro ou aumentando a capacidade deste? É que o meu tanto quanto consigo ver é de 15, e sempre que tenho uma máquina de lavar ligada não posso usar mais nenhum electrodoméstico para além do frigorífico pois o quadro dispara o que acaba por representar uma perda de tempo e eficácia por exemplo nos dias de limpar a casa!

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. Tive ontem a ver no site da ERSE os valores e a goldenergy 20+20 que é luz e gás, representa no meu caso uma poupança anual de 25€ base s/iva relativamente ao plano base da galp on com DB e FE na lusitaniagás e o Penta da ENAT.

como agora a gold já tem balcões em várias sítios, julgo que seja uma boa opção. No meu caso, vou testar, fazer a mudança e esperar que as situações reportadas no passado de taxações anómalas sejam mesmo algo do passado.

2. Já que estamos a falar de poupança e um pouco offtopic, alguém sabe se a EDP distribuição cobra ou se fico a pagar mais mensalmente já que a potencia contratada é a mesma 3,4Kva, algo pela mudança/alteração do disjuntor principal para um mais potente seja colocando outro ou aumentando a capacidade deste? É que o meu tanto quanto consigo ver é de 15, e sempre que tenho uma máquina de lavar ligada não posso usar mais nenhum electrodoméstico para além do frigorífico pois o quadro dispara o que acaba por representar uma perda de tempo e eficácia por exemplo nos dias de limpar a casa!

Cumps

1. Se tem tarifa simples, verifique se esta "promoção" será melhor (pelo menos até ao final do ano): https://energia.edp.pt/particulares/energia/gaseeletricidade/casa-total-10-2015.aspx

O desconto incide não só sobre a potência (como certas campanhas que apresentam números "garrafais" para passar a ideia de um desconto elevado...), mas também sobre os consumos!...

2. Creio que não tem custos... mas tem de solicitar a mudança na EDP antes de mudar para outra companhia!...

http://www.edp.pt/pt/particulares/bemvindoaedp/Pages/PotenciaRecomendada.aspx

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está apenso um ficheiro com a informação que recolhi dos sites e do simulador da ERSE.

De acordo com este levantamento que fiz ontem, continuo a chegar À conclusão que a goldenergy dual bate a concorrencia e dá uma poupança a 365 dias de 25€ enquanto a YLCE+Goldenergy low cost dão uma poupança de 12,74€

cumps

1285_c76607c19d5ef62bdd712ed463d225bc0fc000bf.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está apenso um ficheiro com a informação que recolhi dos sites e do simulador da ERSE.

De acordo com este levantamento que fiz ontem, continuo a chegar À conclusão que a goldenergy dual bate a concorrencia e dá uma poupança a 365 dias de 25€ enquanto a YLCE+Goldenergy low cost dão uma poupança de 12,74€

cumps

Efetuei uma simulação, no portal da ERSE, para tarifa simples, 3,45 kVA (potência contratada), consumo mensal inferior a 200 kWh e no resultado consta que a empresa com preços mais competitivos é "edp casa 10", seguido da "YLCE" e depois a "LUZBOA".

No caso de considerar consumo dual (eletricidade e gás), o melhor resultado é da "edp casa total 10", seguido da "Goldenenergy - campanha 20+20 simples" e nos mesmos lugares a "Goldenergy - Dual consumo Elevado - simples" e "edp casa total click - simples" e em terceiro lugar a "edp casa total - simples".

Nestes dois resultados, estimados, as tarifas aconselhadas são a "edp casa 10" (só eletricidade) e a "edp casa total 10 (eletricidade e gás).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Se for o titular da fatura, então deverá constar...

Atenção que estas não são disponibilizadas ao mesmo tempo que efetua o pagamento. Por norma, só no mês seguinte...

O problema é que do ano passado não tem nenhuma. Já noutro fórum outra pessoa verificou que não estão lá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um bocadinho off-topic: quem tem endesa, as faturas aparecem no efatura?

O problema é que do ano passado não tem nenhuma. Já noutro fórum outra pessoa verificou que não estão lá.

A Endesa não é espanhola? Tem NIF português? (provavelmente tem, mas convém ir à fatura confirmar).

Caso seja uma empresa portuguesa (ou filial em Portugal, imagino que vá dar ao mesmo), então tem a mesma obrigação que as demais empresas de comunicar as faturas ao fisco, creio eu.

Enviem mensagem à empresa, a questionar o porquê de não constar lá fatura nenhuma; e aproveitem para questionar também o fisco sobre o porquê das faturas do ano passado não aparecerem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 5 years later...
    Visitante Pedro Branco
    On 11/20/2014 at 2:09 PM, paizinho said:

Boa tarde,

Já alguém efetuou esta analise e a que conclusão chegou? Qual a escolha mais vantajosa?

Bom dia paizinho,

Já experimentou o Payper (www.payper.pt)?

O Payper é uma aplicação que permite aos utilizadores comparar os seus gastos atuais num determinado serviço com as restantes ofertas no mercado, auxiliando no processo de adesão a novos tarifários. Esta aplicação extrai informação relevante das faturas carregadas pelo utilizador, de modo a estimar os seus gastos e calcular eventuais poupanças na adesão a um novo tarifário. Caso o utilizador pretenda mudar de tarifário, o Payper acompanha todo o processo de adesão.

Experimente o Payper, e desta forma consiga encontrar o tarifário mais adequado para si!

Boas poupanças,
    A Equipa do Payper

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...

Vou desenterrar este tópico para trocar ideias sobre o mercado de energia actual...

No Gás, não há dúvidas... desde os últimos meses que compensa estar protegido pelo mercado REGULADO (os preços do GÁS NATURAL estão em mínimos da última DÉCADA... no entanto, os preços de venda ao consumo estão 3 vezes mais caros no mercado liberalizado)

Agora... o problema é a ENERGIA ELÉCTICA, com todo o frenesim e desinformação que existe actualmente no mercado!

Em Dezembro mudei para o mercado regulado, mas vejo cada vez mais informação sobre a "aposta" no mercado INDEXADO (SPOT)

O assunto já aqui tinha sido abordado há uns bons anos: 

Actualmente debate-te o assunto em diversos canais: https://contaspoupanca.pt/2023/01/11/eletricidade-a-edp-comercial-baixou-o-preco-do-kwh-compensa/

E até na imprensa: https://expresso.pt/economia/economia_energia/2023-02-03-Eletricidade-familias-estao-a-mudar-para-tarifas-indexadas-e-ha-quem-esteja-a-conseguir-energia-de-borla-e3eba979

A idea é mantermos este tópico actualizado sobre uma possível poupança "significativa" (digamos, acima de 10%) entre o mercado liberalizado / regulado e o mercado INDEXADO! Ou seja, se vale a pena num determinado mês, se deixa de valer a pena, como "antecipar" se vai passar a valer a pena ou deixar de valer a pena!

Alguém com experiência com contratos nos comercializadores que disponibilizam tarifas INDEXADAS? Tenho visto relatos de clientes que, em Janeiro, basicamente NÃO PAGARAM energia eléctrica!

Luzboa: https://luzboa.pt/tarifarios/

Repsol: https://www.repsol.pt/particulares/casa/eletricidade-gas/planos-eletricidade-e-gas/plano-leve-sem-mais/

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, MLN disse:

Quão enorme era esse desconto amigo? Parece estúpido perder um cliente fiel. Aliás, é só por causa do desconto amigo (tenho 14 de momento) que ainda não sai da Endesa... É um bom marketing deles. 

Suficiente para ter a fatura (praticamente) gratuita com consumos até 200 kWh. Segundo me explicaram, o desconto está associado não ao cliente (NIF) mas ao contrato específico. Nova morada = novo contrato sem desconto inicial. Tentei negociar, mas não estavam recetivos.

E ainda me quiseram privar da fatura gratuita da tarifa aniversário. Tive de recorrer ao Livro de Reclamações para ma oferecerem sabendo que ia rescindir contrato (mas continuava cliente noutra morada!).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mercado spot já cá falo há dois anos, uma vez que estou ligado à empresa cashback-power, falada aqui: 

Claro que neste último ano não valeu a pena, por isso nem fui dando updates, mas a entrar em 2023 parece que tem condições para ser competitiva de novo. Claro que este mês foi de loucos, de 1 a 22 Janeiro houve faturas com preço de 0,015€/kWh (tarifa simples), mas mesmo que não volte a chegar a estes valores, tendo em conta que praticamente todos os tarifários fixos das grandes empresas têm subjacentes custos de energia superiores a 200€/MWh, há uma boa margem para a tarifa indexada dar cartas.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, JRJordao disse:

Era cliente Endesa desde 2018 e tinha um desconto "plano amigo" enorme, mas ao mudar de casa recusaram-se a migrá-lo para o novo contrato, prejudicando também os que por mim aderiram.

Mudei para a Luzboa (tarifário indexado), sabendo que terei de estar atento à evolução do preço de mercado da eletricidade.

Tenho assim para janeiro duas faturas
    - Endesa 22 dias com 42 kWh: 16,65€
    - Luzboa 7 dias com 23 kWh: 1,80€

Ao mudar reduzi a potência contratada de 5,75 para 4,60 kVa, mas isso só justifica ~2€ na fatura da Endesa.

Detalhes da fatura Luzboa (indexado, simples, 4.6 kVa). Valores sem IVA.

image.png.357b9f5295d3d104dd09cfdbdf5e89ed.pngTotal com IVA: 1,80€

Pois, confirma-se o que já tinha lido em diversos locais.

Mas a questão agora é... como controlar se compensa manter ou sair? Conhecem algum site / app que analise a evolução dos preços no mercado SPOT sem haver necessidade de contas complexas e consulta sistemática do site OMIE? https://www.omie.es/pt/spot-hoy

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na cashback-power vai-se indicando o preço médio dos últimos 30 dias e desde o início do ano (atualmente não está atualizado pois está-se a migrar para novo site). Dá para ir tendo uma ideia. Claro que isto deve ser visto numa perspetiva um pouco mais alargada do que mês-a-mês, pois vai invariavelmente haver meses que não são tão bons quanto outros, e "saltar" logo haja um mês menos bom pode muito bem implicar perder a seguir um mês muito bom. Claro que na subida constante de meados de 2021 foi um piorar quase constante devido ao agravamento da crise. Nesta altura do campeonato, em que as várias empresas estão sujeitas a custos de aquisição de energia semelhantes, deve-se tentar não mudar de estratégia ao mínimo "ruído" a menos que haja uma alteração fundamental na tendência. O próximo ponto chave para mim será ao chegar a Maio, e o que vai acontecer ao mecanismo de ajuste então, com todas as mudanças que isso pode trazer não só na tarifa indexada, como também em outros operadores que por exemplo têm uma cláusula que o preço aumenta quando o mecanismo terminar.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou tentando em passar para o mercado indexado.

Neste momento estou no mercado regulado, se mudar para o mercado indexado, posso voltar para ao mercado regulado?

Se entrar no mercado indexado, há algum período mínimo de permanência?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, blueray disse:

Estou tentando em passar para o mercado indexado.

Neste momento estou no mercado regulado, se mudar para o mercado indexado, posso voltar para ao mercado regulado?

Se entrar no mercado indexado, há algum período mínimo de permanência?

Obrigado.

Pode mudar quando quiser entre qualquer tipo de mercado / tarifário.

O mercado indexado não tem fidelização.

Veja, por exemplo, a oferta da Luzboa: https://luzboa.pt/tarifarios/

TARIFÁRIO SEM FIDELIZAÇÃO

Editado por marcolopes
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, blueray disse:

Como é que vocês fazem para saber, quando é que devem "saltar fora"? ;) 

Pois... essa é que é a grande questão! É necessário acompanhar tanto o valor SPOT (no site https://www.omie.es/pt) bem como a tarifa de acesso às redes! (que no caso, será sempre negativa em 2023, garantida pela injecção de $ feita pelo governo para estabilizar os preços da energia)

O site a Iberdrola tem informação detalhada sobre como funciona o mercado indexado: https://www.iberdrola.pt/informacao-util/blog/iberdrola/tarifa-indexada

Pelo que apurei, o que está a tornar o custo da energia no mercado indexado practicamente a ZERO é a tarifa de acesso às redes, que está NEGATIVA!

Agora, a questão é saber como acompanhar estes valores de forma simples e rápida!

Como é calculado o valor da fatura mensal?

Valor faturado (€) = Preço de Energia Iberdrola + Tarifas de Acesso às Redes + Sobrecusto Banda de Regulação + Taxas e Impostos legalmente Exigidos

As tarifas de acesso às redes correspondem ao custo das infraestruturas e dos serviços utilizados pelos consumidores de forma partilhada. São publicadas pela ERSE anualmente para entrada em vigor a 1 janeiro, até 31 dezembro de cada ano.

Editado por marcolopes
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites