Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Qual a melhor escolha no mercado liberalizado (Luz e Gás)

paizinho

Recommended Posts

• Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• marcolopes

348

• JRJordao

254

• Gangster

116

• TiagoFel

91

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Simulador atualizado: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PhbpG35wn4aF4XA-FQHKgowr3iCvEprp/edit (fazer download do Excel) A Galp apresentada é o plano Casa & Estrada (6% desconto na fatur

Análise feita a partir do simulador Excel. Para até 140kWh em 3.45, até 200kWh em 4.60, até 210kWh em 5.75, até 170kWh em 6.90, até 240kWh em 10.45, a tarifa regulada é a mais económica, dev

Se tivermos agora alguma promessa de manutenção de preço em tarifários fixos 0,08€/kWh, pode valer a pena aderir já (este mês). Caso venha a ser "treta", as portas da Luzboa e companhia, bem como do r

Posted Images

Agora mesmo, JRJordao disse:

A EDP tem muita margem para oferecer preços de adesão interessantes, com as centenas de milhar (milhões?) de clientes a pagar as tarifas base e assim subsidiar esta espécie de "tarifa social" para novos clientes.

image.png.abc5f6f2456d1ed1ec4fe8bdcdcff192.png

Sim, sem dúvida. Não estou ver a gold fazer grandes alterações, eles cumprem com a parceria, a tarifa é a mais baixa. Acredito que aumentaram cota de mercado mas não devem ter encaixado tantos lucros como outros com preços mais altos. Veremos se estarei errado. Só digo que se for para a edp vou contrariado mas pronto a carteira fala mais alto.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Gangster disse:

Sim, sem dúvida. Não estou ver a gold fazer grandes alterações, eles cumprem com a parceria, a tarifa é a mais baixa. Acredito que aumentaram cota de mercado mas não devem ter encaixado tantos lucros como outros com preços mais altos. Veremos se estarei errado. Só digo que se for para a edp vou contrariado mas pronto a carteira fala mais alto.

Acho que também estão a jogar com as adesões da campanha "amigos"... se os clientes saírem, quem os referenciou fica sem o crédito relativo a esses clientes (esse ponto é outra situação interessante, uma vez que não existe conta corrente, e não sabemos como é que a Gold vai processar esses movimentos...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, JRJordao disse:

A EDP tem muita margem para oferecer preços de adesão interessantes, com as centenas de milhar (milhões?) de clientes a pagar as tarifas base e assim subsidiar esta espécie de "tarifa social" para novos clientes.

image.png.abc5f6f2456d1ed1ec4fe8bdcdcff192.png

Pagam uns para os outros. Os que não se queixam têm preços mais altos e subsidiam para estes novos clientes com preços mais baixos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, marcolopes disse:

Acho que também estão a jogar com as adesões da campanha "amigos"... se os clientes saírem, quem os referenciou fica sem o crédito relativo a esses clientes (esse ponto é outra situação interessante, uma vez que não existe conta corrente, e não sabemos como é que a Gold vai processar esses movimentos...)

Achas que estão a contar com angariadores a convencerem os "amigos" de que não vale a pena mudar? Eu nunca faria tal coisa, mas há pessoas para tudo.

Tive um "amigo" que saiu há uns meses. Rapidamente subtrairam uma unidade no total de amigos. Adeus 20€ ainda não aplicados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, JRJordao disse:

Achas que estão a contar com angariadores a convencerem os "amigos" de que não vale a pena mudar? Eu nunca faria tal coisa, mas há pessoas para tudo.

Tive um "amigo" que saiu há uns meses. Rapidamente subtrairam uma unidade no total de amigos. Adeus 20€ ainda não aplicados.

Acho que estão a contar com o "silêncio" dos angariadores :D

Sabes qual foi a ORDEM de adesão desse amigo?? O problema é esse! Imagina que um dos amigos sai e esse valor até já foi descontado... mas a GOLD deduz da conta corrente... no meio de tanta confusão, como saber se fizeram o que está estipulado ou se simplesmente penalizaram o cliente??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, marcolopes disse:

Acho que estão a contar com o "silêncio" dos angariadores :D

Sabes qual foi a ORDEM de adesão desse amigo?? O problema é esse! Imagina que um dos amigos sai e esse valor até já foi descontado... mas a GOLD deduz da conta corrente... no meio de tanta confusão, como saber se fizeram o que está estipulado ou se simplesmente penalizaram o cliente??

Com o meu não podem contar.

Não faço ideia. Mas acho que eles simplesmente deduzem um "amigo" dos que ainda não foram descontados e pronto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, JRJordao disse:

Com o meu não podem contar.

Não faço ideia. Mas acho que eles simplesmente deduzem um "amigo" dos que ainda não foram descontados e pronto.

Já agora... qual é a ordem do desconto nas facturas... amigos -> campanha de adesão dos 60 euros ou ao contrário?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, JRJordao disse:

Certo e preparam-se amigos se isto não mudar é só o principio, eu acredito que se nada mudar, vai ser a debandada geral. resta saber para onde.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    12 minutes ago, coldpumpkin said:

image.thumb.png.d02dd77cddd04a59be283e3186654488.png

Reparei que a Luzboa atualizou a fórmula... alguém faz ideia o que significa o Kp? Qual é o valor fixo correspondente aos gastos operacionais?

Está aí escrito....

0,005 €/kWh....

A fórmula mantém-se igual.....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, marcolopes disse:

Já agora... qual é a ordem do desconto nas facturas... amigos -> campanha de adesão dos 60 euros ou ao contrário?

É assim. amigos -> campanha de adesão

Aliás, fatura grátis (por 5 amigos) -> amigos -> campanha de adesão 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, coldpumpkin disse:

image.thumb.png.d02dd77cddd04a59be283e3186654488.png

Reparei que a Luzboa atualizou a fórmula... alguém faz ideia o que significa o Kp? Qual é o valor fixo correspondente aos gastos operacionais?

Como podes ler na legenda "Kp = 5 - Valor fixo correspondente aos gastos operacionais da Luzboa (em €/MWh)."

É de 5€/MWh.  Convertendo para KWh fica a 0.005€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, JRJordao disse:

É assim. amigos -> campanha de adesão

Aliás, fatura grátis (por 5 amigos) -> amigos -> campanha de adesão 

Então vão descontando da campanha de adesão, mas se entretanto houverem amigos, estes ganham prioridade? Não faz sentido...

Não será Campanha de Adesão -> Amigos -> "Factura" Grátis (60 euros)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, marcolopes disse:

Então vão descontando da campanha de adesão, mas se entretanto houverem amigos, estes ganham prioridade? Não faz sentido...

Não será Campanha de Adesão -> Amigos -> "Factura" Grátis (60 euros)

Confirmei a ordem com o meu contacto, e

Caso 1

Eu tive logo a primeira fatura grátis e o somatório de "valor total ganho" na app continuou a 0€.

image.png.0741a94cc2d22a3992b3810dcbe58b37.png

No segundo mês começou a descontar os amigos, sem referência à companha de adesão.

image.png.eed58b39369387c862668898d240c90a.png

Caso 2

Um familiar meu, que começou sem amigos, teve o desconto da campanha de adesão nas primeiras duas faturas.

image.png.27abef066bccd03476455a0a5d52dd53.png

image.png.c80191e064dd568ce13c6720f3971968.png

Na terceira, como já tinha amigos descontaram-lhe só os amigos.

image.png.628a0744ef7f80747af2ca6672dcba63.png

Mas olha que é bastante conveniente descontarem os amigos logo que possível, antes que "fujam". :D

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, JRJordao disse:

Confirmei a ordem com o meu contacto, e

Caso 1

Eu tive logo a primeira fatura grátis e o somatório de "valor total ganho" na app continuou a 0€.

image.png.0741a94cc2d22a3992b3810dcbe58b37.png

No segundo mês começou a descontar os amigos, sem referência à companha de adesão.

image.png.eed58b39369387c862668898d240c90a.png

Caso 2

Um familiar meu, que começou sem amigos, teve o desconto da campanha de adesão nas primeiras duas faturas.

image.png.27abef066bccd03476455a0a5d52dd53.png

image.png.c80191e064dd568ce13c6720f3971968.png

Na terceira, como já tinha amigos descontaram-lhe só os amigos.

image.png.628a0744ef7f80747af2ca6672dcba63.png

Mas olha que é bastante conveniente descontarem os amigos logo que possível, antes que "fujam". :D

😐 Nem tinha reparado nas descrições apresentadas nas facturas! Só olhei para valores!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, mlw_1550 disse:

Oh lá, esta campanha da Iberdrola é boa. Alguém tem convite?

Clientes Iberdrola, manifestem-se! :D

Acrescento que, de acordo com o apoio ao cliente, o desconto MaisAmigo não se aplica a aderentes à tarifa indexada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

Resumo do que fui apurando esta semana.

A EDP está com preços surpreendentemente razoáveis para novas adesões [detalhes]. Enquanto isso, anuncia aumentos aos clientes atuais...

A Iberdrola é mais cara [detalhes], mas tem uma campanha MaisAmigo que ao aderir por convite atribui 20€ desconto nas 3 primeiras faturas. Para 3 meses será provavelmente a opção mais económica.

Para consumos elevados (500+ kWh), a Endesa tem a tarifa tranquilidade com um bom preço kWh (mas potência cara) [detalhes]. Deve acumular com o desconto amigo de 1,23€ por fatura.

A nível de indexado, a Ibelectra poderá valer a pena [detalhes], mas pratica faturação horária (kWh com preço diferente ao longo do dia) logo depende das horas em que se consome mais.

A iberdrola pelo código amigo só dá adesão pelo telefone. Mas estás interessado em ir para iberdrola durante 3 meses? A gold ainda não me respondeu ao email. Vou ter que ligar na segunda ver se dizem alguma coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, JRJordao disse:

Para consumos elevados (500+ kWh), a Endesa tem a tarifa tranquilidade com um bom preço kWh (mas potência cara) [detalhes]. Deve acumular com o desconto amigo de 1,23€ por fatura.

Proceder com cuidado com isto. Esta tarifa diz que são refletidas diretamente no preço da energia as subidas da TAR. E como não diz preços válidos a partir de 1 de Janeiro de 2024, ainda pode estar a usar a TAR antiga...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, JRJordao disse:

Resumo do que fui apurando esta semana.

A EDP está com preços surpreendentemente razoáveis para novas adesões [detalhes]. Enquanto isso, anuncia aumentos aos clientes atuais...

Só por isso, a EDP está RISCADA do meu mapa!

Lembra-me a NOS... em que os clientes são VALIOSOS... mas... um cliente NOVO tem melhores preços que um cliente de longa data SEM fidelização que quer renegociar o contrato!

Mas afinal qual é o preço final da PARCERIA GE + ACP? Já estou baralhado... será sempre inferior ao preço geral da GE...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, marcolopes disse:

Só por isso, a EDP está RISCADA do meu mapa!

Lembra-me a NOS... em que os clientes são VALIOSOS... mas... um cliente NOVO tem melhores preços que um cliente de longa data SEM fidelização que quer renegociar o contrato!

Mas afinal qual é o preço final da PARCERIA GE + ACP? Já estou baralhado... será sempre inferior ao preço geral da GE...

O preço da gold com a parceria é € 0.1459. É o mais baixo é verdade mas por tão pouco e com o preço da potência alto, deixou de compensar pelo menos para já, já enviei email para eles, ainda não responderam, segunda já telefono se não forem mais baixo, vou para iberdrola com a campanha amigo durante 3 meses depois logo se vê.

Editado por Gangster
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites