Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Qual a melhor escolha no mercado liberalizado (Luz e Gás)

paizinho

Recommended Posts

• Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• marcolopes

348

• JRJordao

254

• Gangster

116

• TiagoFel

91

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Simulador atualizado: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PhbpG35wn4aF4XA-FQHKgowr3iCvEprp/edit (fazer download do Excel) A Galp apresentada é o plano Casa & Estrada (6% desconto na fatur

Análise feita a partir do simulador Excel. Para até 140kWh em 3.45, até 200kWh em 4.60, até 210kWh em 5.75, até 170kWh em 6.90, até 240kWh em 10.45, a tarifa regulada é a mais económica, dev

Se tivermos agora alguma promessa de manutenção de preço em tarifários fixos 0,08€/kWh, pode valer a pena aderir já (este mês). Caso venha a ser "treta", as portas da Luzboa e companhia, bem como do r

Posted Images

há 47 minutos, marcolopes disse:

Sério que RECUSARAM o cancelamento de uma adesão feita por telefone, pedida dentro dos 14 dias de LEI?

Atenção que ser sócio não é ser cliente! Se comprar ações numa empresa por telefone também não tenho 14 dias para devolver... E quem diz ações pode dizer ordenar uma transferência bancaria ou muitas outras coisas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, marcolopes disse:

Não percebi...

Para ter acesso a essa parceria da Goldenergy/ACP ao mudar de comercializador de electricidade não tem de continuar a pagar o cota ACP como acontece com o serviço FUNCIONA da EDP?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, SérgioSousa disse:

Para ter acesso a essa parceria da Goldenergy/ACP ao mudar de comercializador de electricidade não tem de continuar a pagar o cota ACP como acontece com o serviço FUNCIONA da EDP?

Claro... ou tornar-se sócio antes da adesão ao comercializador de energia.

E ainda nem cheguei ao ponto que eu queria com tudo isto! Ficou para trás...

Se rescindir com o ACP (que sinceramente ainda não percebi o que significa "qualquer momento" - pois pode apenas querer dizer que o pedido de rescisão pode ser feito a qualquer momento, mas é aplicado na RENOVAÇÃO, que deve ser anual...), a parceria perde-se? Há controle? Mensal? Anual? etc...

Editado por marcolopes
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, marcolopes disse:

Isso ainda me deixa mais perplexo!!!

Então porque diabo existe a modalidade de pagamento anual? Se a "qualquer momento" o sócio pode desistir, faz algum sentido existir um pagamento anual?

Pela comodidade de só ter o "trabalho" de pagar uma vez ao ano, talvez. A maioria dos sócios devem ser de longa permanência. Mas quem não pense lá ficar um ano, não faz sentido pagá-lo logo todo.

Talvez também tenham havido fases em que o pagamento anual dava desconto. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, JRJordao disse:

Pela comodidade de só ter o "trabalho" de pagar uma vez ao ano, talvez. A maioria dos sócios devem ser de longa permanência. Mas quem não pense lá ficar um ano, não faz sentido pagá-lo logo todo.

Pelo menos de 2018 (pelas notícias) não vejo qualquer vantagem em pagar o ano (havendo a facilidade de débito directo)

Entretanto voltei à página de adesão e ti tudo com muito cuidado...

Importante:
    Ao avançar, declaro que desejo tornar-me sócio do ACP de acordo com o disposto nos respetivos estatutos de que tomei conhecimento, aceitando a obrigação de pagamento das quotas devidas e beneficiando dos serviços e vantagens proporcionados pelo ACP.

Artigo 15.º

1. Tanto a joia como as quotas serão fixadas pela Direção.

2. A quota é paga por períodos anuais, podendo no entanto ser paga por períodos mensais, trimestrais ou semestrais, se o pagamento for efetuado por débito em conta bancária automaticamente renovável.

(é uma "pena" que não seja dada qualquer opção de modalidade no processo de adesão...)

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    21 minutes ago, marcolopes said:

Isso é a tal total falta de transparência... podem indicar uma coisa a um, outra coisa a outro! O sócio "nada" sabe!!! Nem pormenores das vantagens (que têm sempre muitos "senãos", tal como os seguros!) nem preços de certos serviços que eles apelidam de vantagens também... mas pior é não haver acesso a um contrato... (ou então será enviado depois de estarem confortáveis com o pedido de débito directo ao banco, para obrigar o cliente a perder tempo precioso com eventuais cancelamentos caso não goste das condições que desconhece no momento da adesão!)

Avança e aproveita campanha. Depois se tiveres problemas, o @JRJordao medeia os conflitos com o ACP.

Editado por gattaca
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, marcolopes disse:

Entretanto voltei à página de adesão e ti tudo com muito cuidado...

Importante:
    Ao avançar, declaro que desejo tornar-me sócio do ACP de acordo com o disposto nos respetivos estatutos de que tomei conhecimento, aceitando a obrigação de pagamento das quotas devidas e beneficiando dos serviços e vantagens proporcionados pelo ACP.

Foi aí que fui buscar o link que há pouco te indiquei

há 37 minutos, JRJordao disse:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, JRJordao disse:

Nunca deu desconto. É mais que o pagamento anual costumava ser a única opção, e provavelmente havendo pessoas que continuam a preferir não haverá razão para remover a opção. A remoção dessa opção teria provavelmente de ser votada em assembleia geral (e talvez já tenha sido e rejeitada).

há 8 minutos, marcolopes disse:

Bem... uma coisa é CERTA!! Sem contrato, o cliente pode, efectivamente, cancelar quando lhe apetecer... A questão é se o ACP tenta efectuar a primeira cobrança na modalidade ANUAL! (e aqui é que eu acho que está, não a desorganização, mas a estratégia!!!)

Mais uma vez chamo a atenção para que sócio não é cliente. Atenção a isso...

E a falar dessas estrategias ainda te arriscas a que eles nem te aceitem como sócio: "2. Não podem ser admitidos como sócios do ACP as pessoas singulares e pessoas coletivas que tenham contribuído por qualquer forma para o desprestígio do ACP." 🤣

Editado por megamaster
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, gattaca disse:

Avança e aproveita campanha. Depois se tiveres problemas, o @JRJordao medeia os conflitos com o ACP.

:D  queria fazer like, mas não consigo :D

há 25 minutos, megamaster disse:

Mais uma vez chamo a atenção para que sócio não é cliente. Atenção a isso...

Pequeno grande pormenor... é uma associação... (obrigado pela clarificação!). Começo a ver isto com outros olhos... no fundo somos sócios de um "clube" (salvo seja) que consegue algumas vantagens para os sócios... Assim sendo, não existem contratos... apenas quotizações que podem ser interrompidas a qualquer momento (bem como todas as vantagens apresentadas)

EDIT! O meu browser traiu-me!!! Voltei a repetir o processo de adesão apenas para analisar novamente todo o processo... Estava errado neste ponto! Existe sim senhor selecção da modalidade de pagamento no processo de adesão (por "default" é Mensal). De qualquer das formas, o email de confirmação do processo poderia remeter um resumo de toda esta informação, porque nada fica em poder do cliente

image.thumb.png.707b6ec4a93f3e43fc6d9d44a743cbf2.png

E já agora, fica aqui cópia do email que é enviado depois do pedido de adesão...

image.png.b0deef4d50e6f7e1d1102f613b94dcad.png

Editado por marcolopes
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

https://www.facebook.com/contaspoupanca/posts/pfbid031RXcF9vQGsQMZJZpgHjvFDep3RvpyfWFL3pzpqjfC6TvheLTxj9BM1gf3fJMiJwvl

image.png.384317b840b7e35f17edba249ac2a701.png

Permitam-me traduzir a resposta da Endesa: https://contaspoupanca.pt/2023/06/28/eletricidade-previsao-dos-precos-a-partir-de-1-de-julho-qual-vai-ser-o-mais-barato

1. - Vão aplicar a nova TAR aos clientes.
    2. - Ao preço atual de 0,0845 € vão aplicar um desconto de 28%, fica a 0,0608 €/kWh + TAR (que aumenta em 0,0837) e ficará – pelas minhas contas – em 14,45 cêntimos.
    3. - A Endesa será mais cara do que a Goldenergy (no tarifário ACP e no tarifário normal) e mais barata do que o regulado (SU Eletricidade) e todas as outras (EDP, GALP, Iberdrola, etc.). Estou a usar os dados do simulador da ERSE.
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, marcolopes disse:

https://www.facebook.com/contaspoupanca/posts/pfbid031RXcF9vQGsQMZJZpgHjvFDep3RvpyfWFL3pzpqjfC6TvheLTxj9BM1gf3fJMiJwvl

image.png.384317b840b7e35f17edba249ac2a701.png

Permitam-me traduzir a resposta da Endesa: https://contaspoupanca.pt/2023/06/28/eletricidade-previsao-dos-precos-a-partir-de-1-de-julho-qual-vai-ser-o-mais-barato

1. - Vão aplicar a nova TAR aos clientes.
    2. - Ao preço atual de 0,0845 € vão aplicar um desconto de 28%, fica a 0,0608 €/kWh + TAR (que aumenta em 0,0837) e ficará – pelas minhas contas – em 14,45 cêntimos.
    3. - A Endesa será mais cara do que a Goldenergy (no tarifário ACP e no tarifário normal) e mais barata do que o regulado (SU Eletricidade) e todas as outras (EDP, GALP, Iberdrola, etc.). Estou a usar os dados do simulador da ERSE.

Na minha opinião há algo de errado nas contas da tradução.

Citação
    Andre no 28 de junho de 2023 a partir do 10:52 pm

Olá Pedro.

Creio que há algo de errado nas contas do preço da Endesa.
    “Ao preço atual de 0,0845 € vão aplicar um desconto de 28%, fica a 0,0608 €/kWh + TAR (que aumenta em 0,0837) e ficará – pelas minhas contas – em 14,45 cêntimos.”

Está a aplicar o desconto ao preço com a TAR incluída (0,0845 €), e depois soma a nova TAR em cima do resultado.
    Não sei se será isso que a Endesa queria dizer.

Pode fazer mais sentido ser o desconto de 28% sobre o preço atual sem TAR, e ao resultado somar a nova TAR. Em números algo como:
    ((0,0845 €/kWh + 0,0958 €/kWh) x 72%) + (-0.0121 €/kWh) = 0,1177 €/kWh.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, andre611 disse:

Na minha opinião há algo de errado nas contas da tradução.

A Endesa diz claramente que o preço final vai ficar cerca de 10% abaixo da tarifa regulada…

Tendo em conta que a EDP SU tem uma tarifa de 0,1578, o preço obtido pelo Pedro Anderson está correcto!

Citação

Caro Pedro,

Em relação as questões colocadas sobre o assunto, infra o nosso posicionamento:

-A partir de 1 de julho, a Endesa vai reduzir a componente de energia da sua carteira de clientes, em média  28%,  para evitar que os clientes sejam afetados pelos aumentos das tarifas de acesso às redes.

Com a redução da margem da Endesa e transferindo o aumento das tarifas de acesso definidas pela ERSE, a carteira de clientes da Endesa fica em média -10% abaixo da tarifa regulada.

Graças à redução da Endesa da componente de energia, o aumento das tarifas de acesso à rede, terá menos impacto nos clientes.

-Este apoio (redução média de 28%)  visa apoiar os clientes de electricidade no mercado residencial de Portugal, para proporcionar uma maior estabilidade às famílias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, marcolopes disse:

A Endesa diz claramente que o preço final vai ficar cerca de 10% abaixo da tarifa regulada…

Em média 10%.
    E o importante é saber se os 0,0845 €/kWh são a média do preço cobrado atualmente aos clientes.

Ou seja, o risco é não se estar a partir do valor médio atual, estar a aplicar uma certa fórmula para chegar ao valor final, e considerar que se está a chegar ao valor médio final anunciado.

Se fosse aplicar a fórmula A ao valor inicial médio e obter o valor final médio, eu considerava que as contas estavam corretas.
    Mas parece-me que está a ser aplicada a fórmula A a um valor inferior ao valor médio e a obter o valor final médio (os tais 10% abaixo do Regulado).
    E isso faz-me pensar que a fórmula A não está correta, entre outros indicadores.
    Como por exemplo fazer o desconto em cima do preço inicial incluindo a TAR, e ao resultado disso somar novamente a TAR para obter o valor final.

Mas não há muito a discutir. A Endesa não comunicou claramente.
    Quer dizer, uma coisa é clara no comunicado. No primeiro parágrafo "para evitar que os clientes sejam afetados pelos aumentos das TAR", e no terceiro "o aumento das tarifas de acesso à rede, terá menos impacto nos clientes".

Em que é que ficamos? Evitam que sejam afetados, ou minimizam impacto?
    É que só uma minimização de impacto a 100% é que é sinónimo de evitar impacto.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, marcolopes disse:

Tendo em conta que a EDP SU tem uma tarifa de 0,1578, o preço obtido pelo Pedro Anderson está correcto!

Os cálculos do Pedro Andersson estão longe de estar corretos... ontem quando coloquei aqui a noticia da redução de 28% já tinha apresentado os meus cálculos, com base no valor de 0,0845 €/kWh, que deveriam ter sido os reais 0,084539 €/kWh ou provavelmente mais acertadamente os 0,098301 €/kWh do preço base, que agora apresento os valores

Tarifa e-Luz (valor do pdf da Endesa)

Energia (preço base): 0,098301 €/kWh
    Atual Componente de energia: 0,098301+0,0958= 0,194101 €/kWh

Se reduzir 28%, o novo valor da Componente de energia ficará:
    0,194101*(100%-28%)= 0,13975272 €/kWh

Ao qual juntamos a nova TAR:
    0,13975272+(-0,0121)= 0,12765272 €/kWh

E agora aplicamos os 14% de desconto do tarifário:
    0,12765272*(100%-14%)=0,109781339 €/kWh

“a carteira de clientes da Endesa fica em média -10% abaixo da tarifa regulada”
    Tarifa regulada= 0,1567 €/kWh
    Tarifa Regulada – 10% = 0,1567 * (100%-10%) = 0,141 €/kWh

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, TiagoFel disse:

Os cálculos do Pedro Andersson estão longe de estar corretos... ontem quando coloquei aqui a noticia da redução de 28% já tinha apresentado os meus cálculos, com base no valor de 0,0845 €/kWh, que deveriam ter sido os reais 0,084539 €/kWh ou provavelmente mais acertadamente os 0,098301 €/kWh do preço base, que agora apresento os valores

Mas então... pela lógica (e não pela fórmula) alguma coisa não bate nada certo...

0,109 está muito abaixo da tarifa regulada!

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, TiagoFel disse:

Como estão errados? Então se ele chega aos -10% que a Endesa diz que vai fazer, é porque devem estar corretos 😉
    O que é que as contas interessam... ele respondeu no blog com a simplificação e tudo. Para quê tanta conta complicada usando conceitos que fazem sentido?

(ironia e sarcasmo, só para não restar dúvidas)

há 1 minuto, marcolopes disse:

Mas então... pela lógica (e não pela fórmula) alguma coisa não bate nada certo...

0,109 está muito abaixo da tarifa regulada!

Já te tentei explicar, mas tu não queres acreditar 😉

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, TiagoFel disse:

Tendo em conta que a redução de 28% na componente de energia é em termos médios na carteira de clientes, em teoria, poderá haver metade dos clientes com reduções de 56% e a outra metade com redução de 0%... ou seja, a comunicação da Endesa não é clarificadora para cada um dos seus clientes, a menos que recebam uma comunicação personalizada.

Pela afirmação “a carteira de clientes da Endesa fica em média -10% abaixo da tarifa regulada”

Sabendo que a Tarifa regulada é 0,1567 €/kWh

Mas lá está, é uma média, em teoria metade poderia ficar a pagar 0,1974 €/kWh e outra metade a pagar 0,0846 €/kWh, que a média daria 0,141 €/kWh, ou seja 10% abaixo da tarifa regulada.

O valor que obtive nos cálculos para o tarifário e-Luz (0,109781339 €/kWh) de pouco servirá, pois como comentei, a redução é em média 28% na carteira de clientes... este tarifário, em teoria, até pode não vir a ter qualquer redução na componente de energia.

A comunicação da Endesa, da forma como foi feita deixa a porta aberta para o que eles alterem o que quiserem nesse tarifário e nos outros que têm, pois só se comprometeram com a média da carteira de clientes e mesmo aí, nós enquanto consumidores não temos como controlar.

Mutio bem explicado! Obrigado. Prefiro a "certeza" da Goldenergy (tarifário ACP + campanha de desconto "Voltar Eletricidade 100% Verde")

Já fiz a adesão através da página do ACP e estou a aguardar que a comercial que contactei ontem me aplique a campanha de desconto.

A propósito, detectei um BUG no formulário de adesão relativamente à introdução da fracção (há tanta especificidade naquele formulário, que acaba por dar problemas...). Se a seleccção "ANDAR/FRAÇÃO" for "Outro" (é fracção única) o formulário não assume o "NºFRAÇÃO". Fui aconselhado a utilizar o campo "DUPLICADOR"...image.png.de89cb632a33664e638d47e65f9381f4.png

Outra coisa caricata é este comercializador obrigar ao envio do formulário de autorização SEPA devidamente preenchido e assinado!! (até informam que para o mesmo ser efectivado, terá de ser enviado por CTT - embora haja opção para efectuar o UPLOAD do mesmo - que foi o que eu fiz após assinar com o CC).

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, marcolopes disse:

Outra coisa caricata é este comercializador obrigar ao envio do formulário de autorização SEPA devidamente preenchido e assinado!! (até informam que para o mesmo ser efectivado, terá de ser enviado por CTT - embora haja opção para efectuar o UPLOAD do mesmo - que foi o que eu fiz após assinar com o CC).

Aderi por via telefónica e só me pediram um comprovativo de morada e o num. sócio ACP (quando o tivesse) por whatsapp. O resto foi tudo verbal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, JRJordao disse:

Aderi por via telefónica e só me pediram um comprovativo de morada e o num. sócio ACP (quando o tivesse) por whatsapp. O resto foi tudo verbal.

E tens comprovativo de adesão à campanha?

Eu continuo à espera que me liguem desde as 14:30 para finalizarmos a adesão à campanha (já forneci todos os dados por whatsapp, mas querem-me ligar), e até agora nada...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, marcolopes disse:

E tens comprovativo de adesão à campanha?

Eu continuo à espera que me liguem desde as 14:30 para finalizarmos a adesão à campanha (já forneci todos os dados por whatsapp, mas querem-me ligar), e até agora nada...

Só a conversa whatsapp.

Fiz agora a adesão GE para o meu sogro (ex-cliente) e pude adiantar os dados todos por whatsapp, para que a chamada com ele se reduzisse a 3 minutos de formalidades.

Depois fiz-lhe a adesão ao ACP e aí ele nem precisou vir ao telefone.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, JRJordao disse:

Só a conversa whatsapp.

Fiz agora a adesão GE para o meu sogro (ex-cliente) e pude adiantar os dados todos por whatsapp, para que a chamada com ele se reduzisse a 3 minutos de formalidades.

Depois fiz-lhe a adesão ao ACP e aí ele nem precisou vir ao telefone.

Eu sabia que ia correr mal!!
    A comercial deixou de me responder no whatsapp!

Liguei, atendeu o "superior" dela...

Não me podem dar a campanha!

Enfim... GOLDENERGY acabou para mim!

Já vou cancelar TUDO!

Contrato, ACP, TUDO!

Sorte a minha!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites