Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Qual a melhor escolha no mercado liberalizado (Luz e Gás)

paizinho

Recommended Posts

há 4 minutos, andre611 disse:

Por falar em semântica, a questão principal é que não foi a Iberdrola que to garantiu.
    Foi um operador telefónico sub-contratado (ou não) que to garantiu.

E isso faz uma diferença enorme, porque todos sabemos a qualidade dos apoios ao cliente das comercializadoras de energia.

Verdade... mas uma coisa é certa: os comercializadores estão a perceber que o consumidor está cada vez mais atento a este monopólio... E se ainda há muita gente "cega" que se agarra à EDP (porque sempre foi cliente da EDP e a EDP é de confiança, mesmo pagando o DOBRO!! vá-se lá entender certos cérebros...), há outra tanta que acorda todos os dias, compara preços, adere a grupos de discussão, etc, e não tem problemas nenhuns em "saltar" de comercializador! E se já há um comercializador que garante preços convidativos (mesmo que apenas para clientes sócios do ACP), rapidamente haverão outros a fazer o mesmo!

Agora mesmo, JRJordao disse:

A GoldEnergy vai manter todos os tarifários atuais. A exigência de ser sócio ACP é apenas para ter acesso a 0,0836€/kWh em vez de 0,13€/kWh.

Anedótico! Que metam os 0,13 naquela parte! :D

Tudo o que estiver acima de 0,10 é uma afronta para o consumidor...

Editado por marcolopes
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• marcolopes

348

• JRJordao

254

• Gangster

116

• TiagoFel

91

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Simulador atualizado: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PhbpG35wn4aF4XA-FQHKgowr3iCvEprp/edit (fazer download do Excel) A Galp apresentada é o plano Casa & Estrada (6% desconto na fatur

Análise feita a partir do simulador Excel. Para até 140kWh em 3.45, até 200kWh em 4.60, até 210kWh em 5.75, até 170kWh em 6.90, até 240kWh em 10.45, a tarifa regulada é a mais económica, dev

Se tivermos agora alguma promessa de manutenção de preço em tarifários fixos 0,08€/kWh, pode valer a pena aderir já (este mês). Caso venha a ser "treta", as portas da Luzboa e companhia, bem como do r

Posted Images

Agora mesmo, marcolopes disse:

Verdade... mas uma coisa é certa: os comercializadores estão a perceber que o consumidor está cada vez mais atento a este monopólio... E se ainda há muita gente "cega" que se agarra à EDP (porque sempre foi cliente da EDP e a EDP é de confiança, mesmo pagando o DOBRO!! vá-se lá entender certos cérebros...), há outra tanta que acorda todos os dias, compara preços, adere a grupos de discussão, etc, e não tem problemas nenhuns em "saltar" de comercializador! E se já há um comercializador que garante preços convidativos (mesmo que apenas para clientes sócios do ACP), rapidamente haverão outros a fazer o mesmo!

Espero que sim.

A divulgação de como as coisas funcionam nestes fóruns e artigos nos media é fundamental.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mesmo assim mais barato que a EDP, Galp, regulado e todas as que refletirem diretamente o aumento TAR. E muito pouco acima do que se espera no indexado.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, marcolopes disse:

Estar a discutir os preços de tabela da goldenergy nem vale muito a pena. Eles funcionam na mesma base do regateio sob a qual operam as operadoras de telecomunicações. Tenho a experiencia de ligar para aderir ao tarifário da parceria com a nowo e me falarem em preços totalmente diferentes ao listado para o tarifário em questão.

Perante a minha insistência que o que me diziam não correspondia à informação que tinha foram baixando até igualarem. Quando pedi confirmação que iria receber os 25€ de desconto que era suposto receber da parceria acabaram a admitir que nem encontravam em sistema qualquer tarifário de parceria com a nowo, sendo que ele existia e existe.

Acho no mínimo desonesto ter ligado a dizer que queria aderir ao tarifário da referida parceria, terem dito que sim e só mencionado os preços porque insisti, apenas para no fim admitirem que nem sabiam do que estava a falar. Portanto, se não tivesse feito perguntas ia descobrir com a primeira fatura que tinha um tarifário qualquer que nada tinha que ver com a nowo e a pagar mais do dobro.

O da parceria com o ACP era a mesma experiência até que há uns anos o ACP meteu mão na coisa e agora há um site próprio e linha própria para adesão a esse tarifário porque antigamente uma pessoa também ligava e acabava com outra coisa qualquer, por valores muito superiores

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, megamaster disse:

O da parceria com o ACP era a mesma experiência até que há uns anos o ACP meteu mão na coisa e agora há um site próprio e linha própria para adesão a esse tarifário porque antigamente uma pessoa também ligava e acabava com outra coisa qualquer, por valores muito superiores

Era isso que ia dizer... sem um LINK próprio, cupão, etc, para adesão, estas "campanhas" podem ser uma dor de cabeça e sinceramente, não me convencem!

As informações têm de ser CLARAS e o consumidor tem de ter a certeza daquilo que está a contratar. Nada mais, nada menos.

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, marcolopes disse:

Era isso que ia dizer... sem um LINK próprio, cupão, etc, para adesão, estas "campanhas" podem ser uma dor de cabeça e sinceramente, não me convencem!

As informações têm de ser CLARAS e o consumidor tem de ter a certeza daquilo que está a contratar. Nada mais, nada menos.

Vais a descontoluz.acp.pt , fazes uma simulação rápida (podes inventar valores) e no final tens acesso a isto

image.png.5f3ac11b55931228f5cd3da169c88a89.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, marcolopes disse:

Ligaram-me agora da Goldenergy a garantir o tarifário de 0,129 (0,13, vá!) até ao final de 2023... enfim...

É o tarifário normal deles. De acordo com as previsões atuais, vai ficar semelhante ao indexado nos próximos meses.

Ao tarifário do ACP não fazem publicidade para o público em geral, é "só para quem sabe". Agora o Contas Poupança é que lhe deu bastante exposição e tanto o ACP como a GoldEnergy devem estar a registar um aumento nas adesões.

Editado por JRJordao
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/06/2023 às 17:17, JRJordao disse:

É o tarifário normal deles. De acordo com as previsões atuais, vai ficar semelhante ao indexado nos próximos meses.

Ao tarifário do ACP não fazem publicidade para o público em geral, é "só para quem sabe". Agora o Contas Poupança é que lhe deu bastante exposição e tanto o ACP como a GoldEnergy devem estar a registar um aumento nas adesões.

Se fosse o caso de ter "vantagens" com o ACP, até aderia... tenho um seguro de protecção jurídica / pagamento de despesas legais, que poderia abdicar caso as garantias do ACP preenchessem a lacuna... (não me parece que o apoio jurídico do ACP o faça).

Mas vejamos um consumo de 300KWh mensais:

- Mensalidade base do ACP são 4,5 euros/mes = 54 euro/ano

- Tarifa energia sócio ACP = 0,0836 x 300KWh/mensais x 12 = 300 euros/ano

- Tarifa energia normal = 0,13 x 300KWh/mensais x 12 = 468 euros/ano

Poupança anual sócio ACP = 168 euros! (mesmo deduzindo a anuidade de sócio, é uma poupança de +100 euritos, e com as vantagens do ACP)

Se a mensalidade de 4,5 euros permitisse a contratação do SEGURO AUTO, aí sim, não pensaria duas vezes: https://seguroauto.acp.pt (mas o seguro requer a mensalidade de 9 EUROS!)

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, marcolopes disse:

Mas vejamos um consumo de 300KWh mensais:

- Mensalidade base do ACP são 4,5 euros/mes = 54 euro/ano

- Tarifa energia sócio ACP = 0,0836 x 300KWh/mensais x 12 = 300 euros/ano

- tarifa energia normal = 0,13 x 300KWh/mensais x 12 = 468 euros/ano

Poupança anual sócio ACP = 168 euros! (mesmo deduzindo a anuidade de sócio, é uma poupança de +100 euritos, e com as vantagens do ACP)

Então achas que o Goldenergy+ACP não vale a pena? Qual a alternativa?

(A minha, para já, é tentar a Endesa)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, JRJordao disse:

Então achas que o Goldenergy+ACP não vale a pena? Qual a alternativa?

(A minha, para já, é tentar a Endesa)

Vai depender do consumo mensal... mas ainda é cedo, enquanto todos os operadores não se decidirem!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/06/2023 às 20:20, mariot disse:

A mim ligaram-me hoje da endesa a oferecer um tarifário xpto com 14% de desconto, que ficava com um preço de 0,08€ / kWh.

Questionei como ficaria o preço após 1 de julho com o aumento da TAR e a senhora garantiu-me que o preço não mudaria durante 12 meses.

Mas sinceramente não me convenceu. 1º o discurso não me transmitiu segurança e 2º referiu diversas vezes que só tinha acesso ao tarifário se aderisse até 30/06...

É golpada! :D

Pelo menos a Iberdrola "garanta" 10 centimos KWh a quem aderir até 15 de Julho!

Mas também, desde que não haja fidelização, nem que tenhamos de saltar todas as semanas entre comercializadores!

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Endesa reduz componente da energia nas faturas em 28% - Energia - Jornal de Negócios (jornaldenegocios.pt)image.png.68cedd916f58f1360329cbb9206c4ee1.png

EDIT: Os valores iniciais estavam errados... correção feita.

"Agarrando" no atual valor da Tarifa e-luz (valor do simulador da ERSE)

Energia: 0,0845 €/kWh

Atual Componente de energia: 0,0845+0,0958= 0,1803 €/kWh

Se reduzir 28%, o novo valor da Componente de energia ficará:

0,1803*(100%-28%)= 0,129816 €/kWh

Ao qual juntamos a nova TAR:

0,129816+(-0,0121)= 0,117716 €/kWh

Bem longe do valor final original (0,0845 €/kWh) que pelo telefone andam a vender como se mantendo a partir de 01/07/2023.

Editado por TiagoFel
    mais informação
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/endesa-reduz-componente-da-energia-nas-faturas-em-28

A Endesa “vai reduzir a componente de energia da sua carteira de clientes, em média, 28%”, a partir de 1 de julho, para “evitar que os clientes sejam afetados pelos aumentos das tarifas de acesso às redes” que decorrem da decisão da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

EDIT: Já tinha sido publicado! Reparei depois de fazer o post

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, TiagoFel disse:

Endesa reduz componente da energia nas faturas em 28% - Energia - Jornal de Negócios (jornaldenegocios.pt)image.png.68cedd916f58f1360329cbb9206c4ee1.png

"Agarrando" no atual valor da Tarifa e-luz (valor do simulador da ERSE)
    Energia: 0,0845 €/kWh

Atual Componente de energia: 0,0845+0,0958= 0,1803 €/kWh

Se reduzir 28%, o novo valor da Componente de energia ficará:
    0,1803*(100%-28%)= 0,153476 €/kWh

Ao qual juntamos a nova TAR:
    0,153476+(-0,0121)= 0,141376 €/kWh

Bem longe do valor final original (0,0845 €/kWh) que pelo telefone andam a vender como se mantendo a partir de 01/07/2023.

Isto ainda vai dar tanto que falar...

Tanta desinformação e afirmações erradas nas noticias publicadas pela comunicação social...

Se os comercializadores continuarem neste caminho, o ACP vai angariar clientes até dizer "chega"! 🙄🙃

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, marcolopes disse:

Se os comercializadores continuarem neste caminho, o ACP vai angariar clientes até dizer "chega"! 🙄🙃

Sendo que a quota do acp pode ser paga total ou parcialmente com pontos da bp, que podem ser acumulados através do cartão powerplus da unicre. 1 ponto por euro gasto, 5400 pontos para pagar a totalidade da quota. Podendo isto não parecer muito atractivo, há que ressalvar que pagamentos entidade/referência geram pontos, assim como top ups revolut, etc. ou levantamentos de numerário através do curve

Editado por megamaster
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comentário no grupo Contas Poupança do Facebook! https://www.facebook.com/groups/contaspoupanca/posts/6239729109456065

Citação

Mudei hoje da luzboa novamente para a goldenergy com tarifário acp a pouco mais de 8 centimos e com desconto de 60 euros com o cupão de desconto com o codigo VERDE2023. O cupão funciona mesmo sem o tarifário acp. Próximos 3 meses estou por lá...

Alguém confirma???

Acho muito estranho... os comerciais que me ligaram não sabem disto??

Editado por marcolopes
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, marcolopes disse:

Comentário num grupo do Facebook! 

Alguém confirma???

Acho muito estranho... os comerciais que me ligaram não sabem disto??

Confirmo que existe essa campanha, em teoria válida para antigos clientes da Goldenergy
    https://goldenergy.pt/regresse-e-poupe/?v=VERDE2023

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, TiagoFel disse:

Confirmo que existe essa campanha, em teoria válida para antigos clientes da Goldenergy
    https://goldenergy.pt/regresse-e-poupe/?v=VERDE2023

Nada é dito sobre o PREÇO nas condições da campanha! https://goldenergy.pt/info/campanhas/regresse-e-poupe/

E assim? Estamos convencidos? :D image.png.e87c229248c8f0682aec2e18f372f398.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, marcolopes disse:

Nada é dito sobre o PREÇO nas condições da campanha! https://goldenergy.pt/info/campanhas/regresse-e-poupe/

E assim? Estamos convencidos? :D image.png.e87c229248c8f0682aec2e18f372f398.png

Em teoria dá para ser com qualquer tarifário escolhido, inclusive com o protocolado com o ACP

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, TiagoFel disse:

Em teoria dá para ser com qualquer tarifário escolhido, inclusive com o protocolado com o ACP

A questão é que o comentário que vi no face (em cima) diz que a campanha garante os 8 centimos... mesmo não sendo sócio do ACP! Mais a oferta de 20+20+20, parece-me bom demais!

De qualquer forma, não há menção do PREÇO nas condições, o que parece que se trata apenas da OFERTA dos 20+20+20, e não garante o tarifário de 8 centimos...

E é efectivamente para clientes "antigos"image.thumb.png.4566f27a4894605b38f0605dcf5e4944.png

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão é que o comentário que vi no face (em cima) diz que a campanha garante os 8 centimos... mesmo não sendo sócio do ACP! Mais a oferta de 20+20+20, parece-me bom demais!

De qualquer forma, não há menção do PREÇO nas condições, o que parece que se trata apenas da OFERTA dos 20+20+20, e não garante o tarifário de 8 centimos...

O comentário tem lá a referência ao tarifário do ACP para os 8 cêntimos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pedi contacto para essa campanha GoldEnergy (20+20+20) e já fiz o pedido de adesão. Era ex-ex-cliente, mas isso não pareceu ter grande importância.

Começo com o tarifário +Cliente (0,1299€/kWh) mas logo que tenha número de sócio ACP alteram-me para o tarifário da parceria (0,0836€/kWh).

Confirmaram a manutenção dos preços (todos) ao longo deste ano.

UPDATE: Aderi ao ACP telefónicamente e deram-me logo o número de sócio. Vou começar já com o tarifário de parceria.

Editado por JRJordao
    UPDATE
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, marcolopes disse:

A tarifa ACP é para quem é sócio ACP. Pode haver por aí esquemas de aderir e depois não pagar (trafulhice). E há um cartão de crédito que confere pontos que se podem abater às quotas.

A campanha aplica-se a qualquer tarifa. -16,26€ (antes do IVA) em cada uma das 3 primeiras faturas.

A acumulação das 2 situações parece-me difícil de bater. Serão 3 faturas bastante baixas, seguidas de pelo menos outras 3 razoáveis.

Em 2024 logo veremos.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites