Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Qual a melhor escolha no mercado liberalizado (Luz e Gás)

paizinho

Recommended Posts

há 6 horas, JRJordao disse:

LOL, a memória está um lástima, sim senhor! Mas também, é um mercado tão "confuso" que se tivesse tudo isto de cor, seria quase milagre!

Portanto... ENDESA 0,085, seguido de REPSOL com 0,09.

Agora é aguardar até que alguma destas garanta estes preços pelo menos até ao final do ano...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• marcolopes

348

• JRJordao

254

• Gangster

116

• TiagoFel

91

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Simulador atualizado: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PhbpG35wn4aF4XA-FQHKgowr3iCvEprp/edit (fazer download do Excel) A Galp apresentada é o plano Casa & Estrada (6% desconto na fatur

Análise feita a partir do simulador Excel. Para até 140kWh em 3.45, até 200kWh em 4.60, até 210kWh em 5.75, até 170kWh em 6.90, até 240kWh em 10.45, a tarifa regulada é a mais económica, dev

Se tivermos agora alguma promessa de manutenção de preço em tarifários fixos 0,08€/kWh, pode valer a pena aderir já (este mês). Caso venha a ser "treta", as portas da Luzboa e companhia, bem como do r

Posted Images

há 38 minutos, marcolopes disse:

Portanto... ENDESA 0,085, seguido de REPSOL com 0,09.

Agora é aguardar até que alguma destas garanta estes preços pelo menos até ao final do ano...

Não sei se é o caso da Repsol e Endesa, mas a maior parte das eletricas têm uma clausula no contrato a dizer que as tarifas serão atualizadas, sem necessidade de notificação prévia, em caso que alteração da TAR.

Lembro-me de um contrato que tinha na Endesa em que o preço baixou devido a ajuste da TAR, sem qualquer tipo de aviso prévio, pelo que julgo que a Endesa será uma das que tem esta clausula.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, megamaster disse:

Não sei se é o caso da Repsol e Endesa, mas a maior parte das eletricas têm uma clausula no contrato a dizer que as tarifas serão atualizadas, sem necessidade de notificação prévia, em caso que alteração da TAR.

Lembro-me de um contrato que tinha na Endesa em que o preço baixou devido a ajuste da TAR, sem qualquer tipo de aviso prévio, pelo que julgo que a Endesa será uma das que tem esta clausula.

Todas têm. Podem sempre refletir os aumentos das TAR, comissões e impostos sem aviso prévio. Mas também podem absorver parte desses aumentos para conquistar ou fidelizar clientes.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Sabendo nós que o preço da energia está muito mais baixo, então não temos de ter tarifas de acesso à rede tão negativas", afirmou aos jornalistas, no final da reunião de ministros do Ambiente, no Luxemburgo. Duarte Cordeiro fala num "pequeno ajustamento" da parte do regulador" que faz sentido este semestre "para compensar o facto de a energia estar mais barata". 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

https://expresso.pt/economia/economia_energia/2023-06-19-Ministro-considera-justificada-decisao-da-ERSE-que-faz-subir-fatura-da-eletricidade-b2a6ed67

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, blueray disse:

Pois, se não aumentassem, era muito bom.

Esse tarifário tem algum tipo de fidelização?

Pois era, mas não me parece que tenham capacidade de continuar a cobrar 0,0872€ ao cliente e suportar um aumento de 0,0837€ na TAR :)

Não tem fidelização. Quase nenhum tarifário do mercado tem.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ligaram-me da Iberdrola, garantindo os preços actuais (durante a vigência do contrato) para quem aderir até 15 de Julho! (10 centimos KWh)

https://www.iberdrola.pt/documents/46699/2385752/Iberdrola-Mais-Casa-Eletricidade-15072023.pdf

https://www.iberdrola.pt/casa/energia/plano-mais-casa-eletricidade

image.png.87a4cf8ad7022fc6fe7fcbb1dc6cd743.png

Claro que vou aguardar pela primeira semana de Julho para ver a reacção do resto do mercado...

Também fiquei baralhado porque a comercial me garantiu a TAR (no mercado liberalizado) é aplicada AO DIA e não sobre o preço do KWh!

E realmente, na factura da EDP é o que vejo...

Mas na factura da Luzboa vejo a TAR aplicada ao KWh!

Já estou completamente baralhado!

Editado por marcolopes
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, marcolopes disse:

Também fiquei baralhado porque a comercial me garantiu a TAR (no mercado liberalizado) é aplicada AO DIA e não sobre o preço do KWh!

E realmente, na factura da EDP é o que vejo...

Mas na factura da Luzboa vejo a TAR aplicada ao KWh!

Já estou completamente baralhado!

Mais uma das mentiras dessas empresas.

Existe TAR por dia/potência e TAR por kWh.

Por alguma razão, provavelmente para não revelar os preços que praticam, algumas empresas não explicitam na fatura a TAR do kWh, apresentando apenas o preço final (preço empresa + TAR) do kWh. Assim, muitas pessoas acham que só há/pagam a TAR do dia.

image.png.69da884207b1486abeb03d289214f88f.png

fonte: https://www.erse.pt/media/id1c21pv/diretiva-erse-8-2023-rev-extra-tarifas-se-jun2023.pdf

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, JRJordao disse:

Mais uma das mentiras dessas empresas.

Existe TAR por dia/potência e TAR por kWh.

Por alguma razão, provavelmente para não revelar os preços que praticam, algumas empresas não explicitam na fatura a TAR do kWh, apresentando apenas o preço final (preço empresa + TAR) do kWh. Assim, muitas pessoas acham que só há/pagam a TAR do dia.

fonte: https://www.erse.pt/media/id1c21pv/diretiva-erse-8-2023-rev-extra-tarifas-se-jun2023.pdf

Obrigado!

Como é que vamos ter a certeza que os comercializadores cumprem o que "dizem"? O que eu quero saber é que os PREÇOS de POTÊNCIA e KWh não mexem durante o contrato (que renova a cada 12 meses)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, marcolopes disse:

Como é que vamos ter a certeza que os comercializadores cumprem o que "dizem"? O que eu quero saber é que os PREÇOS de POTÊNCIA e KWh não mexem durante o contrato (que renova a cada 12 meses)

A maioria dos contratos garante que durante 12 meses os preços fixos de comercializador (não falo em comissões ou taxas nacionais) se vão manter. Contratando em julho, só deverá haver nova atualização das TAR para janeiro 2024.

É tudo o que se pode esperar.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, JRJordao disse:

A maioria dos contratos garante que durante 12 meses os preços fixos de comercializador (não falo em comissões ou taxas nacionais) se vão manter. Contratando em julho, só deverá haver nova atualização das TAR para janeiro 2024.

É tudo o que se pode esperar.

A minha dúvida é... podem os comercializadores reflectir o CUSTO das TAR antes do final do contrato? (pelas tuas palavras, depreendo que as TAR sejam um custo que pode ser reflectido automaticamente em todos os contratos sempre que for alterada - o que vai contra o que me foi dito - mas lá está, uma coisa é o que é dito, a outra é o que a LEI permite...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/06/2023 às 13:49, JRJordao disse:

Reforçando a resposta do @andre611, o que os comercializadores te podem dizer é "durante X tempo não alteraremos os nossos preços". Esses "nossos preços" referem-se exclusivamente às componentes do preço definidas pela própria empresa. As outras, definidas pela ERSE / Governo, estão fora do controlo deles.

Nas linhas de apoio ao cliente dizem-se todo o tipo de disparates. Agora então quando se pergunta sobre o impacto da atualização das TAR, é cada parvoíce mais parva que a anterior.

Ontem estive a ler mais sobre o assunto e cheguei a essa mesma conclusão.

Como tal, um contrato que faz promessas de "não" aumento de preço, terá de indicar claramente que é o preço final com todas as componentes de cálculo (excepto, claro, está, os impostos legais)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, JRJordao disse:

Então o que a Iberdrola me garantiu não é descabido (uma vez que a Goldenergy vai manter os preços - com a tal exigência de ser sócio do ACP!...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, marcolopes disse:

Então o que a Iberdrola me garantiu não é descabido (uma vez que a Goldenergy vai manter os preços - com a tal exigência de ser sócio do ACP!...)

A grande diferença é a GoldEnergy garantiu oficialmente ao Pedro Anderson, enquanto da Iberdrola ouviste por telefone de um assistente. ;)

Leste o ponto 06 da citação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, JRJordao disse:

A grande diferença é a GoldEnergy garantiu oficialmente ao Pedro Anderson, enquanto da Iberdrola ouviste por telefone de um assistente. ;)

Leste o ponto 06 da citação?

Repara... geralmente tenho muita atenção com a semântica! É por isso que digo "Então o que a Iberdrola me garantiu não é descabido" - evidentemente que falta confirmar "preto no branco"...

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, marcolopes disse:

Repara... geralmente tenho muita atenção com a semântica! É por isso que digo "Então o que a Iberdrola me garantiu não é descabido" - evidentemente que falta confirmar "preto no branco"...

Por falar em semântica, a questão principal é que não foi a Iberdrola que to garantiu.
    Foi um operador telefónico sub-contratado (ou não) que to garantiu.

E isso faz uma diferença enorme, porque todos sabemos a qualidade dos apoios ao cliente das comercializadoras de energia.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, marcolopes disse:

(uma vez que a Goldenergy vai manter os preços - com a tal exigência de ser sócio do ACP!...)

A GoldEnergy vai manter todos os tarifários atuais. A exigência de ser sócio ACP é apenas para ter acesso a 0,0836€/kWh em vez de 0,13€/kWh.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites