Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• amadogo

Arrendamento não registado

Recommended Posts

amadogo

Boa tarde pessoal,

Fiz um contrato de arrendamento do meu imóvel (sou o proprietário) mas acordei não registar o contrato.

Apesar disso assinamos contrato em triplicado.

O inquilino parece andar com alguns problemas financeiros e atrasasse constantemente nos pagamento e de momento ainda me deve o mês anterior.

Agora já estou arrependido de não ter efectuado o registo do arrendamento  :-X

Mesmo ja tendo 5 meses, penso que ainda posso entregar o contrato para registo, certo?

Terei alguma penalização por isso ?

Do triplicado apenas tenho de entregar uma das copias?

Obrigado

pauloaguia

Portanto quando é para fugir aos impostos, tudo bem. Agora que já dá jeito, vamos lá registar o contrato.

É caso para dizer "é bem feito"!  :P

Podes perfeitamente registá-lo agora. Vais ter de pagar uma coima pelo atraso no registo, salvo erro tinhas um mês para o fazer.

Segundo o que li por aqui são precisas as três cópias - uma fica lá, a outra é para ti e a outra para o inquilino - todos devem saber que o contrato foi registado nas Finanças.

Angela Sousa

Bom dia,

Aproveitando este post... Estou numa situação semelhante, mas inversa. Não sou proprietário, mas a inquilino.

O não registar um contrato, e não declarar, no meu caso, os gastos da renda ás finanças, no IRS traz-me penalizações. Ou seja tenho que pagar alguma multa ou algo do género ?! Ou único prejuízo que vou ter é  depois no IRS.

Pelo que já li, se houver multa por atraso no registo ou não registo, é para o proprietário.

Gostava que me ajudassem neste aspeto.

Obrigada

Su

pauloaguia

Salvo erro a responsabilidade de registar o contrato nas Finanças é do Senhorio...

Angela Sousa

Salvo erro a responsabilidade de registar o contrato nas Finanças é do Senhorio...

Resumindo, eu posso perder benificios no IRS mas ele é que estará em incumprimento para os impostos certo ?

Guest dvrcj

e quanto é a coima que o senhoria terá de pagar pelo atraso?

sendo um senhorio pessoa coletiva não aumenta consideravelmente a coima?

Que repercussão pode vir daí? Por exemplo com 1 ano de incumprimento(sem registar nas finanças) 

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa