Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Desafio: cartão de crédito 5%

Recommended Posts

fcpfcp

Mas por exemplo em Abril não utilizo o cartão em Maio quando vier o extracto em que vem já os 5% referentes a Março não perco nada em fazer o pagamento a 100% ? Correcto.

Klab

Eu pago tudo o que seja possível pagar com cartão, tenho sempre muito pouco dinheiro na carteira, todos os meses ganho bons €€ de desconto, como já disse anteriormente, vou pagar este mês o IMI às finanças e vou ter desconto, em outubro é igual :)

já procurei, mas não encontrei mais nenhum cartão como este, antes de 2009 tinha o Universo da Sonae que dava 1% de desconto, mas este é bem melhor ;)

JRJordao

já procurei, mas não encontrei mais nenhum cartão como este, antes de 2009 tinha o Universo da Sonae que dava 1% de desconto, mas este é bem melhor ;)

Só que requer a abertura de uma conta no Totta, certo? Contráriamente ao Universo que não requer uma conta no BPI.

protasio

Boas eu tenho mais ou menos feito esta serie:

1º mês uso o maximo do plafond do cartão (no meu caso 750€), recebo o extrato pago 50% não há lugar a pagamento de juros neste momento.

2º mês não uso o cartão, chega o extrato e pago a totalidade, posso dizer que recebo sempre entidade e referencia que me permite pagar o valor que eu quiser (min 25€ creio) aqui há lugar ao pagmento de juros sobre a metade do montante que tinha ficado em divida (+- 0,2*350/12 = 5,8€)

3º mês é me creditado o desconto (5%*750€ = 37,5€) e posso voltar a usar o plafond do cartão (repetir ponto 1)

como pode ver lucro de +- 37,5 - 5,8 = 31,7€  :P

Não sei como era em 2009 mas não há qualquer penalização de 3% sobre amortização antecipada, portanto conseguindo seguir este programa obtém-se grandes vantagens com o uso do cartão.

ps 1: o cartão não permite o pagamento de serviços com entidade e refência a crédito como é o caso das facturas. mas por outro lado quem tem ZON pode pagar usar o cartão de crédito para creditar no saldo global da conta que será debitado quando necessário. é apenas um pequeno truque para usar o plafond do cartão.

ps 2: por vezes certos pagamentos a credito efectados anteriormente à data do fim do extrato só são debitado no extrato seguinte, portanto evitar deixar os gasto para os últimos dias.

Tenho a dizer que globalmente estou muito saisfeito com este cartão, diria meso que é um dos melhores do mercado e gratuito (para comparas anuais superiores a 600€ facilmente atingivel)

Guest santamaro

Boas eu tenho mais ou menos feito esta serie:

1º mês uso o maximo do plafond do cartão (no meu caso 750€), recebo o extrato pago 50% não há lugar a pagamento de juros neste momento.

2º mês não uso o cartão, chega o extrato e pago a totalidade, posso dizer que recebo sempre entidade e referencia que me permite pagar o valor que eu quiser (min 25€ creio) aqui há lugar ao pagmento de juros sobre a metade do montante que tinha ficado em divida (+- 0,2*350/12 = 5,8€)

3º mês é me creditado o desconto (5%*750€ = 37,5€) e posso voltar a usar o plafond do cartão (repetir ponto 1)

como pode ver lucro de +- 37,5 - 5,8 = 31,7€  :P

Não sei como era em 2009 mas não há qualquer penalização de 3% sobre amortização antecipada, portanto conseguindo seguir este programa obtém-se grandes vantagens com o uso do cartão.

ps 1: o cartão não permite o pagamento de serviços com entidade e refência a crédito como é o caso das facturas. mas por outro lado quem tem ZON pode pagar usar o cartão de crédito para creditar no saldo global da conta que será debitado quando necessário. é apenas um pequeno truque para usar o plafond do cartão.

ps 2: por vezes certos pagamentos a credito efectados anteriormente à data do fim do extrato só são debitado no extrato seguinte, portanto evitar deixar os gasto para os últimos dias.

Tenho a dizer que globalmente estou muito saisfeito com este cartão, diria meso que é um dos melhores do mercado e gratuito (para comparas anuais superiores a 600€ facilmente atingivel)

Tambem estou a poderar aderir ao cartão, mas no exemplo acima, o nosso colega, não utiliza o cartão no segundo mes, porquê ?

protasio

por 2 motivos.

só se ganha os 5% sobre as compras efectuadas num mês em que faças posteriormente o pagamento <=50%. Assim vindo de um mês em que paguei a totalidade tenho mais plafond disponivel para obter um maior desconto.

Depois para pagar menos juros.

melhor que eu tentar explicar a situação existe um simulador feito em excel para este cartão. e Assim podem fazer as simulções que melhor achem adequadas ao vosso orçamento.

http://www.produtosbancarios.com/wp-content/uploads/2011/10/Cartao-desconto-Santander-Totta-vers%C3%A3o-ALFA-excel2007.xlsx

presidentedajunta

este cartão pode ser o pior do mercado mas também um dos melhores. Tudo depende do modo como o usamos.

Eu uso já há 2 anos e já ganhei com ele mais de 300€.

Eu faço sempre assim no primeiro extracto pago tudo e mais alguma coisa.

No segundo extracto pago os 50% do primeiro extracto e continuo a fazer muitas compras. Fico em dívida com 50%

No terceiro extracto recebo os 5% do primeiro extracto e pago os 50% do valor em dívida do último montante extratado e uso ainda para compras.

No 4º Extracto vou receber novos 5% das compras do 2º extracto. Após receber este valor liquido o cartão pela totalidade pois este é o extracto em que o que pagamos de juro já não compensa o desconto dos 5%.

Depois é iniciar novamente o ciclo.

Ou seja experimentem usar assim e verão o que metem ao bolso.

taranta

Olá a todos os foristas.

Recentemente aderi ao cartão 5% do Santandertotta. Agora que estou a fazer os primeiros pagamentos tenho algumas duvidas. Se alguem que tenha o referido cartao me puder respnder agradecia.

Aderi em maio e recebi o 1º extrato e fiz o pagamento de 50% do valor.

Agora quando fizer o pagamento do 2º extrato e para ter direito aos 5% acordados, posso fazer o pagamento do saldo restante do 1º extrato mais os juros que me foram debitados.

Alem destes valores referentes ao 1º extrato posso pagar 50% do que gastei no 2º extrato?

TiagoF

A vida já é demasiado complicada para se andar com a vida controlada por esses senhores, eu prefiro escolher gastar o dinheiro que tenho quando, quanto e como quiser. Faço vida com 80% do rendimento que tenho e não preciso nada destas tangas, quando aparece uma despesa fora do previsto sirvo-me do acumular dos 20% que ponho de lado. Comigo os bancos não ganham muito.

taranta

A vida já é demasiado complicada para se andar com a vida controlada por esses senhores, eu prefiro escolher gastar o dinheiro que tenho quando, quanto e como quiser. Faço vida com 80% do rendimento que tenho e não preciso nada destas tangas, quando aparece uma despesa fora do previsto sirvo-me do acumular dos 20% que ponho de lado. Comigo os bancos não ganham muito.

Felizmente tambem não preciso. Pois se quisesse pagava o cartao a 100% e não tinha de pagar qualquer juro. Mas pagando somente os 50% sempre poupo mais algum. Este mes foram-me creditados 21,61 e debitados de juros 3,57. Nada mal.

TiagoF

Diga-me lá então quanto vai ganhar com isso tudo no fim de contas, é que julgo que mais vale trabalhar mais 2h no serviço que andar com estas torcas e baldrocas.

taranta

Olá a todos os foristas.

Recentemente aderi ao cartão 5% do Santandertotta. Agora que estou a fazer os primeiros pagamentos tenho algumas duvidas. Se alguem que tenha o referido cartao me puder respnder agradecia.

Aderi em maio e recebi o 1º extrato e fiz o pagamento de 50% do valor.

Agora quando fizer o pagamento do 2º extrato e para ter direito aos 5% acordados, posso fazer o pagamento do saldo restante do 1º extrato mais os juros que me foram debitados.

Alem destes valores referentes ao 1º extrato posso pagar 50% do que gastei no 2º extrato?

Não há por aí nenhum utilizador do cartão 5% desconto, que me possa responder a esta pergunta?

Cardoso24

Diga-me lá então quanto vai ganhar com isso tudo no fim de contas, é que julgo que mais vale trabalhar mais 2h no serviço que andar com estas torcas e baldrocas.

Depende da perspectiva!Se calhar poupa-se numas portagens em vez de ter mais preocupações com 2 hrs de serviço ;):P

Klab

Poupar 3,5% em tudo o que é possível pagar com cartão é muito dinheiro por ano, pelo menos no meu caso, que pago para cima de 90% das coisas com cartão, não há trocas e baldrocas nenhumas, pago sempre 50% do valor do extrato mensal e já está, muitos euros poupados todos os meses e já vou no 42º mês de uso...

elkefro

Boa tarde,

Eu tenho o cartão 5% há pelo menos 2 anos e, posso esclarecer alguns mitos...

O desconto de 5% é efectuado, com 2 extractos de atraso, ou seja, o desconto do mês 01 será a primeira linha do extrato do mês 03, e incide sobre a totalidade das compras nesses mesmo mês.

No meu caso, o pagamento é feito a 50%, de forma automática a cada dia 5 de cada mês. Basicamente, cada extrato reporta a compras feitas entre o dia 16 do mês 1 e o dia 15 do mês 2, e o pagamento é a dia 5 do mês 3. Posso, caso precise por exemplo de saldo no cartão, efectuar o pagamento voluntariamente, pela net, entre o dia 15 do mês 2 e o dia 5 do mês 3 sem qualquer penalização.

Os juros, apenas são aplicados aos montantes em divida, ou seja, se no mês 0 gastar 1000 euros, irei pagar juros sobre 500 euros.

Já não encontro as contas que fiz quando subscrevi o cartão mas, por alto, penso que o desconto liquido andava à volta dos 3%.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

taranta

Resumindo:

1 - para ter direito ao desconto o maximo que posso pagar é 50% do saldo do cartão?

2 - Em 5 de julho paguei 50% do saldo do periodo de 15 de maio a 15 de junho, ficando os restantes 50% para pagar em 5 de agosto + os juros.

No periodo de 15 de junho a 15 de julho não comprei nada com o cartão. Posso agora pagar a totalidade do saldo do cartão, ou seja o valor que ficou do periodo de 15 de maio a 15 de junho mais os juros que me debitaram?

Klab

Durante um mês não fizeste compras(supermercado, lojas, etc.)??

Tens todas as vantagens em pagar tudo o que conseguires com o cartão, nomeadamente, compras, impostos, restaurantes, bilhetes, reservas de hotel, aviões, etc.

Porque recuperas ~3,5% em tudo o que compras ao longo do mês, em cada 100€ são ~3,5€ no bolso, ao longo do tempo consegues uma poupança assinalável :)

elkefro

2 - Em 5 de julho paguei 50% do saldo do periodo de 15 de maio a 15 de junho, ficando os restantes 50% para pagar em 5 de agosto + os juros.

No periodo de 15 de junho a 15 de julho não comprei nada com o cartão. Posso agora pagar a totalidade do saldo do cartão, ou seja o valor que ficou do periodo de 15 de maio a 15 de junho mais os juros que me debitaram?

Não, vais sempre pagar 50% do saldo em divida, como não fez compras no mês anterior vai pagar metade do que pagou a 5 de Julho.

Cumps,

Guest vitor costa

Também tenho este cartão, mas com um plafond baixo.

Já alguém experimentou transferir dinheiro da conta á ordem para o cartão?

Teria vantagem nisto ? (aumentar o plafond e depois receber cashback)

(claro com a desvantagem de esse dinehiro ficar preso..

Guest Armando Gonçalves

Uma questão, não sei se já abordada aqui...... há algum interesse (contagem de juros) de fazer o pagamento (50%) antes da data indicada no extracto? Exemplo: Recebi o primeiro extracto com a indicação de que iriam debitar em 04/09/2012 - 50% da dívida. É melhor fazer o pagamento imediato através do multibanco desses 50% ou é irrelevante para a contagem dos juros?

elkefro

Penso que é irrelevante. Por acaso tenho pago quase sempre antes do dia 5, mas nunca vi essa questão dos juros.

No entanto, se o pagamento é de 50%, penso que os juros reportam-se sempre aos 50% que não pagamos, pelo que a data de pagamento é irrelevante, penso eu de que :)

Guest vitor costa

Acabei de receber um extracto.

Mas não sei se vou ter vantagem nisso, vou aguardar as contas.

Mas resumidamente aconteceu isto:

Plafond normal 3000 euros

Durante este periodo gastei 2600 euros.

Creditei por transferencia da conta á ordem 800 euros 

(durante este extracto o plafond geral chegou a ser de 3800 em vez dos 3000 habituais)

Neste extracto tinha em débito do mês passado (800 euros) equivalente a 50% (do extracto anterior)

Então agora aparece-me esta conta.

Juros a pagar: 0  (o credito compensou o débito do mês passado)

Valor a pagar : 1300 euros.

Pelo menos aparentemente consegui aumentar o plafond, e não pagar juros, agora ainda não percebi se vou recebr o cashback equivalente.

julgo não ter quebrado nenhuma regra do cashback, uma vez que vou pagar na mesma 50% da divida.

Não sei é se o facto de ter creditado dinheiro na conta cartão vai penalizar nalguma coisa, ou se são só vantagens...

protasio

Reparaste se recebeste o desconto após teres aumentado o plafond pagando mais do que o que tinhas a pagar?

Ou alguem que tenha feito essa experiência?

J. Silva

Olá a todos, vou desenterrar este tópico pois aderi a este cartão.

Depois de ter "googlado", tive acesso a vários foruns onde esta questão já foi discutida. No entanto, já passou algum tempo. Pelo que me apercebi após ter lido as condições do cartão no site do Santander, a única e não despicienda alteração é a seguinte:"Em alternativa, poderá também pagar 75% ou 100% do saldo mensal em dívida. Contudo, não receberá o desconto de 5% no período de extracto mensal abrangido por uma destas modalidades de pagamento." Ora, não virá esta alteração baralhar todas as contas já feitas sobre este cartão ? Aguardo os vossos esclarecimentos.

Obrigado,

J. Silva

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa