Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• lastggg

Procedimento alfandegário

Recommended Posts

lastggg

Vou apresentar um pequeno caso demonstrativo da duvida que tenho.

Possuo uma pequena empresa e exporadicamente importo produtos fora da zona euro.

Ora o caso é o seguinte, comprei um artigo proveniente dos EUA no valor de 56 euros.

O mesmo foi-me entregue via transportadora não tendo parado na alfandega.

O que devo fazer neste caso? Estou em falta com a alfandega? Alguem me sabe indicar o procedimento legal e correcto?

Cumprimentos a todos

ruicarlov

Se não parou, não parou. Nem tudo o que é comprado fora da UE fica retido na alfândega. O que é retido temos de desalfandegar, pagando as taxas necessárias. Se já recebeu não tem de fazer nada.

Pedro Pais

Se não parou, não parou. Nem tudo o que é comprado fora da UE fica retido na alfândega. O que é retido temos de desalfandegar, pagando as taxas necessárias. Se já recebeu não tem de fazer nada.

Isso não é bem verdade. As importações de bens estão sujeitas a IVA, embora seja um regime algo complexo. O facto de não ter sido tributado na alfândega é um pormenor.

ruicarlov

Pois, não sei as regras todas porque se rege a alfândega. Nem todas as encomendas são verificadas, dentro das que são verificadas nem todas são retidas. E mesmo dentro das retidas nem todas se tem de pagar IVA. Já por duas vezes tive parcelas retidas na alfândega (valores de 30-40€), pediram-me documentos para o desalfandegamento, mas nunca tive de pagar nada. Outras pessoas sim. Ás vezes o melhor é não tentar entender, senão damos em doidos....

pauloaguia

O facto de ter sido entregue diretamente em casa também não quer dizer que não se tenha pago impostos e desalfandegamento - lembro-me de ter feito uma compra na Amazon em que me foram logo cobrados à cabeça todos esses valores. Inclusive, pedia-me para assinalar uma opção em que autorizava um terceiro a fazer o desalfandegamento se fosse necessário - e assim a encomenda veio diretamente para casa sem qualquer comunicação adicional. Mas no recibo consta que foi pago o imposto... (mas suponho que se fosse o caso do lastggg que ele saberia :))

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa