Ir para o conteúdo
PDF

legislação sobre trocos em estabelecimentos comerciais

Recommended Posts

PDF

Boas!

Alguém me sabe dizer qual é a legislação portuguesa aplicável na questão dos trocos em estabelecimentos comerciais (ex: supermercados, cafés, comércio local, etc.)?

Ou seja, que legislação refere até que limite (se existe) o comerciante é obrigado a dar troco?

Por exemplo: é obrigado a aceitar uma nota de 200€ ou 500€ para pagar, por exemplo, 12.50€ ?

Há tempos ligo algo que só era obrigado a ter troco para a nota "inteira" seguinte à mais próxima do valor em causa.

Por exemplo, para os 12.50€, a nota inteira seguinte é a de 20€, o comerciante só será obrigado a aceitar uma nota de 50€, e já não seria a de 100€ (acho que me consegui explicar...)

Alguém tem mais informações que possa dar?

Eu precisava mesmo era de referências documentais concretas (legislação, documentos do Banco de Portugal, etc.).

Obrigado!

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Que eu saiba não existe nenhuma legislação com essa restrição em particular.

O que existe é o direito a recusar pagamentos feitos com mais de 50 moedas.

Mas podem encontrar toda a legislação sobre o assunto, assim como a resposta a algumas perguntas frequentes (incluindo esta), no Portal do Cliente Bancário: http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/NotaseMoedas/Paginas/default.aspx

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa