Ir para o conteúdo
eventb

Investimento €10K no BIG (fundos) - pedido de opinião

Recommended Posts

eventb

Bom dia,

Antes de mais algum background. Neste momento o meu portfolio (noutro banco) ja inclui alguns fundos (ESAF), nomeadamente e por ordem de valor:

- Rendimento Plus (~€20K)

- Obrigacoes Europa (~€15K)

- Tesouraria Activa

- Acoes Portugal

- Liquidez

Tambem tenho algumas obrigacoes (e.g., BES senior, PT, FCP), e algumas poucas acoes. 

Agora tenho ~€10K que gostaria de investir no BIG. Seria pensado como investimento de medio/longo prazo (5-10 anos), e gostaria de diversificar relativamente ao que ja tenho. Fundos/ETFs de Acoes sao uma possibilidade, mas dado o quao elevado o mercado esta gostaria de uma estrategia algo defensiva. Fundos/ETFs de obrigacoes, preferia que nao fossem focados no mercado Europeu. 

Possibilidades que considerei:

* Franklin Strategic Income (Fundo de Obrigacoes)

http://quotes.morningstar.com/stock/FRSTX/s?t=FRSTX

* Franklin Mutual Global Discovery (Fundo de Acoes com estrategia defensiva)

http://quotes.morningstar.com/fund/tedix/f?t=TEDIX

ou

* BIG Link - defensivo e/ou equilibrado.

O Big Link e' interessante pela parte fiscal. Mas nao fiquei impressionado com o tombo que levou em 2008 e lenta recuperacao. O ser dificil de seguir/analisar o desempenho tambem me desagrada.

Opinioes, sugestoes, acerca destas ou outras possibilidades?

Muito obrigado pela atencao.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Se o objectivo é fazer fundos pode os fazer onde já tem os outros, não faz sentido ter fundos em vários bancos  :) , se o objectivo for alguma aplicação como o BiG Link aí já é outra história.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
macase

No Big Link, só me preocupo com o quanto tenho a mais sobre o que inicialmente investi. E para isso recebo trimestralmente o extrato do investimento. Eu nem tão pouco sei quais os fundos que compõem a carteira, é o "deixa-andar" e não tenho de "partir a cabeça" ou deixar de dormir com as oscilações dos mercados.

O melhor mesmo, é solicitar ao gestor de conta do Big, qual o tipo de investimento mais adequado aos seus objectivos.

O Big Link não é infalível, como qualquer outro investimento de risco, altos e baixos todos têm. Agora, que é potencialmente rentável, adequado para o médio-longo prazo, com benefícios fiscais, e como se fosse feito para ser investido por uma criança de 10 anos, isso sim, é verdade. :angel:

Tenho investimentos de fundos e outros produtos aplicados noutro banco, que juntos não chegam a metade da rentabilidade/benefício e facilidade do Big Link.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
eventb

Já agora, no big link são permitidos reforços? E se sim como é que reforços afetam fiscalidade?

Quanto a resultados, para mim os vencedores são obrigações europa e rendimento plus. Mas queria diversificar.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
eventb

Se o objectivo é fazer fundos pode os fazer onde já tem os outros, não faz sentido ter fundos em vários bancos  :) , se o objectivo for alguma aplicação como o BiG Link aí já é outra história.

Os meus fundos atuais são no novo banco, na altura BES. Por isso só tenho acesso a ESAF.

A ESAF tem fundos muito bons. Aqueles que referi já ter. Mas por exemplo, ações América e Europa, os resultados são fracos.

Abri conta no big a pensar em ETFs de índice, mas daí para cá desisti da ideia. Os custos parecem elevados e o mercado muito sobrevalorizado.

Mas têm muitos fundos interessantes.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
eventb

No Big Link, só me preocupo com o quanto tenho a mais sobre o que inicialmente investi. E para isso recebo trimestralmente o extrato do investimento. Eu nem tão pouco sei quais os fundos que compõem a carteira, é o "deixa-andar" e não tenho de "partir a cabeça" ou deixar de dormir com as oscilações dos mercados.

O melhor mesmo, é solicitar ao gestor de conta do Big, qual o tipo de investimento mais adequado aos seus objectivos.

O Big Link não é infalível, como qualquer outro investimento de risco, altos e baixos todos têm. Agora, que é potencialmente rentável, adequado para o médio-longo prazo, com benefícios fiscais, e como se fosse feito para ser investido por uma criança de 10 anos, isso sim, é verdade. :angel:

Tenho investimentos de fundos e outros produtos aplicados noutro banco, que juntos não chegam a metade da rentabilidade/benefício e facilidade do Big Link.

Já agora, qual ou quais tens? Defensivo, equilibrado, ou o outro mais agressivo? E fazes reforços e, cai tenhas mais que um, rebalanceamento?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Os meus fundos atuais são no novo banco, na altura BES. Por isso só tenho acesso a ESAF.

A ESAF tem fundos muito bons. Aqueles que referi já ter. Mas por exemplo, ações América e Europa, os resultados são fracos.

Abri conta no big a pensar em ETFs de índice, mas daí para cá desisti da ideia. Os custos parecem elevados e o mercado muito sobrevalorizado.

Mas têm muitos fundos interessantes.

Ok não tenha entendido que eram fundos no Novo Banco, pensei que fosse el agum Activo Banco ou Best.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
navyseal

Investe os 10k no BIG Link Equilibrado é o que faz mais sentido pois no defensivo terás uma maior cobertura de obrigações, como já tens um pouco de obrigações e acções, o que faz mais sentido é ires para o Equilibrado.

Quanto ao tombo de 2008, convém lembrar que ele caiu porque os mercados cairam, foi o culminar da crise mundial sendo que muitos países ainda estão a recuparar dos estragos financeiros.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
macase

Já agora, qual ou quais tens? Defensivo, equilibrado, ou o outro mais agressivo? E fazes reforços e, cai tenhas mais que um, rebalanceamento?

Tenho o Equilibrado. Na altura perguntei ao gestor de conta se achava melhor distribuir o capital pelos 3, e foi-me dito que não valia a pena, uma vez que os 3 tinham muitos activos em comum e que os restantes diferenciavam-se pelas percentagens alocadas, quer fossem obrigações ou acções. Pretendo reforçar até ao final do ano no mesmo (Equilibrado), porque afinal, no meio é que está a virtude. :angel:

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa