Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• nandosilva

IRS - Fecho de empresa (onde/como declarar?)

Recommended Posts

nandosilva

Bom dia,

Pedia ajuda a quem tenha algum conhecimento sobre IRS e fecho de uma empresa.

A minha mulher abriu uma empresa em 2003, juntamente com uma sócia. Cada uma entrou com metade do capital social da empresa (2500 €/cada sócia).

Neste ano vão fechar a empresa e no final do processo irá sobrar algum dinheiro "caixa". Esse dinheiro "sobrante" será entregue aos sócios, na devida proporção (neste caso 50%/50%). Em princípio o dinheiro sobrante será ligeiramente inferior ao capital social inicial, não havendo nenhuma mais-valia.

Pelo que sei, haverá tributação de 28%, caso haja uma mais-valia (o que não deve ser caso). A minha dúvida é como é que na próxima declaração do IRS irei declarar estas "movimentações"? Faço como se se tratasse de ações (Anexo G), sendo o dinheiro "sobrante" o correspondente a uma venda e o capital investido inicialmente no capital social o valor da compra?

Ou isto é declarado de outra forma (em outro anexo)?

Mesmo não havendo mais-valia, será sempre obrigatório declarar esta situação?

Agradeço desde já ajuda de quem possa saber sobre este assunto.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa