Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Herança de tia solteira sem filhos, sem testamento

Visitante Antonio Almeida

Recommended Posts

há 4 horas, Wakka disse:

Mesmo tendo esses irmãos morrido antes da tia? Vou ter uma situação muito semelhante no futuro, sinceramente não sabia que funcionava assim quando os herdeiros morriam antes da pessoa que deixou a herança.

Sim. O que aqui está em jogo é o direito de representação. Se na altura da herança o herdeiro já faleceu, os herdeiros dessa pessoa exercem o direito de representação do ascendente.

Citação

Artigo 2039.º

(Noção)

Dá-se a representação sucessória, quando a lei chama os descendentes de um herdeiro ou legatário a ocupar a posição daquele que não pôde ou não quis aceitar a herança ou o legado.

Artigo 2044.º

(Partilha)

1. Havendo representação, cabe a cada estirpe aquilo em que sucederia o ascendente respectivo.
    2. Do mesmo modo se procederá para o efeito da subdivisão, quando a estirpe compreenda vários ramos.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    • 2 months later...

Boas a todos,

Tenho uma situaçao semelhante, para a qual a minha tia pediu-me para investigar (lamento desde ja a falta de acentos e outros, o meu teclado nao o permite).

A minha tia é viuva. O falecido esposo, meu tio, tinha descendencia de um casamento anterior.

A minha tia tem 3 irmaos directos e 6 sobrinhos (do seu lado e nao do lado do meu tio). A sua intençao é legar a totalidade do seu patrimonio (dinheiro e casa) a apenas 3 dos sobrinhos e pretende redigir o seu testamento com este intuito.

As questoes sao (tendo em conta o testamento que nomeia apenas 3 sobrinhos):

Os filhos do meu tio falecido têm direitos sob parte da herança?

Os irmaos directos têm direitos sob parte da herança?

Os restantes 3 sobrinhos, excluidos do testamento, têm direitos sob parte da herança?

Qual a fasquia (se existente) recuperada/taxada pelo estado aos sobrinhos (exemplo em frança, que nao reconhece os sobrinhos como herdeiros legitimos essa taxa é de 55%)?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    • 1 month later...

Olá a todos,

Tenho aqui um caso que não mesmo analisando o código civil e várias jurisprudência não consegui achar resposta.

Senhora viuva sem filhos, pais, irmãos ou tios faleceu. Os unicos familiares mais próximos são 2 primeiros direitos e 1 sobrinho por afinidade.

Como seria divida a herança? Algum artigo que possam acrescentar para suportar a resposta?

Muito obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...
    • 3 months later...
    Visitante JKMVASC
    A 10/10/2019 às 16:45, Visitante BF2 disse:

Boa tarde.

No caso de de haver um casal sem filhos, e que a mulher do casal não tenha irmãos nem pais, só o homem do casal é que tem um irmão, como é que se processa caso faleça ele primeiro e depois ela quem são os herdeiros?

Boa tarde

Fiquei com dúvida neste caso. 

Agradeço alguém que possa esclarecer. 

Obrigado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os irmãos não concorrem com o cônjuge. Logo se ele falecer primeiro a única herdeira é a mulher.

A mulher não tem herdeiros diretos, logo vai-se aos seus colaterais como tios e primos, até ao 4º grau. Havendo testamento será para quem ela quiser.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites