Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• hap17

Devo preencher IRS sendo emigrante?

Recommended Posts

hap17

Boa tarde,

Estou a viver e trabalhar na Noruega desde Setembro de 2012, mas nunca mudei a minha morada para a Noruega nem nunca informei as finanças de que não estou a viver mais no país. Nunca trabalhei em Portugal pois este foi o meu primeiro emprego. Em alguns anos (5, 10 ou 15) tenciono voltar para Portugal para viver e trabalhar.

Tenho umas questões que gostava de ver esclarecidas e talvez me possa esclarecer:

[list type=decimal]

[*]Nunca preenchi o IRS. Deveria de o ter feito mesmo estando a trabalhar e viver fora de Portugal, certo? Em caso afirmativo, há alguma coisa que posso fazer agora para resolver essa situação?

[*]No caso de preencher o IRS no próximo ano terei de declarar os rendimentos que tenho aqui na Noruega, certo? Acontece que o meu salário já é taxado aqui, nesse caso o meu salário iria ser taxado em Portugal também? Como funciona a taxação nestes casos?

[*]Se continuar sem declarar os meus rendimentos no estrangeiro (estou a pagar imposto na Noruega) poderei ter problemas quando voltar para Portugal?

[*]Devo mudar a minha morada ou informar as finanças?

Alguém me pode esclarecer estas questões ou encaminhar-me para algum sítio onde estas estejam respondidas?

Obrigado

pauloaguia
    Estou a viver e trabalhar na Noruega desde Setembro de 2012, mas nunca mudei a minha morada para a Noruega nem nunca informei as finanças de que não estou a viver mais no país. Nunca trabalhei em Portugal pois este foi o meu primeiro emprego. Em alguns anos (5, 10 ou 15) tenciono voltar para Portugal para viver e trabalhar.

Tenho umas questões que gostava de ver esclarecidas e talvez me possa esclarecer:

[list type=decimal]

[*]Nunca preenchi o IRS. Deveria de o ter feito mesmo estando a trabalhar e viver fora de Portugal, certo? Em caso afirmativo, há alguma coisa que posso fazer agora para resolver essa situação?

Em 2013 devias ter metido a declaração referente a 2012 - uma vez que passaste mais de metade do ano em Portugal és considerado residente e és tributado mesmo sobre os rendimentos obtidos no estrangeiro.

Desde então, uma vez que passas mais de metade do ano fora de Portugal, és considerado não residente e só tens de meter a declaração de IRS sobre os rendimentos obtidos cá - não os tendo, não tens de meter a declaração.

Relativamente à declaração que devias ter metido o ano passado podes fazê-lo agora. naturalmente pagarás uma multa por o estar a fazer fora do prazo e há uma série de benefícios que perdes por esse motivo (não sei se irias tirar partido de algum, no entanto). Também terás de pagar juros sobre o imposto apurado que serão tanto maiores quanto maior o atraso na entrega da declaração.

Podes deixar andar a ver se passa - se o fisco não te disser nada em 5 anos, a dívida prescreve.

• No caso de preencher o IRS no próximo ano terei de declarar os rendimentos que tenho aqui na Noruega, certo? Acontece que o meu salário já é taxado aqui, nesse caso o meu salário iria ser taxado em Portugal também? Como funciona a taxação nestes casos?
    Como disse no ponto anterior, passando mais de metade do ano fora do país, és considerado não residente para efeitos fiscais, e só são tributados os rendimentos obtidos cá.
    Mas mesmo que os declarasses (como devias ter feito relativamente a 2012) deves incluir na declaração o imposto pago na Noruega que seria depois tido em consideração no cálculo do imposto cá.

• Se continuar sem declarar os meus rendimentos no estrangeiro (estou a pagar imposto na Noruega) poderei ter problemas quando voltar para Portugal?

Com exceção do que diz respeito a 2012 não.

• Devo mudar a minha morada ou informar as finanças?

Eu acho que é sempre menos uma fonte de chatices se o fizeres - aí não restam dúvidas que és não residente.

Alguém me pode esclarecer estas questões ou encaminhar-me para algum sítio onde estas estejam respondidas?
    Isso está tudo respondido no Código do IRS, disponível no portal das Finanças, na secção de Informação Fiscal.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa