Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • CFinanceiro

    Portugueses vão pagar mais 320 milhões em impostos em 2010

    Recommended Posts

    CFinanceiro

    Portugueses vão pagar mais 320 milhões em impostos em 2010

    2009/02/13  08:51Redacção /  SPPAAAA

    Carga fiscal terá o valor mais baixo em 2009, ano em que ocorrem três actos eleitorais

    O Governo prometeu à Comissão Europeia aumentar os impostos em 2010 e 2011.

    A decomposição da receita fiscal, prevista no Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) aprovado no final de Janeiro no Parlamento e já entregue em Bruxelas, deixa claro que os impostos directos e indirectos vão aumentar nos próximos dois anos, avança o «Correio da Manhã».

    Depois do alívio aplicado em 2009, a carga fiscal aumentará 0,3 pontos percentuais nos próximos dois anos. E, caso o PIB seja próximo dos 160 mil milhões de euros por ano, os portugueses pagarão mais 320 milhões de euros em impostos, em 2010.

    As perspectivas orçamentais para as administrações públicas até 2011, previstas no PEC, mostram que os impostos directos, como o IRS e o IRC, descem de 9,8 por cento do PIB, em 2009, para 9,6 por cento, em 2010, mas sobem para 9,7 por cento do PIB no ano seguinte, quando o Governo prevê um crescimento económico de 1,3 por cento.

    Já os impostos indirectos, como o IVA e o ISP, terão uma evolução contrária: em 2010, apesar do impacto da crise económico-financeira estar longe do fim, aumentam para 15 por cento do PIB, contra 14,8 por cento em 2009, e, no ano seguinte, mantêm o mesmo peso no PIB.

    Com este aumento dos impostos, a carga fiscal, que em 2007 era de 36,5 por cento do PIB, aumentará de 35 por cento do PIB, em 2009, para 35,2 por cento, no próximo ano, e 35,3 por cento, em 2011. De 2007 a 2011, a carga fiscal terá o valor mais baixo em 2009, ano em que ocorrem três actos eleitorais.

    in "Agência Financeira"

    Isto está bonito :-X

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    O título tem um valor absoluto. O resto da notícia está quase tudo em percentagem do PIB.

    Não digo que os valores estejam incorrectos mas... porque é que não hão de dar os dados para fazermos as contas por nós próprios? É que se o PIB descer, o facto de os impostos representarem uma parcela maior do PIB não quer dizer que não desçam na mesma...

    Não encontras mais notícias sobre isto que estejam melhor escritas? Só para tirar a teima... é que desde que vi artigos a dizer que os preços estavam a descer porque a inflação desceu de 3% para 2% já estou por tudo :P

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Ze de Fare

    Se não quisermos continuar a pagar mais teremos de votar num governo que coloque 200 mil funcionários públicos no olho da rua. Como ninguém quer assumir isso, o aumento de impostos vai prosseguir. É o preço da nossa estupidez :D

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa