Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
liz

Juros descem e bancos sobem o spread

Recommended Posts

liz

Olá a todos!

Contraí um crédito à habitação com a CGD em Setembro de 2008, por um prazo de 15 anos e com um spread de 0.4. Com as amortizações extraordinárias que tenho feito consegui reduzir o prazo para 11 anos e preparava-me agora para baixar para os 10. Acontece que no banco me disseram que se o fizesse o meu spread iria subir para 1%!!! No contrato da escritura, as alterações de prazo estão previstas e essa cláusula não prevê uma revisão do spread. Relativamente a este, o contrato apenas menciona o valor de 0.4 e que, no caso de deixar de subscrever um dos produtos bancários que tinmha aquando da escritura, ele sobe. A minha pergunta é se é legal eles alterarem o spread quando tal não está previsto no contrato?

O que vou fazer agora é pedir uma simulação noutro banco...

Conclusão: Os juros até podem cair e muito, mas os bancos nunca ficam a perder!

Obrigada desde já.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante nfnf

segundo o teu contrato, o spread mantem-se para um conjunto de condiçoes.

Mas o que tu queres fazer é alterar a natureza do contrato(mudar o numero de anos), assim eles podem tentar incluir ou alterar clausulas...

Parece-me justo do ponto de vista do banco, visto que ira ganhar menos contigo ao longo do tempo.

NF

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
hsfarao

liz,

Isso suponho que te foi dito ao balcão. Se assim foi entra em contacto com o banco através do homebanking e questiona-los sobre quais as consequências desse teu procedimento.

Provavelmente vais ter uma surpresa.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
liz

hsfarao, isto foi-me dito pela minha gestora de conta. Suponho que a surpresa a que te estavas a referir não era particularmente boa certo?

nfnf, tens razão quando referes que se trata de uma alteração contratual, mas essa mesma alteração está prevista no contrato...

Obrigada pelas vossas respostas

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
hsfarao

hsfarao, isto foi-me dito pela minha gestora de conta. Suponho que a surpresa a que te estavas a referir não era particularmente boa certo?

Antes pelo contrário. Abre uma folha do Word, fica 2 minutos a olhar para ela e depois começa a escrever, questionando quais as consequências se procederes a essa alteração e depois envia pelo HomeBanking.

Escreve como se nunca tivesses perguntado nada à tua gestora de conta.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

No contrato da escritura, as alterações de prazo estão previstas e essa cláusula não prevê uma revisão do spread. Relativamente a este, o contrato apenas menciona o valor de 0.4 e que, no caso de deixar de subscrever um dos produtos bancários que tinmha aquando da escritura, ele sobe.

Em princípio estou tentado a concordar contigo mas o que diz essa clásula sobre alterações do prazo?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
liz

Paulo, a cláusula diz o seguinte:

"No caso de virem a ser alterados o regime de amortização, o prazo de duração do empréstimo ou a taxa de juro, e no caso da parte devedora proceder antecipadamente ao reembolso parcial do empréstimo, a credora fará novo cálculo das prestações a pagar, cujo montante comunicará à parte devedora."

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
C.Magalhães

Paulo, a cláusula diz o seguinte:

"No caso de virem a ser alterados o regime de amortização, o prazo de duração do empréstimo ou a taxa de juro, e no caso da parte devedora proceder antecipadamente ao reembolso parcial do empréstimo, a credora fará novo cálculo das prestações a pagar, cujo montante comunicará à parte devedora."

Não fala no spread.

Como não fala, não pode alterar o que está escrito.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CS

Exactamente.

O Banco fará novo cálculo das prestações a pagar, cujo montante comunicará à parte devedora.

O Spread não é para aqui chamado.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Tambem nao diz nada em contrario. Alias, essa clausula e´ relativamente obvia e acho que ate vem da lei...

Nao e´ feita qualquer referencia a como e´ decidida a mudança de prazo - da mesma forma que o banco nao o poderia fazer unilateralmente, o cliente tambem nao pode, tem que ser por acordo entre as duas partes. Para chegar a esse acordo, pode haver lugar a uma renegociaçao...

O pior que te pode acontecer e´ o banco nao aceitar contratualizar a reduçao de prazo. Nao deixas de poder fazer amortizaçoes antecipadas por causa disso e pagar nos 10 anos `a mesma... E, no limite, podes sempre sondar outros bancos a ver se te aceitam o negocio nos termos que tu queres...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa