Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Dsilva

Penhora / Pensão de alimentos

Recommended Posts

Guest Dsilva

Boa tarde,

A minha situação é a seguinte: o meu ex-marido tem um filho de outra relação e paga pensão de alimentos. Eu tenho um crédito habitação em comum com ele, que foi contraído durante o casamento; estipulámos que no divórcio, eu ficaria com a casa. O Banco ainda não deu resposta sobre aprovarem ou não a saída do nome dele do empréstimo, por isso ainda não sei se ficarei com a dívida apenas em meu nome ou se continuará no nome dos 2... Mas suponhamos que o Banco não autoriza a saída do nome dele... Se ele deixar de pagar pensão de alimentos e não for possível penhorar-lhe o ordenado nem bens em nome dele, é possível penhorarem-me a casa, ou o MEU ordenado, uma vez que tenho a casa em comum com ele?

Peço desculpa se já houver outro tópico sobre este assunto, mas não encontrei.

Obrigada.

pauloaguia

Podem penhorar a parte dele da casa podem.

Não podem penhorar a tua parte por dívidas dele visto que já estão divorciados. A menos que essas dívidas sejam dos dois por terem sido contraídas enquanto estavam casados (caso do empréstimo da casa provavelmente).

Guest Camilo

Olá Boa tarde,

Tenho uma penhora no ordenado para fazer face á prestação de alimentos que por motivos de desmprego fui obrigado a deixar de pagar. Tendo um vencimento de 570€ iliquido, qual é o máximo que me pode ser retirado do vencimento? É legal retirar a totalidade da prestação que neste caso são 150€?

Grato pela atenção

pauloaguia
    Tenho uma penhora no ordenado para fazer face á prestação de alimentos que por motivos de desmprego fui obrigado a deixar de pagar. Tendo um vencimento de 570€ iliquido, qual é o máximo que me pode ser retirado do vencimento? É legal retirar a totalidade da prestação que neste caso são 150€?

O ordenado mínimo (depois de descontada a TSU) é impenhorável.

Sugiro que calcules o teu caso concreto com a ajuda da calculadora de penhoras - http://www.solicitador.org/DJL/Formularios/CalculodePenhoraDeSalarios.html - e depois, se for caso disso, avisar a tua entidade patronal e/ou o agente de execução relativamente ao montante que pode ou não ser penhorado...

Guest sandragoncalves

Bom dia

Peço desculpa intrometer-me mas é o seguinte a site mencionado por voce para ajudar a calcular o valor da penhora deve estar desactualizado visto que depois dos calculos efectuados  o valor do vencimento nunca é um salário minimo(485€) levo 2 meses a receber unicamente 466€, já contactei o agente de execução mas não obtenho qualquer tipo de esclarecimento, solicitei o pagamento de 1/6 do valor e ate agora nada, o  que sei neste momento é que cada mês so entra 466€ e pelo que tenho lido deveria receber os 485€ estou correcta?

pauloaguia
    Peço desculpa intrometer-me mas é o seguinte a site mencionado por voce para ajudar a calcular o valor da penhora deve estar desactualizado visto que depois dos calculos efectuados  o valor do vencimento nunca é um salário minimo(485€) levo 2 meses a receber unicamente 466€, já contactei o agente de execução mas não obtenho qualquer tipo de esclarecimento, solicitei o pagamento de 1/6 do valor e ate agora nada, o  que sei neste momento é que cada mês so entra 466€ e pelo que tenho lido deveria receber os 485€ estou correcta?

O salário mínimo nacional é de 485€, sim. Mas a TSU (11%) reduz esse valor para os 432,65€ - este é que é o montante impenhorável, dado que é o um trabalhador que receba o salário mínimo efetivamente recebe.

Isso está explicado no link referido, na resposta à pergunta "como é que se calcula o valor a descontar?"

atlas

Atenção...

Foi aqui referido que o limite de impenhorabilidade seria o salário mínimo. De facto, esse é o regime regra. Mas há uma exceção, que é, precisamente, a penhora para pagamento de valores devidos a título de alimentos.

Nesse caso, o valor mínimo de impenhorabilidade desce para o valor do valor da pensão social do regime não contributivo, que neste momento é de €199,53.

É por isso que a resposta do pauloaguia está, em regra, certa, mas se estivermos a falar de penhoras relativas a pensão de alimentos (e só neste caso) há esta especialidade - o valor que não pode ser penhorado é de €199,53.

Guest nini23

Bom dia,

Peço desculpa pela intromissão mas relativamente à penhora de salário quando se trata de pensão de alimentos qual o decreto lei que indica que o valor a salvaguardar é de 199 € correspondente ao valor de pensão social de regime não contributivo?

Grata pela atenção

Atentamente,

atlas

Bom dia,

Peço desculpa pela intromissão mas relativamente à penhora de salário quando se trata de pensão de alimentos qual o decreto lei que indica que o valor a salvaguardar é de 199 € correspondente ao valor de pensão social de regime não contributivo?

Grata pela atenção

Atentamente,

Ex.ma Senhora,

Como referi noutro lugar deste forum,deixei de responder a "visitantes". Mas se a senhora se registar e vier aqui com um nick registado fazer a mesma pergunta, eu dar-lhe-ei a resposta.

Cumprimentos,

pauloaguia
    Como referi noutro lugar deste forum,deixei de responder a "visitantes". Mas se a senhora se registar e vier aqui com um nick registado fazer a mesma pergunta, eu dar-lhe-ei a resposta.
    Pode não ter sido a resposta que ela pretendia mas não deixou de ser uma resposta ;)

Está tudo no mesmo artigo do Código do Processo Civil:
      Artigo 738.º

Bens parcialmente penhoráveis

1 - São impenhoráveis dois terços da parte líquida dos vencimentos, salários, prestações periódicas pagas a título de aposentação ou de qualquer outra regalia social, seguro, indemnização por acidente, renda vitalícia, ou prestações de qualquer natureza que assegurem a subsistência do executado.

2 - Para efeitos de apuramento da parte líquida das prestações referidas no número anterior, apenas são considerados os descontos legalmente obrigatórios.

3 - A impenhorabilidade prescrita no n.º 1 tem como limite máximo o montante equivalente a três salários mínimos nacionais à data de cada apreensão e como limite mínimo, quando o executado não tenha outro rendimento, o montante equivalente a um salário mínimo nacional.

4 - O disposto nos números anteriores não se aplica quando o crédito exequendo for de alimentos, caso em que é impenhorável a quantia equivalente à totalidade da pensão social do regime não contributivo.

5 - Na penhora de dinheiro ou de saldo bancário, é impenhorável o valor global correspondente ao salário mínimo nacional ou, tratando-se de obrigação de alimentos, o previsto no número anterior.

6 - Ponderados o montante e a natureza do crédito exequendo, bem como as necessidades do executado e do seu agregado familiar, pode o juiz, excecionalmente e a requerimento do executado, reduzir, por período que considere razoável, a parte penhorável dos rendimentos e mesmo, por período não superior a um ano, isentá-los de penhora.

7 - Não são cumuláveis as impenhorabilidades previstas nos n.os 1 e 5.

Guest LuciaDias

Boa tarde,

o pai do meu filho tem uma dívida de pensão de alimentos (correspondente ao ano passado, cujo pagamento foi decretado pelo tribunal, embora este ano a pensão se encontre em dia). a questão é: ele não trabalha (oficialmente) a única fonte de rendimento é um imóvel que ele possui e que se encontra arrendado. Podem executar a dívida através deste rendimento?

A outra questão é: tenho advogado com procuração estritamente para tratar deste caso, mas quero desistir e procurar um advogado oficioso, como devo fazer? Obrigado.

pauloaguia
    o pai do meu filho tem uma dívida de pensão de alimentos (correspondente ao ano passado, cujo pagamento foi decretado pelo tribunal, embora este ano a pensão se encontre em dia). a questão é: ele não trabalha (oficialmente) a única fonte de rendimento é um imóvel que ele possui e que se encontra arrendado. Podem executar a dívida através deste rendimento?
    A julgar por testemunhos que já passaram aqui pelo fórum, a renda pode ser penhorada sim - o inquilino é notificado pelo executor de penhoras que lhe deve passar a entregar (parte d)a renda.
    A outra questão é: tenho advogado com procuração estritamente para tratar deste caso, mas quero desistir e procurar um advogado oficioso, como devo fazer?
    Que tal ligar ao advogado e dizer "Vou dispensar os seus serviços"? Não se esquecendo de pagar, claro ;)

Seja como for, convém primeiro confirmar junto da SS que tem direito ao advogado oficioso... senão vai ser o cabo dos trabalhos convencer o outro a voltar a trabalhar no caso...

Bruno Ferreira

Boa noite.

O problema é o seguinte. O meu pai fez uma doação a mim e ao meu irmão à cerca de 3 anos. Descobri a cerca de 3 meses que ele tem um incumprimento na pensão de alimentos para com a filha. Ele mora fora do país e o único bem que tem é a casa onde moro. O que poderá acontecer se a penhora avançar?

Obrigado

Guest Jorge Quelhas (visitante)

Bom dia. Gostaria de saber uma questão. Eu estou a pagar do meu ordenado 50€ por mês de uma penhora de divida de rendas de uma casa, este foi um acordo feito com a advogada da minha ex senhoria. Eu estive uns anos desempregado e sou divorciado, e no tempo que estive desempregado não podia pagar a pensão de alimentos da minha filha , quem o estava a fazer era o Fundo de garantia de alimentos. Mas hoje trabalho e tenho um ordenado de 505€. O tribunal mandou que a minha entidade patronal me começa-se a descontar 50€ para a pensão da minha filha. Será que me podem fazer isto visto que estou a pagar desse mesmo ordenado aquela penhora?

BlueSara

@ Jorge Quelhas, as pensões de alimentos têm prevalência sobre as penhoras. O valor que lhe estão a exigir é determinado em Tribunal.

• Upvote 1

Guest Membira (visitante)

Boa noite, tenho o meu ordenado uma penhora no valor de 150.37€ sendo que o meu ordenado tem um valor de 449.45€, agora quando recebi o subsidio de féria verifico que recebo 299.08€, que é o valor que recebo mensalmente, pedi informação á entidade petornal o porque, ao qual não consegui uma resposta, aqui a minha questão é: É legal penhorarem-me o sub. de natal quando já tenho o ordenado penhorado? Aguardo resposta

pauloaguia

Boa noite, tenho o meu ordenado uma penhora no valor de 150.37€ sendo que o meu ordenado tem um valor de 449.45€, agora quando recebi o subsidio de féria verifico que recebo 299.08€, que é o valor que recebo mensalmente, pedi informação á entidade petornal o porque, ao qual não consegui uma resposta, aqui a minha questão é: É legal penhorarem-me o sub. de natal quando já tenho o ordenado penhorado? Aguardo resposta

O subsídio de Natal e de Férias são parte integrante da remuneração e podem perfeitamente ser penhorados, sim. Aliás, muitas vezes até são os únicos a ser penhorados porque nesses meses o rendimento sobe acima do mínimo de impenhorabilidade...

Carlosmeleiro

Boa noite

A minha questão e a seguinte até ontem estava a receber o subsídio de desemprego que era de 800€  mas acabou agora vou receber o subsídio social de emprego que e  a volta de 350€  neste momento estava a

pagar uma pensão de alimentos de 200€ que não vou conseguir continuar a pagar  gostaria de saber o que posso  fazer 

pauloaguia

Boa noite

A minha questão e a seguinte até ontem estava a receber o subsídio de desemprego que era de 800€  mas acabou agora vou receber o subsídio social de emprego que e  a volta de 350€  neste momento estava a

pagar uma pensão de alimentos de 200€ que não vou conseguir continuar a pagar  gostaria de saber o que posso  fazer 

Como se alterou o teu nível de rendimentos diria que tens todos os fundamentos para pedir ao tribunal uma revisão do valor da pensão.

Se não puderes pagar a um advogado consulta a Segurança Social para saber se tens direito a um: http://www.seg-social.pt/protecao-juridica

Guest AnaMatos

Boa tarde,

O meu marido tem o ordenado penhorado por dividas a um fornecedor e neste recebe o equivalente ao ordenado minimo. Ele tem um filho de outro relacionamento, e a mae do filho acionou a pensão de alimentos ou seja vão passar a retirar-lhe mais 200€. No total irá receber à volta de 300€. A minha questão é pode ter a pensão de alimentos e a penhora de ordenado pelo fornecedor ao mesmo tempo? A pensão de alimentos não devia prevalecer sobre a penhora do ordenado? O que é possivel fazer, é impossivel nos dias de hoje viver com 300€. Obrigada.

pauloaguia
    há 9 minutos, Guest AnaMatos disse:

O meu marido tem o ordenado penhorado por dividas a um fornecedor e neste recebe o equivalente ao ordenado minimo. Ele tem um filho de outro relacionamento, e a mae do filho acionou a pensão de alimentos ou seja vão passar a retirar-lhe mais 200€. No total irá receber à volta de 300€. A minha questão é pode ter a pensão de alimentos e a penhora de ordenado pelo fornecedor ao mesmo tempo? A pensão de alimentos não devia prevalecer sobre a penhora do ordenado? O que é possivel fazer, é impossivel nos dias de hoje viver com 300€. Obrigada.

Se ele não tem hipótese de pagar, pode tentar pedir ao tribunal para rever o valor da pensão de alimentos... não é garantido, mas não perde nada em tentar...

Guest Lidia Carvalho

Boa tarde,

Desde há 10 anos e após o de divorcio, designei a empresa empregadora do pai do meu filho, a ser fiel depositaria da pensão de alimentos do mesmo. Esse depósito, e segundo o que ficou regulado na regulação do poder paternal, deveria acontecer sempre até ao dia 8 de cada mês.

Contudo, essa mesma empresa, ao longo destes anos continuamente não cumpre com a data limite de do pagamento da pensão, actuam com uma total displicência sobre o tema, obrigando-me diversas vezes a ter de ser eu a entrar em contacto para chamar a atenção pela falta.O que é que eu posso fazer, para controlar estes permanentes abusos e falta de respeito por parte da empresa em causa, para conseguir que no futuro tratem a pensao de alimentos do meu filho com mais respeito e seriedade.

Grata pela atenção,

Guest Avelino
    A 30/04/2014 at 17:01, pauloaguia disse:

O ordenado mínimo (depois de descontada a TSU) é impenhorável.

Sugiro que calcules o teu caso concreto com a ajuda da calculadora de penhoras - http://www.solicitador.org/DJL/Formularios/CalculodePenhoraDeSalarios.html - e depois, se for caso disso, avisar a tua entidade patronal e/ou o agente de execução relativamente ao montante que pode ou não ser penhorado...

Não é verdade. De acordo com o art.º 738.º, n.º 4 do Codigo de Processo Civil, quando o crédito provenha de alimentos, a impenhorabilidade apenas afecta a parte correspondente a pensão social do egime não contributovo, ou seja cerca de 200 euros

Guest claudio
    A 22/10/2015 às 12:33, BlueSara disse:

@ Jorge Quelhas, as pensões de alimentos têm prevalência sobre as penhoras. O valor que lhe estão a exigir é determinado em Tribunal.

Bom dia ,gostaria de  saber onde posso ler este artigo (lei) pois tenho de pagar pensão e tenho uma penhora,que penso deva parar com a pensão tendo em vista ganho pouco mais que o minimo,sem mais agradeço a informação

Guest PJA
    A 13/01/2018 às 14:07, Visitante claudio disse:

Bom dia ,gostaria de  saber onde posso ler este artigo (lei) pois tenho de pagar pensão e tenho uma penhora,que penso deva parar com a pensão tendo em vista ganho pouco mais que o minimo,sem mais agradeço a informação

Toda a legislação pode ser consultada no diário da República: https://dre.pt