Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• REEMBOLSO IRS 2014

Visitante Hugo Costa

Recommended Posts

Para meu espanto esta manha fiquei a saber que o referente ao reembolso do irs que aguardava a uns dias fui penhorado por terceiros.

É uma divida do ano 1999 do meu companheiro mas como fzemos irs em conjunto la ficamos sem ele.

Pergunto ao ser conjunto não deveriam ter penhorado só uma parte do valor?

Se querem ter os benefícios de meter o IRS em conjunto têm também que estar sujeitos aos "riscos".

Mesmo que fosse possível acho que era o cabo dos trabalhos perceber de quem era o reembolso. É que não é fácil perceber quanto do imposto pago é que corresponde aos rendimentos de quem. Acresce que as retenções na fonte provavelmente são diferentes e que o cálculo do imposto em separado daria diferente do cálculo efetuado em conjunto, e torna-se bem difícil definir a percentagem de responsabilidade que cada um tem nesse reembolso...

Mas se conseguires fazer essas contas, cobra-lhe a ele a diferença ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 271
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

27

• --------

13

• Jaymz

11

Se querem ter os benefícios de meter o IRS em conjunto têm também que estar sujeitos aos "riscos".

Mesmo que fosse possível acho que era o cabo dos trabalhos perceber de quem era o reembolso. É que não é fácil perceber quanto do imposto pago é que corresponde aos rendimentos de quem. Acresce que as retenções na fonte provavelmente são diferentes e que o cálculo do imposto em separado daria diferente do cálculo efetuado em conjunto, e torna-se bem difícil definir a percentagem de responsabilidade que cada um tem nesse reembolso...

Mas se conseguires fazer essas contas, cobra-lhe a ele a diferença ;)

Efetivamente podem penhorar o reembolso todo porque o Estado que é soberano acha que tambem usufruiu desse capital e portanto terá que pagar, ou seja á dívida também é sua uma vez que entregaram o IRS juntos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas malta.Fiz o meu IRS à mais de 1 mês (em Abril) e desde meios de Maio que me aparecia a informação de liquidado - Veja Mov. Financeiros. Hoje verifico que ontem fizeram uma atualização ao processo que não entendi muito bem. Manteve-se a informação de Liquidado - Veja Mov. Financeiros mas o valor provisório a receber subiu quase 1€. Fui verificar se existiam divergências e não existem. O que poderá ser este aumento no valor a receber? Juros, por estar à mais de 1 mês à espera? Obrigado.

Eu diria que sim... Dai que não perceba a "pressa" que há em receber (isto para aqueles que ainda recebem)!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Espero que alguns de vós já tenham recebido o reembolso, mas há atrasos mesmo. E as pessoas que atendem na linha... ainda se queixam dos atendimentos de operadoras...bancos ... mas o das finanças é de bradar aos céus...não sabem dar uma resposta, ou sim ou não.... ficam-se pelo nim...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Tiago Moreira

Eu introduzi o meu IRS a 01/04/2014 e a 03 já se encontrava certo, a 28 foi rejeitada a transferência bancaria e fui um dos 'felizardos' a ser emitido cheque. O que é certo é que hoje são 02/06/2014 e ainda não recebi o cheque e nem as finanças nem os CTT me conseguem esclarecer!!!!

Por parte das finanças foi-me indicado que terei que aguardar que o cheque caduque para que seja emitido um novo... quer isto dizer que no mínimo nem em Agosto terei o meu reembolso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ContribuinteLX

Esta foi a resposta dada pelos serviços!!! o limite não seria 31 Julho? ???

Nota: colocado pela internet durante mês Abril!

[font=]

O termo "liquidação" corresponde ao apuramento dos valores finais em IRS. A concretização desse resultado (pagamento ou reembolso) ocorrerá em momento diferente, cujo prazo termina em 31 de agosto.

Com os melhores cumprimentos

AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, eu sei que irão cumprir o prazo legal.

Não venham é depois com propaganda dizer que os reembolsos são feitos em 20 dias.

Mas este ano ninguém veio com essa dos 20 dias. Aliás, com tanta mudança que houve a nível fiscal no ano passado, só um louco anunciaria que os pagamentos seriam feitos em tempo recorde :P
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Ariana Artur

Boa tarde,

infelizmente connosco a situação está mesmo estranha.

Submeti a Declaração a 2 de Maio (2ª fase), foi dada como Certa a 10 de Maio, e desde então mais nada. Nadica de nada mesmo! Nenhum movimento mais se encontra em nenhum lado da nossa página pessoal das Finanças...

Seremos os únicos?...

Será por termos mais de 900€ para receber de reembolso?...

Tenho estado a ler os vossos comentários, e embora não haja reembolsos, noto que observam mudanças no estado da vossa declaração... Na nossa, nada...

Já enviei email na semana passada a questionar o motivo desta situação se verificar, e nem resposta tive...

Alguma sugestão?...

Cumprimentos,

Ariana

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu meti a minha declaração no dia 7 de Maio. Foi dada como certa uns dias depois.

Entretanto vejo agora ao Consultar -> Declarações -> IRS que já está dada como liquidada (não sei quando aconteceu, não recebi um mail a avisar).

Se for pelos movimentos financeiros, ao pedir para Ver Detalhes encontro lá a Nota de Cobrança e com o valor (provisório). Mas o resto dos registos na página principal dos movimentos financeiros estão todos a zero, o que acho estranho...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso foi assim: meti umas declarações a 9 e a 12 de Abril, tudo rapido e reembolso recebido até ao final do mês de Abril. Meti a minha juntamente com mais três declarações no dia 29 de Abril. A declaração teve várias faces: 1ª Validada, passado 2 ou três dias foi dada como certa. Depois passado uns dez dias foi dada como liquidada. Desde o dia 19 de Abril consegue se ver que ao fazer consultar declaração aparece a dizer liquidada ver movimentos financeiros, se consulto a situação fiscal integrada aparece liquidação valor a tratar, nos movimentos financeiros aparece valores a zero e se entrar nos detalhes aparece o valor provisório do imposto (atenção que se repararem diz valores em tratamento). Duas das declarações que submeti a 29 de Abril ontem nos movimentos financeiras tinha desaparecido tudo, dizia que não havia notas de cobrança a declarar. Hoje essas duas declarações apareceram com reembolso e transferencia emitida. A minha apareceu hoje com a mesma informação que não tinha notas de cobrança e portanto pressuponho que amanha aparecerá transferencia feita.

Tenham atenção ás atualizações. No fundo do site das finanças aparece o dia em que foi feita e portanto as alterações tipo validada ou reembolso tem a ver com as atualizações, depois disso depende do numero de contribuintes a reembolsar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu meti a minha declaração no dia 7 de Maio. Foi dada como certa uns dias depois.

Entretanto vejo agora ao Consultar -> Declarações -> IRS que já está dada como liquidada (não sei quando aconteceu, não recebi um mail a avisar).

Se for pelos movimentos financeiros, ao pedir para Ver Detalhes encontro lá a Nota de Cobrança e com o valor (provisório). Mas o resto dos registos na página principal dos movimentos financeiros estão todos a zero, o que acho estranho...

Se clicar nos detalhes no fundo dos movimentos financeiros aparecerá um novo mapa com várias linhas em destaque. Provavelmente o seu aparecerá em valores em tratamento. Se clicar nos detalhes e não lhe aparecer nada é porque a sua declaração ainda está muito atrasada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

infelizmente connosco a situação está mesmo estranha.

Submeti a Declaração a 2 de Maio (2ª fase), foi dada como Certa a 10 de Maio, e desde então mais nada. Nadica de nada mesmo! Nenhum movimento mais se encontra em nenhum lado da nossa página pessoal das Finanças...

Seremos os únicos?...

Será por termos mais de 900€ para receber de reembolso?...

Tenho estado a ler os vossos comentários, e embora não haja reembolsos, noto que observam mudanças no estado da vossa declaração... Na nossa, nada...

Já enviei email na semana passada a questionar o motivo desta situação se verificar, e nem resposta tive...

Alguma sugestão?...

Cumprimentos,

Ariana

Não se admire que ainda não tenham mexido mais na sua declaração. Ainda estão a tratar as da 1ª fase. Pelo que sei e conversei com pessoas amigas estão a tratar as do fim de Abril. Depois penso que quando começarem com as da 2ª Fase será mais rápido porque são menos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se clicar nos detalhes no fundo dos movimentos financeiros aparecerá um novo mapa com várias linhas em destaque. Provavelmente o seu aparecerá em valores em tratamento. Se clicar nos detalhes e não lhe aparecer nada é porque a sua declaração ainda está muito atrasada.

Sim, eu tinha dito que havia valores nos Detalhes. E confirmo que está na secção de documentos em tratamento. Como vou ter que pagar, não tenho pressa - demorem lá o tempo que for preciso a enviar a nota de cobrança :P
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante luis Miguel

A minha declaração fiz rembolso nos detalhes desde 25/5 mas até agora nafa de receber...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ttrfvrf

Boa noite,

Eu enviei a minha declaração dia 9 de Abril, na 1ª fase a declaração foi como certa no dia 11...Consigo verificar que vou ser reembolsado mas desde á um mês e meio  que se encontra como liquidada - veja mov. financeiros e não se passa disto. Já contactei a linha de apoio e o serviço de finanças da minha zona e dão me a mesma resposta que o "reembolso pode ser feito até 31 de Agosto"...Enfim inadmissível nos últimos 5 anos nunca fui reembolsado pra lá de 15 de Maio. Alguém se encontra numa situação semelhante de entrega na 1º fase??

Cumps,

Carlos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Tiago Moreira

Boa noite,

Eu enviei a minha declaração dia 9 de Abril, na 1ª fase a declaração foi como certa no dia 11...Consigo verificar que vou ser reembolsado mas desde á um mês e meio  que se encontra como liquidada - veja mov. financeiros e não se passa disto. Já contactei a linha de apoio e o serviço de finanças da minha zona e dão me a mesma resposta que o "reembolso pode ser feito até 31 de Agosto"...Enfim inadmissível nos últimos 5 anos nunca fui reembolsado pra lá de 15 de Maio. Alguém se encontra numa situação semelhante de entrega na 1º fase??

Cumps,

Carlos

Eu também me encontro nessa situação à espera do cheque por ter sido recusada a transferência, mas eu enviei a declaração logo no dia 1 de Abril.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites