Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ESAF - Fundos

Recommended Posts

A questão aqui também é a seguinte, ninguém adivinha como irá estar o mercado daqui a 5 anos e acredito que o seu PFA não lhe teria recomendado essa aplicação se soubesse que o iria colocar nessa situação. Mas ao se vincular a esse produto a 5 anos está a assumir um risco enorme.

O que na minha opinião deve fazer, é assumir os 10% de perdas e aplicar o dinheiro em coisas com menos risco mas mais certas, ou mesmo com um riso acima da média mas com maior flexibilidade. Uma carteira soft a correr bem, ao fim de 2 anos já recuperou os 10% e está de novo em ganhos, bem melhor que assumir uma perca brutal que nem em 10 anos consegue recuperar. Pode e deve consultar o seu PFA, mas pergunte-lhe o que ele faria se fosse dinheiro dele, se ele deixava ficar até ao fim sabendo do encaminhamento das coisas. Em última análise a decisão é sempre sua.

Para fundos, que é o que mais se fala por aqui, passe no tópico onde se fala nisso e tente recolher opiniões, não se precipite e leve 1 ou 2 meses, o que for preciso, para elaborar uma carteira que o faça sentir confortável. Os depósitos a prazo também podem vir a melhorar com a previsão de subida da euribor. O FCP vai também emitir obrigações, acho que pode ser um bom negócio.

Os depósitos a prazo também podem vir a melhorar com a previsão de subida da euribor daqui a 5 anos lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 81
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ramiro Costa

24

• --------

17

• presidentedajunta

10

• 1pedro2

8

Acho estranho que os comentadores aqui refiram que os PFA's não são para serem levados a sério. E que apenas se movam por interesses relacionados com as comissões que ganham.

Se é assim, pergunto: então para quê ter um PFA? Se não é para confiar na honestidade inteletual deste, e para andar sempre desconfiado, então mais vale não ter.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho estranho que os comentadores aqui refiram que os PFA's não são para serem levados a sério. E que apenas se movam por interesses relacionados com as comissões que ganham.

Se é assim, pergunto: então para quê ter um PFA? Se não é para confiar na honestidade inteletual deste, e para andar sempre desconfiado, então mais vale não ter.

Nem mais, e plo que sei até se pode pedir para não ser acompanhado por nenhum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso pessoal, genericamente, tenho em boa conta as opiniões dos PFA. Com alguns deles, até tenho um certa relação de amizade, principalmente, aqueles que me mantêm no seu posto por algum tempo (o que cada vez é mais raro...).

Claro, quando as coisas não correm bem, temos a tendência para os culpar de tudo (é o que se passa com os treinadores de futebol), mas no final, pensando a frio, somos sempre nós, os decisores finais, quem temos toda a responsabilidade.

Já aqui, por diversas vezes, me insurgi contra eles, mas... mea culpa... tenho que reconhecer que... como dizia o Scolari... "o burro sou eu"!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ninguém disse isso, pelo menos eu não, apenas quero alertar para o facto de que um sujeito que acumula funções de aconselhamento financeiro com a de vendedor comissionista, em algum momento tenderá para não dar uma opinião tão pura e imparcial como alguém que está de fora. Mesmo ignorando a questão da parcialidade, os PFAs não têm uma bola de cristal, também estão passíveis de erro. Se os bancos tivessem os PFAs categorizados por Grades( por ex: A,B,C,D,E), com base no sucesso dos produtos por si aconselhados, aí já conseguia dizer se o que o meu PFA aconselha tem ou não valor. Incapacitado de fazer essa quantificação, terei sempre que fazer uma contra análise e um estudo por conta própria. Também esta passível de erro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Jaime_Fernandes

Boas,

Estou indeciso entre fazer uma aplicação no ES Rendimento Plus ou no ES Obrigações Europa.

Acham que essa bronca que houve no BES (ocultação de passivo em algumas empresas da holding) pode vir a afectar negativamente o ES Rendimento Plus, uma vez que está mais exposto a investimentos em empresas do grupo (ex: Rio Forte via ES Liquidity, etc.)?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Estou indeciso entre fazer uma aplicação no ES Rendimento Plus ou no ES Obrigações Europa.

Acham que essa bronca que houve no BES (ocultação de passivo em algumas empresas da holding) pode vir a afectar negativamente o ES Rendimento Plus, uma vez que está mais exposto a investimentos em empresas do grupo (ex: Rio Forte via ES Liquidity, etc.)?

Obrigado

Não foi em empresas, foi numa e na ES International.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites