Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ESAF - Fundos

Recommended Posts

Correcto, não é um CLN, são notes mas não sobre obrigações, ainda pior...é que nem estou a ver quem iria comprar isto em mercado, e mesmo estando a esse valor indicativo nada garante esse valor, nos CLNs é praticamente certo, pode haver uma oscilação de 0.50 para cima ou para baixo 0.50, agora nesta aplicação em especifico...

Fico mesmo sem opinião para dar sinceramente, acho que mesmo assim a potencial perda hoje poderá ser menor do que em Outubro, no entanto nada garante que em Outrubro as acções não estejam acima do esperado e receber tudo e mais a valorização...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 81
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ramiro Costa

24

• --------

17

• presidentedajunta

10

• 1pedro2

8

A minha opinião vale o que vale, mas vai no encontro daquilo que outros users já escreveram aqui.

A sua perda certa é de 8% (arredondados), a incerta pode ser superior (e nem se sabe quanto é).

Na altura, acha que o seu vendedor financeiro lhe enfiou um barrete... Porque razão acha que o novo vendedor financeiro também não lhe está a enfiar novo barrete?

Não se esqueça que o vendedor financeiro vai defender os interesses do banco e não os seus interesses. Se estivesse no lugar dele, o que faria?  8)

Sabes que isso é subjectivo, se o Ramiro vender hoje vai pagar uma comissão, o banco ganha mais essa comissão, porque repara, pelo que entendo do negocio dos bancos, neste caso em especifico, o banco recebeu na altura uma comissão de subscrição por parte das partes envolvidas, depois foi recebendo mais as comissões de custódia, e penso que acabou, não receberá mais nada se a aplicação for até á maturidade, mas se houver venda haverá mais uma comissão a ganhar pelo banco, por isso secalhar se fosse para enfiar o barrete era preferivel o banco recomendar a venda e não a maturidade..mas também estou a falar de cór :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sabes que isso é subjectivo, se o Ramiro vender hoje vai pagar uma comissão, o banco ganha mais essa comissão, porque repara, pelo que entendo do negocio dos bancos, neste caso em especifico, o banco recebeu na altura uma comissão de subscrição por parte das partes envolvidas, depois foi recebendo mais as comissões de custódia, e penso que acabou, não receberá mais nada se a aplicação for até á maturidade, mas se houver venda haverá mais uma comissão a ganhar pelo banco, por isso secalhar se fosse para enfiar o barrete era preferivel o banco recomendar a venda e não a maturidade..mas também estou a falar de cór :) :)

Não vou por esse caminho da suspeição e do interesse mesquinho. Acredito que o PFA que falou comigo (reparei que veio bem preparado, com as cotações do dia das ações e com os cálculos já feitos das projeções) deu uma opinião sincera e fundamentada, dentro do que é possível prever relativamente ao comportamento das ações até outubro.

O problema é que, quer a Nokia quer a Gazprom, continuam a cotar a valores muito baixos (comparados com 2009) e torna-se difícil de prever se, em Outubro, registarão alguma melhoria significativa.

É que se permanecerem 75% abaixo da cotação de há cinco anos, ficarei em carteira com as ações da empresa com pior performance e essa situação é aquela que me desagrada mais (principalmente, se ficar com as ações da Gazprom)...

Muito sinceramente, estou indeciso quanto à decisão a tomar. È que os valores em causa não são assim tão baixos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje houve uma boa notícia para a gazprom, acordo com a china.

Quanto à nokia, mais complicado , estão agora muito ligados à microsoft.

Pode ser que tenhas sorte

Antes de mais, peço desculpa por falar deste assunto do        5Y Auto Callable Gazprom Nokia Du Pont 

num tópico que nada tem a ver com ele, mas já que me referi aqui a este "Autocallable", que um banco me vendeu há 5 anos atrás, volto para concluir e responder a algumas questões que aqui foram suscitadas.

Este estruturado é composto por um cabaz de ações de 3 empresas mundiais: a Du Pont, Nokia e Gazprom. Quanto à primeira, não há nada a dizer. Durante este 5 anos valorizou-se consideravelmente e não é motivo de preocupação. Já quanto às 2 seguintes, infelizmente, não posso dizer o mesmo! Quer a Nokia quer a Gazprom, desde 2009, vêm registando sucessivas perdas, estando agora as suas ações a preços muito distantes (para baixo) dos valores de compra destas ações em 2009.

Só para terem uma ideia: (valores de compra das ações em 2009)

Ei Du Pont de Nemours: 32,09 (2009) ------------ 48,80 (maio 2014)

Gazprom OAO: 12,275 (2009) ------------ 8,43 (maio 2014)

Nokia OYS: 8,78 (2009) ------------ 5,78 (maio 2014)

Agora a questão que se coloca é a seguinte: se as ações da Gazprom e da Nokia atingirem, em outubro deste ano, até 75% do valor inicial, eu receberei a totalidade do dinheiro aplicado em 2009. Contudo, se as ações, em outubro, estiverem abaixo (como estão agora) dos 75% do valor inicial, receberei, em vez do dinheiro aplicado, o valor correspondente em ações da empresa pior cotada. Ora é esta "parte do filme" que não me interessa nada...

A pergunta que eu deixo aos amigos, mais versados do que eu nestes assuntos financeiros, é se acham que, no momento atual, as ações das empresas Nokia e Gazprom têm potencial para, até outubro, se aproximarem de valores superiores aos 75% do preço de 2009. É porque, neste momento, elas estão bem abaixo desses 75% de 2009. Será que têm potencial de crescimento? Se não tiverem, o melhor que faço é vender JÁ este produto (talvez me dêem uns 90 a 92%), encaixar as fortes perdas e... seguir em frente.

Mas se houver, contudo, alguma "esperança", claro, convinha-me permanecer no produto até à maturidade, pois, nesta hipótese, receberia um bónus de 45% do investimento mais o valor investido.

Que conselho técnico me dão os amigos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes de mais, peço desculpa por falar deste assunto do        5Y Auto Callable Gazprom Nokia Du Pont 

num tópico que nada tem a ver com ele, mas já que me referi aqui a este "Autocallable", que um banco me vendeu há 5 anos atrás, volto para concluir e responder a algumas questões que aqui foram suscitadas.

Este estruturado é composto por um cabaz de ações de 3 empresas mundiais: a Du Pont, Nokia e Gazprom. Quanto à primeira, não há nada a dizer. Durante este 5 anos valorizou-se consideravelmente e não é motivo de preocupação. Já quanto às 2 seguintes, infelizmente, não posso dizer o mesmo! Quer a Nokia quer a Gazprom, desde 2009, vêm registando sucessivas perdas, estando agora as suas ações a preços muito distantes (para baixo) dos valores de compra destas ações em 2009.

Só para terem uma ideia: (valores de compra das ações em 2009)

Ei Du Pont de Nemours: 32,09 (2009) ------------ 48,80 (maio 2014)

Gazprom OAO: 12,275 (2009) ------------ 8,43 (maio 2014)

Nokia OYS: 8,78 (2009) ------------ 5,78 (maio 2014)

Agora a questão que se coloca é a seguinte: se as ações da Gazprom e da Nokia atingirem, em outubro deste ano, até 75% do valor inicial, eu receberei a totalidade do dinheiro aplicado em 2009. Contudo, se as ações, em outubro, estiverem abaixo (como estão agora) dos 75% do valor inicial, receberei, em vez do dinheiro aplicado, o valor correspondente em ações da empresa pior cotada. Ora é esta "parte do filme" que não me interessa nada...

A pergunta que eu deixo aos amigos, mais versados do que eu nestes assuntos financeiros, é se acham que, no momento atual, as ações das empresas Nokia e Gazprom têm potencial para, até outubro, se aproximarem de valores superiores aos 75% do preço de 2009. É porque, neste momento, elas estão bem abaixo desses 75% de 2009. Será que têm potencial de crescimento? Se não tiverem, o melhor que faço é vender JÁ este produto (talvez me dêem uns 90 a 92%), encaixar as fortes perdas e... seguir em frente.

Mas se houver, contudo, alguma "esperança", claro, convinha-me permanecer no produto até à maturidade, pois, nesta hipótese, receberia um bónus de 45% do investimento mais o valor investido.

Que conselho técnico me dão os amigos?

Volto a dizer a minha opinião que vale o que vale, na dúvida é de vender, se amanhã não sabemos o que vai acontecer ( e muito menos nos mercados por mais experts que hajam e estudos e análises técnicas e bla bla ) como poderemos aqui dizer o que vai acontecer em Outubro???

Quanto mais o tempo passa pior, se vale hoje 90% é de vender e pronto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Volto a dizer a minha opinião que vale o que vale, na dúvida é de vender, se amanhã não sabemos o que vai acontecer ( e muito menos nos mercados por mais experts que hajam e estudos e análises técnicas e bla bla ) como poderemos aqui dizer o que vai acontecer em Outubro???

Quanto mais o tempo passa pior, se vale hoje 90% é de vender e pronto.

Agradeço a sua opinião.

Estive a fazer umas contas por alto e essa decisão de vender JÁ este Estruturado, pelo valor de 90% do que me custou há 5 anos, pode significar uma perda de cerca de 27K comparativamente à decisão de fazê-lo chegar à maturidade e, nessa altura, as 2 ações mais "beras" (Gazprom e Nokia), estarem a mais de 75% do valor de 2009.

São esses 27K que me fazem pensar... Se eu vender o produto JÁ recebo apenas 90% do valor que investi há 5 anos. Contudo, se ele chegar à maturidade, recebo 45% do valor investido + o valor nominal do investimento, isto se as ações estiverem a mais de 75% do valor inicial!

Ora 27K é dinheiro! Então neste investimento tão "desastroso", qualquer "tostão" que eu consiga recuperar é bem-vindo...

Compreende a minha dúvida/incerteza...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A sério que investiu 270000€ nisto?  ::) ::)

Então se já tomou a decisão não há muito discutir sobre isso, como já se disse é um incógnita sempre do que vai acontecer daqui a 5 meses...

O amigo David precipitou-se... não fez as contas corretamente...

Não, não tomei uma decisão. Aliás, é precisamente por não ter tomado uma decisão que vim aqui pedir a opinião dos amigos deste fórum.

Ao afirmar que esta minha decisão pode ter um custo de 27K, quis apenas sublinhar que não será curial tomá-la de ânimo leve... Tenho que refletir, fazer contas (certas!...), "tomar o pulso" ao mercado, e tomar a decisão (consciente) assente nessas premissas.

Eu sei que existe um factor subjectivo (ninguém sabe qual será a cotação das ações da Nokia e da Gazprom no dia 28 de Outubro), mas é algo que, com os valor actuais e o respetivo histórico, se pode estudar e prever.

Mas, claro, esta análise é para os entendidos no mercado financeiro e não está ao alcance de "absolutos leigos" como eu.

Daí eu ter vindo aqui pedir a vossa opinião. Como é evidente, repito, não tenho nada decidido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sinceramente é complicado,  teoricamente se o banco dá os 90% é porque provavelmente vai correr tudo bem.......

Os tipos da análise técnica dizem que é para comprar

http://www.investing.com/equities/nokia-finland-technical?period=month&cid=8115

Agora  n sei,  é questão de arriscar ou não

Boa sorte

Agradeço a indicação. Só não encontro indicação dessa "análise técnica" para as ações da Gazprom OAO... O amigo saberá onde encontrá-la?

É que o pagamento integral do Estruturado está dependente do facto das 3 ações (EI Du Pont Nemours, Nokia OYS e Gazprom OAO) atingirem, na maturidade (Outubro deste ano) e simultaneamente, um valor de cotação até 75% do seu valor em 2009. Se qualquer delas, em 28 de outubro, estiver abaixo desses 75%... Kaput!... Dão-me o valor investido em 2009 em ações "físicas" (eu sei que agora está tudo desmaterializado) da empresa com pior performance.

Cito do prospeto:

Reembolso na Maturidade: será pago um cupão de 42.50% do valor nominal. Se o valor de fecho de todos os Activos Subjacentes for igual ou superior a 75% do valor respectivo na Data de Emissão, então a emissão será reembolsada a par; caso contrário, o investidor receberá um número de acções do Activo Subjacente com pior performance calculado com base no seu valor na Data de Emissão.

Algo que me preocupa é o facto deste produto pertencer ao universo Espírito Santo Investimento, que, como todos sabem, está a passar por um mau momento. Esperemos que, em Outubro, esses problemas com o ESI estejam já resolvidos...

A descida do valor dos activos subjacentes para valores inferiores a 75% dos respectivos valores iniciais, na maturidade, constitui um risco relativamente ao reembolso do capital investido. Se na maturidade, sujeito ao reembolso antecipado, o preço oficial de fecho de algum dos activos subjacentes for inferior a 75% do respectivo valor inicial, existirá perda total ou parcial do capital inicialmente

investido.

O reembolso da totalidade do capital investido que o produto pretende proporcionar na maturidade encontra-se sujeito à capacidade financeira do emitente para satisfazer os compromissos financeiros daí decorrentes. Assim, o pagamento de juros e o reembolso de capital na data de reembolso do produto financeiro complexo dependem do bom cumprimento das responsabilidades por parte do

emitente (Espírito Santo Investment plc). Deste modo, no caso de incumprimento por parte do emitente (nomeadamente em caso de insolvência), os investidores poderão registar uma perda total do capital inicialmente subscrito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço a indicação. Só não encontro indicação dessa "análise técnica" para as ações da Gazprom OAO... O amigo saberá onde encontrá-la?

É que o pagamento integral do Estruturado está dependente do facto das 3 ações (EI Du Pont Nemours, Nokia OYS e Gazprom OAO) atingirem, na maturidade (Outubro deste ano) e simultaneamente, um valor de cotação até 75% do seu valor em 2009. Se qualquer delas, em 28 de outubro, estiver abaixo desses 75%... Kaput!... Dão-me o valor investido em 2009 em ações "físicas" (eu sei que agora está tudo desmaterializado) da empresa com pior performance.

Cito do prospeto:

Reembolso na Maturidade: será pago um cupão de 42.50% do valor nominal. Se o valor de fecho de todos os Activos Subjacentes for igual ou superior a 75% do valor respectivo na Data de Emissão, então a emissão será reembolsada a par; caso contrário, o investidor receberá um número de acções do Activo Subjacente com pior performance calculado com base no seu valor na Data de Emissão.

Algo que me preocupa é o facto deste produto pertencer ao universo Espírito Santo Investimento, que, como todos sabem, está a passar por um mau momento. Esperemos que, em Outubro, esses problemas com o ESI estejam já resolvidos...

A descida do valor dos activos subjacentes para valores inferiores a 75% dos respectivos valores iniciais, na maturidade, constitui um risco relativamente ao reembolso do capital investido. Se na maturidade, sujeito ao reembolso antecipado, o preço oficial de fecho de algum dos activos subjacentes for inferior a 75% do respectivo valor inicial, existirá perda total ou parcial do capital inicialmente

investido.

O reembolso da totalidade do capital investido que o produto pretende proporcionar na maturidade encontra-se sujeito à capacidade financeira do emitente para satisfazer os compromissos financeiros daí decorrentes. Assim, o pagamento de juros e o reembolso de capital na data de reembolso do produto financeiro complexo dependem do bom cumprimento das responsabilidades por parte do

emitente (Espírito Santo Investment plc). Deste modo, no caso de incumprimento por parte do emitente (nomeadamente em caso de insolvência), os investidores poderão registar uma perda total do capital inicialmente subscrito.

Não costumo muito pronunciar-me sobre noticias em tempos de aumentos de capital mas isto do bes é cada bacorada , desde noticias que misturam hodings com grupos bancários, somas simples de aumentos de capital no universo de holdings para calcular buracos de bancos enfim... se o jornalismo economico Português está assim é realmente triste, já li que o bes ia vender a tranquilidade não percebi é quando a teria comprado... a não ser que vendam uma coisa que não é deles,outros dizem que o GBes para sobreviver tem de vender activos da área não financeira,quando o gbes é constituido apenas por financeiras e seguradoras...bem é uma salganhada que parece circo...desisti de ler noticias sobre o Bes,não vale a pena ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não costumo muito pronunciar-me sobre noticias em tempos de aumentos de capital mas isto do bes é cada bacorada , desde noticias que misturam hodings com grupos bancários, somas simples de aumentos de capital no universo de holdings para calcular buracos de bancos enfim... se o jornalismo economico Português está assim é realmente triste, já li que o bes ia vender a tranquilidade não percebi é quando a teria comprado... a não ser que vendam uma coisa que não é deles,outros dizem que o GBes para sobreviver tem de vender activos da área não financeira,quando o gbes é constituido apenas por financeiras e seguradoras...bem é uma salganhada que parece circo...desisti de ler noticias sobre o Bes,não vale a pena ::)

Ahaha, é ruído e mais ruído, mas engraçado que, e eu já falei nisso, quanto ao Banif não há ruído, o único ruído que há é nos foruns, nos media nada de nada, a diferença é ter o Estado lá com 60% e portanto não convem que se fale, o BES como não tem vá porrada em cima, falta pouquinho para comparar o BES ao BPN, está mesmo quase quase haha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ahaha, é ruído e mais ruído, mas engraçado que, e eu já falei nisso, quanto ao Banif não há ruído, o único ruído que há é nos foruns, nos media nada de nada, a diferença é ter o Estado lá com 60% e portanto não convem que se fale, o BES como não tem vá porrada em cima, falta pouquinho para comparar o BES ao BPN, está mesmo quase quase haha.

Os amigos são uns afortunados, pois dispõe, pelo visto, de informação privilegiada vinda do interior das próprias instituições financeiras.

No meu caso, como a grande maioria dos portugueses, a informação chega-me exclusivamente através da comunicação social. É pelo que leio nos jornais e vou ouvindo/vendo na TV, que vou construindo a minha opinião e agindo, tentando aplicar as minhas poupanças da melhor forma possível.

Por exemplo, fiquei admirado com o que li ontem no Expresso sobre o prefácio de Ramalho Eanes no livro-biografia de Jardim Gonçalves. Ao que parece, foi poder político (José Sócrates e António Mexia) o grande responsável pela "destruição" do BCP que se iniciou em 2007...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro,

Não olhei para as ações, mas qualquer investidor deve estar preparado para perder 10% do seu investimento. Percentualmente, é um risco que devemos assumir logo de início.

Entre dormir descansado ou sujeitar-me a perder mais (até porque não falamos de tostões) eu vendia já!

Devo-lhe dizer que já perdi 30% de um investimento (e não sou rico) e chorei muito no dia em que assumi as perdas! Mas se me continuasse a iludir iria perder muito mais. A verdade é que no dia a seguir a ter vendido senti-me muito melhor, mesmo tendo perdido dinheiro que a mim me faz falta  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Ramiro, já dei a minha opinião anteriormente, mas aqui vão mais algumas contas para o ajudar a tomar a decisão (ou baralhar  :) ).

Partindo dos valores que referiu acima:

Gazprom OAO: 12,275 * 75% = 9,20

Nokia OYS: 8,78 * 75% = 6,585

Para chegar as esses valores, as acções vão ter de ter o seguinte aumento até Outubro:

Gazprom OAO: 9,21% (9,20 / 8,43 - 1)

Nokia OYS: 13,93% (6,585 / 5,78 - 1)

Se acredita piamente que tais acções vão ter, no mínimo, essa performance, pense no seguinte:

N.º 1 - Resgatando agora o produto, dão-lhe à volta de 90% do valor investido (n.ºs redondos para baixo);

N.º 2 - Aplicando logo a seguir o valor resgatado em cada acção (metade para cada um), chega a Outubro com um valor superior a 100%, mais precisamente 101,57%.

Agora a sério, esquecendo o N.º 2, não acha mais prudente resgatar agora o produto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo,

Arriscar por arriscar, preferia vender já e investir num produto que me permitisse recuperar esse investimento.

Não digo essas ações (não acompanho), mas se calhar aguardava que às águas turbulentas do PSI20 acalmassem e lá para Setembro olhava serenamente para o mercado.

Ao contrário do que se vem dizendo por aí (e eu também sou um dos revoltados) as ações do BES estão baratas face às suas congéneres ibéricas. Costuma-se dizer que depois da tempestade vem a bonança...

Risco por risco...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desde já agradeço as opiniões lúcidas que me deram.

Cada vez estou mais convencido de que a venda antecipada do produto (5Y Auto Callable Gazprom Nokia Du Pont) será a decisão mais acertada a tomar. De facto, a subida simultânea, até outubro, das ações da Nokia e da Gazprom para valores superiores a 75% do valor de aquisição, não passa de uma quimera...

Eu deixei-me/estou a deixar-me iludir, porque, eles pagam, se o produto atingir a maturidade, 45% do valor investido e "dão" o valor correspondente em ações da "pior" cotada. Sei que se trata de uma "cenoura", mas foi com isso que me acenou o PFA do banco, quando me aconselhou a não vender o produto.

Tenho que me deixar de ilusões e, finalmente, colocar os meus pés na terra.

Já perdi muito dinheiro com esta porcaria de produto, já tive aborrecimentos, e está na altura de me ver livre disto e partir para outra coisa, mais estável e fiável.

Sei que vou ter prejuízos assinaláveis, mas... terei que viver com isso!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Gazprom se acalmar aquilo na ucrania com o novo presidente e tal ainda acreditava que valorizasse esse valor a outra duvido :(  mas por outro lado se aquilo descamba lá vem a gazprom por aí abaixo :o  e são as que lhe dão ::) 

Se fosse comigo vendia já e comprava 27k de acções bes após um mês do aumento capital  :-X o resto nuns fundos mistos flexiveis de quatro gestoras diferentes pode ser es plano crescimento , m&g optimal income, santander global e caixagest selecção global (para 3-5 anos).As acções do bes quando estivessem ao dobro da cotação daqui a 1 ano ou dois, vendia lol :) :) ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Gazprom se acalmar aquilo na ucrania com o novo presidente e tal ainda acreditava que valorizasse esse valor a outra duvido :(  mas por outro lado se aquilo descamba lá vem a gazprom por aí abaixo :o  e são as que lhe dão ::) 

Se fosse comigo vendia já e comprava 27k de acções bes após um mês do aumento capital  :-X o resto nuns fundos mistos flexiveis de quatro gestoras diferentes pode ser es plano crescimento , m&g optimal income, santander global e caixagest selecção global (para 3-5 anos).As acções do bes quando estivessem ao dobro da cotação daqui a 1 ano ou dois, vendia lol :) :) ;)

É precisamente esse o meu receio: ficar com as ações da Gazprom nos braços!

A única razão para me "oferecerem" os tais 90% pelo estruturado (ou à volta disso... leio no prospeto (5Y Auto Callable Gazprom Nokia Du Pont) que a cotação é definida pelo "Agente Calculador"... o que é isso??)  é o facto de pagarem, na maturidade, 45% do montante investido + 100% do capital (se todas as ações estiverem até 75% do par) ou + as ações "físicas" da pior cotada (se alguma das ações estiver abaixo dos tais 75%).

Esta última hipótese - a mais provável - é de facto a que menos me agrada, ainda para mais havendo uma grande chance de ficar com as ações da Gazprom no colo...Irei falar, novamente, com o meu PFA e vou dizer-lhe que estive a pensar melhor e que... quero vender!

Tenho consciência que vou perder muito dinheiro - não só em termos absolutos (receberei bem menos do que apliquei há 5 anos) como aquilo que deixei de ganhar de "juros" ou qualquer outro rendimento, comparado com uma aplicação qualquer em que tivesse colocado aquele capital.

Enfim, isto foi "uma tragédia em 3 actos", mas que hei de fazer?... A minha preocupação, agora, é "minimizar as perdas" e parece ser esta opção de venda (por 90% do valor de aquisição) aquela que, efetivamente, atinge esse objetivo. Entre o certo e o incerto...

Mas que fico com um enorme travo na garganta... lá isso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Você investiu no pior tipo de produtos, demasiado risco e pouca possibilidade para você se articular.

Se não tem consciência (perdoe-me a opinião) dos produtos que anda a subscrever e do que eles realmente implicam, o melhor é ficar-se com depósitos a prazo, fundos de investimento e uma ou outra obrigação, a probabilidade de perder o seu capital é muito menor e pode agir com outra flexibilidade que não pode nesses estruturados.

Para o seu bem não vá em cantigas de PFAs, eles vendem-lhe o que lhes dá maior comissão, eles são como todos os humanos, vão procurar o que lhes é mais vantajoso! Não digo que as opiniões deles não sejam por vezes valiosas e interessantes, mas é como diz o velho ditado, "se queres algo bem feito fá-lo tu". Ainda à 3 semanas o meu PFA disse-me que deveria optar por investimento 'A' em detrimento do 'B'...pois eu optei mesmo pelo 'B', em consciência, e já tenho uma valorização de 5% ao passo que se optasse por 'A' teria uma valorização na casa dos 1-1,5%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Você investiu no pior tipo de produtos, demasiado risco e pouca possibilidade para você se articular.

Se não tem consciência (perdoe-me a opinião) dos produtos que anda a subscrever e do que eles realmente implicam, o melhor é ficar-se com depósitos a prazo, fundos de investimento e uma ou outra obrigação, a probabilidade de perder o seu capital é muito menor e pode agir com outra flexibilidade que não pode nesses estruturados.

Para o seu bem não vá em cantigas de PFAs, eles vendem-lhe o que lhes dá maior comissão, eles são como todos os humanos, vão procurar o que lhes é mais vantajoso! Não digo que as opiniões deles não sejam por vezes valiosas e interessantes, mas é como diz o velho ditado, "se queres algo bem feito fá-lo tu". Ainda à 3 semanas o meu PFA disse-me que deveria optar por investimento 'A' em detrimento do 'B'...pois eu optei mesmo pelo 'B', em consciência, e já tenho uma valorização de 5% ao passo que se optasse por 'A' teria uma valorização na casa dos 1-1,5%.

O amigo tem toda a razão! Nunca me deveria ter "metido" num produto destes. Mas, há 5 anos atrás, pareceram-me empresas muito sólidas (curiosamente, a única empresa que não conhecia - a Du Pont - é aquela (e única!) que se valorizou), dizia, as empresas pareceram-me sólidas (uma Nokia e mesmo a Gazprom, há 5 anos atrás, "davam cartas"...) e fui no "engodo" do PFA do banco, que me parecia também uma pessoa muito competente (tinha uma "lábia" financeira... uuuii!... até parecia um ministro!).

Enfim, isto vai servir-me de lição!

Tenho que aplicar as minhas poupanças em investimentos mais "rasteiros", mais ao meu nível, e deixar as "altas cavalarias" para quem percebe do assunto, é o que é!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O amigo tem toda a razão! Nunca me deveria ter "metido" num produto destes. Mas, há 5 anos atrás, pareceram-me empresas muito sólidas (curiosamente, a única empresa que não conhecia - a Du Pont - é aquela (e única!) que se valorizou), dizia, as empresas pareceram-me sólidas (uma Nokia e mesmo a Gazprom, há 5 anos atrás, "davam cartas"...) e fui no "engodo" do PFA do banco, que me parecia também uma pessoa muito competente (tinha uma "lábia" financeira... uuuii!... até parecia um ministro!).

Enfim, isto vai servir-me de lição!

Tenho que aplicar as minhas poupanças em investimentos mais "rasteiros", mais ao meu nível, e deixar as "altas cavalarias" para quem percebe do assunto, é o que é!...

Mas também você só vai perder 10% do capital se vender não é nenhuma tragédia pense positivo e naqueles que já perderam 20 30 40 50 % e se levantaram 10% recupera voçê em 1 ou 2 anos  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão aqui também é a seguinte, ninguém adivinha como irá estar o mercado daqui a 5 anos e acredito que o seu PFA não lhe teria recomendado essa aplicação se soubesse que o iria colocar nessa situação. Mas ao se vincular a esse produto a 5 anos está a assumir um risco enorme.

O que na minha opinião deve fazer, é assumir os 10% de perdas e aplicar o dinheiro em coisas com menos risco mas mais certas, ou mesmo com um riso acima da média mas com maior flexibilidade. Uma carteira soft a correr bem, ao fim de 2 anos já recuperou os 10% e está de novo em ganhos, bem melhor que assumir uma perca brutal que nem em 10 anos consegue recuperar. Pode e deve consultar o seu PFA, mas pergunte-lhe o que ele faria se fosse dinheiro dele, se ele deixava ficar até ao fim sabendo do encaminhamento das coisas. Em última análise a decisão é sempre sua.

Para fundos, que é o que mais se fala por aqui, passe no tópico onde se fala nisso e tente recolher opiniões, não se precipite e leve 1 ou 2 meses, o que for preciso, para elaborar uma carteira que o faça sentir confortável. Os depósitos a prazo também podem vir a melhorar com a previsão de subida da euribor. O FCP vai também emitir obrigações, acho que pode ser um bom negócio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites