Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cobranças nas transferências online

presidentedajunta

Recommended Posts

Não me espanta nada... aliás não percebo o sentido de se pagar se for feita online e no atm não... o atm ainda gasta electricidade do banco, pode ser roubado, precisa de manutenção, etc. etc. já o que fazemos online não sei que custos extra tem para o banco!!!

Qual seria o mundo perfeito? O mundo em que ninguém precisava de ATMs ou em que ninguém utilizava as plataformas online?

Não é do interesse dos bancos que as pessoas utilizem cada vez mais o homebanking? Se sim, em vez de o estimularem e incentivarem, taxam-no?

Mais depressa compreendia a taxação de operações num ATM que no home banking (mas atenção não concordo com ambas!!!)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 52
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• PedroPinto

14

• daniel__

6

• presidentedajunta

6

• ABCD

5

Não é novidade nenhuma... Já há uns anos atrás se tentou implementar esta medida. O povo "acordou" e a proposta não avançou.

Vejamos, se agora, atendendo aos nomes envolvidos a medida vai mesmo para a frente!...  :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não me espanta nada... aliás não percebo o sentido de se pagar se for feita online e no atm não... o atm ainda gasta electricidade do banco, pode ser roubado, precisa de manutenção, etc. etc. já o que fazemos online não sei que custos extra tem para o banco!!!

Qual seria o mundo perfeito? O mundo em que ninguém precisava de ATMs ou em que ninguém utilizava as plataformas online?

Não é do interesse dos bancos que as pessoas utilizem cada vez mais o homebanking? Se sim, em vez de o estimularem e incentivarem, taxam-no?

Mais depressa compreendia a taxação de operações num ATM que no home banking (mas atenção não concordo com ambas!!!)

O problema são números...

Qual o número de pessoas com acesso ao homebanking?

É possível levantar dinheiro no homebanking?

E qual o número de pessoas com acesso aos ATM's?

Perante os dados destas (e outras) questões, eles fazem contas de "somar"!...  :-X

0,01€ (não é nada pensa o "povo") que seja o valor do imposto (no pingo doce só se usa cartão para compras acima de 20€, se não estou em erro. Para evitar pagar o imposto por importâncias pequenas...), a "somar" por cada contribuinte mais número de utilizadores por ATM diários vezes número de dias de cada mês... É fazer as contas!...  :P

OBS. O mesmo se passa na empresa da energia, referida umas mensagens atrás. Contrata-se alguém a peso de ouro. Basta aumentar 0,01€ por cada um dos clientes da empresa e obtem-se logo o valor dos prémios!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então, mas precisamente... Ainda muito pouca gente utiliza o homebaking (fico chocado com malta jovem que não usa nem esta interessada em usar...). Assim se o problema é dinheiro faria mais sentido taxar transferência/pagamentos no ATM (que é muito mais utilizado, logo daria muito mais dinheiro) e sempre tinham a desculpa que era uma forma de incentivar a utilização do homebanking!

Quanto a levantar dinheiro, tens razão, é mesmo necessário um ATM, mas mais uma vez num mundo perfeito ninguém precisaria de levantar dinheiro. Ainda não chegámos lá mas mesmo actualmente já é muito raro levantar dinheiro... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então, mas precisamente... Ainda muito pouca gente utiliza o homebaking (fico chocado com malta jovem que não usa nem esta interessada em usar...).

O homebanking tem riscos na sua utilização, pessoalmente não gosto de fazer quase nada pela internet que envolva dinheiro.. E trabalho na área da segurança informatica. lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas em que ponto dizes/achas que pode haver quebra de segurança?

Hoje em dia para fazer uma operação que envolva dinheiro, até chateia de tanta protecção:

Login e pass de acesso ao homebanking, depois ainda cartões matriz e código sms tudo isto introduzido através de teclados virtuais. Parece-me portanto virtualmente impossível alguém dar uma ordem por ti. Tens ainda outra segurança (que pessoalmente não gosto) que sei que é utilizada em alguns bancos suiços e pelo barclays no RU que é um género de uma calculadora onde introduzes o teu cartão de débito e te gera um código. Portanto a segurança será semelhante ao uso do atm.

O maior (senão o único) elo fraco desta cadeia de segurança é o próprio utilizador, que poderá sempre, de forma consciente ou inconsciente, ceder as suas credenciais a 3ºs, mas isso pode também acontecer com cartão e pin para uso em atms.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas em que ponto dizes/achas que pode haver quebra de segurança?

Hoje em dia para fazer uma operação que envolva dinheiro, até chateia de tanta protecção:

Login e pass de acesso ao homebanking, depois ainda cartões matriz e código sms tudo isto introduzido através de teclados virtuais. Parece-me portanto virtualmente impossível alguém dar uma ordem por ti. Tens ainda outra segurança (que pessoalmente não gosto) que sei que é utilizada em alguns bancos suiços e pelo barclays no RU que é um género de uma calculadora onde introduzes o teu cartão de débito e te gera um código. Portanto a segurança será semelhante ao uso do atm.

O maior (senão o único) elo fraco desta cadeia de segurança é o próprio utilizador, que poderá sempre, de forma consciente ou inconsciente, ceder as suas credenciais a 3ºs, mas isso pode também acontecer com cartão e pin para uso em atms.

na internet nada é virtualmente impossivel, é so uma questão de pessoas mal intencionadas terem paciencia e conhecimento tecnico/ou de engenharia social.

E claro, de justificar o tempo perdido face ao ganho ou estrago potencial.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

... Ainda muito pouca gente utiliza o homebaking (fico chocado com malta jovem que não usa nem esta interessada em usar...). Assim se o problema é dinheiro faria mais sentido taxar transferência/pagamentos no ATM (que é muito mais utilizado, logo daria muito mais dinheiro) e sempre tinham a desculpa que era uma forma de incentivar a utilização do homebanking!

Por via do homebanking cobram-se transferências...

Por via do ATM, muito mais utilizado pelos contribuintes, pretende-se cobrar um imposto de selo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo integralmente.

Fomenta-se o uso do acesso ao banco pelo computador, sem que a maioria dos utilizadores tenham pc's protegidos, com software licenciado, sem piratarias - na maior parte dos casos, colocadas pelos mesmos.

Depois, estranha-se os roubos online, onde todos pensam estar seguros.

Se querem ver as estranhezas, passem pela PJ e perguntem como são os roubos online. Ficaram a saber tantas novidades

O homebanking tem riscos na sua utilização, pessoalmente não gosto de fazer quase nada pela internet que envolva dinheiro.. E trabalho na área da segurança informatica. lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Infelizmente estou à procura de alternativas, mas só encontro o Activo Bank, para piorar as coisas, este banco não tem "ATM inteligente".

Na CGD são 0,52€, mas se formos ao Santander cobram-te 1€

Não me recordo onde vi, mas existe um banco que cobra 0,30€ para transferencias para contas internas e 1,00€ para externas.

É só roubar 8)

Pode usar as Milenium:

Os Clientes do ActivoBank continuarão a dispor também do acesso à rede de Sucursais Millennium bcp para a realização de operações de caixa e operações nas ATMs.

http://mil.millenniumbcp.pt/pubs/pt/imprensa/comunicadosdeimprensa/article.jhtml?articleID=611602

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tou a ver que isto também é só malta da segurança informática...

Eu por acaso também trabalho na área informática (sou programador) e por acaso neste momento estou na área financeira e não de segurança, mas digo sem problema que a utilização do homebanking  neste momento é, pelo menos, tão segura como a utilização do atm com cartão de débito.

Duas coisas podem falhar, a segurança do sistema em si, ai a culpa será do banco e do seu "fraco" sistema de defesa e o banco terá que arcar com as consequências. Não cabe na cabeça de ninguém que se alguém entra-se no sistema atm e rouba-se dinheiro a alguém esse alguém fosse responsabilizado por tal acto, calculo que o mesmo se aplicará ao sistema de homebaking.

A segunda coisa que pode falhar, é o próprio utilizador (provavelmente origem de 99.999% das falhas). Neste caso não sei até que ponto estará protegido em caso de falha. Mais uma vez, é natural que quem pretenda utilizar o homebanking não seja completamente "info-excluido" e que suspeite se entrar nalguma pagina que lhe solicite identificações, cartão matriz etc. coisas que os banco passam a vida a dizer que nunca solicitam. Seria o mesmo que alguém lhe pedir o seu cartão de débito e pin por motivos x ou y! Diria então que o sistema ATM não é seguro porque alguém o convenceu a fornecer a outrém o cartão e pin e você foi na cantiga? Eu diria que é uma falha do utilizador e não do sistema...

Assim volto a repetir, o sistema de homebanking é tão seguro como utilizar um atm, não é à toa que o paypal será o maior sistema de pagamento do mundo e é online.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda sobre o BES, tenho conta desde que era estudante, nunca paguei, e agora que trabalho continuo a não pagar anuidade, cartões ou qualquer outra despesa de manutenção. No Natal até me enviaram um cartão de crédito como presente. :o

Isto talvez varie de balcão para balcão, ao qual aliás recorro muito raramente.

Aos amigos da segurança informática, era de valor abrirem um tópico com a forma de nos mantermos seguros a usar o homebanking.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tou a ver que isto também é só malta da segurança informática...

Eu por acaso também trabalho na área informática (sou programador) e por acaso neste momento estou na área financeira e não de segurança, mas digo sem problema que a utilização do homebanking  neste momento é, pelo menos, tão segura como a utilização do atm com cartão de débito.

Duas coisas podem falhar, a segurança do sistema em si, ai a culpa será do banco e do seu "fraco" sistema de defesa e o banco terá que arcar com as consequências. Não cabe na cabeça de ninguém que se alguém entra-se no sistema atm e rouba-se dinheiro a alguém esse alguém fosse responsabilizado por tal acto, calculo que o mesmo se aplicará ao sistema de homebaking.

A segunda coisa que pode falhar, é o próprio utilizador (provavelmente origem de 99.999% das falhas). Neste caso não sei até que ponto estará protegido em caso de falha. Mais uma vez, é natural que quem pretenda utilizar o homebanking não seja completamente "info-excluido" e que suspeite se entrar nalguma pagina que lhe solicite identificações, cartão matriz etc. coisas que os banco passam a vida a dizer que nunca solicitam. Seria o mesmo que alguém lhe pedir o seu cartão de débito e pin por motivos x ou y! Diria então que o sistema ATM não é seguro porque alguém o convenceu a fornecer a outrém o cartão e pin e você foi na cantiga? Eu diria que é uma falha do utilizador e não do sistema...

Assim volto a repetir, o sistema de homebanking é tão seguro como utilizar um atm, não é à toa que o paypal será o maior sistema de pagamento do mundo e é online.

A maioria dos bancos utiliza ate um protocolo SSL quebravel, basta ver aqui mais detalhes. E isto é apenas um exemplo

CGD, BPI, Montepio, BEST, etc

Alias não se compara os riscos com uma ATM, nomeadamente ataques de phishing ou malware instalado na maquina do cliente, ou mesmo acesso fisico ao pc da pessoa. Alias ha alguns anos o proprio director do FBI ía caindo num ataque de pishing.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok então partindo do principio que alguém conseguiu acesso à minha máquina. Vê o que eu vejo controla a minha máquina se assim quiser... E depois? Descobre o meu username e password de acesso ao homebanking e então? Como é que vai saber o conteúdo do meu cartão matriz ou do código que hei-de receber por sms no meu telemóvel?

Como é óbvio não digo que seja impossível entrar no sistema de homebanking, mas entrando por falha de segurança dos protocolos utilizados pelo sistema a culpa será imputada ao banco, logo não deverá ser grande preocupação para o utilizador...

Eu pessoalmente já não me lembro a ultima vez que utilizei um atm que não fosse para levantar dinheiro e mesmo assim cada vez é mais raro.

Utilizo o homebanking de vários bancos numa base diária, nunca tive um único problema...

Acho que a probabilidade de estar numa atm e ser abordado por um ladrão é muitissimo superior do que vir a ser "roubado" por utilizar o homebanking, desde que tome os mínimos cuidados  e faça uso do bom senso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok então partindo do principio que alguém conseguiu acesso à minha máquina. Vê o que eu vejo controla a minha máquina se assim quiser... E depois? Descobre o meu username e password de acesso ao homebanking e então? Como é que vai saber o conteúdo do meu cartão matriz ou do código que hei-de receber por sms no meu telemóvel?

basta ter um key logger a correr durante algum tempo e procurar um padrão na matriz. os numeros são random, é so guardar os possiveis e depois testá-los. Em relação ao sms, é uma questão de acesso fisico ao aparelho, receber sms via web, ou até de apanhar uma sessão iniciada e mudar o numero de telefone por exemplo na conta, etc. 

Com acesso fisico a maquina, nem é preciso perceber grande coisa de informatica para arranjar problemas. Era capaz de ser interessante um topico sobre o assunto  ;D

A diferença é que na rua se formos assaltados sabemos de imediato, pelo menos para nos sacarem o PIN à força, e no home banking ate colaboramos com o ladrão sem saber.. porque ele disfarça-se tão  bem que nem percebemos. Para pessoas 'normais' isto é o problema sério..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não percebemos não é bem assim... existem sempre sinais! Temos é que os conhecer e estar atento...

Utilizo o paypal à muitos anos e também quase diariamente e já me aconteceu receber mails para actualizar os meus dados pessoais. Na altura (na minha ignorância) carreguei no link e abriu-se uma página em tudo idêntica à verdadeira do paypal. Ao colocar as minhas credenciais fui parar a uma pagina que me solicitava que actualiza-se as minhas informações pessoais, quando começaram a perguntar por números de cartão de credito associado à conta etc. pensei "alto lá" :P Resultado ficaram com o acesso à minha conta e pouco mais, alterei a password e, problema resolvido.

Claro que na altura era um jovem inocente, hoje em dia não ia além de ler o assunto do mail...

Se tiver tempo, crio um tópico com dicas de segurança para este tipo de coisa.

p.s. - isso de recriar um cartão matriz com 192 algarismos que seguem um qualquer algoritmo definido pelo banco conhecendo apenas meia dúzia deles é coisas de filme de ficção cientifica...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É por estas ideias, e por outras que muita gente não utiliza o home banking! Pensam que não é seguro e que isto da internet nunca é seguro.

Volto a afirmar sem problema, na minha opinião, o elo fraco destes sistemas é o utilizador. Se este tiver minimos conhecimentos e cuidados a probabilidade de haver problema é praticamente inexistente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

p.s. - isso de recriar um cartão matriz com 192 algarismos que seguem um qualquer algoritmo definido pelo banco conhecendo apenas meia dúzia deles é coisas de filme de ficção cientifica...

Alguns usam so o numero de cartao de cidadao ou de contribuinte. São so 8/9, combinados é certo, mas não é assim tao grande o numero de combinações. É automatizar o processo de login, verificar em que situações o banco bloqueia a conta, e ir fazendo um ataque de força bruta respeitando os procedimentos de login.

Alias, ja fui a um banco (nem vou revelar qual era) com uma pen toda 'descarnada' (era a que tinha) e um gerente de conta meteu no PC para ir buscar a copia do meu recebido de vencimento de ordenado em PDF. Para abrir conta.

Num PC do banco, onde acede às contas de clientes, de admins, etc, aceita pens de estranhos sem analisar, nada!!  Isto é veridico!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Se este tiver minimos conhecimentos e cuidados a probabilidade de haver problema é praticamente inexistente.

OS mínimos é muito insuficiente. Basta dizer que quase a totalidade dos utilizadores tem algum software não oficial, ou usou um gerador de senha para um Office ou similar. Quantos que até o antivírus é ilegal.

Daí até se deixar a situação descontrolar-se são poucos passos.

Mas, como é natural, só acontece aos outros e "eu"? - sou pró em informática, nada me sucede... até. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso até "sou pró em informática", é a minha profissão, logo bom ou mau sou um profissional da informática :P

Brincadeiras à parte, também tenho algum software para o qual utilizei geradores de keys etc. e então? O que uma coisa tem a ver com a outra? Como já disse, ainda que no caso, pessimista de que alguém tivesse acesso e controlo sobre o meu computador de que lhe valia? Ainda faltam mais umas quantas "barreiras" a ultrapassar até poder movimentar dinheiro através do meu homebanking (pelo menos os que utilizo)...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Alguém sabe se é possível e caso seja, como se poderá usar o paypal para fazer transferências interbancárias sem pagar as comissões que os bancos agora cobram para as operações realizadas via homebanking?

Se usares o saldo do Paypal (isto é, se já lá tiveres o dinheiro) parece que é possível: https://www.paypal.com/pt/webapps/mpp/paypal-fees

Senão cobram-te as comissões que os cartões costumam cobrar... e essas, regra geral, saem mais caras que as comissões de transferência dos bancos.

Mas é um montante assim tão grande que não possas fazer a transferência por multibanco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites