Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Carteira de Fundos 4K

Recommended Posts

Estava a pensar criar uma carteira no Best com cerca de 4K e depois de algum estudo das ofertas criei esta carteira:

ACÇÕES: 1750€

- Franklin Biotechnology Discovery N Acc $ - 1UP (18€)        - 90€

- JPMorgan Funds – Global Healthcare D (acc) - USD 1UP (178€) - 178€

- Franklin European Growth N Acc € 1UP (13,2€)      - 224€

- JPMorgan Funds – Europe Equity Plus D EUR (11,9€) - 226€

- Franklin US Opportunities N Acc € 1UP (17€)      - 306€

- Morgan Stanley Investment Funds Global Infrastructure Fund B Acc ($1000) - 730€

OBRIGAÇÕES: 1500€

- AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) - 1UP (75,5€) - 225€

- AXA World Funds Euro 5-7 E Capitalisation EUR - 1UP (146€) - 438€

- Espírito Santo Obrigações Europa (250€)                    - 337€

- Invesco Funds - Invesco European Bond Fund E (500€)        - 500€

MISTOS: 750€

- Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E (500€) - 500€

- Espírito Santo Plano Crescimento (50€)        - 250€

Gostaria de opiniões da malta entendida. Sugestões de diferentes fundos ou % também são bem vindas. Penso que está uma carteira com algum risco, mas o objectivo é potenciar os ganhos e o período pode ser de 3/5 anos ou até mais... tenho grande parte do meu capital em DP e certificados de aforro e fundos com pouquíssimo risco.

Já agora nos () está o valor mínimo para subscrever o fundo e à frente o valor que pretendo subscrever.

Pedro:

Na sequência da mensagem que me enviaste hoje a solicitar a minha opinião sobre a constituição da tua carteira, vou então dar uma sugestão breve:

Atendendo ao valor relativamente baixo de 4.000 € para investires, não vou analisar obrigações e vou sugerir-te fundos acionistas europeus em que presentemente acredito mais, mas não vou verificar os mínimos de subscrição (verifica tu).

Para mim, é um erro grave ir subscrever quaisquer fundos de biotecnologia e de saúde que estão altamente sobreaquecidos e, desse modo, podem ter drawdowns brutais e arrombar a performance da carteira. Lembro-te que se num fundo perdermos 50% do capital, então para recuperármos o capital inicial (break even), temos que ter um lucro de 100% no capital remanescente (existente após a perda). Se essa perda fôr de 30%, então o ganho terá que ser depois de 42.86% (imagina que tens 100€ iniciais, se perdes 30% ficas com 70€, agora com este valor remanescente de 70€ para atingires os 100€ iniciais, a taxa de lucro será: 100€/70€ = 1.4286 ou seja 42.86%).

Esta matemática das grandes perdas e da posterior recuperação é brutal contra nós e pode destruir-nos a carteira, pelo que o mais importante numa alocação de ativos é tentar controlar os acentuados downside risk e as drawdowns de afundanço profundo, estes sim é que podem ser demolidores da carteira e não tanto o desvio padrão de 3 anos.

Da Europa, eu mantinha o fundo JPMorgan Europe Equity e não mantinha o famoso da Franklin European Growth que me está a desiludir relativamente a outros (já perdeu as 5 estrelas da Morningstar) e acrescentava os seguintes:

Franklin Temp. European Small-Mid Cap Gr N, JPMorgan European Strategic Growth, JpMorgan Europe Focus D, JPMorgan Europe Technology D. Quanto aos pesos, punha mais nos dois primeiros e menos no último (eu não trabalho em nenhum banco nem em nenhuma casa de investimento e muito menos tenho quaisquer ligações ao JPMorgan, apenas acredito muito nas suas equipas de gestão).

Este ano acredito mais nas ações da Europa que estão ainda mais baratas que as dos EUA.

Um abraço.

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela opinião...

Compreendo perfeitamente o que referes sobre perdas, mas estes fundos de biotechnology e healthcare era mais uma "brincadeira", se reparares eles representam cerca de 6.75% da carteira, pelo que mesmo uma queda de 50% em ambos (numa prespectiva bastante pessimista), penso que não iria reflectir de forma determinante na carteira, para além do mais poderia sempre optar por resgatar se as quedas desses dois fundos alcançassem determinado valor (20/30% digamos).

Quanto aos fundos de acções europeias vou olhar para os que referiste e provavelmente subscrever algum (uns). E fundo de acções portuguesas/ibéricas?

Não sei se reparaste mas procurei escolher fundos de acções com menor risco e um ou outro mais arriscado. Se optasse por retirar os de biotechnology e healthcare o que achas de trocar por um de acções portuguesas/ibéricas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites