Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Aumentar a prestação da casa para poupar dinheiro!

Joao

Recommended Posts

Não tinha ideia que a minha sugestão iria causar esta 'agitação'.  :o

Ainda bem.

Queria acrescentar o seguinte: caso o vosso banco designe um 'gestor de conta', chateiem-no até mais não.

Ele está lá para isso e é o trabalho dele.

Com as ferramentas que temos hoje ao nosso dispor não vejo razões para olharmos de lado e perdermos $ pela janela fora.

Estejam atentos, usem e abusem das funcionalidades online do vosso banco (alguns só dão certos produtos por esta via) e recolham os frutos mais tarde.

Bons investimentos e mais importante ainda: boas poupanças!  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Michael Collins

Michael,

Uma Pergunta:

Reduzir um crédito de 30 anos para 5  ou manter o credito de 30 anos e amortizar de forma a pagá-lo em 5 não é a mesma coisa??

Abraço,

Speedbird

Speedbird,

No essencial, o pauloaguia respondeu à questão. No entanto, não fiz ainda simulações, para saber se é ou não a mesma coisa. A mim, teoricamente, parece-me que não será a mesma coisa. Por contacto com o BPI Directo, essa foi também a ideia que me deram! Se reduzes o prazo do CH, a componente juros sobre o capital mutuado será menor, logo a tua dívida será menor. Na situação que apresentas, apesar das amortizações, há uma dilacção no tempo e portanto uma penalização em juros, acho eu! No entanto, nada como simular as duas situações. Não é tarde nem é cedo: vou ao Banco e coloco a questão. Até porque, sou candidato a esta possibilidade (redução do prazo). Depois direi alguma coisa!

P.S. - Simular a 1ª situação, parece-me relativamente fácil, já a 2ª é mais complicada e tem a ver com as possibilidades de cada um no exercício da amortização (que valor e que periodicidade)!

Abraço,

Michael Collins

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aqui ha uns anos atras havia uns contratos cujo prazo variava com a taxa. A prestaçao mantinha sempre o valor e o prazo e´ que variava automaticamente (diminuindo quando a taxa descia e aumentando quando a taxa subia). A prestaçao so subia caso o prazo atingisse um determinado limite e nao pudesse cresces mais.

Ainda existe este tipo de produtos? Para quem estiver interessado na tactica apresentada neste topico mas com receio de uma subita subida das taxas, pode valer a pena perguntar no seu banco quanto custaria passar para um contrato deste tipo...

Há, pelo menos a CGD tem o T-Fixo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Michael,

Obrigado , fico no aguardo...Manda tb um copy paste do teu post como mensagem para mim para o caso de eu perder o rastro a este tópico.

Na verdade , eu acho que fica mais caro a amortização pelas penalizações. Mas a minha dúvida é se é só isso mesmo...

Abraço ,

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O.K., CS, poupar para poder amortizar é o que qualquer pessoa que tenha condições para isso, faz. Acredito, que nestes tempos de crise, se a maioria o fizer já é muito bom. Contudo, continuas com o prazo do contrato inalterável, o que é mau. A ideia do João, vai mais além  - poder reduzir o tempo de vida do crédito - para "ganhar" ao Banco, milhares de euros de juros! É claro que, isto é o ideal e poderá não estar ao alcance de todos! Muitos terão que seguir, justamente essa via que preconizas e que, ao fim e ao cabo já será positivo - poupar para amortizar -.

Tens razão, mas como tenho preferência pelos créditos de prestação fixa, em que varia os períodos em detrimento da prestação, logo a minha óptica ficou-se pela metade.

Mas continuo a achar que os bancos haverão de se precaver em relação a essas situações e muito provavelmente com variações de spreads. Pois continuo a pensar que a banca não dá nada a minguem e quando os proponentes tiverem necessidade de reformular o periodo do credito a banca irá negociar em seu favor.

Aqui ha uns anos atras havia uns contratos cujo prazo variava com a taxa. A prestaçao mantinha sempre o valor e o prazo e´ que variava automaticamente (diminuindo quando a taxa descia e aumentando quando a taxa subia). A prestaçao so subia caso o prazo atingisse um determinado limite e nao pudesse cresces mais.

Ainda existe este tipo de produtos? Para quem estiver interessado na tactica apresentada neste topico mas com receio de uma subita subida das taxas, pode valer a pena perguntar no seu banco quanto custaria passar para um contrato deste tipo...

Sim é verdade que existe em alguns bancos, como sejam, o BPI, a Caixa e o BCP. Pelo menos estes, sei que sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Michael,

Uma Pergunta:

Reduzir um crédito de 30 anos para 5  ou manter o credito de 30 anos e amortizar de forma a pagá-lo em 5 não é a mesma coisa??

Abraço,

Speedbird

Estive a efectuar uns cálculos que deixo aqui para análise:

Cenário 1

Valor em débito: 100.000 €

Prazo: 30 anos (360 Meses)

Spread: 0.400 %

Euribor: 2.457

Prestação: 413.93 €

Total de Juros pagos: 49.015,29 €

Cenário 2

Prazo: 5 anos (60 Meses)

Prestação: 1.790,52 €

Total de Juros pagos: 7.431,31 €

Cenário 3

Prazo: 5 anos (60 Meses) No final de cada ano, amortiza-se 18.666,79 €

Prestação do Ano 1: 413,93 €

Prestação do Ano 2: 334,95 €

Prestação do Ano 3: 254,80 €

Prestação do Ano 4: 172,04 €

Prestação do Ano 5: 87,17 €

Total de Juros pagos: 8.370,36 €

Isto são cálculos efectuados, mantendo alguns pressupostos, como a euribor ser igual durante o período todo do contrato, as amortizações do cenário 3 serem sempre iguais...

Também não estão contabilizados os juros que poderemos auferir com o dinheiro que vamos poupando para efectuar a amortização (cenário 3) nem os abatimentos possíveis em IRS, que também não são de desprezar.

Como existem várias váriáveis, torna-se complicado encontrar a verdade.

O ideal, é amortizar logo que possível. Excepto se tivermos os €€ a render mais do que aquilo que pagamos ao banco ( ;D).

Ed.

P.S: A vermelho estão valores rectificados, pois tinha-me enganado num dos anos, onde coloquei apenas 11 meses. As minhas desculpas a que já tinha lido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Michael Collins

Viva Ed!

Depois de analisar as simulações que fizeste, reparei logo muma coisa: os cenários 2 e 3, são algo irrealistas. Ou seja:

1 - Passar de uma prestação de 413,93 Eur., para 1.790,52 Eur., é gravoso de mais. É claro que tomaste em consideração a hipótese de o CH, passar de 30 para 5 anos. Seria um encargo impossível de suportar pela esmagadora maioria das famílias. Quem tem capacidade para suportar isso, certamente terias optado pela aquisição a pronto pagamento.

2 - No cenário 3, também me parece difícil, fazer amortizações, cuja média resulta em mais de 1500 Eur./mês!

É óbvio (refiro-o mais uma vez), que partiste da hipótese que o Speedbird sugeriu, e que penso eu, era meramente indicativa!

De qualquer forma, dá para ver, (ao contrário do que imaginava), que a diferença entre diminuição do prazo de vida do CH e amortizações, não é assim tão grande, no que aos juros diz respeito !

Já agora, Ed, dá para simular os mesmos valores e taxas, mudando "apenas", a diminuição de 20 para 10 anos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva Ed!

Depois de analisar as simulações que fizeste, reparei logo muma coisa: os cenários 2 e 3, são algo irrealistas. Ou seja:

1 - Passar de uma prestação de 413,93 Eur., para 1.790,52 Eur., é gravoso de mais. É claro que tomaste em consideração a hipótese de o CH, passar de 30 para 5 anos. Seria um encargo impossível de suportar pela esmagadora maioria das famílias. Quem tem capacidade para suportar isso, certamente terias optado pela aquisição a pronto pagamento.

2 - No cenário 3, também me parece difícil, fazer amortizações, cuja média resulta em mais de 1500 Eur./mês!

É óbvio (refiro-o mais uma vez), que partiste da hipótese que o Speedbird sugeriu, e que penso eu, era meramente indicativa!

De qualquer forma, dá para ver, (ao contrário do que imaginava), que a diferença entre diminuição do prazo de vida do CH e amortizações, não é assim tão grande, no que aos juros diz respeito !

Já agora, Ed, dá para simular os mesmos valores e taxas, mudando "apenas", a diminuição de 20 para 10 anos?

Exacto, foi puramente académica.

Suponho que fosse de 30 para 10.

Mudando o Cenário 2 e 3 (passando de 5 para 10 anos)

Cenário 2

Prazo: 10 anos (120 Meses)

Prestação: 959,03 €

Total de Juros pagos: 15.082,43 €

Cenário 3

Prazo: 10 anos (120 Meses) No final de cada ano, amortiza-se 8.672,52 €

Prestação do Ano  1: 413,93 €

Prestação do Ano  2: 377,25 €

Prestação do Ano  3: 340,45 €

Prestação do Ano  4: 302,02 €

Prestação do Ano  5: 262,60 €

Prestação do Ano  6: 222,12 €

Prestação do Ano  7: 180,47 €

Prestação do Ano  8: 137,57 €

Prestação do Ano  9: 93,28 €

Prestação do Ano 10: 47,48 €

Total de Juros pagos: 15.082,02 €

Aqui, a diferença é menor (irrisória  ;D) no valor do juro.

Como estou cansado, depois coloco para uma redução de 30 para 20 anos e fica ao vosso critério a análise dos valores...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A diferença de juros num caso e noutro não pode ser tão pequena, deve ter havido qualquer erro no método de cálculo.

Refiz os cálculos para o cenário 3

1ºano

Prestação....................................959,02€

Juros pagos..................................2742,81€

Capital em divida após amortização...82462,81€

2ºano

Prestação....................................867,86€

Juros pagos..................................2252,47€

Capital em divida após amortização...65727,70€

3ºano

Prestação....................................766,70€

Juros pagos..................................1781,19€

Capital em divida após amortização...49636,02€

4ºano

Prestação....................................652,79€

Juros pagos..................................1333,71€

Capital em divida após amortização...34473,70€

5ºano

Prestação....................................521,58€

Juros pagos..................................915,30€

Capital em divida após amortização...20457,54€

6ºano

Prestação....................................366,30€

Juros pagos..................................534,17€

Capital em divida após amortização...7923.64€

7ºano

Prestação....................................174,88€

Juros pagos..................................201,67€

Capital em divida após amortização...-2645,82€

Juros Pagos durante o empréstimo: 9761,32€

Em 7 anos paga-se o empréstimo e ainda sobram cerca de 2600€ após a ultima amortização no final do 7ºano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A diferença de juros num caso e noutro não pode ser tão pequena, deve ter havido qualquer erro no método de cálculo.

Refiz os cálculos para o cenário 3

1ºano

Prestação....................................959,02€

Juros pagos..................................2742,81€

Capital em divida após amortização...82462,81€

2ºano

Prestação....................................867,86€

Juros pagos..................................2252,47€

Capital em divida após amortização...65727,70€

3ºano

Prestação....................................766,70€

Juros pagos..................................1781,19€

Capital em divida após amortização...49636,02€

4ºano

Prestação....................................652,79€

Juros pagos..................................1333,71€

Capital em divida após amortização...34473,70€

5ºano

Prestação....................................521,58€

Juros pagos..................................915,30€

Capital em divida após amortização...20457,54€

6ºano

Prestação....................................366,30€

Juros pagos..................................534,17€

Capital em divida após amortização...7923.64€

7ºano

Prestação....................................174,88€

Juros pagos..................................201,67€

Capital em divida após amortização...-2645,82€

Juros Pagos durante o empréstimo: 9761,32€

Em 7 anos paga-se o empréstimo e ainda sobram cerca de 2600€ após a ultima amortização no final do 7ºano.

Atenção que nos cálculos que incluiam a amortização, mantive sempre os 360 meses sempre como expectativa. Nunca havia "redução do prazo". A amortização era sempre "um extra".

Senão estariamos a alterar 2 variáveis: duração e capital em dívida (pela amortização).

Do cenário 1 para o 2, alterei a duração do contrato.

Do cenário 1 para o 3, introduzi amortizações (mas mantive sempre a expectativa dos 360 meses).

As contas que fizeste, deves ter alterado duração e incluíste amortização, certo?

Assim, claro que é mais vantajoso, estás a reduzir ao máximo o pagamento de juros, pois a parte da prestação que é amortização torna-se mais elevada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Depois de muitos cálculos , o melhor é manter o contrato a 30 anos e ir amortizando , correcto?

Eu fiz a pergunta pq é o mesmo o que estou querendo.Posso diminuir o prazo e ou amortizar e não sabia qual era a melhor opção. Só nã sabia o que era mais vantjoso.

Na verdade vou amortizando mês a mês conforme forem entrando os salários.

Muito Obrigado pelas respostas e continuarei atento ao tópico , em busca de novas conclusões.

Abraço a todos ,

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se amortizar e reduzir o prazo acaba por poupar mais dinheiro em juros, se está a querer amortizar todos os meses, isso quer dizer que pode suportar uma prestação superior, então porque não reduzir o prazo de forma a poupar em juros? Por outro lado  com o aumentar da prestação ao reduzir o prazo, fica com menos dinheiro para ir amortizando.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 years later...

Deixo aqui as folhas do Excel para verem como fiz as contas.

Aonde estão essas folhas de Excel que não as vi? :P

Aproveito para perguntar (não sei se fará muito sentido) mas é aconselhável/preferível comprar casa nos tempos em que as taxas de juro estão baixas ou altas?Como Seria o spread nestas condições? (Taxas baixas spread alto, taxas altas spread baixo?)

Obrigado ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites