Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• 700 ME

Recommended Posts

• Respostas 160
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

35

• patolas

19

• PedroPinto

9

• Jaymz

9

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Espera por fim de Fevereiro, para saber quanto vão estar os CA (que dependem da euribor 3M) e alternativas de capital garantido (DPs, seguros de capitalização/PPR) a oferecer. Todos provavelmente irão

Posted Images

Isto prova uma coisa,... se eu investir 1.000€, e o meu vizinho investir 10.000€ num mesmo produto às mesmas condições, significa que vou trabalhar até morrer, enquanto o meu vizinho aos 60 anos já não precisa de trabalhar mais, pois antecipa a reforma mesmo com cortes, e ainda fica com património. Ou seja, dinheiro gera mais dinheiro.

Contas simples que eu fiz... se investir um montante de 100.000€ a uma taxa anual liquída de 10% com capitalização de juros, ao fim de 5 anos obterei + 61% do montante inicial. Ao fim de 10 anos terei 259.000€. Dá que pensar.  8)  Se a isto conseguir anualmente poupar do ordenado 4.100€, obterei ao fim de 10 anos, 300 mil no conjunto. 3 vezes mais.

Ao fim de 5 anos a diferença entre, com capitalização e sem capitalização de juros, é de 11 mil. Para 10 anos a diferença é de 59 mil.

Viva a capitalização, viva o capitalismo!

Assim vai o mundo. :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema ai é a taxa anual líquida de 10%... conseguir isso ano após ano após ano é obra!

Os amigos vivem nas nuvens ou quê?

Não tenho nada contra sonhadores, mas o que nós pretendemos das dicas deste fórum é uma ajuda REAL para problemas REAIS da nosso vida financeira de todos os dias.

Que me adianta construir cenários de taxas líquidas de 10% ou aplicações de milhões se a nossa realidade (a minha e de milhares de portugueses) é bem diferente?

Desculpem o conselho de alguém mais velho, mas guarde p.f. as vossas energias para falar da realidade com que nos confrontamos no dia-a-dia e que nos verdadeiramente interessa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os amigos vivem nas nuvens ou quê?

Não tenho nada contra sonhadores, mas o que nós pretendemos das dicas deste fórum é uma ajuda REAL para problemas REAIS da nosso vida financeira de todos os dias.

Que me adianta construir cenários de taxas líquidas de 10% ou aplicações de milhões se a nossa realidade (a minha e de milhares de portugueses) é bem diferente?

Desculpem o conselho de alguém mais velho, mas guarde p.f. as vossas energias para falar da realidade com que nos confrontamos no dia-a-dia e que nos verdadeiramente interessa.

Tirando a parte dos 10% liquidos ao ano, o cenário proposto não é assim tão descabido para a nossa realidade. Aplicar 100.000€ a 10 anos com capitalização de juros e juntar-lhes mais 4000€ /ano não são aplicações de milhões.

E o caso do patolas pelo menos serve de exemplo para o que um dia muitos de nós pretendem alcançar.

Just my two cents

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tirando a parte dos 10% liquidos ao ano, o cenário proposto não é assim tão descabido para a nossa realidade. Aplicar 100.000€ a 10 anos com capitalização de juros e juntar-lhes mais 4000€ /ano não são aplicações de milhões.

E o caso do patolas pelo menos serve de exemplo para o que um dia muitos de nós pretendem alcançar.

Just my two cents

O problema é ponto de partida e já agora a taxa!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aplicar 100.000€ a 10 anos com capitalização de juros e juntar-lhes mais 4000€ /ano ...

Não percebi. Não se importa de explicar o raciocínio que está por detrás da frase que destaquei. O que se pretende obter?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não percebi. Não se importa de explicar o raciocínio que está por detrás da frase que destaquei. O que se pretende obter?

O D@vid, no post #68 escreveu:

Desculpa te desiludir Cardoso24, mas um valor de mais de 700k não o conseguirás apenas com o trabalho e poupança, a não ser que consigas ter um certo cargo em alguma empresa que te possa pagar altos salários, outra possibilidade é uma herança, seja dinheiro, várias casas etc e que possas vender.

O macase escreveu no post #76 um exemplo de como conseguir 300.000€ em 10 anos: aplicar 100.000€ a 10%/ano com capitalização de juros e juntar-lhes 4.200€ / ano de poupanças.

Do meu ponto de vista discordo dos dois.

- Poupando 15.000€ / ano e conseguindo 3% / ano liquidos, com capitalização a 30 anos dá 735.000€.

Fácil? Não. Impossível? Não. 15.000€ / ano são 1250€ / mês. Para um casal de classe média poupado e disciplinado parece-me perfeitamente possível e permite chegar à reforma com um pé de meia "interessante".

- Ter 100.000€ como ponto de partida não é para todos (quem me dera!) e arranjar 10% / ano líquidos mais difícil ainda. Mas mais uma vez não é impossível. Basta vermos na "concorrência" (Caldeirão...) exemplos de carteiras de investimento com 20% / ano, mas que implicam riscos enormes e um trabalho excepcional de gestão.

Se calhar estou a ser demasiado optimista, mas o primeiro cenário que indico acima é o meu objetivo. Não necessariamente os 735.000 € mas qualquer coisa nessa margem. Claro que não adivinho o dia de amanhã, mas se também não tiver um plano e um objetivo (e já agora um sonho) não chego a lado nenhum.

Ah e o meu ponto de partida? Não são 100.000€, nem perto. São 5.000€, há três anos atrás.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Jaymz quando dei aquela resposta ao Cardoso24 foi por saber, ou acho que sei :) que ele não deverá ainda estar numa posição de conseguir poupar 1250€/mês, nada mais do que isso, possivel é sempre, até mais, desde que se tenha rendimentos para isso, por isso eu também ter dito que ele teria de ter um salário razoável, para alêm da disciplina de poupança, que nem toda agente tem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro que não adivinho o dia de amanhã, mas se também não tiver um plano e um objetivo (e já agora um sonho) não chego a lado nenhum.

Concordo totalmente. Saúdo-te, aliás, por teres um plano bem delineado e não uma coisa no ar. Boa sorte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Jaymz quando dei aquela resposta ao Cardoso24 foi por saber, ou acho que sei :) que ele não deverá ainda estar numa posição de conseguir poupar 1250€/mês, nada mais do que isso, possivel é sempre, até mais, desde que se tenha rendimentos para isso, por isso eu também ter dito que ele teria de ter um salário razoável, para alêm da disciplina de poupança, que nem toda agente tem...

Ah OK, tinha ficado com a ideia que estavas a generalizar e não a dirigir-te especificamente ao Cardoso24.

Aqui ficam as minhas desculpas pelo mal entendido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ah OK, tinha ficado com a ideia que estavas a generalizar e não a dirigir-te especificamente ao Cardoso24.

Aqui ficam as minhas desculpas pelo mal entendido.

Nda de desculpas, eu secalhar não me fiz entender, mas também falo de cór, secalhar o Cardoso24 pode poupar esses valores :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora compreendi o vosso exercícios mental.

Desculpem não participar nessas lucubrações teoréticas mas, na minha idade, pensar em "planos de capitalização a 30 anos", seria simplesmente ridículo.

Preocupo-me em viver "o dia de amanhã" e já me dou por muito afortunado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nda de desculpas, eu secalhar não me fiz entender, mas também falo de cór, secalhar o Cardoso24 pode poupar esses valores :) :)

ehehe ;D  Daqui a pouco estou a fazer 30% por ano.  :P

Agora a sério, existem dois grandes "problemas" no que o macase disse, apesar de ter percebido a ideia:

- 10% ao ano durante 10 anos? Isso já é para um investidor profissional e com qualidade, e requer muito conhecimento e trabalho, desçam essa percentagem para algo mais realista. Não se esqueçam ainda que quanto maior for o montante, maior será a dificuldade para o recuperar, caso algo corra mal.

- 100k€ nem todas as pessoas podem partir deste valor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha primeira ideia era simplificar as contas com números "redondos": 100.000 a 10% a 10 anos = 2,59 X o capital inicial. Ter no subconsciente a perspectiva de duplicar o património (por exemplo), como objectivo financeiro.

É evidente que ter 100 mil e a taxa anual de 10% por 10 anos é muito difícil. Tomara eu ter o primeiro requisito, quanto mais ter a sorte de conseguir o segundo. O importante é ter linhas de pensamento alternativos, criar métodos, estratégias que contribuam para uma gestão racional dos recursos.

Só é possível investir se tiver poupado antes. Muita gente, principalmente emigrante, quando afirma ter uma poupança de uma vida inteira, recorreu muitas vezes aos velhos certificados do aforro, que com o efeito de capitalização, ao fim de uns quantos anos e de uma certa quantia, tornou-se numa bola de neve.

Mas vamos então a contas mais "acessíveis":

10.000€ X 5% TANL durante 10 anos a capitalizar, dá mais 6.288€ do valor inicial.

10.000€ X 2% TANL      "    "    "    "      "          "      "    2.187€  "    "      "  .

Isto é um pouco como o anúncio da TV: enquanto não sabes o que queres comprar e se queres comprar, seja um carro. uma casa, estudar, viajar, etc, até lá vai poupando... E se fores meu filho(a), TRABALHA MALANDRO! ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas vamos então a contas mais "acessíveis":

10.000€ X 2% TANL      "    "    "    "      "          "      "    2.187€  "    "      "  .

Esta é a conta mais "real" para um prazo de 10 anos, isto é, que se aproxima da actual oferta do mercado a taxa "garantida"...

Noticia recente (... " emitiu falsos recibos de rentabilidade às pessoas a quem prometeu juros de 10% ao ano com planos de investimentos"...):

http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=4001265&especial=Revistas%20de%20Imprensa&seccao=TV%20e%20MEDIA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Este topico é surreal :-)

Estamos perante um milionário (parabéns patolas) que esta perguntar a um conjunto de pessoas que não sabe e provavelmente não saberá como chegar esses valores (eu incluso).

Eu penso que deveríamos todos para de responder e perguntar como se chega lá :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estamos perante um milionário (parabéns patolas) que esta perguntar a um conjunto de pessoas que não sabe e provavelmente não saberá como chegar esses valores (eu incluso).

Eu penso que deveríamos todos para de responder e perguntar como se chega lá :-)

Ser-se muito bom naquilo que se faz, ter amigos bem colocados, explorar empregados, heranças, lotarias, sorte, etc...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei e estou a trabalhar para isso.

Não estou é a fazer conta de lá chegar amanhã...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu comecei por perguntar como é que o patolas fez para chegar aquele patamar, mas que não obtive qualquer resposta. A minha pergunta não é feita para me meter na vida do Patolas muito longe disso, nem o pretendo, mas perceber se foi devido a alguma estratégia financeira de risco, ou se foi devido a herança, lotaria, prémios etc... que não retiram de todo mérito ao Patolas porque têm feito de tudo para aumentar constantemente o seu património, mas seria interessante perceber o caminho que fez. Pode ainda ter sido a criação de uma empresa rentável.

Não querendo entrar em especulação para não ser mal interpretado, diria que pode ter um destes motivos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu comecei por perguntar como é que o patolas fez para chegar aquele patamar, mas que não obtive qualquer resposta. A minha pergunta não é feita para me meter na vida do Patolas muito longe disso, nem o pretendo, mas perceber se foi devido a alguma estratégia financeira de risco, ou se foi devido a herança, lotaria, prémios etc... que não retiram de todo mérito ao Patolas porque têm feito de tudo para aumentar constantemente o seu património, mas seria interessante perceber o caminho que fez. Pode ainda ter sido a criação de uma empresa rentável.

Não querendo entrar em especulação para não ser mal interpretado, diria que pode ter um destes motivos.

Eu sei Cardoso24, só queria que soubesses que não estás sozinho e força Patolas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidoramador

Colocaste a hipótese de ter sido feito simplesmente a trabalhar?

Por vezes acontece...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites