Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cerftficado do Tesouro Poupança mais ou Postal Poupança valor?

Recommended Posts

Sim. Eu acabei de fazer uma aplicação nos CTPM e "paguei" com Multibanco.

Aliás; da primeira vez que me dirigi a uma agência dos CTT, para fazer uma aplicação neste produto, a funcionária que lá estava (e que me deu um papelinho com o nib para efectuar a transferência) garantiu-me que a primeira subscrição só poderia ser feita no balcão e através de transferência bancária. Como perdi o papel tive que voltar aos CTT e desta vez uma outra funcionária levou-me para uma sala (isolada do balcão) onde pude comodamente efectuar o pagamento através do Multibanco.

Só me arrependo não ter aplicado o montante total naquele momento.

Agora tenho de esperar um dia para aplicar o restante através do Aforro Net..

A 1 tem que ser transferência!? Então não se pode levar em numerário?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 203
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

19

• JRJordao

13

• --------

13

Só e possível subscrever nos CTT?

Após efetuar a subscrição fico com acesso ao aforro net (tendo que efetuar registo)?

A primeira subscrição tem que ser feita nos CTT, sim.

Havendo já uma conta aforro, pode-se usar a mesma para criar registo no aforronet e, a partir daí, pode-se também subscrever/resgatar/obter informações por essa via para além dos CTT.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não tenho cheques, a minha ideia é ainda esta semana ir abrir conta e levar já os 1000€ para CPTM e 100€ para CA, depois pelo acesso ao aforro net, subscrevo mais na próxima semana....

Basta-te subscrever um deles presencialmente. A conta aforro e acesso aforronet são globais para todos os produtos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso então pode ser interessante. E que quero subscrever um CPTM mas estou esperando que o dinheiro fique disponível pois esta numa outra aplicação que vence no dia 29, o que só me deixa margem para ir no dia 30 aos ctt. Imagino que esteja muita gente por lá. Se for lá fazer um CA amanha fico logo com possibilidade de me registar no aforronet? E que assim subscrevia o CPTM online que será, supostamente, melhor, mais pratico e não terei que andar a perder horas nos CTT.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso então pode ser interessante. E que quero subscrever um CPTM mas estou esperando que o dinheiro fique disponível pois esta numa outra aplicação que vence no dia 29, o que só me deixa margem para ir no dia 30 aos ctt. Imagino que esteja muita gente por lá. Se for lá fazer um CA amanha fico logo com possibilidade de me registar no aforronet? E que assim subscrevia o CPTM online que será, supostamente, melhor, mais pratico e não terei que andar a perder horas nos CTT.

Ficas com um número de conta, que podes utilizar a partir do dia seguinte em https://aforronet.igcp.pt/Iimf.AforroNet.UI/Services/Adesao/Adesao.aspx

Convém aliás que te despaches, pois depois da adesão a password é enviada por correio, o que pode demorar uns dias.

Detalhes em https://aforronet.igcp.pt/Iimf.AforroNet.UI/condicoes/condicoesAdesao.aspx

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A data limite para subscrição dos CTPM com as actuais taxas, "deverá" ser dia 30 (sexta-feira) de Janeiro de 2015 até ás 19 horas. Não basta estar subscrito, terá de ser pago inclusive.

É tipo Black Friday! :P

:)

Online "deverá" ser possível subscrever até sábado dia 31, com o respetivo pagamento até dia 2 Fev (o próximo dia útil).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

OK. Obrigado.

Mais uma questão. Já verifiquei que os CA são a um prazo de 10 anos. O capital e garantido? Existe algum período mínimo de permanência? Posso fazer resgates parciais ou total em qualquer altura? E possível reforços?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

OK. Obrigado.

Mais uma questão. Já verifiquei que os CA são a um prazo de 10 anos. O capital e garantido? Existe algum período mínimo de permanência? Posso fazer resgates parciais ou total em qualquer altura? E possível reforços?

Obrigado.

Sempre as mesmas questões..  ???

-O prazo maximo é de dez anos

-Em final de 2016 acaba o premio que os torna atractivos, para subscrições ate fim de janeiro

-O capital garantido depende da capacidade do estado fazer o reembolso+juros

-O periodo minimo de permanencia é de 3 meses

-Pode-se fazer resgates parciais após os 3 meses

-Não ha reforços, apenas novas subscrições

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

:)

Online "deverá" ser possível subscrever até sábado dia 31, com o respetivo pagamento até dia 2 Fev (o próximo dia útil).

Eu estive a ler as notas dos documentos para pagamento com a referência multibanco, e lá lê-se que "a data valor da subscrição corresponderá à do dia do pagamento". Daí, pressupor que no dia 2 de Fev as taxas podem ser diferentes, mas...

...também não é menos verdade que, no mesmo documento vem lá referência às taxas anuais esperadas para as subscrições, e que podem ser comprovadas 2 dias depois através do talão de subscrição.

Contudo, a operação deverá ser feita preferencialmente o quanto antes para evitar dissabores ou incertezas, principalmente se o montante a aplicar for elevado, isto por uma questão de bom senso, para não deixar tudo para a última hora, comportamento este, tipicamente português. :D

A procura poderá ser muita, e pode "entupir" o canal internet e depois... "já era". Comportamento este, que também é típico das operações electrónicas junto dos organismos do Estado nos momentos que realmente precisamos. :angel:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado e um pedido de desculpas pelas mesmas questões. Isso quer dizer que no final de 2016 deixa de existir o premio dos 2,75? Isso para quem subscrever agora ate ao fim de janeiro vigora ou será para todos igual? Todos deixam de receber esse premio a partir de 2017?

Mesmo assim será um produto interessante nestes 2 anos ate ao fim do prémio?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado e um pedido de desculpas pelas mesmas questões. Isso quer dizer que no final de 2016 deixa de existir o premio dos 2,75? Isso para quem subscrever agora ate ao fim de janeiro vigora ou será para todos igual? Todos deixam de receber esse premio a partir de 2017?

Mesmo assim será um produto interessante nestes 2 anos ate ao fim do prémio?

Deixa de existir para as subscrições antigas desta serie. Para as novas ainda nao se sabe as condições, se vai haver outra serie, apenas que irão ser muito piores, ou seja, provavelmente o premio acaba, ou será muito inferior.

O produto é interessante, se o estado manter as regras que foram contractualizadas. Ou seja de pagar o que propôs a tempo e horas até 2016.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante luis1111

Bom dia,

Tenho certificados de aforro de um conta antiga. Queria alterar a aplicação para certificados do tesouro poupança mais. É possível fazer isso numa única visita aos CTT (já li que também é possível por intenet mas prefiro fisicamente).

Ou seja, resumindo, é possível "trocar" naquele momento os certificados de aforro por Certificados Poupança Mais? Ou demora sempre uns dias ao dinheiro chegar à conta para poder só depois subscrever os Poupança Mais?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Poderei pelo menos resgatar pela internet. Estava a planear ir aos CTT na Terça pois é quando posso mas assim sendo o que recomendam?

Vou ler sobre como me registar on-line... talvez seja o mais simples pelo menos para resgatar.

Se podes resgatar online também podes subscrever online.

Para te registares no aforro net precisas de saber o número da conta de aforrista (provavelmente estará nos papeis dos CAs). Além disso depois tens de esperar pela password que vem por correio (o que demora uns dias).

Se fosse a ti tratava já de fazer o registo online o quanto antes. Depois vai aos CTT pedir o resgate dos CAs (que é para entretanto o dinheiro ir parar à conta). Se a password chegar entretanto, podes tratar da subscrição online; senão daqui a uma semana vai novamente aos CTT para tratar da subscrição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eu estive a ler as notas dos documentos para pagamento com a referência multibanco, e lá lê-se que "a data valor da subscrição corresponderá à do dia do pagamento". Daí, pressupor que no dia 2 de Fev as taxas podem ser diferentes, mas...

...também não é menos verdade que, no mesmo documento vem lá referência às taxas anuais esperadas para as subscrições, e que podem ser comprovadas 2 dias depois através do talão de subscrição.

Contudo, a operação deverá ser feita preferencialmente o quanto antes para evitar dissabores ou incertezas, principalmente se o montante a aplicar for elevado, isto por uma questão de bom senso, para não deixar tudo para a última hora, comportamento este, tipicamente português. :D

A procura poderá ser muita, e pode "entupir" o canal internet e depois... "já era". Comportamento este, que também é típico das operações electrónicas junto dos organismos do Estado nos momentos que realmente precisamos. :angel:

As taxas são determinadas no momento de subscrição. Depois tens até às 19:00 do dia útil seguinte para efetuar o pagamento.

Usei muito essa técnica no tempo dos bons velhos CT, em que as taxas mudavam mensalmente e eram anunciadas no último dia útil do mês. Esperava sempre até essa altura para saber se subscrevia "este mês" ou "no próximo". E por vezes era já 6a feira e só fazia o pagamento durante o fds ou na 2a de manhã.

Dito isto, não pretendo nem sugiro esperar agora até ao último dia para subscrever! :)  Estou curioso para saber o volume de subscrições durante este mês...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites