Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cerftficado do Tesouro Poupança mais ou Postal Poupança valor?

Recommended Posts

Iluminados a falar de restruturação da dívida já há desde o início da crise. Agora até nem estamos muito mal, com os juros em mercado secundário a serem inferiores aos dos CTPM.

Não me parece que haircut destes produtos esteja em cima da mesa nos próximos tempos. É claro que isto pode alterar-se. Certo, só mesmo a morte e os impostos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 203
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

19

• JRJordao

13

• --------

13

Pode haver haircut, pode aumentar a taxa liberatória, etc.

O estado já teve a experiência de quando os certificados de aforro eram desinteressantes, as pessoas fugiam para outras alternativas. Ora, se vai mexer nas condições a meio do jogo dos CTPM, sujeita-se à mesma fuga, excepto se mesmo com as condições alteradas, continuarem a ter vantagem em detrimento dos depósitos bancários.

Não é tão mais verdade que, especulação sobre qualquer cenário não falta, nem que seja só para observar e estudar as reacções dos mercados e das pessoas. Nós somos o rebanho... e só comemos o que nos dão... e se entenderem que devem dar, lá está. :angel:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Aderi recentemente aos certificados do tesouro poupança mais CTPM, sendo que de toda a oferta de baixo risco que existe pareceram-me os que mais me podiam beneficiar, pois têm taxas de juro atractivas, hoje em dia!

No entanto, não apliquei a totalidade do capital que tenho disponível por estar com receio do que li por aqui, apesar de achar que se o estado falisse iria tudo atrás...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, não é grande ideia investir tudo em dívida pública. Diversificar os investimentos é a chave.

Sou o primeiro a afirmar que tem razão! Mas dá que pensar um pouco quando penso que se tivesse investido a totalidade nisto seria a forma de maximizar os lucros, mas percebo perfeitamente que caso algo corra mal assim a perda não será total :/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou o primeiro a afirmar que tem razão! Mas dá que pensar um pouco quando penso que se tivesse investido a totalidade nisto seria a forma de maximizar os lucros, mas percebo perfeitamente que caso algo corra mal assim a perda não será total :/

Fazendo um pequeno paralelo, quando em 2013 as ações subiram que se fartaram e as treasuraries e o ouro cairam, também pensei: "ena pá, se tivesse tudo em ações tinha tido uns grandes lucros". Mas lá está, como não somos videntes, devemos cobrir as bases todas no caso as coisas corram mal.

Basta olhar para este descalabro do BES e para os pobres aflitos que investiram pesado na dívida deste grupo "sólido" para perceber que concentrar poupanças num investimento pode ser meio caminho andado para a desgraça.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Más notícias para a bonificação dos CTPM?

Rendeiro diz que crise no BES vai tirar 7,6% ao PIB "O impacto económico da crise GES/BES poderá levar a uma contração de 7,6% do PIB em Portugal", calcula o ex-presidente do BPP, que explica as suas contas. "Não conheço paralelo na história económica", diz. "O impacto económico é gigantesco, de longe muito superior ao caso BPN."

http://expresso.sapo.pt/rendeiro-diz-que-crise-no-bes-vai-tirar-76-ao-pib=f884702

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidoramador

Alguém sabe se nos enviam algum documento comprovativo da subscrição do CTPM ( do género do título dos certificados de afforo?.

Subscrevi há 3 semanas mas não recebi nada apesar de aparecer tudo direitinho nos extratos do aforronet.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém sabe se nos enviam algum documento comprovativo da subscrição do CTPM ( do género do título dos certificados de afforo?.

Subscrevi há 3 semanas mas não recebi nada apesar de aparecer tudo direitinho nos extratos do aforronet.

Sim enviam. Eu subscrevi à 2/3 semanas e recebi esta semana o documento comprovativo (não passa de um extracto).

Também pedi a pass do AforroNet logo no dia a seguir a ter subscrito e essa veio a semana passada.

Mas 3 semanas já tou a achar estranho, mas pode ser que seja só algum atraso!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidoramador

Sim enviam. Eu subscrevi à 2/3 semanas e recebi esta semana o documento comprovativo (não passa de um extracto).

Também pedi a pass do AforroNet logo no dia a seguir a ter subscrito e essa veio a semana passada.

Mas 3 semanas já tou a achar estranho, mas pode ser que seja só algum atraso!

É algum certificado todo pipi ou só um extracto mesmo?

O extracto tb tem listados os CA ( caso os tenhas??)

Sabes se o mesmo extrato que se pode consultar no site?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É algum certificado todo pipi ou só um extracto mesmo?

O extracto tb tem listados os CA ( caso os tenhas??)

Sabes se o mesmo extrato que se pode consultar no site?

Não, estes não têm certificados "todos pipis"  :P

Não tenho CA, por isso não te sei responder.

Para já no site só consultei o extracto diário que contém toda a informação. Extracto mensal no site só terei acesso no inicio do próximo mês, mas não há-de diferir em praticamente nada, penso eu!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Estou a pensar em investir algum dinheiro nestes certificados. Segundo o que percebi, é capital garantido, não é?

Alguém sabe como se subescrevem estes certificados? Tenho que ir aos correiros? 

Obrigado

Olá,

Sim o capital é garantido pelo estado, ou seja, vale o que vale. O risco é o estado entrar em incumprimento, mas pessoalmente a curto prazo não acredito nesse cenário, visto que estamos a ser "um pouco vigiados".

Se não tiveres conta de aforrista tens de ir aos CTT abrir uma conta e a primeira vez tratas lá da subscrição, neste caso dos CTPM. Depois se quiseres podes pedir uma pass e tratar disso na Internet em vezes futuras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Bom dia,

Para alterar o NIB terá que se deslocar a um balcão munido do talão do "novo" NIB.

"No caso de pretender modificar o NIB registado, deverá solicitar tal alteração junto de uma qualquer Estação de Correios, preenchendo para o efeito o Modelo 701, que pode ser obtido em www.igcp.pt (Formulários)."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde!

tenho aplicado em meu nome um CTPM com  as poupanças da minha filha, contudo os juros são creditados na minha conta. Abri entretanto conta em nome dela. É possível os juros irem para a conta dela tendo em conta que não é ela a titular do CTPM?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenho aplicado em meu nome um CTPM com  as poupanças da minha filha, contudo os juros são creditados na minha conta. Abri entretanto conta em nome dela. É possível os juros irem para a conta dela tendo em conta que não é ela a titular do CTPM?

Creio que não interessa o titular da conta, mas é uma questão de tentar alterar e já fica a saber...
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em principio não. À sua conta de aforrista está associado um NIB, e apenas um. Todas as subscrições que efectuar, têm como conta à ordem associada, a conta que corresponde ao NIB dado nos serviços aquando da primeira subscrição.

Se efectuar a alteração do NIB, essa alteração irá abranger todos os produtos subscritos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites