Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cerftficado do Tesouro Poupança mais ou Postal Poupança valor?

Recommended Posts

Bom dia

Depois de ler e reler todos os postes que por aqui vão sendo colocados estou a chegar à conclusão que para a aplicação de 75K que tenho a vencer por estes dias o melhor e com maior rendimento (tendo atenção ás  dores de cabeça) ainda serão os C.Tesouro Poupança Mais. Estarei certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 203
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

19

• JRJordao

13

• --------

13

Se estamos a falar de melhor rendimento "garantido", sim, concordo. Quem estiver disposto a sujeitar-se a rendimento variável (que pode chegar a ser negativo), tem fundos, os quais possibilitam maiores rentabilidades. Mas lá está. Tudo depende do que provoca dores de cabeça a cada um.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens razão"é preciso ter estômago" e já tive, quando há cerca de dois anos retirei estes mesmos 75K (a perder 7 meses de juros) que estavam investidos nos C.T  com uma taxa superior. O receio "não sei de quê" foi mais forte.

Vamos lá ver se é desta

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os Fundos são interessantes, mas é preciso ter "estômago".

Depende dos fundos, para ter certificados do tesouro não é preciso estômago? hehe, está-se exposto a divida soberana portuguesa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens razão"é preciso ter estômago" e já tive, quando há cerca de dois anos retirei estes mesmos 75K (a perder 7 meses de juros) que estavam investidos nos C.T  com uma taxa superior. O receio "não sei de quê" foi mais forte.

Vamos lá ver se é desta

Curioso comigo aconteceu precisamente o mesmo. Também tinha CT com aquela TANB de 7,1%, mas as conversas dos incomprimentos, "hair cut", etc levaram.me a desistir ao fim de 1 ano. O meu maior erro de sempre!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estas chamadas de atenção "Não aplique mais de 25% do seu património nestes instrumentos financeiros" são sempre duras de roer

As chamadas de atenção são para pura e simplesmente ignorar haha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As chamadas de atenção são para pura e simplesmente ignorar haha.

Se eu fosse sempre pelo que está no "fine print" dos produtos financeiros, tinha o dinheiro debaixo do colchão!  ;D

Então quando vamos para produtos complexos e vemos logo aquele ponto de exclamação vermelho, credo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se eu fosse sempre pelo que está no "fine print" dos produtos financeiros, tinha o dinheiro debaixo do colchão!  ;D

Então quando vamos para produtos complexos e vemos logo aquele ponto de exclamação vermelho, credo!

Podes crer, mas coloquei essa imagem para verem a parte do risco, onde diz, e bem, aqui a deco não errou haha, que existe risco de incumprimento do estado, ora eu até prefiro ter estomago para fundos do que estomago para riscos do estado :) :) e há fundos e fundos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Perante o tipo de investidores neste tipo de aplicações (tipicamente, pequeninos aforradores), o incumprimento do Estado seria de tal forma abrangente em termos da população atingida, que originaria  uma verdadeira revolução.

Não digo que seja impossível. Mas antes destas aplicações serem atingidas, já não haverá pagamentos de OT e mesmo o mercado de ações estará arrasado.

Eu não acredito neste cenário. Aliás, quando toda a gente falava em hair cut (2011), fui eu meter 9k nos antigos CT. E não me arrependo.

Podes crer, mas coloquei essa imagem para verem a parte do risco, onde diz, e bem, aqui a deco não errou haha, que existe risco de incumprimento do estado, ora eu até prefiro ter estomago para fundos do que estomago para riscos do estado :) :) e há fundos e fundos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Perante o tipo de investidores neste tipo de aplicações (tipicamente, pequeninos aforradores), o incumprimento do Estado seria de tal forma abrangente em termos da população atingida, que originaria  uma verdadeira revolução.

Não digo que seja impossível. Mas antes destas aplicações serem atingidas, já não haverá pagamentos de OT e mesmo o mercado de ações estará arrasado.

Eu não acredito neste cenário. Aliás, quando toda a gente falava em hair cut (2011), fui eu meter 9k nos antigos CT. E não me arrependo.

Acções é uma coisa, mercado de divida é outra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Evidentemente. Mas o senhor entendeu o que eu quis dizer. Claro que o mercado da dívida soberana não é o mesmo que o mercado bolsista. Mas se o Estado incumprir, o mercado bolsista será imediatamente afetado, e de forma severamente negativa.

E, consequentemente, numa escala maior ou menor, também os fundos de investimento serão afetados (contrariamente ao que, implicitamente, parece querer dar a entender). É uma ilusão pensar que, se o Estado incumprir, existem setores no investimento que ficarão a salvo.

A salvo destes efeitos, só mesmo os DP e os seguros de capitalização (se as entidades financeiras não falirem). Atenção que não estou aqui a dizer que, atualmente, os DP e os SC são a melhor opção de investimento. É apenas a minha perspetiva pessoal sobre o risco.

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Evidentemente. Mas o senhor entendeu o que eu quis dizer. Claro que o mercado da dívida soberana não é o mesmo que o mercado bolsista. Mas se o Estado incumprir, o mercado bolsista será imediatamente afetado, e de forma severamente negativa.

E, consequentemente, numa escala maior ou menor, também os fundos de investimento serão afetados (contrariamente ao que, implicitamente, parece querer dar a entender). É uma ilusão pensar que, se o Estado incumprir, existem setores no investimento que ficarão a salvo.

A salvo destes efeitos, só mesmo os DP e os seguros de capitalização (se as entidades financeiras não falirem). Atenção que não estou aqui a dizer que, atualmente, os DP e os SC são a melhor opção de investimento. É apenas a minha perspetiva pessoal sobre o risco.

Cumprimentos,

Mas o que quer dizer será especificamente mercado bolsista português...

Eu também não estou a dizer para não se aplicar o dinheiro em produtos do estado, eu tenho fundos de investimento altamente expostos ao estado, aliás, foi mesmo por isso que apostei neles de há 2 anos para cá, mesmo com o estado com taxas acima dos 10% :) foi apenas para desmistificar aquela ideia que parece que não há risco no estado, e como disse há fundos e fundos, há fundos que não é preciso ter esse tal estomago que se fala com rentabilidades acima dos 3% , e todos sabem disso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Eu também não estou a dizer para não se aplicar o dinheiro em produtos do estado, eu tenho fundos de investimento altamente expostos ao estado, aliás, foi mesmo por isso que apostei neles de há 2 anos para cá, mesmo com o estado com taxas acima dos 10% [img alt=:)]http://www.forumfinancas.com/Smileys/default/smiley.gif foi apenas para desmistificar aquela ideia que parece que não há risco no estado, e como disse há fundos e fundos, há fundos que não é preciso ter esse tal estomago que se fala com rentabilidades acima dos 3% , e todos sabem disso..."

Quais os fundos calminhos que rendem mais de 3 % ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Eu também não estou a dizer para não se aplicar o dinheiro em produtos do estado, eu tenho fundos de investimento altamente expostos ao estado, aliás, foi mesmo por isso que apostei neles de há 2 anos para cá, mesmo com o estado com taxas acima dos 10% [img alt=:)]http://www.forumfinancas.com/Smileys/default/smiley.gif foi apenas para desmistificar aquela ideia que parece que não há risco no estado, e como disse há fundos e fundos, há fundos que não é preciso ter esse tal estomago que se fala com rentabilidades acima dos 3% , e todos sabem disso..."

Quais os fundos calminhos que rendem mais de 3 % ?

Podias ir ao topico dos fundos :) mas deixo-te aqui alguns que até estão lá, mas há mais, mas não quero deturpar o tópico que não é de fundos :)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001X0K

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDJ

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000MRIA

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000O778

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000005I0E

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000001V1

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NRZS

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Eu tenho varios Dps em varios bancos, só que cada vez que acaba um produto o juro presente está cada vez mais baixo e não negoceiam grande margem!! não me dão mais de 2.3/4 % liquido!! ou seja retirei e passei para CTPM pois sempre dá mais!! e não tenho chatices de andar sempre tds os anos a mudar de banco e com juro mais pequeno!

a unica coisa qu nao gosto é de empregados a falarem alto na fila de atendimento de balcao em valores e investimentos!!!

toda a gente a olhar com cara de abutre!! gosto de atendimento particular!! se fosse em Africa ou America do sul ja tinha sido alvo de rapto!!

Depois  entrar na repartição  em dia de folga fato de treino e fazer perguntas de CTPM a cara dos funcionarios é engraçada!! so depois de entregar o nm fiscal tratam com tapete vermelho!! se andar na rua de roupa de marca/fato!! e na realidade endividado e caluteiro era rico!! lololol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Boas,

Li num outro fórum, que caso a pessoa titular de CTMP falecer, o estado fica com 50% do valor investido. Alguém sabe se isto é mesmo assim? É que não vi isso escrito em lado nenhum...

http://www.igcp.pt/gca/?id=1309

De acordo com a lei aplicável, em caso de falecimento do titular de Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM), dispõem os herdeiros de um prazo para requerer a transmissão da titularidade dos mesmos ou a sua amortização, sob pena de prescrição do seu valor a favor do Fundo de Regularização da Dívida Pública (FRDP).

50% não, mas se ninguém pedir a transmissão de titularidade dos CTPM, o estado fica com 100%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Li num outro fórum, que caso a pessoa titular de CTMP falecer, o estado fica com 50% do valor investido. Alguém sabe se isto é mesmo assim? É que não vi isso escrito em lado nenhum...
    Se a pessoa não tiver herdeiros, o Estado até fica com tudo.

Agora, se houver herdeiros, vai para eles. Há alguns montantes a pagar por causa das declarações para o inventário, mas claramente não chegam a metade do valor investido: http://www.igcp.pt/gca/?id=1309

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites