Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Perpectivas de Investimento para 2014

jnfp

Recommended Posts

Já agora, eu também tive acesso a dívida pública a taxas muito interessantes quando isto andava pelas ruas da amargura. Eu e todos os que não tivessem medo de assumir riscos  ;)

Oh, sim. Ganhar 14% sobre o investimento em pouco mais de 1 ano? Nice... :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não li este comentário em específico do Camilo Lourenço (mas ainda vou ler até porque é um comentador bastante lúcido e com o qual me identifico, bem como o José Gomes Ferreira).

No entanto, na minha perspectiva, o programa de troca de dívida foi um sucesso porque prova que os mercados estão mais confiantes na economia portuguesa e no ajustamento que está a ser feito, o que poderá permitir um regresso aos mercados em pleno a médio-prazo.

Permitiu-se, também, redistribuir a maturidade da dívida, que era extremamente pesada em 2014 e, obviamente, teve de se pagar um prémio para tal.

Nada de grave tendo em atenção que no tempo do Sócrates e antes da Troika nos financiar, os juros andavam bem acima dos 7%.

Depois vejo o que o Camilo disse  ;)

Mas afinal em que ficamos, amigo Katolo?

Seria mau que o governo de Passos Coelho, como fez o de Sócrates, permitisse hoje ganhos elevados de 7% de juros ao Povo?

Ou acha mesmo, tal como o Camilo Lourenço acha, que é de aplaudir a decisão do actual governo de adiar o pagamento da actual dívida por cinco anos a troco de juros mais elevados, mas a cujo rendimento só os Bancos o os grandes financeiros têm acesso e não o Povo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Já se percebeu que o Sr. "arribas" está com uma perspectiva enviesada e quer limpar a imagem do governo anterior...

Quem deu a maior machada no Certificados de Aforro foi o Sócrates e não este governo!

http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1031051&especial=Certificados%20de%20Aforro&seccao=ECONOMIA

M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Já se percebeu que o Sr. "arribas" está com uma perspectiva enviesada e quer limpar a imagem do governo anterior...

Quem deu a maior machada no Certificados de Aforro foi o Sócrates e não este governo!

http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1031051&especial=Certificados%20de%20Aforro&seccao=ECONOMIA

M

Caro amigo m--m, eu não quero limpar imagem de nenhum governo. Apenas corrigi a informação errada dada pelo sr. Katolo, de que foi o actual governo que instituiu os Certificados do Tesouro. E a verdade, verdadeira - e não enviesada -, é de que foi o governo de Sócrates quem criou esse produto financeiro.

E meu caro m--m, confundir Certificados de Tesouro com Certificados de Aforro - como o senhor acabou por fazer - é como aquele ignorante que confunde a velocidade com o toucinho!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu já assumi o erro de pormenor. Irrelevante! Já disse que a taxa estava indexada à yield das ot's e os 7% não eram eternos, o que é muito bom sinal para o país. Se se mantivessem em 7% já estavamos novamente ajoelhados perante a troika a pedir mais dinheiro, com um segundo resgate, e a levarmos ainda mais porrada.

E um produto que só daria os 7% a 10 anos não é propriamente para o típico aforrador português. O m--m tem toda a razão. O anterior Governo é que deu uma real machadada no verdadeiro produto de aforro do Estado, os Certificados de Aforro, que levou a uma fuga enorme de capitais. Hoje as taxas recuperaram, bem como regressaram muitos pequenos aforradores.

Mas eu não estou aqui para discutir o sexo dos anjos nem política. Para isso há outros fóruns. Estou aqui para aprender, para tentar rentabilizar os meus investimentos e ajudar, dentro das possibilidades, outros pequenos investidores.

Portanto, para mim, este assunto morreu aqui!  :blank:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu já assumi o erro de pormenor. Irrelevante! Já disse que a taxa estava indexada à yield das ot's e os 7% não eram eternos, o que é muito bom sinal para o país. Se se mantivessem em 7% já estavamos novamente ajoelhados perante a troika a pedir mais dinheiro, com um segundo resgate, e a levarmos ainda mais porrada.

E um produto que só daria os 7% a 10 anos não é propriamente para o típico aforrador português. O m--m tem toda a razão. O anterior Governo é que deu uma real machadada no verdadeiro produto de aforro do Estado, os Certificados de Aforro, que levou a uma fuga enorme de capitais. Hoje as taxas recuperaram, bem como regressaram muitos pequenos aforradores.

Mas eu não estou aqui para discutir o sexo dos anjos nem política. Para isso há outros fóruns. Estou aqui para aprender, para tentar rentabilizar os meus investimentos e ajudar, dentro das possibilidades, outros pequenos investidores.

Pode não ser um producto típico mas eram os únicos certificados que tinha (e tenho) do Estado Português, dos de Aforro nunca tive e tenho dúvidas se terei, os CTPM (os novos) ainda estou a ponderar, mas se pudesse escolher entre os CT originais e estes não tenho dúvidas de quais escolheria - os antigos!

E sim, o Teixeira dos Santos deu cabo dos CA com a série C e este governo fez bem tentar recuperar aforradores para este producto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O amigo Katolo diz que não está aqui para discutir política, apesar de ter sido precisamente ele próprio quem introduziu a política na discussão sobre o tema, ao atribuir - e já todos comprovamos que erradamente -a autoria da criação dos Certificados de Tesouro ao actual governo, quando na verdade foi o governo de José Sócrates quem criou tal produto.

Mas pronto, adiante.

Agora o que é curioso é que o amigo Katolo voltou a ser pouco rigoroso ao dizer que os Certificados de Tesouro eram um produto que só daria os 7% a 10 anos e não era propriamente para o típico aforrador português. Esquece o amigo Katolo de informar com rigor que os tais Certificados de Tesouro rendiam 6,8% a 5 anos, que é mais do dobro da taxa (3,18%) que este governo fixou para os tão elogiados Certificados de Aforro.

E ainda diz que as taxas recuperaram?! Os banqueiros também acham que sim. O povo, esse, anda ajoelhado a pedir trabalho e pão para a mesa e a adivinhar o pior com o segundo resgate que está em preparação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O amigo Katolo diz que não está aqui para discutir política, apesar de ter sido precisamente ele próprio quem introduziu a política na discussão sobre o tema, ao atribuir - e já todos comprovamos que erradamente -a autoria da criação dos Certificados de Tesouro ao actual governo, quando na verdade foi o governo de José Sócrates quem criou tal produto.

Mas pronto, adiante.

Agora o que é curioso é que o amigo Katolo voltou a ser pouco rigoroso ao dizer que os Certificados de Tesouro eram um produto que só daria os 7% a 10 anos e não era propriamente para o típico aforrador português. Esquece o amigo Katolo de informar com rigor que os tais Certificados de Tesouro rendiam 6,8% a 5 anos, que é mais do dobro da taxa (3,18%) que este governo fixou para os tão elogiados Certificados de Aforro.

E ainda diz que as taxas recuperaram?! Os banqueiros também acham que sim. O povo, esse, anda ajoelhado a pedir trabalho e pão para a mesa e a adivinhar o pior com o segundo resgate que está em preparação.

Caro arribas, parece-me má fé vir dizer que o Estado podia financiar-se no retalho a 7% nesta altura, por dois motivos:

1º Com muito esforço feito por todos nós, já merecemos bem mais confiança do que quem precise de se financiar a essas taxas;

2º Os juros pagos a 7% saem-nos do bolso (a nós que pagamos impostos).

Esses argumentos extremistas não vão ter muita aceitação por aqui, portanto por favor utilize-os onde haja pessoas que se identifiquem com eles, e que estão ávidas desse populismo barato. Vai com toda a certeza ter maior aceitação. Ganha o senhor, que tem quem o ouça e acredite em si, e ganhamos nós.

Última frase para dizer que concordo com o Katolo em relação ao Camilo Lourenço, que é das poucas pessoas capazes de dizer a verdade, mesmo sabendo que não é o que as pessoas querem ouvir.  :blank:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro arribas, parece-me má fé vir dizer que o Estado podia financiar-se no retalho a 7% nesta altura, por dois motivos:

1º Com muito esforço feito por todos nós, já merecemos bem mais confiança do que quem precise de se financiar a essas taxas;

2º Os juros pagos a 7% saem-nos do bolso (a nós que pagamos impostos).

Esses argumentos extremistas não vão ter muita aceitação por aqui, portanto por favor utilize-os onde haja pessoas que se identifiquem com eles, e que estão ávidas desse populismo barato. Vai com toda a certeza ter maior aceitação. Ganha o senhor, que tem quem o ouça e acredite em si, e ganhamos nós.

Última frase para dizer que concordo com o Katolo em relação ao Camilo Lourenço, que é das poucas pessoas capazes de dizer a verdade, mesmo sabendo que não é o que as pessoas querem ouvir.  :blank:

Caro mmp, aconselho-o a aperfeiçoar os seus índices de leitura e de percepção do que eu escrevi. Eu nunca disse que o Estado podia financiar-se a 7% nesta altura. O que eu disse foi que os Certificados de Tesouro rendiam aos pequenos aforradores 7% antes do actual governo acabar com o produto, há cerca de dois anos.

Depois, o amigo mmp diz-se preocupado pelo facto dos juros pagos a 7% nos saírem do bolso, mas omite que os rendimentos desses juros estavam disponíveis também para o Povo. Estranhamente, o senhor mmp não mostra preocupação por actualmente o povo não poder aceder ao investimento em Dívida Pública com juros altos, e muito menos mostra compreensão por esse mesmo povo estar hoje com uma carga fiscal elevadíssima. Porém, já achará normal - e por isso cala-se - que só os bancos possam aceder a juros elevados pagos pelo Estado (hoje Portugal manteve-se acima da barreira dos 6% a 10 anos) mesmo saindo do bolso dos contribuintes.

Por último, à falta de argumentos o senhor mmp envereda pela tentativa de ofender, que é o caminho dos medíocres. Porém, só me ofende quem pode e não quem quer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BOM DIA PESSOAL :)

Carteira de Fundos para 2014:

25% LU0173793307 OBRIGAÇÕES SUECAS COROAS SUECAS

25% LU0417819637 OBRIGAÇÕES POLACAS ZLOTYS POLACOS

25% LU0189847253 HIGH YIELD GLOBAL HEDGED

25% IE00B19ZB094  ACÇÕES AMERICANAS GRANDE CRESCIMENTO

SUGESTÕES E COMENTÁRIOS... ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites