Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Indemnização E.D.P

quim

Recommended Posts

Boa tarde.

Recebi hoje da EDP um determinado montante pelos prejuízos causados com a montagem de uma linha e respectivos postes na minha propriedade.

Duvidas:

Terei que declarar esse valor no IRS?

Esse montante (não sei porquê) veio em dois cheques CGD; se tiver que declarar em IRS e se for benéfico em termos de alteração de escalão, acham que posso guardar um cheque e deposita-lo só em Janeiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Recebi hoje da EDP um determinado montante pelos prejuízos causados com a montagem de uma linha e respectivos postes na minha propriedade.

Duvidas:

Terei que declarar esse valor no IRS?

Esse montante (não sei porquê) veio em dois cheques CGD; se tiver que declarar em IRS e se for benéfico em termos de alteração de escalão, acham que posso guardar um cheque e deposita-lo só em Janeiro?

Creio que não tem qualquer ligação... A EDP indemnizou-o por prejuízo causado. Parece-me que não há qualquer necessidade de declarar no IRS essa receita, que, no fundo, serviu para pagar despesas na sua propriedade...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda.

Também fiquei com essa ideia depois de agora ter lido  o nº 2 deste artigo

http://sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos/1487-irs-tributacao-das-indemnizacoes.html

Não são tributadas as indemnizações que se destinem a repor o património danificado quando houver meios de prova que sustentem a necessidade da indemnização. Se a quantia auferida se destina a repor um decréscimo do património não há um acréscimo patrimonial, apenas a reposição da situação patrimonial inicial.

O que faz todo o sentido!  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites