Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento Caixagest

Recommended Posts

• Respostas 149
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• FoxNinja

43

• paulos

19

• --------

12

É um dia histórico para a zona euro. O BCE anunciou um plano de injeção de liquidez através da compra de dívida pública de 60 mil milhões de euros por mês. Compras vão durar enquanto forem necessárias

Com este tipo de medida será bom investir em fundos de obrigações a longo prazo e fundos de ações europa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Com este tipo de medida será bom investir em fundos de obrigações a longo prazo e fundos de ações europa?

Já devias ter entrado em acções/obrigações europeias. Ainda que os EUA até ao final do 1º semestre sejam uma boa opção, depois é começar a deslocar parte do capital para Europa/Ásia.

FoxNinja, acho que já te fiz esta pergunta, porque razão não abres conta no BEST? Pelo trabalho de casa que fazes na procura dos melhores fundos da CaixaGest diria que mereces melhor!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para já subscrevo apenas fundos Caixageste porque o meu capital não é assim tanto... e acho que ainda não me compensa ter o dinheiro espalhado por outros bancos...

Para comprar fundos no BEST tenho que ter uma conta Best Trading ou é melhor a Best Trading Pro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para já subscrevo apenas fundos Caixageste porque o meu capital não é assim tanto... e acho que ainda não me compensa ter o dinheiro espalhado por outros bancos...

Para comprar fundos no BEST tenho que ter uma conta Best Trading ou é melhor a Best Trading Pro?

Basta teres uma conta normal, e também tens fundos da Caixa :) e secalhar pagas na CGD despesas de manutenção...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, para mim a conta chamada Conta Corrente deveria ser o suficiente.

Com este tipo de conta então depois consigo aceder à compra de fundos certo?

Neste momento tenho apenas subscrito o Fundo Monetário que é onde tenho o meu fundo de emergência e de momento não tenho mais fundo nenhum subscrito... andava a fazer uma simulação na ferramenta Bloomberg Watchlist para ver se subscrevia outros fundos... de acções e obrigações...

Eu se fosse para o Best depois iria para fundos que não fossem caixagest. Obviamente existem fundos mais interessantes e com performances superiores.

A conta na CGD seria para manter já que é a conta ordenado e tenho também lá o Crédito Habitação e não tenho despesas de manutenção de conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, para mim a conta chamada Conta Corrente deveria ser o suficiente.

Com este tipo de conta então depois consigo aceder à compra de fundos certo?

Neste momento tenho apenas subscrito o Fundo Monetário que é onde tenho o meu fundo de emergência e de momento não tenho mais fundo nenhum subscrito... andava a fazer uma simulação na ferramenta Bloomberg Watchlist para ver se subscrevia outros fundos... de acções e obrigações...

Eu se fosse para o Best depois iria para fundos que não fossem caixagest. Obviamente existem fundos mais interessantes e com performances superiores.

A conta na CGD seria para manter já que é a conta ordenado e tenho também lá o Crédito Habitação e não tenho despesas de manutenção de conta.

Vê lá se a CGD não vai passar a fazer o mesmo que o BPI, eu tenho crédito habitação e vou começar a pagar 20€/ano a esses C****

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Tenho uma dúvida em relação aos fundos Caixagest. Sempre que comparo as cotações do site morningstar com os da Caixa nunca obtenho os mesmos resultados. Segue um exemplo à data de hoje:

a) Morningstar : EUR 6.58

B) No site do banco CGD tem : 6,5172

O fundo em causa é Caixagest Ações Líderes Globais FIMAA. Nunca acontece haver acordo entre estes dois. Tenho vindo a comparar todos os dias. Tenho mais dois fundos da Caixa, que também nunca estão de acordo entre a Morningstar e o Banco.

Alguém tem uma explicação para isto?

P.S. Também tenho fundos no Novo Banco. Neste caso bate sempre certo o que aparece no site do banco e na morningstar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vê se as cotações não estão desfasadas 1 dia. A cotação de um deles corresponder à cotação do dia anterior ou seguinte do outro sitio.

Obrigado Duracell pela resposta. Numa fase inicial também achei que poderia ser isso, mas estou com dúvidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As cotações da CGD são actualizadas por volta das 19h00. Às 19h e picos já tem a cotação de fecho do próprio dia e manter-se-á durante o dia seguinte. Portanto as cotações da CGD estão sempre à frente das da morning star.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As cotações da CGD são actualizadas por volta das 19h00. Às 19h e picos já tem a cotação de fecho do próprio dia e manter-se-á durante o dia seguinte. Portanto as cotações da CGD estão sempre à frente das da morning star.

Obrigado Patanisca. Vou fazer novos registos, em dias consecutivos e depois deixo o "feedback".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já confirmei. Absolutamente correto. É precisamente como diz o Patanisca. Muito Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Boas Pessoal

Estou a pensar em investir algum dinheiro em fundos de acções...

Os fundos que escolhi e a distribuição que fiz foi a seguinte:

Acções Europa 7%

Acções EUA 33%

Acções Oriente 17%

Acções Japão 26%

Acções Emergentes 17%

O montante total será de 1500€, penso que não é um montante muito elevado para por em "jogo".

Sei que é uma carteira com um risco bastante elevado já que os fundos são todos de acções, mas este investimento será para ser de longo prazo...

Pretendia depois fazer o rebalanceamento da carteira 1 vez por ano...

Estive a comparar os fundos no site morningstar e para mim esta foi a distribuição mais indicada...

Alguém pode dar uma opinião, sobre a distribuição percentual da carteira?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu retirava peso dos EUA (parece-me já ter esgotado o boost cambial e há alguma incerteza no crescimento económico) e apostava mais na Europa (prevê-se subida da inflação e crescimento, e não sofres de factor câmbio).

De resto, evitava os emergentes.

Também estou para reforçar a minha carteira e vou-me virar para o Oriente e Japão também e apostar a maior parte na Europa.

EDIT: Ai espera, disseste que era para Longo Prazo, nesse caso, manteria forte nos EUA e evitava emergentes para colocar na Europa. EUA, historicamente inspira confiança e robustez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

É uma carteira bastante arriscada, mesmo tendo em conta o longo prazo e o montante total. Eu diminuía significativamente o Oriente e Japão e aumentava o peso da Europa e EUA, algo do género 50% EUA, 20-25% Europa e o resto a meias entre Oriente e Japão. O risco (e possibilidades de retorno) por si só já é elevado por ser uma carteira apenas de acções, será que vale a pena aumentá-lo ainda mais com a distribuição geográfica? Por exemplo, ter 47% de Oriente+Japão face a apenas 40% de EUA (ou face a 53% de EUA-Europa) parece-me bastante. Apenas a minha opinião, claro.

De resto, viste de que tipo são esses fundos regionais? Incluem de tudo ou são maioritariamente large-caps, ou outros?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

É uma carteira bastante arriscada, mesmo tendo em conta o longo prazo e o montante total. Eu diminuía significativamente o Oriente e Japão e aumentava o peso da Europa e EUA, algo do género 50% EUA, 20-25% Europa e o resto a meias entre Oriente e Japão. O risco (e possibilidades de retorno) por si só já é elevado por ser uma carteira apenas de acções, será que vale a pena aumentá-lo ainda mais com a distribuição geográfica? Por exemplo, ter 47% de Oriente+Japão face a apenas 40% de EUA (ou face a 53% de EUA-Europa) parece-me bastante. Apenas a minha opinião, claro.

De resto, viste de que tipo são esses fundos regionais? Incluem de tudo ou são maioritariamente large-caps, ou outros?

Obrigado pela tua opinião, deixo em baixo os links para o site da morningstar e da bloomberg para que se quiseres possas obter mais informações sobre os fundos que mencionei.

Acções EUA

SYMBOL: CAIXEUA:PL

ISIN: PTYCYBLM0000

Acções Japão

SYMBOL: BNUJAPN:PL

ISIN: PTYIVSLE0008

Acções Europa

SYMBOL: CAIXINT:PL

ISIN: PTYCXHLP0002

Acções Oriente

SYMBOL: BNUORCR:PL

ISIN: PTYIVKLE0006

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deixo aqui a evolução dos fundos em que pretendo investir

Performance nos últimos 5 anos

5%2Banos.jpg

Performance nos últimos 10 anos

10%2Banos.jpg

Claro que rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras, mas aquilo que posso observar é que o Fundo Acções Oriente tem uma performance bastante interessante tanto a 5 anos como a 10 anos...

O fundo do Japão é o que tem uma menor performance...

Com base nestes gráficos talvez não devesse atribuir um peso tão pequeno no que toca ao oriente...

Estou mesmo inclinado a dar pesos muito semelhantes entre a Europa e o Oriente...

Acções Europa 27%

Acções EUA 40%

Acções Oriente 26%

Acções Japão 7%

Se tivesse apostado nesta distribuição, teria tido as seguintes rendibilidades

A 5 anos

Data inicial: 31-12-2009

Data final:20-05-2015

Dias decorridos: 1966

Rendibilidade Anualizada: 9,8%

Rendibilidade Período: 69%

A 10 anos

Data inicial: 31-12-2004

Data final: 20-05-2015

Dias decorridos: 3792

Rendibilidade Anualizada: 5,78%

Rendibilidade Período: 86,13%

Utilizei o simulador da CaixaGest para chegar aos resultados apresentados a cima

https://www.caixagest.pt/simulador_rendibilidade_carteira.aspx

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Se o risco não for impeditivo, tudo bem, força nisso. Depende sempre do valor e do que representa: arrisco mais se o valor investido representar apenas 5% das minhas posses do que se representar metade do que tenho. Não costumo olhar esses gráficos, mas antes o Sharpe e o volatilidade. Esse fundo Oriente não me parece nada bom comparado com outros fundos não-Caixa da mesma categoria (elevado risco vs rentabilidade abaixo da média): no dia em que algo correr mal, vai correr mesmo mal. Por mim não mantinha Europa / Oriente em pé de igualdade, embora possas sempre mantê-los relativamente próximos, tipo 35-25 ou 30-20...

Digo isto tudo com toda a humildade, não sou ninguém para dar conselhos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço todas as opiniões dadas e sempre que quiseres podes dar a tua opinião sem qualquer problema...

Neste momento ainda estou na fase de estudo... muito provavelmente só darei inicio a esta carteira de fundos no inicio de julho... até lá é trocar ideias e tentar aprender mais...

Tens fundos Caixagest? se sim, quais?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites