Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento Caixagest

Recommended Posts

Como o scapy disse, risco há sempre e nada garante o capital investido. Pode-se é dizer que o risco é muitíssimo baixo para esse fundo.

No caso de falência da gestora, deverá ser possível recuperar tudo, independentemente do valor, uma vez que os fundos não pertencem às instituições que os gerem nem entram nas contas delas.

Penso que a existência da protecção de 25k será aplicada caso não se consiga ter acesso aos registos do fundo, como por exemplo em fraude das contas do fundo, destruição dos registos ou não ser possível recuperar os títulos da instituição custodiante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 149
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• FoxNinja

43

• paulos

19

• --------

12

eu sou um pouco lerda nestes assuntos, mas o banco tinha-me dito que o dinheiro estava seguro e o podia levantar a qualquer momento. eles dizem tanta coisa que ficamos confusos e agora ando desconfiada na palavra do banco e daí as minhas duvidas.

quando eu falo em dinheiro seguro refiro-me se é tao seguro como te-lo numa conta poupança e prazo?

o que querem dizer com "valor da carteira ficar a 0" ?

e já agora sobre o dinheiro existe algum IRS a pagar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu sou um pouco lerda nestes assuntos, mas o banco tinha-me dito que o dinheiro estava seguro e o podia levantar a qualquer momento. eles dizem tanta coisa que ficamos confusos e agora ando desconfiada na palavra do banco e daí as minhas duvidas.

quando eu falo em dinheiro seguro refiro-me se é tao seguro como te-lo numa conta poupança e prazo?

o que querem dizer com "valor da carteira ficar a 0" ?

e já agora sobre o dinheiro existe algum IRS a pagar?

Sim, pode resgatar o dinheiro em qualquer altura, recebendo os juros até esse dia. Nos fundos de tesouraria, normalmente demora um dia até o dinheiro ficar na conta à ordem.

Em teoria o fundo não tem a mesma segurança de uma conta poupança ou prazo. As contas poupança ou prazo têm capital garantido. Um fundo não. No entanto, o risco desse fundo perder capital é muito baixo.

Como o capital não é garantido, na utilização de fundos, a carteira pode ficar a zero. Mas como disse, nesse fundo de tesouraria, perder algum capital investido é muito baixo, perder o capital todo é ainda menos provável.

Os fundos sediados em Portugal já pagam os impostos devidos, pelo que o valor da carteira de fundos portugueses já é o valor liquido livre de impostos.

Se tiver um escalão de IRS baixo (rendimento global inferior a 7.000€), poderá ter interesse declarar os ganhos com os capitais (englobamento). Caso contrário, o imposto já foi pago e não precisa de declarar estes rendimentos.

Assim, ao comprar a rentabilidade de um depósito ou conta poupança com um fundo deverá ter em conta que a taxa de juro que aparece nos depósitos é bruta (TANB) e deverá ser descontado 28% de impostos sobre os juros e no caso dos fundos portugueses a taxa que aparece é liquida (equivalente a TANL).

Deverá ter em conta que, nos fundos, a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

No caso dos fundos de tesouraria, a rentabilidade deles varia pouco pelo que o acompanhamento regular (semanalmente ??) é suficiente para não ter surpresas.

Se achar que não está a render o suficiente, basta resgatar o dinheiro e coloca-lo noutra aplicação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

desde já agradeço os vossos comentários.

O meu receio não é o estar a render muito ou pouco (claro que se render mais melhor), mas sim eu ter o dinheiro investido garantido, ou seja daqui a um ano se me apetecer levantar os meus mil euros investidos se o levanto na totalidade ou não (independentemente dos juros) ou se tenho que pagar alguma taxa para esse efeito.

Na realidade eu investi 10 mil euros na caixagest Liquidez PTYCXWHE0010, por volta de um mês atrás, e realmente o meu medo é se daqui a alguns anos poder perder algum dinheiro dos 10mil, existe essa probabilidade? aconselham a continuar neste fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O DuracellPT já te deu uma excelente resposta!

Basicamente o que vou dizer não é nada que ele não tenha dito.

Se é possível quando quiseres tirar o dinheiro esteja lá menos, sim é possível. Se eu acredito que aconteça, não, não acredito. Esse fundo é um fundo que investe essencialmente em aplicações muito seguras, por isso é altamente improvável que percas dinheiro. O montante todo é mesmo altamente mas mesmo altamente improvável.

Se fosse eu tirava o dinheiro do fundo, não por achar inseguro, mas por não achar rentável. A rentabilidade tem estado muito baixa!

Aconselho-te a ler alguma informação sobre fundos (e não só) pois esse teu receio deve-se à falta de informação que tens sobre como funciona um fundo. Vai lendo um pouco sobre fundos e formas de aplicar o dinheiro e dúvidas podes sempre perguntar cá no fórum ;)

Basicamente nada é 100% seguro. Agora à coisas que são quase 100% seguras e outras nem tanto! Tanto nas finanças como em tudo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se se quer manter na Caixa porque não usar antes o fundo Caixagest Fundo Monetário (PTYMEHLE0014) continua a não ser nada de espetacular mas é melhorzinho. Eu uso-o como fundo temporário para prazos muito curtos (às vezes < 1 mês).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só uma questão... já construíste o teu "fundo de emergência"? ou seja já tens de parte uma quantia de dinheiro que te permita fazer frente a emergências, tipo desemprego, uma reparação cara no carro ou casa... essa quantia deve ser o equivalente às tuas despesas mensais durante um período mínimo de 6 meses.

Eu neste momento estou a construir essa "rede de segurança" no Caixa Fundo Monetário.

Não rende assim nada de extraordinário mas serve para a finalidade que lhe pretendo dar.

Esse Caixa Fundo Monetário é mesmo fraquinho...o ES Liquidez até à data está a valorizar o dobro.

Como o objectivo desse é apenas construir o teu fundo de emergência, menos mal. Mas se me dessem a escolher entre 1 ou 2% para o mesmo nível de risco, não pensaria.

Devemos aproveitar cada oportunidade, alguém aqui se mantinha num emprego sabendo que para a mesma função lhe pagavam o dobro? (E com a mesma segurança)

Eu subscrevi o ES Liquidez em 29/11/2012, portanto, quase 2 anos e neste momento tenho uma rentabilidade acumulada de 4,64%. No Caixa Fundo Monetário estaria com 2,1/2,2% (máximo). "Pena" tenho eu de não ter subscrito mais cedo...

PS- Tenho conta na CGD desde que nasci e não tenho qualquer razão de queixa. Contudo, isso não invalida que eu procure melhores soluções, e assim sendo, aconselho a usarem as melhores alternativas no mercado para rentabilizarem as vossas poupanças.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um DP com taxa de 3,7% liquidos??

E não é normal para quem fez depósitos a prazo há 2/3 anos atrás?

A mim vence para o mês que vem um DP a 5.5 TANB (3.96 líquidos) e vai renovar pelo último ano  :-[  a 7% TANB (5.04 líquidos se não houver alterações IRS)  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um DP com taxa de 3,7% liquidos??

Por acaso estava a falar em termos brutos, para se comprar com a rentabilidade líquida do ES Liquidez.

Fui ver os meus registos, e em 2012 e 2013 ainda beneficiei de DPs 5.35 e 5.45%. Ou seja, se eles terminaram durante 2013, quer dizer que os constituí em 2012.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

Finalmente consegui reunir a verba necessária para o meu fundo de emergência e agora chegou a altera de diversificar os meus investimentos...

Estava a pensar em investir inicialmente 1000€ este dinheiro seria distribuído entre Obrigações e Ações.

Qual será o peso que devo ter entre estas duas "classes"?

Depois a intenção era ir reforçando as posições conforme fosse tendo mais dinheiro disponível, para este tipo de investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Decidi-me pelos seguintes fundos e percentagens.

Obrigações Longo Prazo - 50%

Seleção Global - 30%

Ações EUA - 15%

Ações Europa - 15%

Perspectivas de ir reforçando aos poucos. Vamos ver como corre.

Obrigado a todos

E então como tem sido a performance da tua carteira?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava a pensar em investir inicialmente 1000€ este dinheiro seria distribuído entre Obrigações e Ações.

Qual será o peso que devo ter entre estas duas "classes"?

Com um montante desses eu não dividia. O problema desse tipo de investimentos é que as comissões, quando se conta com montantes relativamente baixos, acabam por ter um peso importante. Se investes 500€ e pagas 5€ de comissão, por exemplo, estás a começar logo à partida com um prejuízo de 1%. Precisas de uma subida de 1,01% só para recuperar desse prejuízo (e provavelmente mais outro tanto, para pagar a comissão de resgate).

De entre esses dois, o investimento em obrigações é capaz de ser o menos arriscado (e, por vezes, também tem comissões mais em conta - mas isso só consultando o preçário do intermediário financeiro).

Outra alternativa pode ser a escolha de um ou dois fundos de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu quando falo investir em Obrigações e Ações refiro-me a fundos geridos pela CaixaGest já que é onde tenho conta (CGD). Sei que existem bancos (BEST) tem mais oferta de fundos mas eu neste momento não queria "expandir-me" para outros bancos.

Em relação aos investimentos estava a pensar distribuir entre:

Obrigações Longo Prazo

ISIN: PTYCXCLP0007

Ações Líderes Globais

ISIN: PTCXGUHM0006

Acções EUA

ISIN: PTYCYBLM0000

Acções Europa

ISIN: PTYCXHLP0002

Acções Oriente

ISIN: PTYIVKLE0006

Acções Japão

ISIN: PTYIVSLE0008

Em relação às comissões de resgate não tenciono ter de pagar já pretendo manter os investimentos no mínimo entre 3 a 5 anos

Qual é a percentagem que aconselham na distribuição?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu quando falo investir em Obrigações e Ações refiro-me a fundos geridos pela CaixaGest já que é onde tenho conta (CGD). Sei que existem bancos (BEST) tem mais oferta de fundos mas eu neste momento não queria "expandir-me" para outros bancos.

Em relação aos investimentos estava a pensar distribuir entre:

Obrigações Longo Prazo

ISIN: PTYCXCLP0007

Ações Líderes Globais

ISIN: PTCXGUHM0006

Acções EUA

ISIN: PTYCYBLM0000

Acções Europa

ISIN: PTYCXHLP0002

Acções Oriente

ISIN: PTYIVKLE0006

Acções Japão

ISIN: PTYIVSLE0008

Em relação às comissões de resgate não tenciono ter de pagar já pretendo manter os investimentos no mínimo entre 3 a 5 anos

Qual é a percentagem que aconselham na distribuição?

Boas FoxNinja. Estava a ver, eu tenho alguns desses fundos, a coisa não está a correr bem nem mal, está em linha com a miséria que está tudo. Diz-me uma coisa, como consegues procurar essas coisas na Morningstar?

Com a Folha de Excel presente aqui no fórum, sei que ele usa o mesmo link, lt.morningstar.com, mas como chego lá? Tenho fundos que não dão, encrava quando procura o ISIN.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu consigo encontrar os fundos no site da morningstar escrevendo na pesquisa. Começo por escrever Caixagest e depois começo a escrever o resto... por vezes tem que se esperar um pouco para ele apresentar os fundos.

Depois na ficha de cada fundo tem lá o ISIN.

Na primeira página deste tópico tenho lá os fundos todos da Caixagest, os que consegui encontrar o ISIN estão preenchidos.

Não sei se era isto que querias saber :) se quiseres saber de mais alguma coisa é só dizeres.

Mas as performances têm sido positivas certo? pelo menos pelo que tenho visto sim.

Que tipo de peso aconselhas para cada fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado, já vou ver essas coisas.

Em relação às performances, neste momento está tudo como sabes, é igual em todo o lado. O único que me arrependi de subescrever na CGD foi o Activos Curto Prazo. Ainda hoje, passado mais de ano e meio ainda está no vermellho e sem prespectivas de subir. Quando parece q vai subir, pumba, mais um dia vermelho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu fugia das acções europa, 2014 foi um ano mau e 2015 não acredito que seja muito melhor. Eu no final do ano passado reforcei nos EUA e apostei nas obrigações LP, que tem rendido muito bem em 2014 (10.62%) e como o prazo para resgate sem comissão é de 180 dias, parece-me uma boa aposta para 2015, assim que tenha mais qualquer coisa, vou reforçar nas Obrigações LP e em Acções EUA.

Tenho um fundo misto aqui perdido, do tempo em que comecei nisto dos fundos (2013), mas agora percebo que uma vez que jogo com as obrigações e com as acções, não faz sentido ter um misto, faço eu a gestão da tendência (Acções <-> Obrigações). O fundo Seleção Global é o que tem melhor desempenho dos mistos. Tive o Estratégia Arrojada durante 1 ano e picos mas tive que resgatar com rendibilidade baixa de cerca de 2%, aquilo não andava nem desandava, fartei-me. Acções mete mais piada!  :)

ssRQvpk.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites