Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento Caixagest

Recommended Posts

No início do ano, com as notícias que foram saindo, perspectivei mudanças, talvez, mais risonhas para a economia japonesa, a partir de meados de abril. Ultimamente o mercado local tem vindo a subir...contudo o fundo que referes "corre" constantemente atrás dos seus congéneres na categoria e não acompanhando sequer o benchmark... :(  pelo que não o recomendaria. Tem um desvio padrão elevadíssimo para a rentabilidade média que apresenta:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR054DE&tab=2

Mas, se estás interessado no japão, já consideras-te a hipótese de subscrever outro fundo dessa categoria, mas,  de uma gestora estrangeira? Estou certo de que ficarias "mais bem servido"... 8)

Estou em crer que os ventos vão continuar de feição para a economia japonesa. Vamos ver... ;)

Abraço!

Viva,

O "mal" é que só estou na caixa e não queria estar a abrir noutros lados :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 149
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• FoxNinja

43

• paulos

19

• --------

12

Viva,

O "mal" é que só estou na caixa e não queria estar a abrir noutros lados :(

Boas!

Isso é contigo. São questões de cada um. Eu nunca trabalhei numa instituição financeira, por isso, não tenho qq comissão como angariador ou algo parecido. Mas, existem bancos que não cobram comissões de despesas de manutenção de conta, em que podes inclusivé fazer subscrições sem sair de casa e em que poderias ter produtos, neste caso, fundos com melhores rácios dentro das mesmas categorias. Assim ficas mais limitado... ???  e não perdias nada. Além de que têm profissionais mais formados na temática. Destes destaco, sem duvida, o Best... ;) , tem a maior quantidade ( creio que 2200 aproximadamente ) e com menores montantes minímos de subscrição inicial.

Bom, tu é que sabes. Mas a gestão (dos gestores) da CGD não é nem de perto nem de longe tão bem conseguida como a realizada por inúmeras sociedades estrangeiras... ???  nem podia, já que estas, por norma, movimentam em cada fundo cifras muito superiores...

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

tenho o meu dinheiro distribuído por 2 bancos nacionais, sendo um deles a CGD. Venceu-se agora uma aplicação na CGD e estou a estudar algumas aplicações que me foram propostas, apesar de não ter conhecimentos aprofundados na matéria. O meu objectivo é o de uma rentabilização a médio/longo prazo, não esperando necessitar deste dinheiro (50k) a curto prazo. Bem sei que há gestores mais dinâmicos, mas gostaria de manter este dinheiro na CGD, pelo que estou limitado, basicamente, aos fundos existentes no CaixaGest.

Desta forma, estava a pensar compor uma carteira (50k) com a seguinte composição:

- estratégia equilibrada = 20%

- selecção global = 30%

- mais mensal = 30 %

- acções Europa = 10%

- acções líderes globais = 10%.

Tendo em atenção o meu objectivo de médio/longo prazo e estando preparado para algumas variações na carteira, gostaria de saber a vossa opinião quanto à adequabilidade destes fundos que fazem parte da oferta da CaixaGest.

Considerando o risco de cada um e o risco global, fariam alguma substituição de um fundo por outro?

Muito obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas rapsh,

É provável que eu não venha a ser grande ajuda, mas tenho de tentar perceber alguns pontos sobre o seu pensamento:

1) Porque razão é que existe "medo/receio" em abrir conta noutro banco nacional?

2) Faltou referir o seu perfil de investidor? Muito conservador, conservador, moderado, dinâmico, agressivo.

3) Quando diz que o objectivo é a M/L Prazo, está a referir-se a quantos anos? É que LP pode ser em algumas situações >5 anos.

4) Pela distribuição que lhe apresentaram, diria que a carteira tem um risco "moderado".

- Selecção Global (Misto Defensivo - Global), pessoalmente gosto bastante de ter um fundo deste tipo numa carteira, principalmente em alturas de grande turbulência.

Este fundo fica abaixo

- Estratégia equilibrada é da mesma categoria que o anterior, e na minha opinião é melhor.

- Quanto aos outros 3, são fundos com risco elevado.

Existem melhores alternativas, mas para isso era preciso terem conta aberta noutro banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia Cardoso,

aqui seguem as minhas respostas:

1) na verdade não sei porquê, apesar de a CGD me dar a sensação de mais tranquilidade no que diz respeito ao risco. Estou consciente que perco o acesso a melhores condições, mais oferta, melhores oportunidades, etc. Mas  sempre fico com a ideia que o banco "estatal" é o que assegura o menor risco. Não conheço os bancos que aqui se falam (Best, Big,...), o que me deixa sempre com algum receio no que toca a sua estabilidade... Certamente pela minha falta de conhecimento aprofundada...

2) Não me consigo categorizar nas "caixas" de perfil. Acho que depende da altura. Há alguns anos estive no mercado de acções e hoje não tenho. Já tive obrigações e fundos de acções/obrigações. Hoje tenho obrigações e outras aplicações mais conservadores. Julgo que o perfil "encolheu" com o início da crise. Não sou avesso ao risco, mas julgo que estarei a meio da tabela.

3) Aos anos que eu quiser. Na verdade, não penso precisar deste dinheiro (a não ser que aconteça algum imprevisto muito grande). Estou servido de casa, carro, as despesas são controladas. Isso permite-me ter a estabilidade para ver o investimento render (expectavelmente) e decidir colher as mais valias quando entender.

4) Dentro destes parâmetros e das minhas expectativas, acha ajustada a composição? Que alterações faria dentro da Caixagest?

5) Já agora, que banco recomendaria e porquê?

Obrigado poela ajuda!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu de momento também só tenho fundos da Caixagest... o meu dinheiro não é assim tanto para abrir conta num outro banco...

Em relação à tua última questão rapsh, eu a escolher um banco para investir era no banco Best e utilizar a plataforma Best trading Pro. Pelos comentários que tenho lido é um banco com bastante oferta no que toca a produtos de investimento e tem uma grande variedade de fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia Cardoso,

aqui seguem as minhas respostas:

1) na verdade não sei porquê, apesar de a CGD me dar a sensação de mais tranquilidade no que diz respeito ao risco. Estou consciente que perco o acesso a melhores condições, mais oferta, melhores oportunidades, etc. Mas  sempre fico com a ideia que o banco "estatal" é o que assegura o menor risco. Não conheço os bancos que aqui se falam (Best, Big,...), o que me deixa sempre com algum receio no que toca a sua estabilidade... Certamente pela minha falta de conhecimento aprofundada...

2) Não me consigo categorizar nas "caixas" de perfil. Acho que depende da altura. Há alguns anos estive no mercado de acções e hoje não tenho. Já tive obrigações e fundos de acções/obrigações. Hoje tenho obrigações e outras aplicações mais conservadores. Julgo que o perfil "encolheu" com o início da crise. Não sou avesso ao risco, mas julgo que estarei a meio da tabela.

3) Aos anos que eu quiser. Na verdade, não penso precisar deste dinheiro (a não ser que aconteça algum imprevisto muito grande). Estou servido de casa, carro, as despesas são controladas. Isso permite-me ter a estabilidade para ver o investimento render (expectavelmente) e decidir colher as mais valias quando entender.

4) Dentro destes parâmetros e das minhas expectativas, acha ajustada a composição? Que alterações faria dentro da Caixagest?

5) Já agora, que banco recomendaria e porquê?

Obrigado poela ajuda!

Estás equivocado em algumas coisas, passo a explicar.

Teres uma carteira de fundos não estás sujeito ao risco do banco, logo, teres 10 milhões de euros na CGD ou num banco mais pequeno online tipo BiG, Invest, Activo ou Best é exactamente igual, são aplicações fora do balanço do banco logo se viesse a existir algum problema ( o que nos fundos é algo ínfimo de acontecer ) tanto um banco pequeno como a CGD não te iria assegurar absolutamente nada, nem o Estado, é preciso não confundir as várias aplicações onde incorres realmente num risco de banco, um Depósito tem o risco do banco, uma acção do banco tem o risco do banco, uma obrigação do banco tem o risco de um banco...

Se pretenderes apenas fazer depósitos a prazo isso sim aconselho a repartir por vários bancos ( isto de não houver mais titulares e se estivessemos a falar em valores acima dos 100 000€ ) porque aqui incorres num risco de crédito do banco, se for aplicações como fundos, está descansado que qualquer banco apenas o que faz é uma guarda desses "titulos", pode o banco abrir falência que esse dinheiro não vai á vida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá D@vid,

entendo o que escreveste e estudarei melhor o tema. De qualquer modo, pretendendo investir nos fundos que referi (independentemente do valor a alocar, o qual estudarei), efectuei os cálculos e obtive uma composição total dos fundos de:

- Acções = 32,4%;

- Obrigações = 54,5%;

- Mercado monetário = 13,2%.

Esta composição parece-me consentânea com o meu "perfil", tal como explicado acima.

De qualquer modo, pergunto-vos se fariam alguma substituição de um fundo que referi, por outro com o mesmo perfil e porquê.

Obrigado.

P.S. - aproveito para questionar se existe algum tópico exclusivo ao banco BEST, que conte experiências de utilizadores, etc...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro ABCD,

obrigado.

Entretanto fiquei a conhecer as comissões de gestão dos fundos que escolhi (na Caixagest):

- Estratégia equilibrada = 1,02%;

- Selecção Global = 1,05%;

- Obrigações = 0,52%;

- Acções Europa = 2,33%;

- Acções Líderes Globais = 1,75%.

Fiquei bastante apreensivo pois são bastante altas... Sabem quais seriam as comissões no Banco Best, por exemplo?

Tenho uma dúvida: estas comissões apenas são liquidadas aquando do resgate, certo? Ou seja, no resgate, recebemos a rendibilidade deduzida destes custos, certo? Ou seja, só se liquida uma vez, demore 1 ano, 2 ou 3 a resgatar, certo?

Obrigado.

Tenho mesmo de analisar as condições de outros bancos... :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro ABCD,

obrigado.

Entretanto fiquei a conhecer as comissões de gestão dos fundos que escolhi (na Caixagest):

- Estratégia equilibrada = 1,02%;

- Selecção Global = 1,05%;

- Obrigações = 0,52%;

- Acções Europa = 2,33%;

- Acções Líderes Globais = 1,75%.

Fiquei bastante apreensivo pois são bastante altas... Sabem quais seriam as comissões no Banco Best, por exemplo?

Tenho uma dúvida: estas comissões apenas são liquidadas aquando do resgate, certo? Ou seja, no resgate, recebemos a rendibilidade deduzida destes custos, certo? Ou seja, só se liquida uma vez, demore 1 ano, 2 ou 3 a resgatar, certo?

Obrigado.

Tenho mesmo de analisar as condições de outros bancos... :)

No Best:

Equilibrada: 0,90% + 1,00% de resgate, não vi se ao fim de algum tempo deixa de ter.

Selecção: 0,50% + 1,00% Resgate

Europa: 2,20%

O obrigações não sei do qual falas e o Lideres não se encontra na oferta do banco, pelo menos online.

As comissões de gestão não variam muito de banco para banco porque as mesmas são impostas pela sociedade gestora, o que geralmente por vezes pode ser diferente são os minimos de subscrição.

Estas comissões já vêm liquidas na cotação, não vais pagar nada, quando olhas para a cotação de um fundo e a sua rentabilidade já vem liquida desse custo, portanto é um custo ao fim ao cabo que não o chegas a ver.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas David,

entendi. Isso significa que não há vantagens significativas em subscrever, por exemplo no Banco Best, um fundo gerido pelo Caixagest?

Se tal for verdade, a vantagem em abrir conta no banco BEST está relacionada com o acesso a mais e melhores fundos, certo? Considerando que apenas abriria conta para investimento em fundos e não para gestão corrente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas David,

entendi. Isso significa que não há vantagens significativas em subscrever, por exemplo no Banco Best, um fundo gerido pelo Caixagest?

Se tal for verdade, a vantagem em abrir conta no banco BEST está relacionada com o acesso a mais e melhores fundos, certo? Considerando que apenas abriria conta para investimento em fundos e não para gestão corrente.

Repara que por acaso no Best as comissões até são ligeiramente mais barats, não me perguntes o porquê, mas na generalidade é um pouco o que dizes sim, nos grandes bancos apenas te oferecem acesso aos fundos deles, nos bancos ditos online a oferta é de várias gestoras, no Best são 2100 fundos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A sério que cheguei ás 5000 msgs?????  :o :o  ando a passar tempo de mais aqui  ;D ;D  ora se ando aqui neste cantinho desde Março de 2008, dá uma média de mais de 800 msg por ano, 70 por mês mais de 2 mensagens por dia... sim em difinitivo tenho de largar isto e ir para Bora Bora  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Bom dia,

Gostaria de saber a vossa opiniao sobre o investimento de 3500€ em fundos na CGD - quais me aconselham para um perfil equilibrado. Sei que existem melhores bancos para tal, contudo visto ter o CH na CGD tenho estes 3500 para não pagar despesas de manutenção. Duração dos mesmos será desde 1 ano até o final do pagamento do CH ( + uns 15 anos lol).

Desde já agradeço os vossos conselhos.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só uma questão... já construíste o teu "fundo de emergência"? ou seja já tens de parte uma quantia de dinheiro que te permita fazer frente a emergências, tipo desemprego, uma reparação cara no carro ou casa... essa quantia deve ser o equivalente às tuas despesas mensais durante um período mínimo de 6 meses.

Eu neste momento estou a construir essa "rede de segurança" no Caixa Fundo Monetário.

Não rende assim nada de extraordinário mas serve para a finalidade que lhe pretendo dar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O site Proteste Invest tem uma secção que sugere vários tipos de carteiras...

No entender deles uma Carteira Neutra a 10 anos é constituída por 50% Fundos de Ações e 50% Fundos de Obrigações.

Está certo este aconselhamento?

Podem fazer mais simulações aqui

https://www.deco.proteste.pt/investe/carteiras-fundos/

Aqui fica também uma sugestão do banco BIG quanto à constituição das carteiras.

CARTEIRA CONSERVADORA

A carteira Conservadora será constituída maioritariamente por fundos de obrigações, com alocação dinâmica aos segmentos de obrigações do tesouro, obrigações corporate, obrigações de mercados emergentes e obrigações high yield consoante a atractividade relativa de cada uma destas sub-classes de activos. O peso de fundos de acções será tendencialmente reduzido, dada a maior volatilidade desta classe de activos.

Horizonte temporal mínimo recomendado: 1 ano

CARTEIRA EQUILIBRADA

A carteira Equilibrada será constituída maioritariamente por fundos de obrigações e fundos de acções. Consoante a atractividade de cada uma das classes de activos, o seu peso relativo evoluirá de forma dinâmica, através da alocação do património da carteira aos fundos de investimento com as características mais adequadas ao seu perfil de risco.

Horizonte temporal mínimo recomendado: 3 anos

CARTEIRA AGRESSIVA

A carteira Agressiva é composta exclusivamente por fundos de acções. A alocação do património é feita tendo em conta a atractividade relativa de uma área geográfica em relação a outra (por exemplo, maior peso em fundos de acções europeias em detrimento de fundos de acções americanas) ou um determinado estilo de investimento (“growth” vs “value”). A carteira poderá ter exposição específica a determinados fundos sectoriais.

Horizonte temporal mínimo recomendado: 5 anos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só uma questão... já construíste o teu "fundo de emergência"? ou seja já tens de parte uma quantia de dinheiro que te permita fazer frente a emergências, tipo desemprego, uma reparação cara no carro ou casa... essa quantia deve ser o equivalente às tuas despesas mensais durante um período mínimo de 6 meses.

Eu neste momento estou a construir essa "rede de segurança" no Caixa Fundo Monetário.

Não rende assim nada de extraordinário mas serve para a finalidade que lhe pretendo dar.

Boa tarde,

Tenho um fundo de emergencia, depositos a prazo e Seguros Unit Linked no AB e BIG. Vou agora colocar uma percentagem em certificados tesouro poupanca + para diversificar um pouco mais.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu ainda não tenho dinheiro disponível para investir em outros fundos... ainda estou a construir o fundo de emergência. Aqui por estes lados o dinheiro chega devagar :)

Eu ponderaria investir em:

Obrigações Mais

Obrigações Longo Prazo

Acções Europa

Acções Líderes Globais

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

boa tarde,

Tenho dinheiro no fundo CXG Liquidez PTYCXWHE0010, a minha questão é se existe algum risco de perder dinheiro? o dinheiro que investi está sempre seguro? ou seja exemplo se investi 1000€ e independentemente doque aconteça os 1000€ estao sempre garantidos, são meus?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde,

Tenho dinheiro no fundo CXG Liquidez PTYCXWHE0010, a minha questão é se existe algum risco de perder dinheiro? o dinheiro que investi está sempre seguro? ou seja exemplo se investi 1000€ e independentemente doque aconteça os 1000€ estao sempre garantidos, são meus?

Boas,

Risco há sempre, embora em fundos de liquidez como é o caso deste fundo, seja mais dificil visto nao ser tão volátil como os outros.

Se o valor da carteira ficar a 0, perdes tudo, agora se acontecer o que aconteceu com o BES, acho que há seguro qualquer que vai até aos 25k (não tenho a certeza), corrijam-me se estiver enganado :)

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites