Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento Caixagest

Recommended Posts

Já deste uma vista de olhos nos Fundos de ações?

Acções Europa

Ações Líderes Globais

Acções Portugal

Estuda o caso e fala com a tua gestora.

Ja´tenho 5k no lideres não queria colocar mais.

A minha gestora falou-me no acções europa e portugal, mas disse-me que se fosse ela colocava no europa que achas?

Ando tentado é a colocar no fundo de acções do japão não os 5k!, aquilo é bem capaz de subir a longo prazo não achas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 149
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• FoxNinja

43

• paulos

19

• --------

12

Tens aqui os gráficos da Morningstar que te ajudam a comparar a performance dos fundos a 5anos

Ações Europa vs Ações Portugal

Capturar.JPG

Ações Europa vs Ações Portugal vs Ações Japão

Capturar1.JPG

Ações Europa vs Ações Portugal vs Ações Japão Vs Ações Oriente

Capturar2.JPG

Podias estudar o caso de diversificar os 5K por mais de um fundo de ações...

Vê a composição dos fundos e a sua estratégia...

Gostaria que alguém mais experiente se pronunciasse neste tema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Na teoria, se os mercados forem eficientes, tendem todos a tender para a média. Assim, fará mais sentido adquirir aqueles que têm tido piores rendimentos.

Mas...

a) Estar a analisar fundos a 5 anos não é aconselhável, porque se apanha um rally de 5 anos de bull market. Mais vale 7 anos (assim partes de 2007, um ano antes do colapso dos mercados financeiros);

B) Por outro lado, os mercados com piores rendimentos poderão ter estado a corrigir face a rendabilidades superiores no passado. Torna-se assim difícil saber-se quais é que são aqueles com piores rendabilidades historicamente (a não ser que andemos 20 ou mais anos para o passado);

c) Há ainda questão de se saber se os mercados são efectivamente eficientes ou não. O mercado bolsista americano talvez, já o mercado português tenho muitas dúvidas  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Ninja, Olhar para esses gráficos e olhar para uma parede é quase igual lol. Sei que subiram desde o inicio e pronto lol Não é a olhar para lá que me diz se devo aplicar aqui ou ali, não consigo ver isso, sou verde nisto lol Não deves ter visto mas em cima já coloquei a minha carteira:

5k Selecção Global (antigo Dinâmica) - 6/11/2013

5k Lideres Globais - 6/11/2013

1k Oportunidades Mais - 13/05/2014

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A tua carteira é constituída por dois fundos (Ações Líderes Globais e Oportunidades) de escalão de risco alto e um (Seleção Global) Médio/Baixo.

Para quem não percebe muito... estás confortável com os níveis de risco?

Digo isto porque a tua carteira deve sofrer bastantes oscilações, tanto para cima como para baixo :)

Ao investires mais em fundos de ações ficas com uma carteira bastante agressiva em termos de risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A tua carteira é constituída por dois fundos (Ações Líderes Globais e Oportunidades) de escalão de risco alto e um (Seleção Global) Médio/Baixo.

Para quem não percebe muito... estás confortável com os níveis de risco?

Digo isto porque a tua carteira deve sofrer bastantes oscilações, tanto para cima como para baixo :)

Ao investires mais em fundos de ações ficas com uma carteira bastante agressiva em termos de risco.

Ao inicio confesso que me custou ver as oscilações principalmente no lideres globais que chegou a estar com menos 200€!, agora estou habituado e já vi que temos de olhar para estas coisas a longo prazo.

Estes € são para ficar uns bons anos >2 por isso acho que o risco é mais diluído.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É assim eu talvez investisse nestas 3

Ações EUA

Ações Europa

Ações Oriente

Se fosse só numa talvez a Europa, penso que agora com o começo da recuperação económica tenha algum potencial de crescimento.

Mas pergunta à tua gestora o que acha e troca opiniões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E então paulos subscreveste mais algum fundo novo ou reforçaste os existentes?

Boas fox,

Falei com ela e acabei por meter mais 5k no Oportunidades: http://www.caixagest.pt/fundos.aspx?fundoID=4ca1d59a-7ac3-4048-877b-f6d626f0802d&familiaID=62baa929-00d6-4a89-82eb-ebc34e35e9ca&grupo1=1

Vamos lá ver como vai correr.

Estava tentado a brincar e meter 100 ou 200€ no

Acções Europa: http://www.caixagest.pt/fundos.aspx?fundoID=3930fa07-7a02-44b1-9ee9-09f908e3cd55&familiaID=372e437a-2379-4143-b0ad-22ea7ec06a6f&grupo1=1

e

Acções Portugal: http://www.caixagest.pt/fundos.aspx?fundoID=62b6c43b-1511-443d-a2c6-b2857ed3c4ba&familiaID=372e437a-2379-4143-b0ad-22ea7ec06a6f&grupo1=1

Ela disse-me que opinião pessoal dela, colocaria no Europa.

E os que tu tens como correm?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro paulos, atenção que ao nível de risco... São os 3 de nível alto, e subscrever fundos isoladamente sem planear a carteira tem tudo para dar errado..

Viva,

O selecção Global é médio/baixo: http://www.caixagest.pt/fundos.aspx?fundoID=3d21b2ce-890c-44ee-8058-7098cbe5e3ce&familiaID=0e4637af-96b9-4661-be06-17602f5c2a19&grupo1=1

Mas tenho consciência de que estou a arriscar um bocadito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas fox,

E os que tu tens como correm?

Eu sou novo nestas andanças e tenho pouco dinheiro ainda para poder investir em vários fundos... ainda estou a criar o meu fundo de emergência...

Esse fundo de emergência está a ser construído no Caixa Fundo Monetário, e o objetivo é meter lá 5k, esse dinheiro estará sempre a "render" alguma coisa e se precisar dele numa situação de emergência poderei resgatá-lo com bastante facilidade e rapidez.

Depois do fundo de emergência construído irei investir em outros fundos mas os valores pelo menos para já serão sempre "baixos" comparando por exemplo com os teus montantes  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas o fundo monetário não rende quase nada :(  é mesmo muito fraquinho.

pq não mudas para o Mais Mensal? http://www.caixagest.pt/fundos.aspx?fundoID=d6b55b4f-194b-49bd-b438-90a84327d827&familiaID=f404ffb4-d5f6-4163-9a0c-268610ebceac&grupo1=1

Sempre rende mais e ao fim de 6 meses (que passam a voar) podes resgatar sem "comichões" e o risco é baixo.

mas cuidado com esta noticia: http://www.oje.pt/pt/paris-desafia-bce-a-baixar-valor-do-euro-

Se acontecer vai cair, mas tb deve cair tudo...

Ab

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

O selecção Global é médio/baixo: http://www.caixagest.pt/fundos.aspx?fundoID=3d21b2ce-890c-44ee-8058-7098cbe5e3ce&familiaID=0e4637af-96b9-4661-be06-17602f5c2a19&grupo1=1

Mas tenho consciência de que estou a arriscar um bocadito.

Na verdade não é um bocadito, é mesmo uma carteira agressiva:

se eu percebi bem, tem isto:

5k Selecção Global (antigo Dinâmica) - 6/11/2013 - medio/baixo

5k Lideres Globais - 6/11/2013  - alto

6k Oportunidades Mais - 13/05/2014 - alto

O que significa 70% da carteira risco alto. Ou seja, normalmente o minimo recomendado são > 5 anos pelo menos para perfis dinamicos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas o fundo monetário não rende quase nada :(  é mesmo muito fraquinho.

pq não mudas para o Mais Mensal? http://www.caixagest.pt/fundos.aspx?fundoID=d6b55b4f-194b-49bd-b438-90a84327d827&familiaID=f404ffb4-d5f6-4163-9a0c-268610ebceac&grupo1=1

Sempre rende mais e ao fim de 6 meses (que passam a voar) podes resgatar sem "comichões" e o risco é baixo.

mas cuidado com esta noticia: http://www.oje.pt/pt/paris-desafia-bce-a-baixar-valor-do-euro-

Se acontecer vai cair, mas tb deve cair tudo...

Ab

Pois é que esse fundo Obrigações Mais Mensal tem mais probabilidade de ter oscilações tanto para baixo como para cima quando comparado com o Caixa Fundo Monetário, e sendo um fundo de emergência convêm-me que sofra poucas oscilações e que pelo menos vá subindo "certinho".

Quando tiver o fundo de emergência completo irei certamente investir nos fundos de obrigações...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na verdade não é um bocadito, é mesmo uma carteira agressiva:

se eu percebi bem, tem isto:

5k Selecção Global (antigo Dinâmica) - 6/11/2013 - medio/baixo

5k Lideres Globais - 6/11/2013  - alto

6k Oportunidades Mais - 13/05/2014 - alto

O que significa 70% da carteira risco alto. Ou seja, normalmente o minimo recomendado são > 5 anos pelo menos para perfis dinamicos.

Faltam aí 1k em Obrigações mais (Risco Médio): http://www.caixagest.pt/fundos.aspx?fundoID=e23555a0-ff48-4818-8c84-2d99a2efb13d&familiaID=f404ffb4-d5f6-4163-9a0c-268610ebceac&grupo1=1

Mas esse não é o meu património todo por isso é que ao que queria aplicar, apliquei com algum risco.

Sendo uma carteira para 5 anos ou mais.

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Mouro Emprestado

Não sei se existirão melhores fundos desses por aí.

Comparando com os índices (PSI20 e EuroStock 50), o Acções Portugal (CAXACPT:PL) tem estado acima do índice (PSI20:IND) nos últimos 12m.

Por outro lado, o Acções Europa (CAIXINT:PL) tem tido pior performance que o índice (SX5E:IND) nesse período.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se existirão melhores fundos desses por aí.

Comparando com os índices (PSI20 e EuroStock 50), o Acções Portugal (CAXACPT:PL) tem estado acima do índice (PSI20:IND) nos últimos 12m.

Por outro lado, o Acções Europa (CAIXINT:PL) tem tido pior performance que o índice (SX5E:IND) nesse período.

E então qual é a tua opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Atenção que eu prefiro outro tipo de investimentos (ETFs de gestão passiva a longo prazo - 30 anos), pelo que não estou totalmente a par dos fundos de investimento de gestão activa.

Agora, na minha opinião, um fundo de investimento (com fees de gestão superiores a 1,5%) que não bata os índices que tentam superar/replicar não é grande espingarda  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que eu prefiro outro tipo de investimentos (ETFs de gestão passiva a longo prazo - 30 anos), pelo que não estou totalmente a par dos fundos de investimento de gestão activa.

Agora, na minha opinião, um fundo de investimento (com fees de gestão superiores a 1,5%) que não bata os índices que tentam superar/replicar não é grande espingarda  ;)

Agora o que está a dar são os ETN :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No início do ano, com as notícias que foram saindo, perspectivei mudanças, talvez, mais risonhas para a economia japonesa, a partir de meados de abril. Ultimamente o mercado local tem vindo a subir...contudo o fundo que referes "corre" constantemente atrás dos seus congéneres na categoria e não acompanhando sequer o benchmark... :(  pelo que não o recomendaria. Tem um desvio padrão elevadíssimo para a rentabilidade média que apresenta:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR054DE&tab=2

Mas, se estás interessado no japão, já consideras-te a hipótese de subscrever outro fundo dessa categoria, mas,  de uma gestora estrangeira? Estou certo de que ficarias "mais bem servido"... 8)

Estou em crer que os ventos vão continuar de feição para a economia japonesa. Vamos ver... ;)

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites