Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Será que temos que levar o dinheiro para um buraco da parede da casa?

afer

Recommended Posts

Visitante FranciscoCPLP
    desvalorização imediata e prevista do escudo de 60% a 90% nos primeiros 1 a 2 anos . fica só uma duvida é o imposto que o Estado pode impôr

Isso é inverosimil, e puro alarmismo. Nunca o escudo se desvalorizaria, a 12 meses. acima dos 30% face às moedas internacionais (dolar, yen e RMB, o euro fica de fora porque se Portugal sair ele desvalorizar-se-a)... Mas a desvalorização cambial pouco interesssa aos aforistas, mas sim a inflação ou deflação que se possa verificar sobre activos. Quem quizer investir deve faze-lo comprando acções de empresas que exportam maioritariamente para fora da UE, para empresas de bens essenciais que vendem no mercado interno, em propriedades industriais e agrícolas, não para vender mas para fazer render....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 64
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Sansoni7

9

• TiagoF

9

• --------

8

• USD

6

A situação do Chipre abriu um precedente e serviu de teste.

Os privados a terem que fiar as brincadeiras dos políticos. Está bem está. ::)

A medida a ser aplicada, seria porventura todos os investimentos em nome individual ou em conjunto serem taxados, um pouco parecido como funciona o IRS anual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só podem mexer á cabeça em aplicações balanço do banco, Depósitos á ordem e a prazo, o resto o que poderão fazer é aplicar alguma coisa no resgate.

Pois ...e o que reza a notícia é que a «mexida» será do dia para a noite...para evitar a fuga de capitais.

A questão que se coloca é:

Como fugir a este saque de 10% nos depósitos bancários em Portugal?

Há algum banco a operar em Portugal em cujos depósitos podemos estar a salvo deste saque?

Esta é a questão para a qual gostava de ver uma rsposta....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A solução é gastar\investir o dinheiro. Todos aqueles que não tenham sede em Portugal, o Privatbank por exemplo. Invista em fundos de investimento, Etfs, ações, etc... se tiver o dinheiro aplicado neles não lhe podem saquear os 10% como podem vir a fazer nos depósitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A medida a ser aplicada, seria porventura todos os investimentos em nome individual ou em conjunto serem taxados, um pouco parecido como funciona o IRS anual.

O problema é que a UE não vai olhar para essa medida com bons olhos. Isto porque esse dinheiro já foi taxado pelos rendimentos do trabalho. Com essa taxa, irá haver uma dupla taxação sobre o mesmo.

Sansoni7, eu a ti coloco-te estas questões:

- Quem disse que essa taxação é de 10%?

- Quem te disse que essa taxação vai haver?

- Se existe algum banco a operar em Portugal com essa benece, eu pessoalmente não conheço... E ISSO É UMA ILUSÃO.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Saiu nas noticias sobre o OE2014.

O problema é que a UE não vai olhar para essa medida com bons olhos. Isto porque esse dinheiro já foi taxado pelos rendimentos do trabalho. Com essa taxa, irá haver uma dupla taxação sobre o mesmo.

- Se existe algum banco a operar em Portugal com essa benece, eu pessoalmente não conheço... E ISSO É UMA ILUSÃO.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quem disse?

Vi no link acima...a zul.

Entretanto, notícias de hoje dizem que «Depositantes protegidos de ajudar a salvar bancos»...

A notícia vem no jornal Económico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A sério D@vid?

Mas apareceu como? É que uma coisa é taxar o capital investido. Outra coisa é obrigarem a fazer o englobamento sobre os juros que obtemos.

Sansoni7, tens razão.

O problema é se o governo aplica esta medida para não aplicar outras bem mais graves para o lado do governo e ministérios (ex: obrigar os veículos do governo a circular APENAS para o estado... Nada de ir pôr os filhos à escola nem buscar). Existe uma data de folhas cheias de medidas assim :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A solução é gastar\investir o dinheiro. Todos aqueles que não tenham sede em Portugal, o Privatbank por exemplo. Invista em fundos de investimento, Etfs, ações, etc... se tiver o dinheiro aplicado neles não lhe podem saquear os 10% como podem vir a fazer nos depósitos.

Nem mais! Já deu para perceber que ter dinheiro em depósitos dos bancos, pode sair caro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E um dia quando se quiser reaver o capital investido com os respectivos juros?

É que o dinheiro terá que voltar a entrar em Portugal e o mais certo será ser taxado já que não o foi «quando deveria ter sido»......

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É que o dinheiro terá que voltar a entrar em Portugal e o mais certo será ser taxado já que não o foi «quando deveria ter sido»......

Nessa altura emigra-se lá para fora e goza-se dos rendimentos que lá temos :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, no Chipre pelo que sei sacaram os 10% naquela altura, pagaram o que tinham a pagar e agora a vida continua. A acontecer em PT o essencial é não ter o dinheiro acessível no espaço temporal do saque, porque depois tanto quanto sei não há lugar a imposto. Mas sinceramente não estou a ver isso a acontecer em PT, temos uma classe política que estima muito bem os abastados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, no Chipre pelo que sei sacaram os 10% naquela altura, pagaram o que tinham a pagar e agora a vida continua. A acontecer em PT o essencial é não ter o dinheiro acessível no espaço temporal do saque, porque depois tanto quanto sei não há lugar a imposto. Mas sinceramente não estou a ver isso a acontecer em PT, temos uma classe política que estima muito bem os abastados.

Eu acho que não se trata de mais ou menos abastado. Engloba todos! Quer tiver 25K num Banco entre DP e DO. Perderia cerca de 2500 Euros. Certo?

Ter 25k significa ser BEM ABASTADO?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então mas o Chipre não teve apenas cortes para quem tinha mais de 100K?

Se isso acontecer em Portugal, afecta cerca de 1,2% dos depositantes: http://economico.sapo.pt/noticias/depositantes-com-mais-de-100-mil-euros-no-banco-sao-uma-minoria_165845.html

Ja nos anos 90 a Itália tinha aplicado uma taxa de 0,06% nos depósitos para salvar a sua moeda. O mesmo aconteceu na Islândia (apesar de na Islândia terem salvo os depositantes domésticos)

Agora, o problema é se fundirem bancos pelo caminho... Quem tenha 80K em cada banco, a junção já dá 160K.

Como dizia o ricardo araujo pereira no "Governo Sombra": O governo portugues já cobra tantos impostos que, ao aplicar uma taxa sobre os depósitos como em chipre, não consegue ir buscar nada às contas :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O valor que se estava a falar seria para depósitos superiores a 100k.

No link que foi colocado no primeiro post, sobre a notícia do Expresso, nada está sobre depósitos superiores a 100K. Daqui presumo eu, que toda a gente estará englobada.

(O aconteceu no Chipre foi bastante diferente...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A acontecer aqui ou em qualquer outro país seria em moldes semelhantes, o que poderá variar é o montante de 'saque' e a partir de que valores este seria feito. Nunca para menos de 100k, haveria uma incompatibilidade com o FGD.

Se assim for basta espalhar o dinheiro pelos Bancos criando contas com vários titulares.

Para quem tiver milhões terá de ir para as "Ilhas Caimão"! :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A acontecer aqui ou em qualquer outro país seria em moldes semelhantes, o que poderá variar é o montante de 'saque' e a partir de que valores este seria feito. Nunca para menos de 100k, haveria uma incompatibilidade com o FGD.

100k por titular da conta por cada banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito se fala, muito se especula, mas a certeza é que vai haver mexidas. Só não se sabe quando e em que medidas.

A aplicar uma taxa extra, só vejo por imposição da troika para proteger a banca europeia.

Se for para aplicar a nível local do nosso país, quer seja para a banca ou ajudar a reduzir o défice, é mais fácil aumentar a taxa liberatória acima dos 28%. (A bem da verdade, esta evolução da taxa está prevista desde a última actualização.)

Lá para Janeiro, deve de haver (como habitualmente) novidades neste aspecto. :angel:

cenário A: aumento da taxa liberatória

cenário B: taxa extra acima de 100, 50 ou 25 mil.

É o salve-se quem puder!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Hoje  a taxa de 10% sobre a riqueza voltou à baila no noticiário da Sic. Falaram em riqueza liquida, depósitos e aplicações. De que aplicações se podem tratar? os FI como o E.S. Liquidez também poderão ser taxados? E os depósitos no Luxemburgo ? Quais as alternativas para evitar a temível taxa? Levantar os dps a prazo e colocar num cofre? ou amortizar o credito habitação? e se for só bluff? lá se vão as nossas poupanças >:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites