Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Crédito para Habitação vs "a crise"

se7en

Recommended Posts

Dados concretos:

Emprestimo: 75 mil euros

Valor da escritura: 130 mil euros

Avaliação (estimativa para quem diz que está dentro disto): entre 150 a 160 mil

Rendimento liquido mensal: 1800 euros

Depositos no banco: 80000 euros

Não existe qq outro crédito em nome dos requerentes...

E sempre me disseram que a aprovação demoraria um mês, mas que não teria qq problema em que o empréstimo fosse aprovado.

Epah... não contes com avaliações muito altas. Eu comprei uma casa com 3 anos de uso. O actual proprietário há 3 anos teve a casa avaliada em 148 mil. Este mês quando eu a comprei, foi avaliada por 135 mil. E o homem da imobiliária disse que eu tive muita sorte com esse valor, pois ainda o mês passada um apartamento deles baixou de uma avaliação de 130 mil (feita à 1 ano) para 100 mil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois... fiz as simulações em todo o lado com o valor de 130 mil, abaixo disso espero que não venha.

O "problema" é que estou a comprar numa promoção. Os andares vizinhos iguais estão a ser vendidos pelo valor minimo de 150 mil (são T4 novos).

É engraçado pq os bancos avaliam para baixo e as finanças para cima...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois... fiz as simulações em todo o lado com o valor de 130 mil, abaixo disso espero que não venha.

O "problema" é que estou a comprar numa promoção. Os andares vizinhos iguais estão a ser vendidos pelo valor minimo de 150 mil (são T4 novos).

É engraçado pq os bancos avaliam para baixo e as finanças para cima...

Antes de mais duvido que as finanças avaliam para cima... o meu foi avaliado em 135 mil pelo banco e em 105 mil pelas finanças.

Já sabes qual o valor das finanças (valor patrimonial)?

Não sei se sabes, mas pagas de imposto (IMT) o valor máximo entre a escritura e o valor patrimonial.

Imagina que as finanças avaliam o teu apartamento em 120 mil.

Nesse caso se quiseres poupar uns trocos em impostos, mete o valor da escritura em 120 mil.

Claro está, isto é ilegal, mas toda a gente o faz... podes fazer por tua conta e risco.

Ab,

Marco

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei isso do IMT.

E não o faço pq o vendedor é uma entidade bancária e claro que tb não é sério isso!  :D

Peço desculpa por me intrometer – desta forma – neste tópico, mas feitas as contas e caso possa aferir que o «crime» compensa, porque não “sabotar” um pouco os valores?

Mas, sem grandes abusos, dado que um dia - mais tarde - poderão estar ai as mais-valias.

De reparar, que:

o Estado não é pessoa de bem - é Injusto

a Politica não dá o exemplo - é uma Fraude

A crise – está ai.

Porque não? «camuflar» se for o caso, os valores envolvidos no negócio.

Perdoem-me os legalistas, os preciosistas, os subservientes, etc.

João

8)

(sem qualquer intenção de ofender, seja quem for – é um desabafo)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Michael Collins

Eu aconselho todos os meus clientes a trabalharem com 2 bancos para quando surge este tipo de negociações. Em relação ao ser cliente á muitos anos isso já foi "chão que deu uvas" ou se é muito bom cliente ou então os anos quase que ñ contam para nada alias grande parte dos bancos estão mesmo adoptar algumas politicas que lhes vão sair caras pq a crise vai passar e eles vão voltar a precisar dos clientes >:(

Concordo contigo CFinanceiro!

Foi esse o meu caso concreto. Depois de mais de 20 anos de ordenado domiciliado na GCD, PPR's, Conta Poupança Habitação e Depósitos a Prazo, na altura de indagar as condições que me faziam, bati à porta do BPI (que não me conhecia de parte nenhuma) e fez-me um melhor spead!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Peço desculpa por me intrometer – desta forma – neste tópico, mas feitas as contas e caso possa aferir que o «crime» compensa, porque não “sabotar” um pouco os valores?

Cruzamento de dados existe... e nas coisas onde não existe pode passar a existir. Ainda há uns anos um colega meu foi chamado às Finanças para esclarecer umas dúvidas com o pagamento da casa dele... que tinha sido feito 4 anos antes!

Ele tinha tudo em ordem. Se tivesse falhado num euro que fosse, para além de ter que rectificar os valores em falta (com juros de 4 anos!) ainda pagaria uma multa...

Sobretudo quando há um banco envolvido, é difícil "camuflar" valores...

Mas, sem grandes abusos, dado que um dia - mais tarde - poderão estar ai as mais-valias.

Esse é outro motivo...

De reparar, que:

o Estado não é pessoa de bem - é Injusto

a Politica não dá o exemplo - é uma Fraude

A crise – está ai.

Até hoje não tenho grandes queixas do Estado... o facto de me parecer injusto em algumas situações, não significa que não se trate de uma "pessoa" de bem.

Quanto ao facto dos políticos não darem o exemplo... tem havido várias situações em que são penalizados por isso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só para desabafar...

Na 1ª quinzena (acho que foi dia 6 ou 7 de Janeiro) submeti à aprovação o meu crédito na CGD. Hoje dia 9 ainda não tenho resposta, nem sequer foram fazer a avaliação ao imóvel e já tenho o vendedor a apertar.

...

continuemos... Já estou a preparar a documentação necessária para pedir o credito noutro banco onde não tenho que pagar comissões nem avaliações. A ver quem é mais rápido...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só para desabafar...

Na 1ª quinzena (acho que foi dia 6 ou 7 de Janeiro) submeti à aprovação o meu crédito na CGD. Hoje dia 9 ainda não tenho resposta, nem sequer foram fazer a avaliação ao imóvel e já tenho o vendedor a apertar.

...

continuemos... Já estou a preparar a documentação necessária para pedir o credito noutro banco onde não tenho que pagar comissões nem avaliações. A ver quem é mais rápido...

O meu caso:

dia x: fiz o pedido de crédito ao banco;

dia x+2: o banco fez a avaliação do imóvel:

dia x+3: o banco aprovou o crédito;

Banco Millennium BCP

Crédito habitação demorou 3 dias a ser aprovado.

Sugiro que mandes a CGD passear...

Ab,

Marco

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu caso:

dia x: fiz o pedido de crédito ao banco;

dia x+2: o banco fez a avaliação do imóvel:

dia x+3: o banco aprovou o crédito;

Banco Millennium BCP

Crédito habitação demorou 3 dias a ser aprovado.

Sugiro que mandes a CGD passear...

Ab,

Marco

Pois mas o normal do nosso mercado não é esse tempo, crédito aprovado em 15 dias já é muito bom ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O gestor diz que já está quase finalizado o processo que já têm não sei o quê atribuido aqui na minha zona para tratar do que falta e que no prazo de 10 a 15 dias tenho tudo tratado e irei receber umas cartas ...

Veremos!

Já não era sem tempo... Estou morto por começar a pagar as minhas prestações!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites