Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Estado lança novo produto de poupança

Recommended Posts

Relativamente aos Certificados do Tesouro, duas questões:

-Uma vez que a subscrição não permite um titular e um «movimentador» como nos Certificados de aforro, como fazer para que um segundo «movimentador» possa estar registado?

- Suunhámos que tenho 100 mil Euros para investir, posso fazer 5 subscrições de 20000 Euros? Se sim, posso fazê-las no mesmo dia ou tem que ser em datas diferentes?

Relativamente ás Obrigações do Tesouro, como, quando e onde subscrever?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 200
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

24

• Katolo

17

• RANort

14

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Boas. Tenho aqui uma duvida e queria saber se aconteceu com alguem e como resolveram. A mulher tem uns certificados aforro serie B já há uns anitos. Agora queria aderir ao aforronet. O problema

E depois ainda há que esperar 10 dias pelo envio da password de acesso AforroNet é como tudo o resto relacionado com o estado, funciona que é um espataculo!

Pois, o problema é que ela reúne as condições que estão descritas, mas mesmo assim dá erro. Certificar que o numero da conta está correcto e ele está correcto. Sinceramente não percebo. Cumprimen

Não vejo porque não possa fazer várias subscrições. Tantos os certificados de Aforro como Tesouro (antigos) permitem fazer várias, logo estes não devem ser diferentes. Mas para quê fazer 5 subscrições de 20k em vez de uma de 100k?

As obrigações do tesouro não se subscrevem. Negoceiam-se em mercado secundário, por intermediário de um banco de investimento. Compram-se à cotação a que estiverem (expressa em % do valor da emissão inicial) e podem deixar-se ir até à sua maturidade (cada emissão tem uma data diferente) ou vender-se antes, ao preço de mercado. Caso se vá à maturidade, as obrigações são devolvidas aos 100%. As maneiras de ganhar dinheiro com obrigações é através dos cupões pagos periodicamente e de comprar barato e receber a 100%.

No entanto, existem sempre algumas comissões de compra, venda, pagamento de cupões e reembolso. Investimentos inferiores a 3000€ são bastante desaconselhados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros amigos,

Os 100 milhões de euros  :o  que foram subscritos em apenas 3 dias provam que o Estado Português pode-se financiar, parcialmente, dentro de "casa" a juros baixíssimos.

Não esquecer que o Estado só remunera este produto a 2,75% no 1º ano e 3,75% no 2º ano, indo ainda buscar 28% referente à taxa liberatória.

Só prova que esta medida peca por tardia devido aos lobies das instituições financeiras e polítiqueiros com interesses no sistema que impediam a concorrência por parte do Estado.

Os meus sinceros parabéns pela medida! Venham outras que o pequeno aforrador agradece bem como o próprio Estado irá beneficiar com elas  :D

PS: a quem tem medo compre um cão  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode o quê?? hein? Que falta de noção meu caro. Quer dizer o défice são 8 mil milhões de euros. Traduzindo, 8 000 Milhões de euros. Estado consegue 100 Milhões (1,25% do défice SÓ DESTE ANO) e você daqui conclui que a operação é um sucesso e que o estado consegue "praticamente" se financiar no retalho/pequenos investidores?

E estou só a falar da "nova" dívida. Nem vamos falar dos mais de 200 mil milhões acumulada até hoje.

Que falta de noção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Existes postos dos CTT que aceitam pagamentos por multibanco, para algumas operações por exemplo para a compra de certificados de aforro (foi o que tentei).

Mas são muito poucas as estações com essa hipotese e volto a frizar.. muito poucas mesmo.

Se forem do algarve ou vierem de férias, a principal de Faro permite :P

Por acaso vou para o Algarve amanhã...

Qual é a estação principal de Faro?

Existe algum limite para a subscrição com multibanco, estava a pensar subscrever 10 000?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode o quê?? hein? Que falta de noção meu caro. Quer dizer o défice são 8 mil milhões de euros. Traduzindo, 8 000 Milhões de euros. Estado consegue 100 Milhões (1,25% do défice SÓ DESTE ANO) e você daqui conclui que a operação é um sucesso e que o estado consegue "praticamente" se financiar no retalho/pequenos investidores?

E estou só a falar da "nova" dívida. Nem vamos falar dos mais de 200 mil milhões acumulada até hoje.

Que falta de noção.

Caríssimo,

Eu disse parcialmente! E estamos a falar em 3 dias. Não esquecer que a Itália hoje fez uma emissão de dívida para o retalho com um sucesso estrondoso. Alguém falou do défice ou da dívida que está por pagar????  ::)

Esta é mais uma forma de financiamento face às yields actuais da dívida pública. Se não houvesse troika estava a financiar-se a juros de 6 e 7%, ou mais...

Se não acha que este produto está a ser um sucesso, analise as estimativas do Estado face a este produto para 2013 e 2014!

Pondere as suas palavras críticas. Qualquer alternativa de financiamento a taxas mais baixas é bem-vinda!  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vejo porque não possa fazer várias subscrições. Tantos os certificados de Aforro como Tesouro (antigos) permitem fazer várias, logo estes não devem ser diferentes. Mas para quê fazer 5 subscrições de 20k em vez de uma de 100k?

As obrigações do tesouro não se subscrevem. Negoceiam-se em mercado secundário, por intermediário de um banco de investimento. Compram-se à cotação a que estiverem (expressa em % do valor da emissão inicial) e podem deixar-se ir até à sua maturidade (cada emissão tem uma data diferente) ou vender-se antes, ao preço de mercado. Caso se vá à maturidade, as obrigações são devolvidas aos 100%. As maneiras de ganhar dinheiro com obrigações é através dos cupões pagos periodicamente e de comprar barato e receber a 100%.

No entanto, existem sempre algumas comissões de compra, venda, pagamento de cupões e reembolso. Investimentos inferiores a 3000€ são bastante desaconselhados.

Pois parece que os Certificados do Tesouro Poupança Mais só permitem uma subscrição por titular e um só titular por subscrição.

O interesse em várias pequenas subscrições era, em caso de resgate antecipado não perder «tanto juro».

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Itália concretiza emissão de dívida recorde no retalho   

Roma conseguiu levantar o montante recorde de 22,3 mil milhões de euros na venda de obrigações no retalho em apenas dois dias.   

Foi a maior emissão de dívida singular de um país europeu, batendo o recorde de 18 mil milhões de euros estabelecido um ano antes com o mesmo tipo de obrigações.

Estas obrigações, ligadas à inflação doméstica, têm maturidade de quatro anos (vencem em Novembro de 2017) e pagam um cupão de pelo menos 2,15%, embora o juro final ainda não esteja definido.

A oferta a particulares começou esta terça-feira e deveria prolongar-se até sexta-feira, mas devido à sólida procura o Tesouro italiano antecipou a conclusão da operação para hoje."

fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/italia-concretiza-emissao-de-divida-recorde-no-retalho_181076.HTML

É assim meus amigos. Em resposta a um Sr. muito crítico que não deve ter entendido muito bem do que se estava a falar, falta de noção é não ter visão  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso vou para o Algarve amanhã...

Qual é a estação principal de Faro?

Existe algum limite para a subscrição com multibanco, estava a pensar subscrever 10 000?

É no Largo do Carmo. Se tiveres GPS vais lá ter.

Ainda existe uma dúvida acerca disto tudo. Cada UP vale 1€, então e se o Estado se lembra a dizer que daqui a uns tempos, cada UP passa a valer 0,50€? Vai-se metade do valor à vida...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas pensa que não está a pagar juros à troika??  :o

E estes produtos não vão ser para pagar os juros de outros emprestimos e não chegam sequer para a cova de um dente, tal a dimensão do buraco?

Entre o ladrão vir roubar todos os meses sem dar nada, ou ir ter com ele e ficar contente por dar uma taxita de juro, venha o diabo e escolha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois parece que os Certificados do Tesouro Poupança Mais só permitem uma subscrição por titular e um só titular por subscrição.

O interesse em várias pequenas subscrições era, em caso de resgate antecipado não perder «tanto juro».

boa noite, atençao que o que diz o diário da república é:

"● Cada pessoa só pode ser titular de uma conta e cada

conta apresenta um só titular."

nao fala em limite de subscrições, até 1000000unidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E estes produtos não vão ser para pagar os juros de outros emprestimos e não chegam sequer para a cova de um dente, tal a dimensão do buraco?

Entre o ladrão vir roubar todos os meses sem dar nada, ou ir ter com ele e ficar contente por dar uma taxita de juro, venha o diabo e escolha.

Sinto muito, mas "nós" é que cavámos o buraco... Só temos de arcar com as consequências e responsabilidades!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu moro vila da região centro e em principio é possivel fazer transferencia multibanco, já me deram o NIB.

Achei estranho quando fui CGD buscar Nib com o nome e me pedem 3 euros ....

kinas, está na altura de te registares  ;)

Devia ser para pagar o cafezinho à malta  ;D  Agora a sério, isso não faz sentido. Não chegaste e só por perguntares o teu NIB, pedem-te 3€. Eu não tenho boa imagem da Caixa, nem trabalho com depositários de ex-políticos e amigalhaços da malta, mas nem oito nem oitenta.

Não foi uma transferência ao balcão que fizeste? Vê lá se contas melhor a história  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu não paguei porque fui confirmar nos ctt se era preciso NIB com nome ou o do multibanco servia. Antes tinha ido CGD e pedi declaração NIB com nome do titular e eles disseram-me que para essa declaração tinha um custo de 3 euros. Acho que o estado exige comprovativo NIB com o Nome do proprietário. Eu vou resolver a situação tirando fotocópia da pagina inicial caderneta CGD. Segundo me disseram nos correios o estado aceita.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ahhhhhhhhhhh ok! Peço desculpa, não tinha entendido. Sim, é natural essa declaração ter um custo. Faz sentido os CTT aceitarem uma cópia da página inicial da caderneta e evitar-se essa despesa.

Faz bem em subscrever este produto. Insere-se no seu perfil conservador  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu não paguei porque fui confirmar nos ctt se era preciso NIB com nome ou o do multibanco servia. Antes tinha ido CGD e pedi declaração NIB com nome do titular e eles disseram-me que para essa declaração tinha um custo de 3 euros. Acho que o estado exige comprovativo NIB com o Nome do proprietário. Eu vou resolver a situação tirando fotocópia da pagina inicial caderneta CGD. Segundo me disseram nos correios o estado aceita.

Se a conta estiver em teu nome, basta o talão do multibanco com o NIB, não deverá ser preciso nenhuma declaração.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção,

1º Só podem ser titulares dos CTPM as pessoas singulares,

2º Cada pessoa só pode ser titular de uma conta,

3º Cada conta só pode ter um titular,

4º Cada conta permite efectuar várias subscrições com o limite mínimo de 1.000€,

5º O máximo por conta de tesouro é de 1.000.000 (1 milhão de euros),

6º As subscrições feitas via Aforronet estão limitadas até 99.999€ devido ao montante máximo diário a processar pela rede multibanco, e condicionado ao máximo autorizado pelo nosso Banco. Para mais do que estes valores, é melhor passar cheque nos CTT,

7º O resgate pode ser feito parcialmente, perdendo a totalidade dos juros decorridos, desde o último vencimento até à data do resgate.

Nota: É bastante razoável subscrever por ex. 100 mil euros em várias parcelas, porque se algum dia tivermos que resgatar alguma coisa perde-se os juros de uma parcela ou duas mas não nos juros de tudo. Porventura, aqui podemos encontrar um "pequeno" senão deste produto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

7º O resgate pode ser feito parcialmente, perdendo a totalidade dos juros decorridos, desde o último vencimento até à data do resgate.

... da parcela resgatada.

Pelo que percebi, o montante que permanece aplicado não é afectado pelo resgate parcial, continuando a contabilização de juros da parte não resgatada.

Assim, colocar 20.000 € em 5 partes, ou colocar 100.000€ é igual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que percebi, o montante que permanece aplicado não é afectado pelo resgate parcial, continuando a contabilização de juros da parte não resgatada.

Pela explicaçãoque dás, quer-me parecer que não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Supondo os seguintes casos:

1. 20.000€ (5 parcelas) = 100.000€

2. 100.000€ (1 parcela) = 100.000€

Se nos dois casos forem resgatados 5.000€

1. (20.000 x 4 ) + 15.000 = 95.000€

2. 95.000€ x 1 = 95.000€

Perde-se os juros correspondente ao montante resgatado (5.000€), todavia o remanescente permanece inalterado para contabilização de juros futuros.

Assim, na sua totalidade, no 1.º e 2.º caso os juros perdidos/ganhos futuros, é igual.

Se discordarem com a minha interpretação agradecia que me corrigissem, até porque ainda estou indeciso sobre uma eventual subscrição neste produto...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites