Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Estado lança novo produto de poupança

Recommended Posts

Claro, mas a conversa foi nesse sentido por haver alguém por aqui que está tão concentrado em divida portuguesa, e nada me admira que muita gente vai seguir esse caminho, o que era "certo" há 20/30 anos de que nada era mais seguro que um certificado de aforro, hoje em dia já toda agente sabe, ou já devia de saber, que não é bem assim, a mim o que me faz mais confusão é a falta de informação relativamente ao saber-se o que acontece com os CA, CT e os novos certificados numa reestruturação da divida etc, nas OTs mais ou menos sabemos, e nestas aplicações? aqui a DECO podia explicar, já que gosta de explicar tanta coisa e na sua maioria das vezes errada e sem isenção :) :)

Ok David. De certa forma perdi um bocado o contexto que já vinha da página anterior.

Nestes últimos anos, um dos atos que mais me arrependo, foi ter despachado CT em junho de 2012, depois de estes terem cumprido um ano. Não precisava do dinheiro, e o motivo foi os eventuais "haircuts" e falta de confiança no governo. (Quando digo governo refiro.me a qualquer governo).

Poderia ter ficado 10 anos e no fim de contas, as taxas são muito boas. Mas pronto. Está feito.

Ao fim de 10 anos iria receber 5325 Euros Líquidos por cada 10K investidos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 200
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

24

• Katolo

17

• RANort

14

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Boas. Tenho aqui uma duvida e queria saber se aconteceu com alguem e como resolveram. A mulher tem uns certificados aforro serie B já há uns anitos. Agora queria aderir ao aforronet. O problema

E depois ainda há que esperar 10 dias pelo envio da password de acesso AforroNet é como tudo o resto relacionado com o estado, funciona que é um espataculo!

Pois, o problema é que ela reúne as condições que estão descritas, mas mesmo assim dá erro. Certificar que o numero da conta está correcto e ele está correcto. Sinceramente não percebo. Cumprimen

Os Certificados do Tesouro Poupança Mais, o novo produto de poupança lançado na quinta-feira pelo IGCP, atraíram 59,7 milhões de euros em apenas dois dias, segundo os dados fornecidos à agência Lusa pela entidade pública.

Na quinta-feira, primeiro dia em que estiveram disponíveis para subscrição, o encaixe foi de 33,1 milhões de euros. Já hoje, até às 17:00 (só nos Correios de Portugal - CTT), foram subscritos mais 26,6 milhões de euros, revelou a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante visitante1

Os Certificados do Tesouro Poupança Mais, o novo produto de poupança lançado na quinta-feira pelo IGCP, atraíram 59,7 milhões de euros em apenas dois dias, segundo os dados fornecidos à agência Lusa pela entidade pública.

Na quinta-feira, primeiro dia em que estiveram disponíveis para subscrição, o encaixe foi de 33,1 milhões de euros. Já hoje, até às 17:00 (só nos Correios de Portugal - CTT), foram subscritos mais 26,6 milhões de euros, revelou a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP.

Este tipo de noticia vai sair constantemente, até porque assim convêm ao Estado, o fundo Espirito Santo Liquidez em 5 meses atingiu os 400milhões de euros, e este ano chegou a ter 2biliões sob gestão, e não vi noticias todos dias sobre isso, vejo isto como mera propaganda do estado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este tipo de noticia vai sair constantemente, até porque assim convêm ao Estado, o fundo Espirito Santo Liquidez em 5 meses atingiu os 400milhões de euros, e este ano chegou a ter 2biliões sob gestão, e não vi noticias todos dias sobre isso, vejo isto como mera propaganda do estado.

Atendendo a esta grandeza dos valores, foi por isso que os banqueiros foram "falar" com o governo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"O Governo prevê, no Orçamento do Estado para 2014,  arrecadar 2,5 mil milhões de euros de poupanças em CTPM e certificados de aforro, contra 2,2 mil milhões de euros em 2013"

In http://expresso.sapo.pt/novos-certificados-atraem-60-milhoes-de-euros-em-dois-dias=f838961

Ao ritmo de 30 milhões por dia (não contanto com as subscrições em CA, se as houver), até que poderão ser bem sucedidos. Esperemos que assim seja, caso contrário terão de existir medidas extraordinárias que satisfaçam aquele montante do orçamento...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Admiro os corajosos. :-X

Lá por ter CT, CA e CTPM não significa que desconheça ou que não esteja consciente dos riscos. Aliás o que tenho nestes investimentos representa "apenas" 20% do meu património financeiro.

O resto está no BIG (50%) e Montepio (15%), numa aplicação da Zurich (5%) e o resto é dinheiro à ordem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que é

Lá por ter CT, CA e CTPM não significa que desconheça ou que não esteja consciente dos riscos. Aliás o que tenho nestes investimentos representa "apenas" 20% do meu património financeiro.

O resto está no BIG (50%) e Montepio (15%), numa aplicação da Zurich (5%) e o resto é dinheiro à ordem...

O que uma aplicação Zurich? Seguradora?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rende 0.45%tanb/ano?? 80% da média da EUR12meses...está á volta dos 0.55%... era melhor trocares isso :) há seguros de capitalização melhores...

• Custos, Encargos e Comissões

Existem dois tipos de encargos:

• Encargo de cobrança: no máximo de 1,5%.
    • Encargo de gestão: 0,5% ao ano sobre o saldo de conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há umas semanas andei a examinar alguns seguros a 5 anos.

http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/7038.html

As rentabilidades líquidas destes seguros podem ser superiores, mas os certificados são mobilizados mais facilmente, podendo até não perder juros nenhuns se mobilizar nas datas adequadas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há umas semanas andei a examinar alguns seguros a 5 anos.

http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/7038.html

As rentabilidades líquidas destes seguros podem ser superiores, mas os certificados são mobilizados mais facilmente, podendo até não perder juros nenhuns se mobilizar nas datas adequadas

E seguros de capitalização para 8 anos? Ainda há?

Esse prazo tem a grande vantagem fiscal. O IRS fica pelos 11,2%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

bom dia,

alguém sabe dizer se posso subscrever no CTT (1ª vez) e fazer o pagamento por referencia multibanco?

Já agora os motivos da minha questão são:

1- não tenho o dinheiro à ordem

2- ganho 1,5% por utilizar o cartão de crédito.

Obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho a impressão que pelos CTT não pode ser por multibanco. Agora se tiver já uma conta no Aforro.net, penso que já é possível.

https://aforronet.igcp.pt/Iimf.AforroNet.UI/Common/o_que_e.aspx

Já agora, por curiosidade, que cartão de crédito é que permite fazer compras no multibanco e que dá cashback? Só tinha conhecimento do da DECO.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

bom dia,

alguém sabe dizer se posso subscrever no CTT (1ª vez) e fazer o pagamento por referencia multibanco?

Já agora os motivos da minha questão são:

1- não tenho o dinheiro à ordem

2- ganho 1,5% por utilizar o cartão de crédito.

Obg

Não é possível fazer o pagamento por multibanco.

Eu estava na mesma situação, fui hoje aos CTT para abrir conta. Só podia fazer o deposito por cheque ou em dinheiro.

Abri conta mas o senhor dos CTT disse que o processo demorava cerca de 1 hora, ficou com o meu contacto e disse que me ligava quando tivesse a conta aberta para fazer o deposito.

Passado 2 horas ligou-me, fui ao banco levantar dinheiro e fui aos CTT para depositar.

Trabalheira... podiam facilitar um pouco as coisas.

Agora que aderir ao aforronet mas pelos vistos ainda não posso. Tenho de esperar pelo extrato da minha conta e só depois o posso fazer. :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O cartão é o caetano retail (cetelem).

http://www.caetanoretail.pt/cretail/crcard/crcard.jsp

Os 1.5% das compras só podem ser rebatidos em compras na caetano retail.

Utilizo para reduzir a factura das revisões do automóvel.

Certo, obrigado. Não são todos os cartões de crédito que disponibilizam o campo de "Pagamentos" nos Multibancos. Daí a minha curiosidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante yadayada

Existes postos dos CTT que aceitam pagamentos por multibanco, para algumas operações por exemplo para a compra de certificados de aforro (foi o que tentei).

Mas são muito poucas as estações com essa hipotese e volto a frizar.. muito poucas mesmo.

Se forem do algarve ou vierem de férias, a principal de Faro permite :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

se houver perdão divida o que pode acontecer ? estes depositos não estão seguros nessas situações ?

Que depósitos? isto não são depósitos, mas acredito que sim...no entanto acrescento, que para fazer estes certificados mais valia logo fazer Ots, a que termina em 2018 paga cupão de 4,45%, compra-se a 98% e portanto ainda se pode tirar mais valia, se é para emprestar dinheiro ao estado que se empreste atravez de Ots que até tem secalhar mais liquidez que estes certificados que não se pode resgatar antes de 1 ano correcto?? pois...e ainda não explicaram bem aquilo que o daniel__ falou, o que acontece se houver reestruturação de divida? se houver perdão de divida? ainda não vi respostas a isto...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há a garantia da totalidade do capital investido. E o mais engraçado, é que nas condições não mencionam qualquer limite, tipo 100 mil euros como no Fundo de Garantia dos Depósitos para os bancos.

Se o máximo de subscrição dos CTPM é de 1 milhão de euros, então será garantido até esse montante.  :angel:

Podemos é não acreditar na quantidade da "esmola", mas é o que está escrito. Agora pode a troika e/ou o governo mudarem as regras a meio, e por exemplo, aplicarem um taxa extra num determinado momento, mas isso (julgo eu), afetaria todos os tipos de investimento em nosso nome, incluindo até o do Super-Depósito Debaixo-Do-Colchão.  :laugh:

Resumindo, o estado garante as taxas subscritas até ao vencimento e a totalidade do capital aplicado. Vale o que vale...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites