Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Estado lança novo produto de poupança

Recommended Posts

Kinas,

Não tem de pedir desculpa por nada. Mas é importante, como pretende investir, fazer uma pesquisa mais assertiva de forma a melhorar os seus conhecimentos, literacia financeira e diminuir a sua incerteza e os riscos das suas operações. Ao fim ao cabo, fontes de informação não faltam neste mundo virtual  ;)

Quanto à pergunta que faz, não está nada previsto nesse sentido (pelo menos que eu tenha conhecimento). Mas, também, confesso que não me debrucei sobre essa matéria  :-[

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 200
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

24

• Katolo

17

• RANort

14

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Boas. Tenho aqui uma duvida e queria saber se aconteceu com alguem e como resolveram. A mulher tem uns certificados aforro serie B já há uns anitos. Agora queria aderir ao aforronet. O problema

E depois ainda há que esperar 10 dias pelo envio da password de acesso AforroNet é como tudo o resto relacionado com o estado, funciona que é um espataculo!

Pois, o problema é que ela reúne as condições que estão descritas, mas mesmo assim dá erro. Certificar que o numero da conta está correcto e ele está correcto. Sinceramente não percebo. Cumprimen

Em relação a este produto (CTPM) como o veem em termos se segurança? Igual, mais ou menos seguro do que os CA?

Não consigo "gostar" deste produto em virtude de haver a possibilidade de alterarem as regras a meio do jogo. Caso contrário até seria interessante para colocar uma percentagem do património destinada a baixo risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não consigo "gostar" deste produto em virtude de haver a possibilidade de alterarem as regras a meio do jogo. Caso contrário até seria interessante para colocar uma percentagem do património destinada a baixo risco.

Como assim alterar regras a meio do jogo? Estive a reler as condições e não vi nada que indiciasse isso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que possibilidade é essa? Nesse aspecto parecem-me iguais aos certificados antigos.

O IGCP, E.P.E., pode suspender ou estabelecer limites às subscrições, garantindo, contudo, que as taxas de juro fixadas para os CTPM na data da sua subscrição vigoram até à sua amortização.

Fonte: http://www.igcp.pt/gca/index.php?id=1301

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que é dito é que podem mudar as regras para novas subscrições, não para subscrições já feitas anteriormente, tal como acontecia nos "antigos" certificados do tesouro.

Então, se para novas subscrições as regras mudam ninguém é obrigado a aderir ao produto.

O que aconteceu com os CA foi bem diferente. Foi alterar a fórmula de cálculo dos juros, bem depois da subscrição. (No meu caso foi anos depois).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A subscrição é feita nos CTT certo...

Eu ainda não tenho "conta" nos CTT... alguém sabe o que é necessário levar?

A minha disponibilidade não é muita por isso não queria ir lá perguntar e depois no outro dia levar os papeis...

Não é possível tratar logo tudo no site do IGCP e criar conta AforroNET sem ter que ir aos CTT?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sabes mais ou menos o que é necessário levar para abrir conta?

Para abertura de nova conta, terá de levar o cartão de identificação, NIF, NIB, dinheiro ( ;D ), e caso pretenda adicionar um movimentador (é facultativo), terá de levar também o cartão de identificação dessa pessoa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é possível tratar logo tudo no site do IGCP e criar conta AforroNET sem ter que ir aos CTT?

Como disse o ruicarlov, se ainda não tem conta, ou ainda não recebeu pelo menos um extracto semestral na sua morada, não é possível utilizar a plataforma aforro.net.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para abertura de nova conta, terá de levar o cartão de identificação, NIF, NIB, dinheiro ( ;D ), e caso pretenda adicionar um movimentador (é facultativo), terá de levar também o cartão de identificação dessa pessoa.

Boa questão! Eu também nunca "trabalhei" com estes produtos de aforro do Estado. Eu se quiser subscrever estes certificados de tesouro poupança como faço o depósito? Em cash? Se for uma quantia grande não faz sentido andar com ela na rua. Por cheque? Á ordem de quem? Transferência bancária?

Se algum aforrista do Estado me puder esclarecer, ficava grato  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa questão! Eu também nunca "trabalhei" com estes produtos de aforro do Estado. Eu se quiser subscrever estes certificados de tesouro poupança como faço o depósito? Em cash? Se for uma quantia grande não faz sentido andar com ela na rua. Por cheque? Á ordem de quem? Transferência bancária?

Se algum aforrista do Estado me puder esclarecer, ficava grato  :)

Também nunca utilizei, mas penso ter lido algures que é gerada uma ref MB..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qd comprei CT fiz a "transferência" por cheque nos CTT.

A partir daí sempre que compro CA faço-o pelo Aforro Net e eles descontam na minha conta bancária (que indiquei quando subscrevi pela primeira vez os produtos), tal como os juros são creditados na minha conta bancária.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas é assim para quem nunca abriu conta aforro nos ctt tem de se deslocar até aos ctt levar a documentação (bi e contribuinte) preencher um formulário que os senhores no balcão vos dão para abertura de conta se preencherem lá e entregarem na altura esse formulário, necessitam do vosso nib para o preenchimento do mesmo para quando se der o momento de pedirem o resgate, se quiserem um movimentador para a conta este só serve para resgatar, é necessario a identificação do mesmo não necessita da sua presença só mesmo os documentos. Para aforrar a conta como disseram podem levar o dinheiro, cheque ou se pretenderem fazer por transferência peçam no balcão o nib para o qual devem de fazer a transferencia que os senhores dos ctt entregam, logo que façam a transferencia para esse nib(ctt) levam o comprovativo da transferencia aos ctt e o número da vossa conta aforro que lhes foi dada na altura da abertura de conta e no balcão emitirão os titulos fisicos dos certificados de aforro.

Espero ter ajudado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma retificação para os certificados do tesouro não existe os titulos fisicos ao contrário dos de aforro. ?

O que são os titulos fixos.

A conta dos ctt é do estado. Qual os custos de transferencia por exemplo da CGD para esta conta, ao balcao ou através Multibanco ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma retificação para os certificados do tesouro não existe os titulos fisicos ao contrário dos de aforro. ?

O que são os titulos fixos.

A conta dos ctt é do estado. Qual os custos de transferencia por exemplo da CGD para esta conta, ao balcao ou através Multibanco ?

Saber ler/escrever ajuda. Nas perguntas mete-se um "?" ;-)

Físicos, não fixos. Nos certificados de Aforro entregam-te um título de dívida (papel), nos CT e nos CTPM não é tudo digital.

Não sei qual será o seu preçário no meu da CGD as transferências via homebanking ou MB não têm custo, ao balcão não sei que não uso à vários anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Saber ler/escrever ajuda. Nas perguntas mete-se um "?" ;-)

Físicos, não fixos. Nos certificados de Aforro entregam-te um título de dívida (papel), nos CT e nos CTPM não é tudo digital.

Não sei qual será o seu preçário no meu da CGD as transferências via homebanking ou MB não têm custo, ao balcão não sei que não uso à vários anos.

Mas recebe-se pelo menos um recibo que comprove a subscrição? Ou saimos dos CTT sem dinheiro, sem comprovativo e acreditando que está tudo em ordem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem já tem o registo no AforroNet no site IGCP, já é possível subscrever os Certificados do Tesouro Poupança Mais. Não é necessário ir aos CTT. Só se for pela 1ª vez para abrir conta.

Taxa de remuneração: 1º ano: 2,75%; 2º ano: 3,75%; 3º ano: 4,75%; 4º ano: 5% e 5º ano: 5%.

Taxa média: 4,25% TANB

Nota: Já se sabe que com o passar do tempo, as taxas de subscrição tem tendência para baixar, mas as que forem subscritas são válidas e garantidas até ao termo, por isso, para aproveitar a "promoção" é melhor que a decisão de investir neste produto, seja feita nos próximos tempos. ;)

Ao subscrever pelo AforroNet é gerado um talão com a indicação da Entidade, da Referência e do Montante, que permite efectuar o pagamento via Multibanco ou Homebanking. O estado da subscrição passará a "Aceite" até ao 3º dia útil posterior ao do pagamento.

Para produto conservador não encontro melhor. Se ficar à espera da resposta dos bancos, é melhor eu sentar-me. 1.000€ é o mínimo, para quem os tem considero uma escolha acertada. :police:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites