Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Privatização dos CTT

Recommended Posts

É assim meu caro. As ordens, nesta fase, já não podem ser canceladas. Esse prazo já terminou. Portanto já podes ter uma ideia das acções que te serão atribuídas. Há que ter em conta que ainda estamos na segunda fase de subscrição e ainda falta a tranche dos trabalhadores dos CTT que não serão subscritas por estes e que passarão para o público em geral.

Quanto ao saldo ficar negativo, depende dos mecanismos que utilizas para alavancagem da conta e do banco com o qual trabalhas. Isso é uma questão que tens de colocar ao teu banco. Agora penso que terás de assumir a totalidade das acções que te calharam em sorte. Não podemos andar a brincar com coisas sérias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 114
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Katolo

25

• afer

24

• Cardoso24

13

• --------

10

Top Posters In This Topic

Posted Images

Visitante paulomelo

Uma pergunta importante.

Estou a pensar em subscrever a compra de algumas acções pelo meu banco, o Montepio.

Alguém sabe quais os custos que que este banco cobra para a aquisição, venda e guarda de acções?

Sem saber isto e fazer umas contas não sei se compensa. Com as acções do Sporting apanhei um barrete dos grandes...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a pensar em subscrever a compra de algumas acções pelo meu banco, o Montepio.

Alguém sabe quais os custos que que este banco cobra para a aquisição, venda e guarda de acções?

Sem saber isto e fazer umas contas não sei se compensa. Com as acções do Sporting apanhei um barrete dos grandes...

Todos os bancos são obrigados a manter um link para o preçário atualizado no seu site, o Montepio não é exceção: http://www.montepio.pt/SitePublico/pt_PT/institucional/precario-montepio.page?altcode=PRECARIO

Podes encontrar ali os custos relacionados com títulos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém sabe se quem anulou por completo a ordem na 1ª fase não pode pedir na 2ª Fase?

Não me faz muita lógica, mas ao pedir no site do Best aparece uma mensagem de erro a dizer que já existe um pedido registado.

Contactei o call center que confirmou que o pedido da 1ª fase estava anulado. Disseram que iam verificar a situação, mas palpita-me que a resposta virá depois das 15:00!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que estive a ver, quem ganha são os bancos! Se bem entendi, os custos associados à compra e venda das acções, mais o depósito, levantamento, guarda e sei lá mais o quê, é sempre a cobrar, e não é tão pouco quanto isso.

Faça continhas meu caro! Comigo tem sido uma relação win-win  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que estive a ver, quem ganha são os bancos! Se bem entendi, os custos associados à compra e venda das acções, mais o depósito, levantamento, guarda e sei lá mais o quê, é sempre a cobrar, e não é tão pouco quanto isso.

Acho que está aí uma grande confusão!

Comissão de compra/venda + guarda de títulos todos têm, salvo excepções que não vale a pena falar para não baralhar mais.

Levantamento de quê?

De qualquer forma acho que está a exagerar porque se as comissões forem de 16€ (compra + venda) em 5.000€ isso significa 0,32%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O governo vai vender os CTT ao preço de 5,52 euros por acção na OPV, o limite superior fixado para a privatização do serviço postal.    O Governo vai vender os CTT ao preço de 5,52 euros a investidores institucionais e a privados na oferta pública de venda (OPV), o limite máximo do intervalo fixado inicialmente para a privatização do serviço postal português. Para os trabalhadores, o preço foi fixado em 5,24 euros, segundo o comunicado hoje divulgado pela Parpública ao mercado.

Com esta operação, o Governo vai levantar cerca de 580 milhões de euros com a venda de 70% dos Correios em bolsa. As acções começam a negociar na praça lisboeta já esta quinta-feira.

O intervalo do preço fixado pelo governo situava-se entre os 4,1 euros e os 5,52 euros.

Face à sólida procura, o preço final ficou no limite máximo de 5,52 euros, o que avalia os CTT em quase 830 milhões de euros, valor que inclui uma posição de 30% que continuam nas mãos do governo.

Os investidores particulares só terão acesso a 20% (incluindo o lote de 5% para os trabalhadores) de 70% do capital que será disperso em bolsa, com o resto a ficar reservado a investidores institucionais.

Os resultados da OPV serão apurados amanhã em sessão especial de bolsa, onde ficará definida a quantidade de acções atribuídas a cada subscritor.

Quem deu ordens na primeira fase, até 25 de Novembro, beneficia do dobro do rateio face a quem só deu ordens na segunda fase. A atribuição das acções é feita em lotes de 10 títulos. "Considerando a procura actual, quem solicitar 25 mil acções dos CTT receberá 2.730 títulos", segundo uma nota do Banco Big. "Entre os trabalhadores a procura tem sido bem menor, com a procura a cobrir apenas 31% da oferta disponível", conclui o analista Miguel Medeiros.

Segundo o comunicado hoje divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), "prevê-se que a admissão à negociação no mercado regulamentado Euronext Lisbon da Euronext Lisbon das 150.000.000 acções ordinárias, escriturais e nominativas, com o valor nominal de 0,5 euro cada uma, representativas da totalidade do capital social dos CTT venha a ocorrer a 5 de Dezembro de 2013

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que quer dizer se a nota do banco Big estiver correta , com uma regra de 3 simples já se pode saber quantas cada um vai receber ou seja:

25000-------2750

1000--------x                    1000x2750:25000  - ?

Penso que essas contas não estão correctas.

Partindo do principio que ofereceste apenas na primeira fase 25000 acções. Se a procura foi de 15 xs (por exemplo)

Vais receber 930 acções, penso que seja isto ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://economico.sapo.pt/noticias/ctt-atrairam-mais-de-25-mil-pequenos-investidores_183034.html

Ainda estive para entrar na OPV, mas decidi não entrar. Espero não me arrepender, como foi com a GALP. A ultima OPV não foi lá um grande sucesso EDPREN na qual não entrei (e ainda bem) e depois tambem tive uma má experiencia com a ALTRI. Os mercados andam ao deus dará. É o sobe e desce. Desejo boa sorte a todos os investidores.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um fiasco............................................. mais uma RENE ou EDP a escorregar por aí adiante.....................

fechou a 5,54    ainda positiva com 0,36% até ver claro.......................           

[img width=210 height=170 alt=Gráfico de Cotações]https://netbolsa.bpinet.pt/FileHandler.ashx?FileType=7&TI=MCPPTCTT0AM0001&NOTP=1&TP=D&NOS=120

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não comprei, e penso que não perdi grande negocio. Apenas queria saber só por curiosidade. Com 75 acções só deu mesmo para o bacalhau e bolo rei  ;D  Espero que não seja mais um flop como a EDPREN. Mas vou estar atento nos próximos dias e até pode ser que entre. Cotação a 5.54€ neste momento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, esta já foi se calhar é melhor mudar de tema e nome e pensar nesta que vem aí:

trabalhadores dos seguros da Caixa já têm garantido que vão poder subscrever até 5% do capital no âmbito da privatização deste negócio do banco estatal que o Executivo está a preparar. Mais pormenores da operação só deverão ser conhecidos em Janeiro.Tal como aconteceu com a privatização dos CTT, o Governo reserva 5% do capital dos seguros do grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD), que beneficiarão de um desconto de 5% face ao preço final da privatização. Os trabalhadores terão de manter as acções que subscreverem durante quatro anos.

O Governo aprovou esta quinta-feira, 5 de Dezembro, a reserva de 5% do capital da Fidelidade e da Multicare que serão alvo de privatização, revelou o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes durante a conferência de imprensa.

“O Conselho de Ministros definiu o lote de acções destinadas à oferta pública de venda reservada aos trabalhadores no âmbito do processo de alienação do capital social das sociedades Fidelidade, Multicare - Seguros e Saúde e Cares - Companhia de Seguros, e fixa em 4 anos o período de indisponibilidade a que ficam sujeitas as acções adquiridas no âmbito da venda directa”, revela o comunicado emitido pelo Conselho de Ministros.

“O lote de acções reservado a trabalhadores tem por objecto acções representativas de 5% do capital social da Fidelidade, ou de sociedade que suceda, total ou parcialmente, de forma directa ou indirecta, nos seus activos. Estas acções reservadas são vendidas ao preço que vier a ser fixado no âmbito da venda directa de referência, deduzido de 5%”, acrescenta a mesma fonte.

Uma vez que o período de entrega de propostas vinculativas foi alargado para até 16 de Dezembro, o Governo só deverá pronunciar-se sobre o processo de privatização em Janeiro, explicou o ministro da Presidência durante a conferência de imprensa.

“A estimativa que faço” é que o Governo se pronuncie sobre o processo de venda dos seguros da Caixa “no início do mês de Janeiro”, isto porque depois de apresentadas as propostas de compra vinculativas a Caixa vai “formular um parecer e apresentar um relatório.” Só depois disso é que o Executivo poderá analisar as propostas e pronunciar-se sobre estas.

“A partir do momento que propostas foram feitas, inicia-se trabalho da Caixa de avaliação” das mesmas. Depois disso, o banco fará um relatório. “Estimo que seja possível o Conselho de Ministros ter presente o relatório da CGD no início do mês de Janeiro”, acrescentou, sublinhando que se trata apenas de uma previsão.

“Estimo que possa ser apresentado [o relatório] e esteja a ser decidido [o processo] na primeira quinzena de Janeiro”, adiantou.

:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A privatização é da CGD (banco) ou das seguradoras da CGD?

O texto é claro ao dizer:

"trabalhadores dos seguros da Caixa já têm garantido que vão poder subscrever até 5% do capital no âmbito da privatização deste negócio do banco estatal"

Portanto, a privatização é dos Seguros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites