Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Livros recomendados

João Carvalho

Recommended Posts

Boa noite,

Será que alguém tem livros de referência que possa aconcelhar para aprofundar e solidificar conhecimentos em áreas como as finanças pessoais, investimentos, etc.?

Autores de referência, sites/blogs com informação de qualidade?

Desde já obrigado a todos

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Vou listar-te 2 sites:

http://www.iwillteachyoutoberich.com/

http://www.moneysavingexpert.com/

O segundo é muito conhecido, o primeiro tem muita qualidade. No primeiro site tens também livros a venda sobre a temática das finanças pessoais e sobre poupança.

Depois tens:

http://forumfinancas.com Que parece ser muito bom :PP

http://caldeiraodebolsa.com O Maior Forum de Bolsa Nacional. Tens lá sempre alguém para te ajudar nas tuas dúvidas.

http://www.depositoaprazo.net Subscreve a newsletter e recebes um Manual para começares a poupar em depósitos a prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Vou listar-te 2 sites:

http://www.iwillteachyoutoberich.com/

http://www.moneysavingexpert.com/

O segundo é muito conhecido, o primeiro tem muita qualidade. No primeiro site tens também livros a venda sobre a temática das finanças pessoais e sobre poupança.

Depois tens:

http://forumfinancas.com Que parece ser muito bom :PP

http://caldeiraodebolsa.com O Maior Forum de Bolsa Nacional. Tens lá sempre alguém para te ajudar nas tuas dúvidas.

http://www.depositoaprazo.net Subscreve a newsletter e recebes um Manual para começares a poupar em depósitos a prazo.

Falta o www.observar.pt

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...

Olá!

aqui está um link, http://hotmart.net.br/show.html?a=E115572J que você pode encontrar um excelente material sobre finanças pessoais onde é abordado 5 etapas para um bom planejamento Financeiro. Foi eleito pela Exame.com, como um dos melhores de 2012. Veja quais temas são abordados:1. Etapa do Convencimento Pessoal: será feita uma reflexão sobre a importância do dinheiro, buscando argumentar que é possível e preciso gerenciar corretamente suas finanças pessoais;2. Etapa do Conhecimento Financeiro: neste momento serão apresentadas ferramentas essenciais para uma análise de suas finanças, tais como Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa, demonstrando os fatores que determinam o sucesso ou fracasso financeiro;3. Etapa da Definição de Objetivos: tem o intuito de demonstrar a importância de se definir objetivos claros, que sirvam de base para uma mudança de comportamento e possibilite a realização de sonhos;4. Etapa da Mudança de Hábitos: neste capítulo a discussão aborda aspectos práticos sobre como sair da situação de endividamento ou de incapacidade de poupar dinheiro, adquirindo, paulatinamente, bons hábitos financeiros que possibilitem uma melhora na qualidade de vida.5. Etapa dos Investimentos: serão abordados certos fatores fundamentais para se começar a investir, descrevendo as oportunidades e riscos existentes dentro do mercado imobiliário, financeiro e de negócio próprio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...

Por ter visto mencionado aqui, li o livro "Global Asset Allocation" do Meb Faber, que achei muito interessante.

Tem portfolios para todos os gostos :). Faz uma análise de cada classe de activos com as continhas todas feitas, para vários portfólios. Uma das conclusões é que os retornos não diferem muito uns dos outros e, por isso, é muito importante olhar para os custos.

É vendido no amazon mas, neste momento, pode-se fazer o download gratuito a partir do site http://freebook.mebfaber.com/ basta dar o email. Actualização: em 10-06-2017 este livro já não está disponível gratuitamente.

O autor considera os TIPS (U.S. Treasury inflation-protected securities) como uma classe de "Real Assets" junto com as Commodities, Ouro e REITs, em vez de "Bonds".

Recomendo para quem quer construir a sua carteira de investimentos, seja com ETF ou com fundos de investimentos.

O autor tem um canal no youtube com videos. O primeiro é sobre este livro.

Editado por pfonseca
    Livro já não está disponível gratuitamente
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    21 minutes ago, pfonseca said:

É vendido no amazon mas, neste momento, pode-se fazer o download gratuito a partir do site http://www.cambriainvestments.com/ basta dar o email.

Andei à procura no site e não encontrei :(

Encontrei para download vários dos estudos (papers), mas para o livro só existe link para a amazon :P

E isto dando o email, claro :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 1 month later...

Os meus filhos ofereceram-me o livro "O Jogo do Dinheiro" de Tony Robbins. É um livro interessante, com muitas dicas, apesar de estar pensado para os Estados Unidos.

O autor refere a carteira "David Swansen" e tem um capítulo dedicado à carteira "All Season", que foi sugerido pelo Ray Dalio. O "All Season" é um carteira baseada no conceito "Risk Parity", em que as percentagens de cada classe dessa carteira são escolhidas de acordo com o seu risco. O resultado é uma carteira com um peso muito grande em obrigações (de longo prazo e médio prazo).

A carteira "All Season" consta no livro "Global Asset Location" do Meb Feber, que listei neste tópico aqui.

Uma crítica favorável aqui. Uma crítica desfavorável aqui. Simulação histórica aqui.

Aqui pode ver uma entrevista sobre o livro com o seu autor, com legendas.

Editado por pfonseca
    Acrescentei um link para uma entrevista
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    • 2 weeks later...
    • 6 months later...
    A 16/12/2016 às 09:51, pfonseca disse:

Por ter visto mencionado aqui, li o livro "Global Asset Allocation" do Meb Faber, que achei muito interessante.

Tem portfolios para todos os gostos :). Faz uma análise de cada classe de activos com as continhas todas feitas, para vários portfólios. Uma das conclusões é que os retornos não diferem muito uns dos outros e, por isso, é muito importante olhar para os custos.

É vendido no amazon mas, neste momento, pode-se fazer o download gratuito a partir do site http://freebook.mebfaber.com/ basta dar o email. Actualização: em 10-06-2017 este livro já não está disponível gratuitamente.

Descarreguei agora gratuitamente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    há 26 minutos, Diogobc disse:

Penso que este tópico devia estar fixo sempre lá em cima, pois tem muito boas recomendações, apesar de alguns links mais antigos já não funcionarem.

Quero falar de um livro que, não sendo sobre finanças, acabou por ser o que me fez começar a alterar a minha visão do dinheiro e, mais importante ainda, do meu tempo.

4 Hours Week - Tim Ferris (em português "4 horas por semana") É relativamente conhecido. Não conhecendo, tem um certo ar de livro mirabolante de auto-ajuda. Acreditem que não é. Não é perfeito, nem coisa que se pareça, e claro tem o eterno problema de ser focado nos USA. Mas vale muito a pena. Não fala directamente de finanças nem de investimentos. Fala como podes trabalhar apenas 4 horas por semana e ganhar mais do que num trabalho normal. Vá não desistam já! A questão não são as 4 horas mas sim alterar a nossa percepção do tempo e do mercado de trabalho.

Resumindo, para mim, concluir que não queria passar 40+ horas por semana a fazer algo de que não gosto foi relativamente fácil. O mais difícil foi perceber algo ainda mais simples mas muito mais complicado de se lidar: Não há nada no mundo que eu goste de fazer durante 40 horas por semana de que não me farte rapidamente.

Costumo dizer, na brincadeira, que nem sexo gostava de fazer 40 horas por semana (até porque não conseguia :P ). Portanto como é que hei-de fazer outra coisa qualquer menos interessante do que sexo, sem me fartar? :P

O livro fala um pouco da "rat race" (trabalhas, és promovido, trabalhas ainda mais tempo. Ganhas mais dinheiro compras uma casa melhor etc, tens mais despesas e estás sempre na mesma e sempre dependente do trabalho). Fala como se pode negociar com o patrão mais tempo livre ou trabalhar em casa, ou como podes despedir-te e criar um negócio que se automatize a médio prazo e que não precise da tua constante atenção nem presença. Fala como definir o que queres, eliminar coisas não relevantes... acima de tudo, não deixar tudo o que queremos fazer para a reforma. Ir fazendo mini reformas.

A ideia de investimento é aplicar o dinheiro em vez de o gastar em "carros e álcool". Isto mantém-se, no entanto é importante perceber que podemos morrer amanhã, portanto não devemos adiar o que queremos realmente fazer. Além disso não devemos perder tempo a fazer coisas de que não gostamos.

Vou dar um exemplo que eu criei mas foi baseado no livro: na minha opinião almoçar/jantar fora não é mais caro do que comer em casa. Claro que a reacção das pessoas quando eu digo isto é sempre de surpresa e de contrariar logo, mas reparem: eu não gosto de cozinhar. Também não gosto de ir às compras e ainda gosto menos de lavar loiça e arrumar. Fazer tudo isto implica:

Gastar gasóleo a ir ao supermercado (10km = 0.6l = 0.80€)

Comprar arroz, uma costeleta, uma mini (1 refeição = 1,50€)

Electricidade para frigorífico, placa de indução e caldeira para água quente: (estimativa por baixo = 0.50€)

Tempo gasto a comprar cozinhar lavar e arrumar: (por baixo: 1 hora)

Se receber o ordenado mínimo (que não é o meu objectivo) vendo uma hora do meu tempo por 4€. Se usarmos este valor para definir quanto vale uma hora da minha vida, gastei 6.80€ para almoçar. Se almoçar fora, consigo pagar o mesmo e não tenho trabalho nenhum. E não fiz uma coisa de que não gosto de fazer e tenho de fazer duas vezes por dia, fora as compras uma vez por semana.

Ok ok pode ser menos saudável, também gasto gasóleo a ir ao restaurante etc etc... a questão não é o dinheiro. A questão é aproveitarmos o tempo para fazer coisas de que gostamos e não perder tempo com algo que não gostamos só para "poupar". Se em tudo o que fazes, puseres o preço de 4€ por hora, podes alterar a percepção do tempo que andas a gastar com parvoíces :P

Pronto isto já vai longo, espero que seja uma sugestão útil :)

@Diogobc Eu li esse livro no inicio do mês passado. E concordo contigo! Conseguiu mudar a minha percepção em relação a diversas coisas!

Esse conceito que explicas, de quantificar o nosso tempo foi um dos que comecei a aplicar (com resultados já visíveis) 

Mas esse livro, para além disso, também apresenta várias ferramentas para atingir um estilo de vida completamente diferente e melhor! Eu apliquei algumas (e tenho vindo a experimentar outras) que me têm ajudado bastante.

Por exemplo, apliquei o "DreamLine" com muito bons resultados. Dos 4 objectivos que listei para os próximos 6 meses, já consegui realizar 2 deles (no primeiro mês!!!)! E os restantes 2 estão bem encaminhados! Quando na altura todos me pareciam possíveis, mas bastante demorados e trabalhosos para atingir!

Mas tudo para dizer que aconselho (e muito) este livro!

P.S.: Neste momento estou a ler o Tools of Titans também do Tim Ferriss e o O Investidor Inteligente do Benjamin Graham

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    A 08/04/2019 às 20:09, Edge disse:

@Diogobc Eu li esse livro no inicio do mês passado. E concordo contigo! Conseguiu mudar a minha percepção em relação a diversas coisas!

Esse conceito que explicas, de quantificar o nosso tempo foi um dos que comecei a aplicar (com resultados já visíveis) 

Mas esse livro, para além disso, também apresenta várias ferramentas para atingir um estilo de vida completamente diferente e melhor! Eu apliquei algumas (e tenho vindo a experimentar outras) que me têm ajudado bastante.

Por exemplo, apliquei o "DreamLine" com muito bons resultados. Dos 4 objectivos que listei para os próximos 6 meses, já consegui realizar 2 deles (no primeiro mês!!!)! E os restantes 2 estão bem encaminhados! Quando na altura todos me pareciam possíveis, mas bastante demorados e trabalhosos para atingir!

Mas tudo para dizer que aconselho (e muito) este livro!

P.S.: Neste momento estou a ler o Tools of Titans também do Tim Ferriss e o O Investidor Inteligente do Benjamin Graham

Sim tem muito boas ferramentas que eu também tento usar. Agora a parte de criar um negócio automatizável é bem mais difícil do que ele faz parecer... especialmente no mercado português.

Tenho esses dois livros em casa mas ainda não li nenhum. O Investidor Inteligente comprei há pouco tempo, está em lista de espera. O Tools of Titans comecei a ler mas desisti ao fim de umas páginas. Pessoas que não conheço, perguntas e repostas por vezes muito aleatórias... muitas páginas sem nenhum fio condutor. Mas tenho que dar outra hipótese.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, Diogobc disse:

Sim tem muito boas ferramentas que eu também tento usar. Agora a parte de criar um negócio automatizável é bem mais difícil do que ele faz parecer... especialmente no mercado português.

Tenho esses dois livros em casa mas ainda não li nenhum. O Investidor Inteligente comprei há pouco tempo, está em lista de espera. O Tools of Titans comecei a ler mas desisti ao fim de umas páginas. Pessoas que não conheço, perguntas e repostas por vezes muito aleatórias... muitas páginas sem nenhum fio condutor. Mas tenho que dar outra hipótese.

Concordo que a parte de criar um negócio está muito americanizada! Aqui no nosso Portugal não é tão simples como o Tim Ferriss "pinta". Mas acho que tem a ver com a nossa legislação.

Eu constitui uma empresa à pouco tempo (a ideia há muito que existia, mas confesso que o clique para avançar foi através do livro) e estou a começar a dar os primeiros passos. Mas é realmente muito mais "complicado" do que ele fala. Não no trabalho em si, mas em todos os pequenos pormenores que levam tempo demais! A constituição da empresa, os impostos, a conta no banco, a marca, os CAE's, a lei da protecção de dados, o site... É interminável! Talvez nos USA a legislação não seja tão "apertada" e não seja preciso resolver tantos pequenos pormenores!

Para além disso, nos USA à partida temos um público de 320 milhões enquanto no nosso Portugal temos 10 milhões. Claro que podemos "internacionalizar" mas ainda complica mais. Os sites com diversas línguas, as leis de outros países europeus que são diferentes de Portugal, a logística, etc.

Em relação aos livros, o Tools of Titans é realmente um livro "difícil" como exemplificas. No inicio parece muito aleatório (e na verdade acho que é mesmo). Mas o próprio autor fala sobre isso no inicio do livro. Ele diz que é um livro em que espera que as pessoas gostem de alguma parte, não espera que gostem de tudo. E fala também sobre essa falta de "fio condutor". Ele sugere que se houver alguma parte que não se goste ou se ache interessante, que se salte para o próximo e continue. Depois sugere que no final, se volte às secções que saltámos e reler.

Eu li o livro uma primeira vez do inicio ao fim. Houve partes que não achei piada nenhuma, mas houve outras que gostei bastante. Não com a escrita, mas com as mensagens, exemplos e "ferramentas". Tirei muitas notas e agora, de vez em quando, volto a reler algumas partes.

É um livro difícil mas acho que com "paciência" e força de vontade para continuar a ler consegue-se eventualmente encontrar coisas úteis! 

Já o Investidor Inteligente é muito bom e muito fácil de ler e seguir. O único senão é que é "antigo" (eu estou a ler a edição de 74) e tem muitas informações que entretanto ou mudaram ou já não existem.

Mas os conceitos são perfeitamente actuais e aplicáveis.

Em breve irei publicar a "minha" lista de livros!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

Boa tarde,

Tenho acompanhado com atenção este forúm, mais precisamente o tópico sobre os ETF's. Anda agora na fase de aprender e reunir informação e conhecimento sobre o assunto.

O que queria perguntar era, que livros me podem aconselhar sobre as classes de bonds, stocks, real estate e gold. Que falem e expliquem efectivamente o que são e como funcionam.

No entanto tentarei ler o máximo de livros aqui recomendados, embora alguns pareçam-me mais sobre a teoria e filosofia de investimento mas não irei descurar na mesma.

Para já, tenho o "The Little book of common Sense" do John Bogle e mandei vir o "The Intelligent Asset Allocator: How to Build Your Portfolio to Maximize Returns and Minimize Risk" do William Bernstein, "Permanent Portfolio" do Craig Rowland (eu sei que este é sobre o Portfólio Permanente de Harry Browne mas tenho interesse e pode dar uma visão sobre algumas das classes que pretendo conhecer melhor) e por fim o "The Elements of Investing" do Burton Malkiel.

Já terei leitura para muito tempo e ainda tenho muitos na wishlist mas se puderem aconselhar algum no sentido da minha perguntar, ficaria muito agradecido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Bernardo Belchior

Boa tarde,

Para já invisto em ETFs e ações e já li um bom número de livros sobre o assunto. Também estou interessado em investimento imobiliário, mas parece-me algo que tem um toque muito mais local. Há imensos livros americanos, mas ainda não encontrei um bom para Portugal.

Li o "Investir em Imobiliário – do 0 ao milhão", mas não gostei porque apenas toca em temas muito superficiais, e acho que aprendi muito pouco com o livro. Gostava algo com partes mais práticas, como preços de remodelações, comparação de materiais, escolha da zona, etc.

Alguém já leu um livro de imobiliário que se aplique em Portugal e que recomende?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 8 months later...
    Milionária em 10 anos

Olá! 

Para as bases, recomendo "Pai Rico, Pai Pobre" (fiz uma review deste livro que pode dar uma ideia se o livro agrada-te ou não https://youtu.be/FP66vsZrxnI), "O homem mais rico da Babilónia"

E "o caminho para a liberdade financeira". 

The intelligent investor também é muito bom :)

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 9 months later...
    • 7 months later...