Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Quanto pagam de condomínio?

Pipocas

Recommended Posts

Tive há poucos dias a minha/nossa 1ª reunião de condomínio, estou  :o :o :o.

Vou pagar de quota 51eur e picos.

Isto tudo porque somos apenas 7 condóminos, o elevador é XPTO, é um Kone, tem uma manutenção simples anual de 1.000eur. Tem um sistema de intercomunicação com a Kone (?) que nos faz pagar aluguer mensal de telefone. Vamos pagar mensalmente, 66eur de limpeza e 60eur de administração. Para além disto tudo há a água, a luz, as despesas diversas, o Fundo de Reserva, e o facto de ser o condómino com a maior permilagem.

Para além dos 51eur, vamos pagar algumas despesas à parte. O cartão de pessoa colectiva e o livro de actas são um exemplo disso. :P.

A manutenção de um elevador é assim tão elevada?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se foi o construtor que fez o contrato de manutenção do elevador comecem por tentar renegociá.lo com a empresa, às vezes pode ser que consigam alguma coisa... (se bem que nos primeiros tempos vai ser dificil que a concorrencia vos aceite por causa da  garantia). No meu prédio temos 6 elevadores e estamos a pagar 440€ mensalmente.

O aluguer do telefone para o elevador é obrigatório. É o sistema de emergência caso o elevador encrave. Em princípio nunca será preciso mas se for ides agradecer... e é obrigatório.

Nós pagamos 285€ de limpeza, mas o meu prédio tem 66 condóminos.

Uma coisa importante, já que há administrador externo - exijam todos os anos pelomenos duas ou três propostas aos serviços contratados (como a limpeza). Por vezes certas empresas de administração de condominios têm arranjinhos com outras empresas de serviços que não são necessariamente as mais baratas. E não se coíbam de lhes enviar os orçamentos que vocês mesmos arranjem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pauloaguia  :)

Em proporção: 440€ : 6 = 73€, nós vamos pagar 84€. O vosso contrato tb é simples?

Nós fizemos isso que sugeres, pedimos orçamento a várias empresas de administração de condominios. Escolhemos esta. O orçamento de limpeza tb foi discutido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em proporção: 440€ : 6 = 73€, nós vamos pagar 84€. O vosso contrato tb é simples?

Não conheço os detalhes porque não estou na administração mas tenho ideia que é dos mais básicos sim. Normalmente tenho ouvido o termo "contrato de peças", acho que inclui a manutenção e a substituição de algumas peças de desgaste rápido como lâmpadas, por exemplo...

O facto de termos 6 elevadores pode dar direito a uma espécie de desconto de quantidade... e claro, sendo empresas diferentes, em zonas geográficas diferentes é normal haver diferenças de preço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...

Boa Tarde preciso da vossa ajuda, moro num predio, de 6 frações 3 T4 c/ 130 m2 e 3T2 c/ 80 m2 c/ garagem privada qaundo vim para aqui pagava 25€ agora querem aumentar pqrq 50€ eu acho demasiado.

Podem ajudar-me vai haver reuniao esta semana para falar sobre isso e queria uma opinião vossa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

So' sabendo o motivo para esse aumento (o que presumo va ser discutido na reuniao).

Por exemplo, se as contas do condominio estiverem com um valente saldo negativo, ha que compensar isso. Ou entao se se estiverem a preparar para obras. O fundo de reserva de um predio com tao poucos rendimentos nao dara´ para muito, e´ preferivel ir amealhando um pouco de cada vez para evitar ter que pagar uns milhares quando a altura chegar. E, alem disso, nem todas as obras se podem fazer recorrendo ao fundo de reserva...

Analisem bem o relatorio e contas, e ouçam as explicaçoes do administrador. Se o motivo for valido, decidam se aceitam o aumento ou  nao. Se as explicaçoes nao forem convincentes ou nao concordarem com o motivo esta nas vossas maos recusar o orçamento...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 years later...
    Visitante Maria Lu

Boa tarde,

Neste momento existe um administrador no meu prédio. Este imóvel tem cerca de 40 anos, está com problemas nas estruturas (algumas varandas começaram a cair bocados) os elevadores não têm inspecção e precisam de ser trocados (os dois, um está mesmo parado). Os condóminos pagam 15€ mensais e querem por numa loja de condomínio. Mediante estas condições alguém me sabe dizer quanto ficariam mais ou menos a pagar se isso fosse prá frente? Creio que 15€ não seriam de certeza. Alguém me dá uma luz p.f.?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Neste momento existe um administrador no meu prédio. Este imóvel tem cerca de 40 anos, está com problemas nas estruturas (algumas varandas começaram a cair bocados) os elevadores não têm inspecção e precisam de ser trocados (os dois, um está mesmo parado).

Os condóminos pagam 15€ mensais e querem por numa loja de condomínio. Mediante estas condições alguém me sabe dizer quanto ficariam mais ou menos a pagar se isso fosse prá frente? Creio que 15€ não seriam de certeza. Alguém me dá uma luz p.f.?

Um prédio ser gerido por uma empresa ou por um administrador de uma das fracções, anualmente, é praticamente o mesmo.

A vantagem de ser administrado por cada uma das fracções, ano a ano, é que não tem de se pagar honorários e as despesas correntes da empresa.

A desvantagem são as chatices de ter de ir falar com o proprietário X ou Y porque ainda não pagou as quotas Z... Mesmo que sejam eles a vir pagar, há sempre a necessidade de perder tempo com as burocracias relativas ao cargo... e procurar orçamentos para eventuais obras...

Isto em termos sintéticos.

As quotas estão a ser calculadas devidamente?

A fórmula de cálculo que devem usar deve ser esta:

orçamento x permilagem da fracção / soma das permilagens das fracções existentes no prédio

Do valor da quota, 10% devem ir para um fundo de reserva para obras. Mediante o valor existente nesse fundo e o valor apresentado em orçamento para obras (qualquer um pode pedir orçamentos - pode conhecer a empresa A que faz um desconto X... - e apresentar numa reunião, para se comparar e acordar a contratação, onde estejam presentes a maioria dos proprietários do prédio) pode ser necessário cobrar uma quota extra.

Faz-se a diferença e divide-se pelo número de fracções existentes no prédio. Se por exemplo, existe 10000€ (em 40 anos de quotas cobradas não me parece ser um valor irrealista... a não ser que o prédio só tenha meia dúzia de fracções e as quotas não estejam em dia...) e as obras estão orçadas em 50000€, terá de se fazer a diferença e dividir novamente o valor apurado no orçamento de acordo com a fórmula que apresentei em cima.

Precisam de contratar uma empresa para fazer isto? Se acham que sim e estão dispostos a pagar ordenados aos membros da empresa a partir das quotas cobradas, e até para experimentar pelo menos durante um ano então avancem...

Se quer saber valores exatos tem de fornecer dados concretos (número de fracções, permilagem de cada uma - terá de consultar o titulo constitutivo -, despesas correntes - pelo que relata, parece que o prédio está entregue a si mesmo...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

A assembleia geral pode duplicar o valor do condomínio com 1 voto contra e cinco a favor? De trinta para sessenta euros, num prédio com 6 inquilinos (2 andares) sem elevador.

Sim, o orçamento é decidido por voto de maioria.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 1 year later...
    Visitante tia (visitante)

Boas! alguém me saberá dizer quanto se gasta de água (em euros), para lavar um prédio de 7 andares?

Habitualmente são as empresas que vão pintar que fornecem a água, mas neste caso a empresa solicitou que a mesma seja disponibilizada pelo condomínio.

O orçamento agrada-nos, mas precisamos saber se o gasto de água à nossa conta não vai encarecer muito o mesmo, até porque o condomínio não tem água e terá de ser um condómino a fornecê-la. A água será paga ao condómino pelo condomínio, como é óbvio!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 9 months later...
    Visitante Gisela Oliveira

Eu vou viver para um prédio que realmente  é o abuso dos abusos. 53€mês para prédio 5 andares 4apartamentos por piso com dois elevadores lentos de 4pessoas cada. garagem subterrânea. pf ajudem porque eu não entendo como é possível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Visitante Gisela Oliveira disse:

Eu vou viver para um prédio que realmente  é o abuso dos abusos. 53€mês para prédio 5 andares 4apartamentos por piso com dois elevadores lentos de 4pessoas cada. garagem subterrânea. pf ajudem porque eu não entendo como é possível.

O melhor é pedir o último orçamento e as últimas contas aprovadas, para perceber onde se está a gastar o dinheiro.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...
    • 9 months later...