Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Custos com venda de casa

Pipocas

Recommended Posts

moca  :)

Tens razão, não fui muito explícita, vou dar-te um exemplo:

- pegando no que disseste, a comissão da imobiliária é 5% + IVA.

O valor que queres para ti é, por exemplo, 80.000eur.

80.000 x 0,05 = 4.000eur

4.000 x 0,20(IVA) = 800eur

A imobiliária tem de colocar a casa à venda por 84.800eur e não por 84.000eur.

Certifica-te que no site deles e no Contrato o valor de venda é 84.800eur.

Se continuares com dúvidas diz.

As imobiliárias que contratei, cobravam entre 3% e 5% de comissão.

PS-» Chegaste a assinar contrato com a Remax?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

-E outra coisa muito importante neste tipo de contratos, especificar sempre, que o preço de venda da Imobiliária já tem IVA incluído. Deste modo, a imobiliária não poderá cobrar o IVA à posteriori e assim diminuir o valor que o vendedor do imóvel tem direito a receber depois da casa vendida. (Algumas imobiliárias usam esta artimanha para a casa ficar mais barata e assim mais atractiva. Transferem para o vendedor um custo que à partida deveria ser do comprador).

Pipocas, acho que estás um bocado equivocada! :S

O que a lei da mediação imobiliária diz é que o valor da comissão é pago sobre o valor total da venda acrescido do IVA à taxa legal em vigor.

O que quer dizer que, se o valor de venda é de 84000€...

Venda=84000€ *3%= 2520€ (pagamento de honorários)

Comissão= 2520€*20% = 504€ (IVA)

Ou seja 2520€+504€= 3024€ (Total c/ a devida factura)

Ou seja, dos 84000€ o vendedor retira a totalidade de 3024€ e fica com 80976€ e uma factura.

O resto do que se faz ou não já serão acordos e conivências!

Outra coisa, se vais fazer um contrato de mediação imobiliária és tu quem tem de pagar e não o comprador, a menos que a imobiliária tenha efectuado 1º um contrato de mediação com o mesmo.

Ou é pago pelos dois se assim for acordado entre as partes.

Gostava de te enviar o PDF com a minuta de contrato de mediação aprovado pelo INCI (http://www.inci.pt/Portugues/Inicio/Paginas/INCIHome.aspx), mas como não acho a ferramenta para o fazer, fiz um copy do parágrafo em questão.

Cláusula 5ª

(Remuneração)

1-A  remuneração  só  será  devida  se  a  Mediadora  conseguir  interessado  que  concretize  o  negócio  visado  pelo  presente  contrato,  nos

termos e com as excepções previstas no artº 18º do DL 211/2004, 20.08.

2-O Segundo Contratante obriga-se a pagar à Mediadora a título de remuneração:

1a quantia de _____% calculada sobre o preço pelo qual o negócio é efectivamente concretizado acrescida de IVA à taxa legal

de _______%.

1a  quantia  de  Euros: _________ (_____________________________) acrescida do IVA à taxa legal de ____%.

3-O pagamento da remuneração apenas será efectuado nas seguintes condições:

1o  total  da  remuneração  aquando  da  celebração  da  escritura  ou  conclusão  do negócio visado.

1____% após a celebração do contrato-promessa e o remanescente de ____% na celebração da escritura ou conclusão do

negócio.

1o total da remuneração aquando da celebração do contrato-promessa.

Como vês, não existe aqui nenhum tipo de marosca  ou artimanha!

Se as pessoas estiverem informadas e lerem os contratos... podem reparar que está lá tudo preto no branco!

Cumprimentos

Patrícia_H

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pipocas, acho que estás um bocado equivocada! :S

O que a lei da mediação imobiliária diz é que o valor da comissão é pago sobre o valor total da venda acrescido do IVA à taxa legal em vigor.

Portanto, no exemplo da Pipocas, se o vendedor quer ficar com 80 000€ no fim, deve vender a casa pelo menos por 80 000 / (1 - 0.05 * (1 + 0.2)) ~= 85 106,39€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Portanto, no exemplo da Pipocas, se o vendedor quer ficar com 80 000€ no fim, deve vender a casa pelo menos por 80 000 / (1 - 5% * (1 + 20%)) ~= 85 106,39€.

Sim.

O valor de venda será esse. E sobre esse valor de venda se retirará a comissão e o IVA.

Cumprimentos

Patrícia_H

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hertista  :)

O exemplo que eu dei teve a ver com o que 16 imobiliárias fizeram comigo. Por esta amostra posso concluir que a lei nem sempre é cumprida.

A 1ª pergunta que me faziam era, quanto queria para mim?

Em cima desse valor aplicavam a comissão deles.

Quando comecei a ver que a casa seria posta à venda, por 84.000eur, exigi que fosse pelos 84.400eur, ou seja, o comprador é que iria pagar a Comissão e o IVA e não eu.

Eu queria receber mesmo os 80.000eur, nem mais nem menos.

Porque naquele caso disseram-me que a casa iria ser vendida pelos 84.000 e eu teria de pagar o IVA se exigisse factura.

Ou seja, no fim em vez de receber os 80.000 iria receber 79.600eur.

Há muitas imobiliárias que fogem ao IVA, não sei se sabes.

Só quis alertar a moca e os outros membros para estas situações, que a acontecer não são muito agradáveis.

Muitas imobiliárias não funcionam assim, mas algumas das que me contactaram funcionam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com certeza, Pipocas!

Não tenho dúvidas nenhumas que existem empresas a fugir ao fisco e a "engrominar" os clientes :-\

Pronto! Mas eu acho mal e não é assim que funciona na casa onde eu trabalho. Felizmente, porque eu não tinha estômago para certas e determinadas coisas que vejo outros "colegas" fazerem!

Logo... achei por bem, como boa profissional e credenciada que sou, alertar para o facto de, perante a legalidade as coisas não se fazerem como estavas a dizer!

Espero que não me tenhas levado a mal na resposta, pois como tu acabaste de dizer:Só quis alertar a moca e os outros membros para estas situações, que a acontecer não são muito agradáveis....  ;)

Cumprimentos

Patrícia_H

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hertista  :)

Não levei a mal a tua intervenção, aliás, fizeste muito bem porque estás dentro do assunto.

Fico  ;D por a imobiliária onde és colaboradora cumprir a lei. Infelizmente não é isso que se passa no geral, mas não é só neste ramo, é em quase todos :-[

Esta minha experiência deixou-me "com a pulga atrás da orelha" com as imobiliárias, é caso para dizer, "por causa de algumas pagam todas"...

Mas se a pessoa estiver dentro do que diz a lei e estiver atento, corre tudo bem. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola Boa Tarde, gostava de saber se alguem vendeu alguma casa pela Remax. E se sabem se normalmente têm bons resultados.Obrigado. :)

O meu sogro teve uma casa à venda numa Remax durante quase um ano (2006/07), e nada. Sempre que perguntava como é que estavam as coisas, a resposta era sempre a mesma - está complicado, que o melhor seria baixar o preço.

Conclusão: mudou de imobiliária, passado 2 meses vendeu a casa pelo mesmo valor que estava a pedir na Remax, e melhor, com uma comissão mais baixa em 1%.

É de referir que a imobiliária que lhe fez o negócio não fazia parte de nenhuma 'marca', portante sem essa forte componente de Marketing que as marcas têm.

No fim chegou à conclusão que não fez o negócio mais cedo devido à falta de empenho da imobiliaria da Remax.

Mas, Remax há muitas, e cada uma trabalha da sua maneira, claro que sempre a coberto da dita 'marca'.

É tudo uma questão de sorte.

Falando por mim, acho preferivel ser o próprio a vender e contratar os serviços de um Advogado ou Solicitador para tratar de certos aspectos burocráticos, ou Notário, visto que estes apregoam que tratam da papelada toda a custo zero no ambito da casa simples e segura.

Continuação de bom Sábado Gordo.

;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depreendo pela tua questão que acabaste por assinar contrato com a Remax.

O problema com estas imobiliários tipo a Remax, como já te tinha dito, é não poderes colocar a tua casa em mais nenhuma imobiliária, nem sequer venderes a casa à tua conta (?). Assim, restringes as hipóteses de venda.

Vou contar-te o meu caso: coloquei a minha casa à venda em Janeiro de 2008. Contratei os serviços de 16 imobiliárias. Ao longo de +/- 4 meses tive +/- 16 visitas.

À medida que o tempo ía passando fui baixando o preço. Acabei por vendê-la a um investidor, por menos 8.500eur que me custou a mim há 2 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...

Não pode colocar a casa em mais nenhuma imobiliária, nem sequer vender a casa por si proprio se não rescindir antes o contrato com a Imobiliária com quem fez contrato de exclusividade.

Depreendo pela tua questão que acabaste por assinar contrato com a Remax.

O problema com estas imobiliários tipo a Remax, como já te tinha dito, é não poderes colocar a tua casa em mais nenhuma imobiliária, nem sequer venderes a casa à tua conta (?). Assim, restringes as hipóteses de venda.

Vou contar-te o meu caso: coloquei a minha casa à venda em Janeiro de 2008. Contratei os serviços de 16 imobiliárias. Ao longo de +/- 4 meses tive +/- 16 visitas.

À medida que o tempo ía passando fui baixando o preço. Acabei por vendê-la a um investidor, por menos 8.500eur que me custou a mim há 2 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Bom dia,

gostaria de dar uma pequena achega que me parece não ser novidade nenhuma!  :o

A conversa da maior parte dos funcionários, agentes ou qualquer que seja a designação dos promotores ou vendedores das imobiliárias é sempre a mesma! Ainda antes de mostrar a casa, passados alguns dias ou semanas quando se lhes pergunta por novidades vêm com desculpas entarameladas e pedem logo para baixar o preço...  ??? :o :-\

Gostaria de sugerir que dessem uma vista de olhos neste tópico e se possível comentassem algo mais, http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1706.0.html

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites