Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Ações BCP

tags_1982

Recommended Posts

Olá Katolo,

Primeiramente devo confessar que fiquei surpreso com a abertura de 2ª feira, o que não valeu não ter havido guerra, mas ainda não está totalmente descartada essa hipótese  ;D

Como dizes e bem, esse tipo de activos não é para quem sofre de coração ou ansiedade, além de paciência e calma é também fundamental ter capital para aproveitar algumas oportunidades de ouro.

Se o TC voltar a vetar alguma medida, temos acesso a essa informação uns dias antes!

Eu no caso do BANIF esperei bastante, aliás só comprava na altura a 0,012€, antes de andar naquele intervalo de 0,012 - 0,011. Depois repensei e vi que não seria boa aposta, pensei nos 0,01 e não é que foi parar a esse valor? De qualquer forma não acredito no Banif, portanto, mantenho-me de fora. (Ainda estou a ponderar se não devo mandar um "tirinho" nos 0,01€ caso tenha hipótese, e deixar ver o que acontece, mas nada garante que não venha a 0,009€  ;D ).

Eu também gosto de seguir a tendência, que neste momento no PSI20 não me parece bem definida. Aliás a única posição que detenho neste momento é no BCP (pequena), tive na Galp mas desfiz-me na segunda-feira. Com a notícia que a Galp descobriu mas gás em Moçambique, espero ( :P ) que seja um comprar no rumor, vender na notícia para voltar a entrar. Ironicamente falando, gosto de ver o atraso com que as notícias saem...daí a galp ter tido aquela subida de 3,5% há uns dias.  ???

Eu acho que os administradores fizeram bem, mesmo que acreditem no banco (acredito que não), a verdade é que o lucro que fizeram num único dia, não podia ser rejeitado!

Agora compram mais baixo, isso de ter investido 41M€ para "só" terem ganho 200k€, parece pouco mas é dinheiro. Tinha ficado com ideia que tinham ganho bem mais...

Vou fazer quote a uma parte extremamente importante, e da qual partilho a 200% "A Bolsa não é para todos. Eu gosto da adrenalina, mas é preciso ter cuidado para não se tornar um vício... E só investir o dinheiro que não faz falta mesmo (a minha carteira em acções é de ~15% do meu património financeiro). E não passa desse valor percentual!"

Grande verdade! ;)

Cuidado com essa ideia de deixar para o filho ou neto, são frases que tenho lido muito por aqui. Espero que tal aconteça, porém fico sempre com um pé atrás, já que vimos BCP a 2€ com capacidade para ir aos 3/4€, a 1€ com capacidade para ir aos 2€, etc...

Li algures que o Rui Machete vendeu acções do BPN a uma sociedade, imagina se ele tivesse ficado com elas para os netos...

Coloco-te um exercício (algo que já pensei): Sem saber o teu PM no BCP, vou colocar um exemplo. Tens BCP a 0,075€. Imagina que daqui a 2-3 anos o BCP chega aos 0,20-0,25€, o que farias? A valorização é brutal, contudo se comprares mais aumentas o teu PM, se manteres continuas a ver (não sei qual é o objectivo). Nesse mesmo ano o BCP desce aos 0,15-0,17€, em relação aos valores anteriores estamos a falar de uma desvalorização de 47%. Depois fica uns 2 anos a lateralizar em 0,16-0,18€. Talvez neste momento penses que pode já não voltar àqueles valores. Mais 2 anos e volta ao patamar de 0,20-0,25€, o que farias? Depois o cenário para colocar ainda mais dúvidas, poderia ser: (num bear market uma queda violenta outra vez para valores de 0,11-0,13€, ou uma queda mais suave para 0,15-0,17€.

É claro que isto é um exemplo "parvo" e acima de tudo hipotético, mas daria para perceber uma estratégia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites