Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Já aderiram ao mercado liberalizado de eletricidade?

Leynad

Recommended Posts

Obrigada pela ajuda, tanto o simulador da ERSE como o da DECO indicavam que a GalpOn online era mais barata que o desconto de 3% da EDP. Eu acreditei e não fiz as contas.

Quanto ao BES, a minha mãe já tem a conta 100%. Não sei se a promoção não será para novas adesões mas irei averiguar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada pela ajuda, tanto o simulador da ERSE como o da DECO indicavam que a GalpOn online era mais barata que o desconto de 3% da EDP. Eu acreditei e não fiz as contas.

Quanto ao BES, a minha mãe já tem a conta 100%. Não sei se a promoção não será para novas adesões mas irei averiguar.

No link que indiquei está lá a resposta!...

• Celebração de um novo contrato de fornecimento de energia elétrica ou de fornecimento de energia elétrica e de gás natural com a EDP Comercial, a empresa do grupo EDP que atua no mercado liberalizado;

• Os descontos publicitados são calculados face às atuais tarifas transitórias dos comercializadores de último recurso e não incidem sobre impostos e taxas que sejam legalmente devidos;

• Os descontos encontram-se disponíveis apenas para clientes que escolham, para a energia elétrica, a opção horária simples (potências contratadas de 3,45 a 20,7kVA) ou tri-horária (potências contratadas de 27,6 a 41,4kVA), para o gás natural, o escalão 1 e 2, pagamento mediante sistema de débito direto, fatura eletrónica e faturação bimestral;

• As condições comerciais desta promoção são válidas para adesões até 31 de dezembro de 2013 e manter-se-ão até 31 de dezembro de 2014, após o qual o contrato de fornecimento de energia elétrica ou de fornecimento de energia elétrica e de gás natural passará a vigorar com as condições comerciais que a EDP Comercial disponibilize no momento;

• As condições comerciais desta promoção não estão disponíveis para clientes que se encontrem em processo de contencioso com a EDP Comercial.[/l][/l]

É para todos os que estejam nestas condições!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, reparei nisso também quando me apareceu a opção de aderir pelo BESnet. O único problema da oferta é ser bimestral, já tivemos esse modo durante anos e não pretendemos voltar a ter.

E quando falei da poupança anual de €23 (com os 3%) a minha mãe perdeu a vontade de mudar (muita chatice para pouco).

Este mercado liberalizado de electricidade não incentiva muito a mudar (pouco mais de €1 de poupança mensal, isto é sério? e ainda por cima preços em função do regulado) :\

De qualquer maneira obrigada pela informação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que a potência contratada é um valor fixo

por exemplo, para 6,90 KVA simples, de 0,3510€/dia, que multiplicado pelos 30 dias do mes, ja vai dar 10,53€ por mes, so de potência contratada (e ainda incide o IVA)

é nesta valor que alguns operadores do mercado liberalizado fazem "ofertas" de redução....

a escolha da potência correcta para cada caso, pode muitas vezes, obter-se reduções bem mais interessantes que a oferta "comercial e concorrencial" da maioria dos operadores (claro que somar as duas soluções, melhor)

com a melhoria da eficiência dos "electrodomésticos", uma casa que antigamente necessitava de 10,35 kVA, hoje em dia (com a renovação dos equipamentos domésticos, para mais efecientes) facilmente "funciona" com 6,9 kVA ou ate mesmo 5,75 kVA (uma boa utilização dos horários nocturnos para as maquinas, reduz a necessidade de potência simultânea para vários equipamentos "gulosos"), o que representa, só por si (sem renegociação ou alteração de fornecedor) de aproximadamente 15,71€ (10,35 kVA) para 10,68€ ou 9.00€ respectivamente .

o mercado liberalizado, embora "poucos o digam" está muito "indexado" ao valor do mercado transitório - ou seja, cada vez que a ERSE "mexe" nas tarifas do transitório, para "empurrar" os clientes a entrar no liberalizado, as ofertas do liberalizado são apresentadas como apenas um "desconto" sobre a tarifa transitória....  ambos vão subindo, e de concorrência, pouco se vê.

escolher qual o melhor operador, torna-se complicado, porque cada caso é um caso, potência, tipo de tarifa (simples, bi-horario, TRI-horario) - do que tenho simulado, para já, mesmo com os aumentos que a ERSE anunciou, continua mais vantajoso (por poucos cêntimos) ficar no transitório mais uns tempos (e evitar a condições e obrigações contratuais  do liberalizado)

como orientação para escolher qual a melhor solução, recomendo:

- organizar os consumos mensais passados (kWh consumidos, potência contratada) - esquecer para já o valor pago em €

- analisar o perfil de consumo, e possíveis melhorias

> eficiência dos equipamentos - novos equipamentos mais eficientes (lâmpadas, electrodomésticos, ...)

> redução do consumo - utilização mais controlada (stand-by, luzes acesas, etc...)

> alteração do padrão  de consumo - permite redução de potência e/ou alteração de simples para bi-horario ( utilização de maquinas no período nocturno, etc...)

- encontrar o perfil de consumo (potência, tipo de tarifa)

- procurar no mercado, quais as ofertas para o perfil de consumo encontrado (as ofertas vão se reduzir substancialmente ;))

- simular, com os consumos mensais passados, as varias alternativas no mercado (actual, actual com o incremento  previsto pela ERSE, oferta do mercado liberalizado)

verificar se/quando a proposta comercial (liberalizado) é "apenas" uma redução (2%, 3%, 5%, 10%), sobre o valor das tarifas transitórias, esses valores também vão subir a quando dos incrementos previstos pela ERSE

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, reparei nisso também quando me apareceu a opção de aderir pelo BESnet. O único problema da oferta é ser bimestral, já tivemos esse modo durante anos e não pretendemos voltar a ter.

E quando falei da poupança anual de €23 (com os 3%) a minha mãe perdeu a vontade de mudar (muita chatice para pouco).

Este mercado liberalizado de electricidade não incentiva muito a mudar (pouco mais de €1 de poupança mensal, isto é sério? e ainda por cima preços em função do regulado) :\

De qualquer maneira obrigada pela informação.

Se, por hipótese, paga 40€/mês ao aderir à campanha dos 4%, pagará 40 (- 4%) x 2 = 78€, mais cêntimo, menos cêntimo, de dois em dois meses. É uma questão de organização.

Como chegou a esses valores?

Quando se refere a desconto de 3% na EDP, pode indicar qual a campanha em concreto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro ABCD

leia por favor o meu reply, nomeadamente a parte relativa a potencia contratada, e depois, verifique nas suas contas que apresentou anteriormente a simplificação que está a fazer para a potencia contratada... julgo que será por ai, que poderá estar alguma diferença.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro ABCD

leia por favor o meu reply, nomeadamente a parte relativa a potencia contratada, e depois, verifique nas suas contas que apresentou anteriormente a simplificação que está a fazer para a potencia contratada... julgo que será por ai, que poderá estar alguma diferença.

Os valores que dei são exemplificativos. Não me preocupei em verificar os valores reais. Onde está 1€ devia estar 10,53€, supondo que são 30 dias. Se forem 32, será 0,3510 x 32. Todos os cálculos têm de partir de um valor. Qual a incorreção?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já disse e repito, os meus valores vêm dos simuladores da ERSE e DECO. Mas o seu cálculo não está correcto, como diz o visitant01.

Os valores que dei são exemplificativos. Não me preocupei em verificar os valores reais. Onde está 1€ devia estar 10,53€, supondo que são 30 dias. Se forem 32, será 0,3510 x 32. Todos os cálculos têm de partir de um valor. Qual a incorreção?

As questões que lhe levantei não se relacionam com os cálculos que lhe efetuei a titulo de exemplo. Mas se acha que respondendo dessa forma se esclarece algo!...  :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Correcto , mas esse preço é o base actualizado para 2014, estipulado pela ERSE, isso é para todos e que depois aplicam os descontos sobre esse valor.

Eu aderi em 2013, com o preço que estava em vigor, e com os 10% de desconto que a Iberdrola dava em campanha, estou a pagar 0,1265€ de preço de energia! Está percebido?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Correcto , mas esse preço é o base actualizado para 2014, estipulado pela ERSE, isso é para todos e que depois aplicam os descontos sobre esse valor.

Eu aderi em 2013, com o preço que estava em vigor, e com os 10% de desconto que a Iberdrola dava em campanha, estou a pagar 0,1265€ de preço de energia! Está percebido?

Cumprimentos

10% de desconto sobre o preço de tabela dá 0.13986. Além de que eles não fazem qualquer menção sobre descontos no site. É possivel que os 10% de desconto já não sejam aplicados e/ou que o preço que tem não tenha sido ainda actualizado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Vou repetir o que disse, eu aderi em 2013 em que o preço base era de 0,1405€/Kw( Potência contratada 6,9Kva), ou seja, o meu desconto está a incidir sobre esse preço, este ano com os preços actualizados pela ERSE para a mesma potência contratada passou para 0,1528€/kw. Os preços que você vê no site , são preços do mercado regulado, que são os mesmo que estão no site da ERSE ( preços de 2014).

Como nota, eu aderi a uma campanha dos 10% de desconto que estava em vigor o ano passado, através de um comercial presencial, os preços de campanha pelo que tenho reparado nunca tem aparecido no site da IBERDROLA.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...