Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• comprar/vender/construir

imdc

Recommended Posts

Olá a todos.

Tenho um terreno herdado,onde já está tudo legalizado para se construir.

E tb possuo uma hipoteca do apartamento onde vivemos.

No entanto,cá por casa vamos pensando o que poderemos então fazer com o q temos,e o que se torna mais vantajoso e mais barato tendo em conta a conjuntura económica do país.

Já pensamos em várias hipóteses:

-vender o nosso apartamento e construir casa no terreno;

-vender o apartamento e o terreno e comprar casa já pronta a habitar;

-ou manter-me como estou e plantar umas batatinhas lá no terreno...eheheh;

A ultima hipotese foi mesmo para descontrair.

Como poderemos saber qual a melhor solução,e que não nos deixe muito sobrecarregados de hipotecas??

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

A minha opinião...

• Vender o apartamento: o mercado está em baixo, pelo que nunca obterão um valor decente pelo mesmo (pode variar com a localização do mesmo).
    • Construir: preços materiais e mão de obra desceram, pelo que conseguem-se melhores preços.

Se têm capital, construir poderia ser uma opção e no fim da mesma, poderiam arrendar o apartamento. Pedir uma nova hipoteca, esqueçam.

M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já pensamos em várias hipóteses:

-vender o nosso apartamento e construir casa no terreno;

-vender o apartamento e o terreno e comprar casa já pronta a habitar;

-ou manter-me como estou e plantar umas batatinhas lá no terreno...eheheh;

A ultima hipotese foi mesmo para descontrair.

Como poderemos saber qual a melhor solução,e que não nos deixe muito sobrecarregados de hipotecas??

Uma mera hipótese. Têm 150 mil euros disponiveis para que vos façam uma casa pronta a habitar?

Sim. Então avancem e vendam ou arrendem o vosso apartamento.

Não. Então esqueçam e usufruam da hipótese 3 que ainda é a melhor de todas e ajuda a descontrair!...

De resto, concordo com a opinião de(ou da) "m--m", embora a mão de obra seja discutível e uma questão de sorte. Ainda há "construtores" que só trabalham se lhes derem X€ para a mão. Abaixo desse valor, preferem não fazer nada!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma mera hipótese. Têm 150 mil euros disponiveis para que vos façam uma casa pronta a habitar?

Sim. Então avancem e vendam ou arrendem o vosso apartamento.

Não. Então esqueçam e usufruam da hipótese 3 que ainda é a melhor de todas e ajuda a descontrair!...

De resto, concordo com a opinião de(ou da) "m--m", embora a mão de obra seja discutível e uma questão de sorte. Ainda há "construtores" que só trabalham se lhes derem X€ para a mão. Abaixo desse valor, preferem não fazer nada!...

Lógico que essa quantia não tenho,nem lá tão perto,mas tb não pretendia uma casa nesse valor...talvez por metade.Acho que não seria impossivel.

O mais dificil seria encontrar um construtor que estivesse de acordo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apenas comento para dizer que concordo com o/a ABCD, a hipótese 3 é mesmo a ideal neste momento, a não ser que tenha o capital total ou uma grande parte.

Sim,essa é a hipotese mais correcta,mas pensei agora noutra hipotese,vender o terreno e por o dinheiro numa conta a prazo durante algum tempo...decerto daria para comprar uma casa já pronta a habitar,c/dinheiro na mão,sem creditos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso é fácil de dizer, e quem lhe vai comprar o terreno? Não quero parecer pessimista mas não está fácil para vender. Esta crise só produz ricos e acaba com a classe média, 95% da população não tem dinheiro para terrenos, restam-lhe 500mil possíveis interessados, dos quais alguns milionários. :laugh:

Agora a sério, tem que nos dizer a sua idade e a da sua/seu parceira/parceiro, se esse apartamento que tem está pago e qual o valor aproximado dele, quais os motivos que vos levam a pensar sair de um apartamento, quais os investimentos que pretendem para o futuro, filhos, poupanças que tenham e quanto sobra do vosso vencimento depois de despesas, etc... assim sem informações não conseguimos dar uma opinião com alguma validade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lógico que essa quantia não tenho,nem lá tão perto,mas tb não pretendia uma casa nesse valor...talvez por metade.Acho que não seria impossivel.

O mais dificil seria encontrar um construtor que estivesse de acordo.

Uma resposta destas na mão de certos construtores é meio caminho andado para ficar desiludido... mas nada de ficar desanimado. Com esse capital que tem de lado, amortizava o crédito relativo a esse apartamento e ficava com uma prestação mensal muito mais suave... Se contratou o crédito por um longo período de tempo, amortizava, não no capital, mas no tempo. E porquê? Porque não é bom ter um segundo crédito bancário. Atrás do segundo vem o terceiro... e quando já não tiver controlo é que se vai aperceber que pode ter cometido um erro de avaliação... E tal como está o mercado, dificilmente consegue vender o(s) seu(s) ativo(s) em tempo útil, sem perder capital, para fazer face às despesas... Dito de outra forma, jogue pelo seguro.

Relativamente à construção de casa no terreno herdado. É verdade que há casas para todos os valores. Ainda recentemente vi uma que já está construída em madeira e é só transportar para o terreno (ou montar, tipo "lego") e fazer as ligações à rede sanitária e à eletricidade. Creio que o capital andará um pouco acima do valor que tem nas economias, pois é necessário pedir licenças camarárias, de obras, fiscalização, saneamento, esgotos, eletricidade... Mas pode-se livrar de todas estas burocracias, entregando esse trabalho à empresa que contratar. Agora não sei se está inclinado para uma casa de madeira, ao bom estilo do faroeste... Pelo que li, bem estimadas duram várias décadas e não necessitam de grande manutenção...

Fica aqui esta sugestão, na eventualidade de lhe perguntarem o que quer fazer...

NOTA - Troque impressões com alguêm que esteja a tentar vender um apartamento, nos dias que correm: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=9192.msg77889#msg77889

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A não ser que o agregado tenha rendimentos de 3000€+ mensais não vejo como possa ser seguro construir, ainda por cima com 2 filhos e uma enorme parte do apartamento para pagar. Na minha opinião é um risco grande partir para uma 'aventura' dessas.

Descapitalizar totalmente também não concordo, talvez abater 20k€ e reduzir no prazo das prestações do apartamento para poder então construir a sua casa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...

Relativamente à construção de casa no terreno herdado. É verdade que há casas para todos os valores. Ainda recentemente vi uma que já está construída em madeira e é só transportar para o terreno (ou montar, tipo "lego") e fazer as ligações à rede sanitária e à eletricidade. Creio que o capital andará um pouco acima do valor que tem nas economias, pois é necessário pedir licenças camarárias, de obras, fiscalização, saneamento, esgotos, eletricidade... Mas pode-se livrar de todas estas burocracias, entregando esse trabalho à empresa que contratar. Agora não sei se está inclinado para uma casa de madeira, ao bom estilo do faroeste... Pelo que li, bem estimadas duram várias décadas e não necessitam de grande manutenção...

Fica aqui esta sugestão, na eventualidade de lhe perguntarem o que quer fazer...

NOTA - Troque impressões com alguêm que esteja a tentar vender um apartamento, nos dias que correm: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=9192.msg77889#msg77889

Eis o link: http://www.casaprefabricada.org/vantagens-das-casas-pre-fabricadas-2

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 1 year later...