Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• contratar funcionários sendo ENI

brick

Recommended Posts

Olá.

Estou a pensar abrir o meu próprio negócio e como o volume de negócios para já vai ser pequeno vou começar como independente ou eni (não sei bem a diferença).

Contudo preciso de contratar funcionários. Gostava de saber se posso e como funciona depois a contabilidade.

É preciso algum estabelecer algum contrato?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Talvez não tenha entendido, eu não me referia a contrair um crédito, mas se vai fazer contratos de trabalho e se a sua atividade entrar no negativo você vai ser responsabilizado, não dá para abrir falência como numa sociedade por quotas por exemplo. Podem-lhe penhorar bens pessoais para pagar essas dívidas(se vierem a existir).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O contrato de trabalho é celebrado entre si e o trabalhador e depois entregue nas finanças. Não será má ideia aconselhar-se junto de um contabilista/jurista que lhe rediga o contrato conforme a lei. Como está a iniciar uma atividade deve ponderar pagar a recibos verdes no início, uma vez que lhe permitem de um dia para o outro deixar de ter um vínculo com o trabalhador.

Mas antes de tudo isto deve informar-se muito bem de tudo, abrir um negócio não é coisa para se fazer em cima do joelho nos dias que correm.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, exactamente. Tenho lido bastante e até desisti da ideia de abrir uma empresa unipessoal, pois o volume de negócios será bastante reduzido. Mas como é normal vão surgindo dúvidas.

Então vamos imaginar o seguinte, contrato um funcionário e por cada serviço que ele preste a 40€ eu fico com 10€. Quando eu fizer o IRS como faço, tenho de assumir os 40€ ou só 10€?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se o funcionario lhe passar o devido recibo dos 40€ você tem 10€ de lucro e é sobre esses que paga imposto. Mas isto tem muito mais coisas, o melhor é ler muito e falar com pessoas que já tenham tido essa experiência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 years later...
    • 1 year later...

Bom dia gostaria de saber uma informação tenho empresa em nome individual  há pouco tempo contratei pessoal para trabalhar  o pagamento mensal dos respectivos contratos dos empregados é descontado ou é dado como lucro?? Um exemplo pago 580€ por mês  contrato de 6 meses  no final da 3.480€ esse é descontado para a firma para despesas ou irs?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde

Acompanho este forum  e estou registado há anos e de tão útil que é....é surpreendente o crescimento do mesmo de dia para dia

Parabéns!

Aproveitando este tópico...

Eu tenho 2 trabalhos: sou trabalhador por conta de outrém e tenho uma pequena actividade em paralelo estando como ENI no regime simplificado.

Infelizmente a minha esposa está desempregada.

A minha questão é: posso "adicionar" a minha esposa como funcionária da minha actividade, para posteriormente e...se a coisa correr mal, ter (pelo menos) direito ao fundo de desemprego?

Se sim, e face ao enquadramento da minha actividade (ENI/regime simplificado), poderá ficar ligada com um contrato de trabalho "normal" ou como TI (emissão de recibos)?

Dá ambas as situações como opção?

O que seria mais vantajoso para mim e para ela?

Obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...