Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações do Banif não compensam risco associado ao banco

1Escudo

Recommended Posts

Essa da "banca tradicional" é uma questão de semântica... E o Invest, o Finantia, o Privat, etc. pertencem à "banca tradicional"? Será por causa disso, dessa classificação, que devem ficar de fora das nossas escolhas?

Eu fui cliente do BPP durante 5 ou 6 anos e, para ser franco, não vejo grande diferença no atendimento / relacionamento com o cliente, se comparado com os "banco de nicho" de hoje em dia (como o Best, Big, Ativo, etc), dos quais sou também cliente. O que correu mal no BPP foi, em 1º lugar a gestão e, logo a seguir (e indissociável) a SUPERVISÃO do BdP. Mas não fosse a desgraçada crise financeira de 2008, ainda hoje teríamos o banco...

Mas deixemos isso. Águas passadas...

O Investe e Finantia não devem estar no mesmo saco junto com o AS Privat Bank. Este último tem um fundo da Letónia por trás enquanto os 2 primeiros são nacionais. Quanto aos 2 primeiros (Invest e Finantia) não são os tradicionais como é evidente. Quais são os tradicionais? O Bes tem cerca de 144 anos e o Montepio talvez 160 anos. (Quanto ao Montepio não tenho certeza absoluta). Foi neste sentido que referi tradicionais.

E já agora agora tenho conta no As Privat Bank e no Finantia. Isto é são bancos que me assustam relativamente!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Investe e Finantia não devem estar no mesmo saco junto com o AS Privat Bank. Este último tem um fundo da Letónia por trás enquanto os 2 primeiros são nacionais. Quanto aos 2 primeiros (Invest e Finantia) não são os tradicionais como é evidente. Quais são os tradicionais? O Bes tem cerca de 144 anos e o Montepio talvez 160 anos. (Quanto ao Montepio não tenho certeza absoluta). Foi neste sentido que referi tradicionais.

E já agora agora tenho conta no As Privat Bank e no Finantia. Isto é são bancos que me assustam relativamente!

Montepio: 1844 (169 Anos)

Ou seja é mais antigo que o próprio banco de Portugal - 1846 (167 Anos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Banif - Banco Internacional do Funchal, SA é um banco privado português, com presença nos cinco continentes. Foi fundado em 1988, tendo dado origem ao Banif - Grupo Financeiro.

25 anos. Está no ano relativo às bodas de prata!...  :)

O Banco Espírito Santo é um banco privado português, fundado em 1869 e com sede na Avenida da Liberdade em Lisboa.

144 anos, portanto!  :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Banif - Banco Internacional do Funchal, SA é um banco privado português, com presença nos cinco continentes. Foi fundado em 1988, tendo dado origem ao Banif - Grupo Financeiro.

25 anos. Está no ano relativo às bodas de prata!...  :)

O Banco Espírito Santo é um banco privado português, fundado em 1869 e com sede na Avenida da Liberdade em Lisboa.

144 anos, portanto!  :laugh:

Independentemente da idade, o que eu pretendo/desejo/faço votos/até rezo... é que as instituições financeiras portuguesas continuem a honrar os seus compromissos para com os seus clientes, sem falhas ou percalços.  Principalmente agora que eu reforcei as minhas aplicações no Banif, espero ardentemente que os responsáveis deste banco tenham sucesso no aumento de capital em curso e que consigam ultrapassar a situação periclitante por que a instituição está a passar. Aliás, confesso, foi esta uma das razões que me fez permanecer na banco. É nos momentos de dificuldade que se vê de que são feitos os Homens e eu não sou dos que desertam. Boa sorte, Banif ! (e que os seus gestores tenham muito juizinho... filhas/mulher do comendador incluídas... )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Existe a Op para acções no valor de 100M e Obrigações de 225M, porque tinham até 30 de Junho de se recapitalizar em cerca de 450M e apenas o conseguiu em 100M, dinheiro esse que veio da venda da Acoreana e da Auto industrial.

Desta forma estas duas OPS têm como objectivos: 

reforçar os rácios de capital

reduzir a participação detida pelo Estadoque actualmente é de 86%

reembolso das obrigações subordinadas de conversão contingente, que deveria ter ocorrido em Junho de 2013.

O Banif apresentam alguns resultados importantes.

Tem apresentado prejuízos nos últimos dois anos de cerca de 738 milhões de euros.

Apresenta perdas de cerca de 70 milhões de euros nos 3 primeiros meses do ano

Apresenta o pior desempenho do PSI20desde o inicio do ano, tendo apresentado uma desvalorização de 43.5% na semana passada e uma desvalorização de 51.37% desde o inicio do ano.

Tem o pior rating de entidades financeiras do PSI20, das duas agências Moody’s e Fitch.

No entanto espero que as OPs sejam um sucesso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Independentemente da idade, o que eu pretendo/desejo/faço votos/até rezo... é que as instituições financeiras portuguesas continuem a honrar os seus compromissos para com os seus clientes, sem falhas ou percalços.  Principalmente agora que eu reforcei as minhas aplicações no Banif, espero ardentemente que os responsáveis deste banco tenham sucesso no aumento de capital em curso e que consigam ultrapassar a situação periclitante por que a instituição está a passar. Aliás, confesso, foi esta uma das razões que me fez permanecer na banco. É nos momentos de dificuldade que se vê de que são feitos os Homens e eu não sou dos que desertam. Boa sorte, Banif ! (e que os seus gestores tenham muito juizinho... filhas/mulher do comendador incluídas... )

Já agora também espero que corra tudo bem com o Banif. Também sou cliente e tenho um DP mínimo, de forma a obter isenção das despesas de manutenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites