Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• É a altura certa para amortizar?

nlopes

Recommended Posts

Visitante Michael Collins

Quando fiz o contrato de compra e venda da minha casa, em que o mutuante foi o BPI (27 Abril de 2007), não sei se ainda vigorava essa regra de isenção de comissão, caso a amortização fosse superior a 1/3 do capital em dívida. Sei é que neste momento, para efeitos legais do meu contrato, o documento particular, nessa questão do mínimo a amortizar, é omisso. Apenas na cláusula terceira número um, refere e cito: " por cada entrega complementar serão devidos ao BANCO BPI, a título de comissão bancária pela tramitação, zero vírgula cinco por cento sobre o capital reembolsado, acrescida de respectivo Imposto de Selo".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 75
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

15

• m.elis

9

• nlopes

7

Justamente!

Sendo o documento particular omisso em relação a isso, é de inferir que qualquer que seja a amortização são devidos so 0,5% + IMposto de Selo. A não ser que, pontual e particularmente, qualquer Banco o faça (sei lá, política de charme, promoção... ou chame-se lá o que quiser). Contudo, o Banco está apenas vinculado aquilo que contratualmente as partes acordaram!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já tive oportunidade de dizer noutro tópico que amortizei 7500 € e não paguei nada de comissões  :D

Fui ver ao contrato é está lá preto no branco: comissão até 0,5% e imposto de selo.

Não sei se se esqueceram ou se foi por ser uma importância pequena!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já tive oportunidade de dizer noutro tópico que amortizei 7500 € e não paguei nada de comissões  :D

Fui ver ao contrato é está lá preto no branco: comissão até 0,5% e imposto de selo.

Não sei se se esqueceram ou se foi por ser uma importância pequena!

Quando foi isso? Há muito tempo?

Eu, se fosse a ti, começava a fazer o pé de meia necessário para essa comissão mais Imposto de Selo! E digo-te porquê!

No BPI, já me aconteceu, com outras questões, vir a ser debitado, alguns meses depois, das importâncias devidas (exactamente comissões, ainda que nada tenham a ver com CH), que eu julgava esquecidas pelo Banco!  ;) (its not a joke)!

É aquela máxima: "eles comem tudo e não deixam nada"! :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando foi isso? Há muito tempo?

Eu, se fosse a ti, começava a fazer o pé de meia necessário para essa comissão mais Imposto de Selo! E digo-te porquê!

No BPI, já me aconteceu, com outras questões, vir a ser debitado, alguns meses depois, das importâncias devidas (exactamente comissões, ainda que nada tenham a ver com CH), que eu julgava esquecidas pelo Banco!

É aquela máxima: "eles comem tudo e não deixam nada"!

Nem me digas isso  ??? Já foi em Julho, no Montepio.

Se soubesse o que sei hoje não comprava casa. Andar uma vida dependente de Bancos é um desassossego!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Justamente!

Sendo o documento particular omisso em relação a isso, é de inferir que qualquer que seja a amortização são devidos so 0,5% + IMposto de Selo. A não ser que, pontual e particularmente, qualquer Banco o faça (sei lá, política de charme, promoção... ou chame-se lá o que quiser). Contudo, o Banco está apenas vinculado aquilo que contratualmente as partes acordaram!

No Decreto-Lei que estabelece os tais limites diz claramente que o banco só pode cobrar as comissões se eles constarem no contrato.

Portanto, sendo o documento particular omisso em relação a isso, é de inferir que não se paga nada!

Artigo 6.o

Comissão por reembolso antecipado

1—O valor da comissão a pagar pelo cliente nos casos de reembolso antecipado, parcial ou total, ou de transferência de crédito para outra instituição consta clara e expressamente do contrato e não pode ser superior a:

...

4—Sem prejuízo do disposto no n.o 1, as partes podem convencionar entre si a isenção do pagamento da comissão de reembolso antecipado.

Modificação: Li o comentário do Michael Collins fora do contexto... a omissão a que ele se referia era outra diferente da que eu tinha na cabeça :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No documento complementar são determinadas essas claúsulas. Sei por exemplo que no BPI se o valor da amortização não fosse superior a 1/3 do valor em divida não era aplicada qualquer comissão.

Eu também tenho no BPI, e ate 1/3 estou isento de comissão.(LCP)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também tenho no BPI, e ate 1/3 estou isento de comissão.(LCP)

Viva C.Magalhães!

O teu CH é anterior ou posterior à entrada em vigor do Decreto Lei do ano passado, que vem regular as comissões máximas para o caso concreto que este tópico trata?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva hsfarao!

Começo a ficar confuso com esta "droga" do +/- 1/3 do capital...!

Afinal, o meu CH, tem escritura de 27/04/2007, anterior à entrada em vigor do Decreto Lei, que penso ser de Maio, para entrar em vigor 30 dias depois (julgo)!

Podes dar-me o "link" do D.L. que nem sei qual é (que vergonha!). :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva C.Magalhães!

O teu CH é anterior ou posterior à entrada em vigor do Decreto Lei do ano passado, que vem regular as comissões máximas para o caso concreto que este tópico trata?

Viva Michael Collins!

O meu CH é de Outubro de 2003, 1/3 é isto, eu se dever 15000.00€ para não pagar comissão só posso entregar até 5000.00€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Toda esta questão dos comissões sobre os reembolsos antecipados são muito interessante em termos académicos, mas para mim é uma não-questão, devido ao valor envolvido ser tão baixo. Vamos lá a ver, 0,5€ de 50000€ são 250€, não deve ser esta importância que nos vai demover de amortizar e se possível reduzir o prazo do empréstimo, aí é que se ganha dinheiro. A meu ver vale bem a pena pagar esses 0,5% de uma vez do que andar uma vida toda a pagar os juros que eles cobram.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É verdade que o melhor será sempre não pagar e isso é uma coisa que se esclarece em 2 minutos de conversa com o gestor de conta e nunca deverá ser visto como um entrave a amortizar que me parecia estar a ser o caminho que esta conversa estava a levar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É certo que a discussão estava a derivar ligeiramente! São, acho, assuntos da mesma "família"! Se interiorizaste em certa altura do tópico que vais amortizar, a questão que te surge na mente, logo de seguida é: como são as comissões? Deixa-me partilhar opiniões com outros membros do fórum... como é no Banco onde têm o CH. Afinal, desde sempre, Economia e Direito, não são assim matérias tão antagónicas. Complementam-se, na minha opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites