Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez - Como funciona?

Recommended Posts

• Respostas 675
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

123

• investidorPT

53

• 1pedro2

39

Eu já tenho uma grande parte do meu bolo em obrigações inclusive as do Bes!

Valerá a pena subscrever o fundo com 5k??? ou adquirir outras obrigações que recomendam??? Quais??

Em relação aos levantamentos podemos levantar de um dia para o outro sem perder o capital investido?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu já tenho uma grande parte do meu bolo em obrigações inclusive as do Bes!

Valerá a pena subscrever o fundo com 5k??? ou adquirir outras obrigações que recomendam??? Quais??

Em relação aos levantamentos podemos levantar de um dia para o outro sem perder o capital investido?

Obrigações é uma coisa, este fundo é outra, até porque não tem sequer obrigações em carteira, tem sim papel comercial.

Pode-se levantar e até o máximo de 2 dias úteis o dinheiro está na conta, a perda de capital é relativo, um fundo pode sempre ter rentabilidade negativa, só que neste caso é algo muito improvável de acontecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante visitante56

Confesso que ao inicio era uma ponte até me decidir o que fazer com capital, mas nos dias que correm tenho uma fatia grande neste fundo, os depositos estão com taxas baixas, e para fazer depósitos com taxas de 3/4% prefiro este fundo, até porque se formos a ver bem dá mais rentabilidade e acarreta menos risco que um depósito, até os fundos de obrigações não acalmarem vou apostando no liquidez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Confesso que ao inicio era uma ponte até me decidir o que fazer com capital, mas nos dias que correm tenho uma fatia grande neste fundo, os depositos estão com taxas baixas, e para fazer depósitos com taxas de 3/4% prefiro este fundo, até porque se formos a ver bem dá mais rentabilidade e acarreta menos risco que um depósito, até os fundos de obrigações não acalmarem vou apostando no liquidez.

Obrigado.

Aguardo outras opiniões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vocês utilizam o ES Liquidez em alterativa(ou complemento) aos DP ou para rentabilizar o capital enquanto não decidem onde investir?

Bons investimentos...

Eu utilizo para diversificar a carteira, na área dos de liquidez, obviamente este como escolha devido ao investimento em papel comercial e às suas altas rentabilidades oferecidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu utilizo para diversificar a carteira, na área dos de liquidez, obviamente este como escolha devido ao investimento em papel comercial e às suas altas rentabilidades oferecidas.

Diversificar é importante sem dúvida, mas estou a falar de 50% do património financeiro no ES Liquidez, sendo este um montante considerável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Diversificar é importante sem dúvida, mas estou a falar de 50% do património financeiro no ES Liquidez, sendo este um montante considerável.

Se não estiveres disposto a correr riscos, 1k ou 500k é igual, este fundo já não irá dar aquela rentabilidade que deu no passado, mas é sem dúvida daqueles que menores riscos apresenta e que maiores rentabilidades ainda dá. Agora tudo depende também do teu horizonte temporal e do teu perfil de risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não estiveres disposto a correr riscos, 1k ou 500k é igual, este fundo já não irá dar aquela rentabilidade que deu no passado, mas é sem dúvida daqueles que menores riscos apresenta e que maiores rentabilidades ainda dá. Agora tudo depende também do teu horizonte temporal e do teu perfil de risco.

Obrigado (de novo) Claudio.

A rentabilidade deste fundo é bastante superior a um DP, mesmo negociado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para além da rentabilidade estimada de >3% líquidos, do baixo risco e maior flexibilidade, diria que é uma melhor alternativa aos DP´s.

Para alguém que não esteja disposto a correr riscos, e por forma a não "arriscar" em produtos que desconhece, o liquidez é sem dúvida uma excelente opção, a 50 ou 100% do capital.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para além da rentabilidade estimada de >3% líquidos, do baixo risco e maior flexibilidade, diria que é uma melhor alternativa aos DP´s.

Para alguém que não esteja disposto a correr riscos, e por forma a não "arriscar" em produtos que desconhece, o liquidez é sem dúvida uma excelente opção, a 50 ou 100% do capital.

E sempre podem ter aquela opção que se acharem que algo está tremido, podem mobilizar o dinheiro a qualquer altura sem quaisquer perdas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma questão rapida, certamente já respondida antes: para quem não tem mais nenhum fundo no BEST, subscrever o ES Liquidez, implica alguma comissão trimestral de custódia de titulos ?

Comissões de custódia são comissões de guarda de apenas uma espécie de titulo, por exemplo, Acções, Obrigações, ou algum tipo de aplicação que tenha como forma de subscrição a compra efectiva em mercado, o titulo é do investidor e o banco "guarda" o título, nos fundos isso não acontece, o banco não está a guardar nada, apenas serviu de intermediário para a compra dos fundos, os titulos que os fundos têm estão conserteza á guarda de um banco (fundos estrangeiros na sua maioria no Luxemburgo), e essa despesa é paga pela gestora do fundo, não pelo cliente, isto foi uma forma de te responder Não mas de uma forma mais elaborada :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não  ;)  e já o tenho há quase 1 ano, portanto é uma resposta sem quaisquer dúvidas!

Seria interessante perceber se outros fundos que não da ESAF teriam a comissão de custódia.

Já respondi acima :) os fundos não acarretam esse tipo de comissão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Comissões de custódia são comissões de guarda de apenas uma espécie de titulo, por exemplo, Acções, Obrigações, ou algum tipo de aplicação que tenha como forma de subscrição a compra efectiva em mercado, o titulo é do investidor e o banco "guarda" o título, nos fundos isso não acontece, o banco não está a guardar nada, apenas serviu de intermediário para a compra dos fundos, os titulos que os fundos têm estão conserteza á guarda de um banco (fundos estrangeiros na sua maioria no Luxemburgo), e essa despesa é paga pela gestora do fundo, não pelo cliente, isto foi uma forma de te responder Não mas de uma forma mais elaborada :) :)

:laugh:  Obgdo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jericoolico2

Para acompanhar o progresso do fundo é pelo site do BES ou existe outros meios para ver?

Olá, segundo me foi informado através da plataforma do BEST (se for o caso) também consegues acompanhar inclusive o "lucro"

relativamente ao fundo em si tens o esaf.pt que é a melhor ferramenta para acompanhar o processo, ou entao morningstar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para avisar que o Liquidez neste momento está com 3,34% anualizado, 4,64% brutos. ;D

como é que chega a esse valor? no bes e na morningstar aponta  para valores ligeiramente diferentes, nao esta em causa o valor mas onde vai buscar essa informaçao

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites