Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez - Como funciona?

Recommended Posts

• Respostas 675
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

123

• investidorPT

53

• 1pedro2

39

A semana passada subscrevi 5000 euros deste fundo. Para quem não tem experiência com fundos, intendo que foi uma forma suave de começar. (Risco? Baixo. Classe1).

Na minha opinião em FI não se trata de ter ou não experiência. Deve-se primeiramente definir o horizonte temporal e identificar o perfil de risco. Deve-se ainda pedir ajuda aos PFA´s com uma carteira que cumpra estes requisitos (horizonte + perfil).

Depois é ir ao tópico fundos de investimento :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou os gráficos não entraram ou eu não os consigo visualizar.

ele está como anexo, não aparece uma miniatura da imagem ou um link para a imagem? apenas neste "reply" ou em todos os outros que existem com imagens em anexo?

cump

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É só neste e, de facto, não vejo nem miniatura nem anexo. Estranho...

ele está como anexo, não aparece uma miniatura da imagem ou um link para a imagem? apenas neste "reply" ou em todos os outros que existem com imagens em anexo?

cump

É só nes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até que horas tenho que resgatar o fundo ES Liquidez de modo a ter o dinheiro na conta à ordem no dia seguinte às 08h00?

Tenho 20k para aplicar, mas que posso precisar a qualquer momento. Aconselham a aplicar neste fundo ou a dividir entre ES Liquidez e ES Rendimento?

Muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até que horas tenho que resgatar o fundo ES Liquidez de modo a ter o dinheiro na conta à ordem no dia seguinte às 08h00?

Tenho 20k para aplicar, mas que posso precisar a qualquer momento. Aconselham a aplicar neste fundo ou a dividir entre ES Liquidez e ES Rendimento?

Muito obrigado.

Penso ser ou até às 15h ou até às 17h.

O ES Liquidez como é papel comercial só sobe (pelo menos até agora), o ES Rendimento poderá descer, apesar de pouco. Para o curto prazo aconselho os 20k no ES Liquidez

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Tendo eu mais ou menos cerca de 25k para aplicar aconselham-me o Fundo ES Liquidez? terei alternativas melhores e mais seguras? não sei mt bem como funciona o fundo, mas o facto de não ter capital garantido assusta-me um pouco.... imaginemos que aplicaria esse montante durante 1 ano, que liquidez teria (estimada)?

Obrigado

cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Tendo eu mais ou menos cerca de 25k para aplicar aconselham-me o Fundo ES Liquidez? terei alternativas melhores e mais seguras? não sei mt bem como funciona o fundo, mas o facto de não ter capital garantido assusta-me um pouco.... imaginemos que aplicaria esse montante durante 1 ano, que liquidez teria (estimada)?

Obrigado

cps

à data actual 3,76% liquidos ao ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante cacagueto

Este fundo parece realmente impecável. Nao é normal um fundo andar desde 2011 sem oscilaçoes. O grafico deste fundo é uma recta sempre a subir.

Só uma questao: Indicaram que o segredo deste fundo estar sempre a crescer devido ao papel comercial?

Podem explicar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este fundo parece realmente impecável. Nao é normal um fundo andar desde 2011 sem oscilaçoes. O grafico deste fundo é uma recta sempre a subir.

Só uma questao: Indicaram que o segredo deste fundo estar sempre a crescer devido ao papel comercial?

Podem explicar?

https://www.cgd.pt/Empresas/Gestao-Corrente/Apoio-Tesouraria/Pages/Papel-Comercial.aspx

Papel Comercial

Uma fonte de financiamento de curto prazo disponível para as empresas

Designa-se por Papel Comercial os Títulos de crédito de curto prazo emitidos por sociedades comerciais ou civis sob a forma comercial, cooperativas, empresas públicas e demais pessoas coletivas de direito público ou privado, destinados a financiar défices de tesouraria mediante a emissão de Títulos nominativos, livremente negociáveis e domiciliados numa Instituição Financeira que preste o serviço da respetiva guarda.

Requisitos

Para a emissão de papel comercial, devem as entidades emitentes preencher um dos seguintes requisitos:

•Evidenciar no último balanço aprovado e sujeito a certificação legal de contas ou a auditoria efetuada por revisor oficial de contas, consoante o caso, capitais próprios ou património líquido não inferior a 5 milhões de euros ou o seu contravalor em euros, caso esses capitais ou património sejam expressos em moeda diferente do euro; ou

•Apresentar notação de risco da emissão do programa de emissão a que se refere o n.o 1 do artigo 7.o ou notação de risco de curto prazo do emitente, atribuída por sociedade de notação de risco registada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários; ou

•Obter, a favor dos detentores, garantia autónoma à primeira interpelação que assegure o cumprimento das obrigações de pagamento decorrentes da emissão ou do programa de emissão (contínua ou por séries)

A exigência dos requisitos acima descritos não se aplica ao papel comercial cujo valor nominal unitário seja igual ou superior a € 50 000 ou o seu contravalor em euros, caso seja expresso em moeda diferente do euro.

As entidades emitentes ficam ainda obrigadas a elaborar uma nota informativa que tem por objeto a emissão ou o programa de emissão, contendo informação sobre a sua situação patrimonial, económica e financeira, da qual devem constar obrigatoriamente os elementos referidos no Artº 17º do D.L. 69/2004.

Prazos

O Papel Comercial é emitido por prazo inferior a 1 ano, sendo admitido o seu resgate antes do fim do prazo, nos termos previstos nas condições da emissão.

O Papel Comercial pode ser objeto de emissão simples ou, de acordo com o programa de emissão, contínua ou por séries.

Limites de emissão

As entidades emitentes de papel comercial, com exceção das instituições de crédito, das sociedades financeiras, das empresas de seguros e das sociedades gestoras de fundos de pensões, não podem obter, com a emissão deste tipo de valor mobiliário, recursos financeiros superiores ao triplo dos seus capitais próprios ou, no caso de entidades que não estejam sujeitas à adoção do plano oficial de contabilidade, ao triplo do seu património líquido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tem conta no BEST, então certamente conhece que nesse banco se faz praticamente tudo pelo site. Fundos não são exceção. Basta ir à secção de "Investimentos -> Fundos" para ver os fundos disponíveis.

Se já tem fundos, basta ir ao seu dossier de fundos a partir do património integrado. Aí e possível reforçar/resgatar os seus fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante maria2013

Se tem conta no BEST, então certamente conhece que nesse banco se faz praticamente tudo pelo site. Fundos não são exceção. Basta ir à secção de "Investimentos -> Fundos" para ver os fundos disponíveis.

Se já tem fundos, basta ir ao seu dossier de fundos a partir do património integrado. Aí e possível reforçar/resgatar os seus fundos.

Até aí eu sei, o que queria saber era como constituir um novo fundo. Procuro pelo nome e depois clico em comprar, é isso?

Já agora, quando resgatamos um fundo o capital passa novamente para a conta à ordem passado quanto tempo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até aí eu sei, o que queria saber era como constituir um novo fundo. Procuro pelo nome e depois clico em comprar, é isso?

Já agora, quando resgatamos um fundo o capital passa novamente para a conta à ordem passado quanto tempo?

Depende do fundo, pode ir de 1 dia útil a 5 mais ou menos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Espou muito inclinado a colocar 23k neste fundo, estou-me a decidir...acham que faço bem?

Bons investimentos

É um fundo de papel comercial, de curto prazo, está a dar aprox. 3.7%, se é para o curto prazo sim, é um bom investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Liquidos certo?

A ideia será estar alguns meses e depois retirar, estou a pensar bem? ou estou a ser muito "leviano"?

Não sei muito bem como funciona este tipo de produto...daí as minhas dúvidas

Basicamente são obrigações de muito curto prazo (papel comercial max 1 ano) maioritariamente de empresas do universo espirito santo quando isso correr mal não sei não mas acho que já estoirou muita coisa quanto a mim é um fundo para ter lá dinheiro a render algum enquanto as taxas do papel comercial se mantiverem atractivas 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se alguem já identificou o padrão antes, mas aparentemente no caso do E.S. Liquidez, e muito provavelmente pelo tipo de fundo e/ou activos que o constituem, o incremento diário da cotação ás segundas feiras, é bem superior (cerca de 3x) as restantes cotações da semana. Será a contabilização dos 3 dias (Sábado, domingo e segunda) ?

Será portanto interessante, em caso de necessidade de resgate, fazer o ajuste, para ainda ter os ganhos da cotação desse dia.  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se alguem já identificou o padrão antes, mas aparentemente no caso do E.S. Liquidez, e muito provavelmente pelo tipo de fundo e/ou activos que o constituem, o incremento diário da cotação ás segundas feiras, é bem superior (cerca de 3x) as restantes cotações da semana. Será a contabilização dos 3 dias (Sábado, domingo e segunda) ?

Será portanto interessante, em caso de necessidade de resgate, fazer o ajuste, para ainda ter os ganhos da cotação desse dia.  8)

Geralmente á 2ª feira a cotação sobe 0.02/0.03 é verdade :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites