Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez - Como funciona?

Recommended Posts

• 2 weeks later...
    • Respostas 675
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

123

• investidorPT

53

• 1pedro2

39

Também tenho o Caixagest Fundo Monetário, mas uma comparação entre os dois fundos revela bem a diferença de performance...

VS.jpg

Estou a pensar em investir no Liquidez mas nao percebo nada de Fundos.

Com base neste gráfico se tivesse investido 1000€ em Janeiro de 2009 teria em Janeiro de 2014 1150€?

Quais são os custos e comissões?

Preciso de declarar alguma coisa depois de resgatar?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exacto... teria agora 1150€ (aprox.).

Quanto a custos de subscrição e resgate não existe (como em quase todos os fundos nos dias que correm).

Também como todos os outros fundos tem uma percentagem para custos de gestão do fundo, mas a rentabilidade apresentada é já liquida destes custos. Ou seja esse gráfico já tem incluido o desconto dos custos de comissão de gestão.

Quanto aos impostos serão de 28% sobre mais valias. Se esta taxa é cobrada automaticamente aquando de um resgate ou terá de declarar já não tenho a certeza...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para fundos Portugueses(cujo ISIN começa por "PT") não há lugar à cobrança dos 28% no resgate pois os impostos já estão deduzidos no valor da UP. Para o exemplo do Gonçalo ele teria os 1150€ líquidos no resgate.

Em todos os outros fundos, aquando do resgate, são-nos retirados os 28% de imposto relativamente aos lucros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Falta só dizer que a rentabilidade do ES Liquidez diminuiu bastante desde setembro do ano passado.

Considera a possibilidade de investires antes no ES Tesouraria Ativa (antigo ES Monetário). Tem um pouco mais de risco (pouco mais), e tem tido rentabilidades muito mais interessantes.

Muito mais interessantes?

Que exagero. Pode ser um bocadinho maior que o Liquidez, mas a diferença não é muita.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito mais interessantes?

Que exagero. Pode ser um bocadinho maior que o Liquidez, mas a diferença não é muita.

Podemos agora discutir o conceito de "muito", mas nada como olhar para os números para que cada um avalie em função do seu próprio conceito. As taxas seguintes são líquidas e anualizadas:

ES Liquidez:

6 meses: 2,17%

3 meses: 2,02%

1 mês:    1,83%

ES Tesouraria Ativa:

6 meses: 2,99%

3 meses: 2,79%

1 mês:    3,58%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

este ES Tesouraria Ativa tb dá para subscrever invest ?

Aparentemente não. Fiz uma pesquisa no site do Invest e aparece o Liquidez, mas não o Tesouraria...

Não sei qual a flexibilidade do Invest em relação a fundos. Em relação a obrigações são bastante flexíveis e procuram o que nós queremos. Mas acredito que não façam o mesmo com fundos, é uma questão de perguntar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podemos agora discutir o conceito de "muito", mas nada como olhar para os números para que cada um avalie em função do seu próprio conceito. As taxas seguintes são líquidas e anualizadas:

ES Liquidez:

6 meses: 2,17%

3 meses: 2,02%

1 mês:    1,83%

ES Tesouraria Ativa:

6 meses: 2,99%

3 meses: 2,79%

1 mês:    3,58%

Ok, tinha visto uns dados desatualizados, pelos vistos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho este fundo (tesouraria ativa) subscrito no Invest!

Tinha visto alguém dizer que esse não se encontrava na oferta deles, sendo assim... :)

Pelo menos no site esse não aparece, fui agora ver, mas deverá dar para subscrever na mesma talvez em papel tipo como o Best faz para alguns.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

por exemplo tendo estes dados retirados site correspondente ao ultimo mês do fundo ES tesouraria activa como é que se calcula a rentabilidade do ultimo mês ?

UP: 7,6066€ em 03.02.2014

UP: 7,6278€ em 03.03.2014

ES Tesouraria Ativa

Contas de mereceeiro:

7.6278-7.6066= 0.0212/7.6066*100= 0.278% :) rentabilidade de 0.278% num mês, para taxa anualizada assim á merceeiro também, é fazer 0.278*12= 3,34% :)

Para ser mais rigoroso há formulas, mas não foge assim muito disto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Contas de mereceeiro:

7.6278-7.6066= 0.0212/7.6066*100= 0.278% :) rentabilidade de 0.278% num mês, para taxa anualizada assim á merceeiro também, é fazer 0.278*12= 3,34% :)

Para ser mais rigoroso há formulas, mas não foge assim muito disto.

Como eu sou um merceeiro picuinhas, vamos lá explicar se as bananas são da madeira ou da colômbia  :P

Para anualizar (principalmente se apanharmos o mês de fevereiro, como é o caso), a conta deve ser feita assim:

0,278% (em 28 dias)

0,278/28 (por dia)

0,278/28x360= 3,574% (por ano)

Normalmente consideram-se anos de 360 dias (30x12).

Desculpa lá D@vid, eu sei que a tua intenção era simplificar as contas, mas eu sou picuinhas  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como eu sou um merceeiro picuinhas, vamos lá explicar se as bananas são da madeira ou da colômbia  :P

Para anualizar (principalmente se apanharmos o mês de fevereiro, como é o caso), a conta deve ser feita assim:

0,278% (em 28 dias)

0,278/28 (por dia)

0,278/28x360= 3,574% (por ano)

Normalmente consideram-se anos de 360 dias (30x12).

Desculpa lá D@vid, eu sei que a tua intenção era simplificar as contas, mas eu sou picuinhas  :P

Não faz mal em seres picuinhas hihih, mas toma lá para seres ainda mis picuinhas:

=(((Valor actual/Montante Inicial)^(1/(Nº Dias/365))-1))

esta é a fórmula oficial para a TAE, e não é sobre 360 mas sim sobre 365 dias, tenta comparar com o site da ESAF e vai-te bater certo :)

Ou seja, a taxa anualizada é de 3,69%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não faz mal em seres picuinhas hihih, mas toma lá para seres ainda mis picuinhas:

=(((Valor actual/Montante Inicial)^(1/(Nº Dias/365))-1))

esta é a fórmula oficial para a TAE, e não é sobre 360 mas sim sobre 365 dias, tenta comparar com o site da ESAF e vai-te bater certo :)

Ou seja, a taxa anualizada é de 3,69%

Quem sabe sabe!  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...